• Povoado Lagoa de Dentro: Lixão contamina aguadas e moradores se preparam para mais um protesto

    As aguadas estão contaminadas com o chorume que desce do lixão/ Destaquebahia.com.br

    O lixão que a quase dois anos foi instalado no Povoado Lagoa de Dentro tem causado sérios transtornos aos moradores daquela localidade que fica a 12 km de Brumado. O Destaquebahia foi convidado pelo Sr. Aurino Ferreira dos Anjos, que representa a associação daquela comunidade para que fossemos registrar o sofrimento pelo qual os moradores estão passando.

     

    Segundo Aurino, os moradores já fizeram protestos no sentido de que o Prefeito Aguiberto retirasse o lixão da comunidade, porém até o momento nada foi feito. Os moradores que já não aguentam mais o convívio com o grande número de urubus em cima de seus telhados e caixas d´água e também os cães que após comerem o lixo atacam os rebanhos de ovelhas existente na região, já se preparam para mais um protesto. Ainda segundo o representante da comunidade, o prefeito em reunião com os moradores, garantiu que em um prazo de trinta dias retiraria o lixão daquela localidade, só que o prazo se esgotou e ele não cumpriu com o que disse.

     

    O prefeito pediu trinta dias para resolver o problema, já se cumpriu o prazo e ele não fez nada, nós sabemos que não foi ele que colocou o lixão aqui, pois esse lixão foi trazido para Lagoa de Dentro pelo então prefeito Eduardo Vasconcelos que comprou o terreno aqui nas proximidades e instalou o que hoje é o maior transtorno para os moradores desta comunidade, sem contar com o crime ambiental que se comete agora e quando da preparação para se instalar o lixão, pois vários pés de umbus foram derrubados pelas maquinas e hoje as aguadas são contaminadas com o chorume que desce do lixão, disse Aurino.

     

                                            Lixão instalado no Povoado Lagoa de Dentro        

     

    Dona Anelídia Rosa da Silva, que mora próximo ao lixão, disse que a situação está insuportável,Eu já imagino quando chega  a hora do almoço, é tanta mosca sobrevoando a comida que agente perde o apetite, o meu sobrinho perdeu dezoito ovelhas que foram mortas pelos ataques dos cachorros, os nossos telhados tem que ser reparados constantemente pois os urubus cada vez que pousam derrubam várias telhas. As lagoas existentes na região foram transformadas em piscina para urubus, nós não aguentamos mais, depois desse lixão a nossa paz acabou,” conclui revoltada a moradora.

     

    Moradores do Povoado Lagoa de Dentro




MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais