• Temer estaria com obstrução na artéria coronária; Planalto nega problemas

    Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

    O presidente Michel Temer está com uma obstrução parcial em uma artéria coronária e deverá ser passar por cateterismo nos próximos dias. Segundo informações da TV Globo, o peemedebista chegou a considerar fazer o procedimento na próxima sexta-feira (6), mas decidiu adiá-lo até que a votação da denúncia contra ele por organização criminosa e obstrução de Justiça pela Câmara dos Deputados seja realizada. A votação deve ocorrer até o final de outubro. Procurada, a assessoria da Presidência afirmou que Temer apresenta perfeita saúde e que “não foi constatado nem reportado ao presidente nenhum problema” em exames. O Planalto destacou ainda que, em caso de alguma informação diferente da oficial, o médico particular do presidente, Roberto Kalil Filho, seria a pessoa credenciada a falar sobre o assunto. Questionado sobre o problema, o cardiologista não quis se pronunciar. 



  • Livramento: Justiça libera realização de festa do aniversário do município

    Foto: Reprodução

    A liminar que impedia a realização da festa de emancipação política de Livramento de Nossa Senhora, agendada para os dias 06 e 11 de outubro, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), nesta terça-feira (10). O pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), aceito pela Justiça determinava que o prefeito cancelasse os contratos firmados com artistas e com empresas para organização das festas. O objetivo era evitar pagamentos tendo em vista as situações de crise econômica e de emergência reconhecidas pelo Decreto nº. 540/2017. Os shows marcado para o dia 06 não chegaram a acontecer.

    Entretanto, o município entrou com recurso sustentando que a decisão causava lesão à ordem e à economia pública, já que o evento é realizado há 96 anos. Dentre os riscos ao município, estaria as multas por descumprimento aos contratos celebrados com empresas e artistas e também a suspensão do efetivo policial e do uso de equipamentos de segurança pública, material que já havia sido solicitado e autorizado pelo Governo do Estado da Bahia.  

    Além disso, a gestão apontou os prejuízos aos comerciantes, que teriam adquirido produtos para comercialização no evento e pago taxas de ocupação de área pública, entre outros. Considerando a situação, a desembargadora Maria do Socorro Barreto Município declarou que, já que o município por conta das despesas já efetuadas com a realização da festa, o cancelamento seria ainda mais danoso. "Um evento deste porte movimenta a economia local, oportunizando a geração de emprego e renda, além de fomentar um aumento na arrecadação tributária, o que, induvidosamente, corrobora com o interesse público", afirmou na sentença. Apontando um possível risco à economia pública causado pelo cancelamento à véspera, a desembargadora decidiu aceitar o pedido de suspensão e viabilizar a realização do festejo do dia 11.

    CONTINUE LENDO


  • Recurso para implantação de mais uma Equipe de Saúde Bucal em Guajeru é liberado pelo Ministério da Saúde

    Foto: Reprodução

    O Ministério da Saúde acatou no último mês de setembro a solicitação do Projeto de Credenciamento de uma nova Equipe de Saúde Bucal em Guajeru, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, após votação e aprovação do mesmo. Com o credenciamento a Unidade ampliará os dias de atendimento e o número de procedimentos oferecidos, reduzindo assim o tempo de espera dos pacientes.

    Após a realização do credenciamento, o Ministério liberou recurso para o financiamento de mais uma Equipe de Saúde Bucal para atender a população cadastrada na Unidade de Saúde da Família Alípio Sergio Carlos Garcia, na sede do município.

     

    Segundo a secretária de Saúde, Érica Cangussu, o município já estava oferecendo o serviço à população com investimento de recursos próprios, porém em quantidade de dias e procedimentos reduzidos. “Com o credenciamento a Unidade ampliará os dias de atendimento e o número de procedimentos oferecidos, reduzindo assim o tempo de espera dos pacientes”, destaca Érica.

    Só nos últimos quatro anos o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu credenciar duas Equipes de Saúde Bucal. Até o ano de 2012 Guajeru contava com apenas 3 equipes credenciadas. Após esta conquista, além de contar com 100% de cobertura em Saúde da Família, o município passa a contar também com 100% de cobertura em Saúde Bucal. “Isso representa um grande avanço na Atenção Básica do Município e na melhoria da qualidade de vida da população”, acrescentou Érica Cangussu.

    CONTINUE LENDO


  • Transformaê: Estudantes reproduzem obras de artes em muro do CEEP em Brumado

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    Coordenados por professores, estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) fizeram pinturas de obras de artes nos muros da instituição, através do movimento estudantil.

            

    A estudante do quarto ano de Contabilidade, Michele Vanessa, contou a reportagem do Destaque Bahia que a ação de sua equipe foi passada pela professora Sandra Mara e o tema da sua equipe foi sobre tecnologia.
    Com base na temática a equipe da estudante pintou assuntos sobre redes sociais, com o homem se curvando ao computador; um quadro de Michelangelo, da criação de Adão; cientistas e robô para trazer a ideia do crescimento da invenção da tecnologia; o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci; além de assuntos sociais voltados para a tecnologia.

           

    Sobre a contribuição das pinturas para a sociedade, Michele Vanessa disse: “Nós estamos sendo bem críticos, cada vez mais estamos nos curvando à tecnologia, nós estamos cada vez mais apegado a isso. Nossos desenhos têm vários simbolismos, a exemplo do jardim de flores, que são corações na verdade, e tem um tanque amassando, ou seja, não se distanciem do amor que é necessário”, relatou a estudante. 

     



  • Confira o áudio com o que aconteceu na última sessão da câmara de Brumado

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    Foi realizado, segunda - feira (09), mais uma sessão da Câmara de Vereadores de Brumado; diversos assuntos foram debatidos e projetos apresentados. Para ouvir o áudio da sessão clique aqui.

     



  • Vídeo: Repórter Mirim mostra os encantos da Gruta da Magabeira em Ituaçu

    Na semana das crianças uma reportagem feita pela repórter mirim, Rayne Almeida, 7 anos, que com muita simpatia e toda doçura do mundo, registrou os encantos da Gruta da Mangabeira, em Ituaçu, um dos pontos turísticos religiosos mais visitados da Bahia, depois de Bom Jesus da Lapa, viralizou na internet.
    A pequena Rayne apresenta com talento de “Gente Grande” as atividades dos comerciantes, a fé dos dos turistas e as belezas naturais da Carvena da Gruta da Mangabeira que recebe cerca de 1 milhão de visitante todos os anos. Confira o vídeo e não esqueça de compartilhar.

    ">



  • BRUMADO: VISITE O MUNDO DAS UTILIDADES E CONFIRA AS NOVIDADES EM BRINQUEDOS E UTILIDADES DOMÉSTICAS

    Aproveite a semana das crianças e compareça no Mundo das Utilidades e confira a enorme variedade em brinquedos para você presentear os pequeninos. Além de Brinquedos, o Mundo das Utilidades ainda oferece uma variedade enorme de utilidades do lar e outros produtos, tudo com o menor preço da região.

             

    Passe no Mundo das Utilidades e confira. Fica na Avenida Mourão Guimarães, em frente a Farmácia União, em Brumado.



  • Biometria detecta 25 mil fraudes de eleitores; única pessoa tinha 52 títulos

    Foto: Dani Valente / Ascom Fasepa

    Após o cadastramento biométrico de cerca de 64 milhões de eleitores para a votação por meio de impressões digitais, a Justiça Eleitoral encontrou aproximadamente 25 mil registros de título de eleitor duplicados ou múltiplos, segundo Giuseppe Dutra Janino, secretário da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "No momento de confrontar as digitais, se percebe que é a mesma pessoa. Muitas vezes, é evidente a intenção de fraude, da falsidade ideológica", afirmou Janino à reportagem. Segundo o responsável pela secretaria, uma única pessoa foi encontrada com 52 títulos de eleitor. "Ele tinha 52 títulos de eleitor, logo 52 identidades, 52 CPFs. Se tem 52 CPFs, poderia retirar 52 benefícios do governo como o Bolsa Família ou o INSS". O cadastramento de biometria, diz, tem ajudado a encontrar fraudes no sistema documental do País. "Isso mostra a fragilidade documental brasileira e faz um saneamento na identificação, retirando esses cidadãos das práticas criminosas". O número de eleitores com a biometria cadastrada, até o momento, representa 44% das mais de 146 milhões de pessoas aptas a votar, e o objetivo é alcançar cerca de 80 milhões até o ano que vem. O cadastramento, porém, ainda não é obrigatório em todos os municípios. Segundo o TSE, a identificação biométrica é necessária para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral. "Não há duas digitais no mundo. Evita-se, assim, a possibilidade de uma pessoa se passar por outra no momento da votação", disse Janino. O cadastro das biometrias começou em 2008, em um projeto piloto em três municípios do Brasil que, juntos, tinham mais de 40 mil eleitores: Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). A Justiça Eleitoral estima que até 2022 todos os eleitores já tenham cadastramento biométrico, porém o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse que isso seria possível até 2020. Nas últimas eleições, alguns eleitores não tiveram suas digitais reconhecidas e enfrentaram problemas para votar usando a biometria, o que acabou gerando filas e reclamações. Segundo Janino, o porcentual de não reconhecimento de digitais girou entre 8% e 10% em 2016, ano em que 46 milhões de eleitores possuíam biometria. Ele diz que a Justiça Eleitoral "aprendeu com as experiências anteriores" e atribui o problema, principalmente, a erro no procedimento - quando o mesário não colocava o dedo corretamente no leitor biométrico - e falhas nos equipamentos. "Pode ter sido erro no cadastro, mas isso é excepcional", diz o secretário.(Bahia Notícias)



  • Gás de cozinha terá reajuste de 12,09%; preço final pode aumentar até R$ 3,09

    A Petrobras anunciou nesta terça-feira (10) reajuste médio de 12,09% no preço do botijão de gás de até 13 Kg de uso residencial (GLP-13, o gás de cozinha) que valerá a partir da 0h de quarta-feira (11). Em nota, a estatal atribui o aumento à variação das cotações do produto no mercado internacional, de acordo com a nova política de preços da petrolífera, que seguirá a volatilidade do câmbio e das cotações dos produtos fora do país. “Como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores”, destaca o comunicado. Se repassado integralmente aos consumidores, o preço final deve aumentar 5,1%, o que representa cercade R$ 3,09 por botijão. 



  • É MÊS DE ANIVERSÁRIO DA CACAU SHOW DE BRUMADO; APROVEITE AS PROMOÇÕES

    É mês de aniversário da Cacau Show de Brumado e, para celebrar, a Cacau Show preparou uma super promoção: Compre dois picolés e leve três, e ainda, super promoção em trufas.

           

    Aproveite o aniversário da Cacau Show e o Dia das Crianças que está se aproximando e venha se deliciar dos nossos produtos.
    Cacau Show - Carinho em cada pedacinho. Em Brumado fica na Avenida Coronel Tibério Meira, Centro.



  • Campeã: Equipe Recomeçar leva o título do IV Campeonato de Futebol do Bairro Dr. Juracy

    Foto: Divulgação/PMB

    A equipe Recomeçar foi a campeã do IV Campeonato de Futebol do Bairro Dr. Juracy, neste domingo (8). O organizador do campeonato, Valdomiro Barbosa, o popular Vá, destacou que sem o apoio da prefeitura não haveria condições de promover o campeonato. Ele ficou bastante satisfeito com a logística concedida pela Administração, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e fez questão de parabenizar o prefeito pela iniciativa.

    A Secretária Municipal de Educação, Acácia Gondim, e o Diretor Municipal de Esportes, Jobson Rocha, prestigiaram a competição e entregaram o troféu de campeão para a equipe vencedora.



  • Uneb: inscrições para vestibular 2018 começam nesta terça-feira

    Foto: Reprodução

    As inscrições para o vestibular 2018 da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) estão abertas e os interessados devem se candidatar a partir desta terça-feira (10), até o dia 29 de outubro, por meio do endereço eletrônico www.vestibular.uneb.br. Para acessar o edital, clique aqui.

    A taxa de inscrição custa R$ 85 e o pagamento deve ser feito preferencialmente no Banco do Brasil, podendo ser realizado também em qualquer outra agência bancária. Não é permitido o pagamento em nenhuma outra modalidade que não seja através de boleto bancário.

    Candidatos que se enquadrem no perfil especificado no edital da Unebpodem solicitar isenção da taxa. Se ele for contemplado, a inscrição do vestibular está automaticamente inscrito no processo seletivo.

     

    Serão oferecidas 4.069 vagas com ingresso em 2018.1 e 2018.2 através do Processo Seletivo Vestibular 2018 e 1.986 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo 2.205 vagas com ingresso em 2018.1 e 3.850 vagas com ingresso em 2018.2. No total, 6.055 vagas são disponibilizadas para os cursos de graduação na modalidade de ensino presencial.

    O processo seletivo reserva 40% das vagas para candidatos negros que preencham requisitos específicos que constam no edital. De acordo com a Uneb, um percentual de 5% de sobrevagas serão reservadas a candidatos indígenas.

    Os resultados do Processo Seletivo Vestibular 2018 serão válidos apenas para o preenchimento das vagas oferecidas nos semestres de 2018.1 e 2018.2, para ingresso nos cursos de graduação na modalidade presencial da universidade.

    O vestibular terá seis provas aplicadas em dois dias, 17 e 18 de dezembro, organizadas pelo agrupamento das oito disciplinas ministradas no Ensino Médio, em horário e local que serão divulgados posteriormente no Cartão de Informação do Candidato.

     
    CONTINUE LENDO


  • 'O Trump serve de exemplo para mim', diz Bolsonaro em visita aos EUA

    "O Trump serve de exemplo para mim", disse o pré-candidato à Presidência, deputado Jair Bolsonaro (PSC), que participa de eventos nos Estados Unidos durante esta semana. "Sei da distância minha para o Trump, mas, havendo possibilidade, pretendo me aproximar dele para o bem do Brasil e dos Estados Unidos. Serve para levar muitos exemplos daqui para o Brasil."

    Bolsonaro também se esforçou para espelhar a ideia de patriotismo do americano, dizendo que pretendia "botar a garotada para cantar o Hino Nacional" nas escolas do país e "pôr um ponto final na doutrinação e sexualização das crianças" do ensino público brasileiro.

    Debaixo de chuva, Bolsonaro desceu do carro num estacionamento vazio em Boston, a segunda parada de sua turnê pelo país, e foi direto para um encontro com líderes evangélicos, que o esperavam de mãos dadas, para uma oração, num estúdio fotográfico em cima de uma barbearia de subúrbio. Não houve gritos de "mito".

    Muitos dos 60 pastores reunidos ali se diziam ex-militares e exigiram do deputado do PSC que mostrasse como criaria um governo "firme".

    DITADURA

    Bolsonaro, que evitou chamar de ditadura o "período de presidentes militares", dizendo apenas que "houve excessos, porque em guerras morrem inocentes", prometeu nomear um militar para o Ministério da Defesa e disse que convocaria outros membros das Forças Armadas para integrar o governo.

    Em três horas de conversa, com os religiosos de Massachusetts, Estado americano onde vive uma das maiores comunidades brasileiras, o deputado contou que foi a um clube de tiro durante a viagem e defendeu o porte de armas para todos no Brasil, seguindo o exemplo dos EUA, mesmo no rastro do último massacre em Las Vegas.

    "O que aconteceu aqui foi uma fatalidade, mais uma", disse. "Mas, no Brasil, só tem arma quem não presta. Você não consegue ter paz dentro de casa. O povo clama por segurança, pela posse de armas de fogo dentro das residências. Quem quer cometer atos insanos comete. Povo desarmado é povo manipulado."

    Nos momentos em que soou mais agressivo, Bolsonaro parecia conquistar a plateia de religiosos, que acenavam dizendo "yeah" ou "amém" a cada afirmação.

    + Planalto vai reforçar segurança do avião presidencial

    NOS EUA

    Bolsonaro, que posou para selfies entre bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos, também aproveita sua viagem de oito dias pelo país -ele esteve em Miami e, depois de Boston, visita ainda Nova York e Washington- para tentar vincular sua imagem à do presidente Donald Trump.

    Quando questionado sobre populações indígenas, o deputado defendeu a integração dos índios por meio do contato com o Exército para evitar que as nações e tribos se separem do Brasil e se tornem países que seriam colonizados por outras potências.

    Mas o presidenciável, agora empatado com Marina Silva, da Rede, no segundo lugar das pesquisas de intenção de voto atrás de Lula, que chamou de "inimigo que ainda não é carta fora do baralho", tentou ainda se mostrar menos radical.Disse que há cinco anos "teria rachado no meio" o sujeito que o alvejou com um ovo numa viagem a Ribeirão Preto, no interior paulista.

    E reconheceu ter "perdido a linha" ao dizer que não estupraria a deputada Maria do Rosário porque ela não merecia, arrancando risos dos pastores. Ele ainda afirmou a uma pastora no encontro que "não teria problema nenhum" com a ideia de chamar mulheres para compor seu eventual ministério.Sem entrar em detalhes na recente polêmica envolvendo ataques a exposições de arte acusadas de fazer apologia à pedofilia, o deputado desviou o assunto para a economia, dizendo que acabaria com a Lei Rouanet para criar leis de pesquisa e fundar o "Vale do Silício brasileiro".

    COMPETITIVIDADE

    Também voltou a criticar brasileiros que abrem empresas no Paraguai e atacou as leis trabalhistas. "O trabalhador vai ter de escolher menos direitos e emprego ou todos os direitos e desemprego", disse. "A gente não consegue fabricar um prego e colocar de forma competitiva no Paraguai, que tem uma CLT bem menos rígida que a nossa."Seus ataques mais duros tiveram como alvo o PT e partidos mais alinhados à esquerda, numa tentativa de se firmar como conservador.

    Lembrando a ideia de "cura gay", ele evitou atacar homossexuais, mas disse ter "fé em Deus" que para os esquerdistas "há uma cura".

    Nesse ponto, o presidenciável se queixou de ser chamado de "xenófobo, racista e homofóbico". "Esses rótulos eu sofro há cinco anos", disse.

    "Mas o Trump também, e ele reverteu isso na campanha dele. A grande mídia brasileira já não faz mais a cabeça do público. As 'fake news' já chegaram e, se quiser mesmo sobreviver, a grande mídia vai ter que começar a vender verdades, não factoides." Com informações da Folhapress.

    CONTINUE LENDO


  • 5ª etapa da Liga Sudoeste de Jiu-Jitsu acontece em Brumado e inscrições estão abertas

    Foto: Divulgação

    Brumado vai receber a 5ª etapa da Liga Sudoeste de Jiu-Jitsu. O torneio, que é organizado pela Liga Sudoeste, está com inscrições abertas e as disputas acontecem no dia 15 de Outubro às 9 horas, na Quadra da Escola Santa Rita, localizada na Avenida Mestre Eufrásio.

    Segundo a organização do evento, as premiações no absoluto só serão validas acima de oito atletas de equipes distintas.

    Contato para as inscrições: Facebook/Liga Sudoeste ou pelos números (77)3081-3654 e (77) 78809-8119. O valor da inscrição é de R$50,00.

    A 5ª etapa da Liga Sudoeste de Jiu-Jitsu conta com o apoio da academia Barra Fitness de Brumado.

     

    Confira as premiações:

    Categoria masculina: Faixa marrom, R$400,00; Faixa Roxa, R$300,00; Faixa Azul, R$250,00; Faixa Branca, R$200,00.

    Categoria feminina: Faixa Azul e Branca, R$100,00. 

    CONTINUE LENDO


  • Doleiro confirma que ocultava dinheiro para Cabral em cinco países

    Foto: Agência Brasil

    O delator Renato Chebar, doleiro que revelou o esquema de ocultação, no exterior, de dinheiro de propina recebida pelo ex-governador do Rio Sergio Cabral (PMDB), confirmou, em depoimento ao juiz da 7ª Vara Federal Criminal, Marcelo Bretas, nesta segunda-feira, 9, que operava, com o irmão, Marcelo Chebar, contas num total de US$ 100 milhões, em bancos na Suíça, Andorra, Luxemburgo, Uruguai e Bahamas. Os irmãos Chebar já haviam prestado informações por meio de delação premiada.

    O dinheiro era depositado em diversas contas de modo a não se levantar suspeitas, eles explicaram. Neste domingo, os dois irmãos confirmaram que trabalharam para o peemedebista desde 2000, quando ele ainda era deputado estadual. O volume de dinheiro ilícito movimentado foi tão grande que os operadores tiveram de pedir ajuda a outros doleiros, ambos contaram. Um funcionário do escritório de câmbio deles, Vivaldo Filho, também foi ouvido por Bretas, e confirmou ter estado diversas vezes com os emissários de Cabral. Um encontro se deu no meio da Avenida Niemeyer, que liga os bairros do Leblon e São Conrado, na zona sul do Rio. "Quando ele se tornou governador (em 2007), o volume de negócios aumentou substancialmente. Eu e meu irmão não tínhamos condições de dar conta. Chegavam os reais à minha mão, e minha função era transformá-los em dólar no exterior. Isso até 2014. De 2014 até 2016, se inverteu", disse Renato, referindo-se ao momento em que começou a fazer pagamentos de contas pessoais de Cabral e de sua família no Brasil. Esses pagamentos se referiam a contas de cartões de crédito, cota condominial, mensalidades escolares e do clube do Flamengo, faturas de curso de inglês, de floriculturas, restaurantes, grifes de terno e carnês do INSS de funcionários de Cabral. "Nosso escritório éramos meu e meu irmão, a gente terceirizou o serviço para dois doleiros do Uruguai, que eram o Vinicius (Claret, o "Juca Bala") e o Claudio (Barbosa) (ambos presos em março). No começo não fazia parte do trabalho pagar as contas. Depois a gente passou a pegar e levar dinheiro. Nunca eram R$ 10 mil, eram sempre R$ 150 mil ou R$ 200 mil. Tinha trabalho três ou quatro vezes por semana", contou Marcelo. "Em 2014, por uma questão emocional, eu quis sair. Eu saí no final de 2014 e Renato ficou até 2015, eu assumia quando ele viajava. Desde 2007 a gente vivia exclusivamente desse dinheiro de Cabral, por causa do volume. No começo a gente só ganhava o câmbio, depois começou a cobrar para ter essa atividade, então eu ganhava 1% da operação mensal dele", Marcelo acrescentou. 0Ele não quis revelar qual valor recebia pessoalmente, ao ser questionado sobre seu lucro e patrimônio pelo advogado de Cabral, Rodrigo Roca. "Não sei que influência seu patrão ainda tem. É minha vida particular. Prefiro não responder", justificou. Renato disse que as entregas eram feitas em endereços mandados pelos assessores de Cabral, e que o escritório não sabia quem morava neles os encontros eram, em geral, na portaria. "Eu não falava com o Cabral diretamente. A minha ponta de interlocução era o Carlos Miranda. Ele me passava uma planilha na segunda ou na terça-feira dizendo onde seriam as entregas e recepções, e me dava o endereço para entregar R$ 150 mil, R$ 200 mil", declarou Renato. "Quando era um volume que dava pra carregar, meu funcionário ia". A partir das delações dos dois irmãos, já foram repatriados cerca de US$ 103 milhões (por volta de R$ 327 milhões), de bancos, fundos e joias que eram de Cabral.(Bahia Notícias)

    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais