• Após denuncia de professora DIREC 19 vai pedir sindicância em Colégio

    Colégio João Vilas Boas local onde aconteceram os fatos / informações e foto do Site Mandacaru da Serra

    A DIREC 19, com sede em Brumado, coordenada por Filomena Azevedo Leite, informou que vai pedir abertura de sindicância para apurar denúncias de agressões contra professores e explosão de uma bomba caseira no Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento de Nossa Senhora. A DIREC 19 soube dos fatos através do “Desagravo à Professora Márcia”, veiculado no site Mandacaru da Serra, no dia 22.12.2013.

     

    A coordenadora convocou imediatamente uma reunião com diretores e professores da escola, onde pode ouvir mais relatos sobre casos de indisciplina e agressões verbais de alunos contra os mestres. Filomena disse que é preciso fazer valer a noção de direitos e deveres para todos, devendo-se acabar com a ideia errada de que aluno não pode ser punido.  “Da mesma forma que têm direitos eles também têm deveres”, disse. Mostrou-se também igualmente preocupada com a explosão de uma bomba no Colégio que destruiu o bem público e quer apuração rigorosa para do fato.

     

    Ficou clara a omissão da direção do Colégio João Vilas Boas diante das graves ocorrências, não fazendo as devidas comunicações à instância superior (DIREC 19) e nem os encaminhamentos ao Conselho Tutelar, Ministério Público, Juizado da Infância e da Juventude ou mesma à Delegacia de Polícia. Tudo ficou limitado a transferências de turno e ou de turma.

     

    Vários docentes, entre eles vítimas de agressões, confirmaram os fatos denunciados, mostrando-se indignados e requerendo providências urgentes para resguardar a segurança dos educadores. Os colegas prestaram total solidariedade à professora Márcia Oliveira, única a tornar públicas as agressões sofridas, mas destacando que o fato não se restringe apenas à sua pessoa.

     

    Algumas revelações chocaram, como: “a escola está formando delinquentes, ao invés de formar cidadãos”, “a gente tem medo”, “eu tenho medo de certos alunos aqui”. Foi citada frase emblemática de um aluno, que teria dito, exultante: “A gente perturbou tanto que a professora teve de deixar a turma”.




MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais