• Voto aberto será discutido na próxima sessão do legislativo

    Destaquebahia.com.br

    Na próxima semana, a câmara de vereadores de Brumado, discutirá um projeto de lei que trata da implantação do voto aberto no legislativo brumadense nas sessões de votação de projetos. O projeto é de autoria do vereador José Carlos dos Reis (PDT) e subscrito pelos vereadores, Márcio Moreira (PSB) e Castilho Viana (PSB), O pejeto já foi adotado na capital federal e segundo o vereador de situção Castilho Viana,  trará crescimento politico para Brumado. 



  • Cunhado de Varela é preso por receptação e posse de maconha

    Bahia Noticias / Foto Reprodução

    Um homem identificado como Júnior, irmão de Sheila Varela, mulher do apresentador Raimundo Varela (Record Bahia), que foi candidata a deputada estadual , foi preso. Durante apresentação, Júnior tentou agredir um repórter da TV Aratu, que o questionou sobre o parentesco com o polêmico comunicador. Júnior, preso com carro roubado, alegou ser inocente e explicou: "Um amigo disse 'está chovendo, pegue meu carro. É bom que você testa e, se gostar, a gente já acerta'". O delegado titular da DRFRV, delegado Marcos César Silva, afirmou que ele "foi indiciado por receptação, adulteração de sinal característico de veículo automotor e posse de entorpecentes". Essa não é a primeira vez que Júnior vai parar atrás das grades. De acordo com o jornal Massa, ele já tem passagem por agressão e porte de maconha. Júnior também tem problemas na justiça por falta do pagamento de pensão alimentícia.



  • Guajeru: Adutora já está em pleno funcionamento e regularizará o abastecimento no município

    Foto e informações: Guajerunoticias

    A população guajeruense comemora a ativação da adutora que abastecerá o município de Guajeru, canalizando a água da Barragem de Rio do Antônio até a ETA – Estação de Tratamento de Água, na sede do município. Com isso o abastecimento de água na cidade será regularizado, amenizando a dificuldade de acesso à água passadas pela população guajeruense. Nos últimos meses tal abastecimento vinha sendo feito de forma precária e insatisfatória por meio de carros-pipa.

    A obra de construção da adutora, orçada em aproximadamente R$1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) realizada em caráter emergencial, foi mais uma das conquistas do Governo Municipal junto ao governo do estado e que contou com o apoio dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).

    Segundo o Gerente da Agência Local da Embasa (com sede em Caculé), Gileno Cardoso, a obra, executada com recursos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, seguiu todo o cronograma previsto e depois dos testes feitos na última semana já está em pleno funcionamento. “Ressaltamos que a regularização do abastecimento em Guajeru se dará gradativamente, mas nos próximos dias todos os consumidores ativos (cerca de 900) estarão com o fornecimento normalizado”, destacou Gileno.

    “Dentre tantos problemas encontrados ao assumirmos o mandato, arregaçamos as mangas e fomos à luta em busca de solução para todos eles, mas a obra da adutora representava uma ação de extrema importância e vital para o município. Foram diversas reuniões com a EMBASA, audiências com o Governador Jacques Wagner, acompanhadas pelos Deputados Waldenor e Zé Raimundo, até que conseguimos a liberação da obra e hoje comemoramos a sua conclusão. Vejo que todo o nosso empenho em retomar e normalizar o abastecimento de água em Guajeru está se concretizando e isto é motivo de alegria de muita comemoração para o povo dessa cidade”, destacou Gil Rocha, prefeito municipal.

     



  • Idoso é encontrado morto na Avenida Dr.Antônio Mourão Guimarães

    O homem sofreu um infarto fulminante enquanto fazia sua caminhada matinal / Destaquebahia.com.br

    Por volta das 05:20h da manhã desta terça-feira (03), um idoso identificado como Vanderlei Lima de 67 anos, foi encontrado morto na Avenida Antônio Mourão Guimarães, próximo ao Derba. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, o homem sofreu um infarto fulminante enquanto fazia sua caminhada matinal. O Samu 192 esteve no local mas, Sr.Vanderlei já estava sem vida.

     

    A Polícia Militar preservou o local, e controlou o trânsito até a chegada da Polícia Técnica. Ainda segundo informações, o homem era proprietário de um comércio na Praça Teófilo Alves de Lima, conhecida também como (Praça da Feira).



  • Sem avanço nas negociações salariais funcionários da Ibar Nordeste fazem paralisação de advertência

    Trabalhos parados em frente a empresa / Foto: Divulgação

    Os funcionários da empresa Ibar Nordeste pararam suas atividades nesta terça-feira (02), conforme orientação do Sindicato dos Mineradores.

     

    A paralização aconteceu das 05h às 09h, os trabalhadores protestam por não haver avanço nas negociações salariais, cuja pauta de reivindicações já foi entregue desde o início do mês setembro.

     

    Até o momento só aconteceu uma reunião com a direção da empresa, a qual apresentou uma proposta de reajuste de 5,69 %, que foi rejeitada pela categoria, que a considerou como sendo uma proposta indecorosa.

     

    “A paralização visa forçar a empresa a voltar para a mesa de negociações, fato que já aconteceu, e em virtude disso, uma nova reunião foi agendada para quarta-feira (04). Caso não saia nenhum acordo positivo da próxima reunião, os trabalhadores entrarão em greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira (06),” disse o representante do sindicato.

     

     

     



  • Quadra poliesportiva do Bairro Baraúnas é entregue à comunidade

    Quadra poliesportiva do Bairro Baraúnas / Informações Beto Bonelly

    O Esporte vem começando a ocupar uma posição de destaque na Administração Municipal de Brumado, que, gradativamente, vai realizando uma série de ações que vêm comprovar que o compromisso assumido em campanha vem sendo cumprido em etapas. Na noite da última sexta-feira (29), o prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com secretários e membros da sua equipe de governo, estiveram no Bairro Baraúnas, para entregar à comunidade a quadra poliesportiva totalmente recuperada, o que deixou os moradores, muito satisfeitos, já que essa era uma antiga reivindicação dos mesmos. A obra, orçada em cerca de R$ 50 mil, compreendeu a reestruturação de 600 m2 de alambrado, bem como a colocação de uma tela protetora, evitando-se assim que as bolas venham a atingir as casas vizinhas; um novo sistema de iluminação de 8 refletores de lâmpadas de vapor metálico e a recuperação da quadra e da arquibancada. “Este é mais um compromisso cumprido pela nossa gestão, que vem atender um anseio dos moradores, oportunizando lazer e diversão para esta comunidade”, frisou o chefe do Executivo Brumadense. Ele também fez questão de ressaltar que “a próxima quadra a ser recuperada será a do Bairro Dr. Juracy, mas o nosso planejamento é atender a todas as comunidades, inclusive do meio rural, pois assim fazendo estaremos dando aos jovens, crianças e adolescentes o acesso ao esporte, o que traz grandes resultados na área social, já que por meio de práticas esportivas se constrói uma sociedade melhor”.  

     



  • A Predial firma Parceria com o CENACC e curso de Mestre de Obras e Operadores de Máquinas será realizado na cidade

    da esquerda para a direita: Fabriciano ( Predial) Verônica e o esposo Leonardo (Cenacc)

    A Sime Predial, uma das maiores e melhores empresas de materiais de construção de Brumado, acaba de firmar uma parceria de sucesso com o CENACC ( Centro Nacional de Cursos, Consultorias e Construções ) no intuito de viabilizar a capacitação daqueles que já estão e dos que desejam adentrarem no mercado de trabalho.
    O CENACC em parceria com a Predial, estará realizando em Brumado cursos para Mestres de Obras e Operadores de Máquinas Pesadas, tais como: Retro-escavadeira, Patrol (Motoniveladora), Escavadeira Hidráulica, Telemanipuladora, Empilhadeira, Pá Carregadeira e Trator de Pneu.

    Os empresários: Fabriciano, Leonardo e Verônica, estão otimistas com mais essa grande oportunidade que os brumadenses têm de fazerem esses cursos em uma das empresas que é referência nacional (CENACC).

    Os cursos são destinados para todos que desejam atuar nessa área de grande crescimento no mundo, independente da pessoa já saber ou não de alguma coisa no seguimento, ela poderá fazer o curso de sua preferência.
    As vagas são limitadas, portanto, vá agora mesmo na Predial que fica na Av. Centenário e obtenha maiores informações; ou ligue para os telefones: 77 3441 – 2708 ou 3421 – 0858.
     



  • Tentativa de homicídio no Bairro São Félix

    Destaquebahia.com.br

    A policia Militar foi acionada na noite do último domingo (01), para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio no Bairro São Félix.

    Ao chegar ao local, a policia deparou-se com um jovem de 22 anos baleado. Segundo informações, foi visto um homem chegando em uma moto, e logo após ouviu-se os disparos. A polícia suspeita de que, a ação possa ter sido motivada por uma briga antiga, o que leva a crê em um acerto de contas.

    Ainda segundo informações, a ação foi rápida, não tendo a vitima nenhuma chance de defesa. O SAMU 192 esteve no local e conduziu o rapaz para o Hospital Municipal. 



  • Itororó: bandidos explodem caixa eletrônico mas não encontram dinheir

    Bocão News / Foto: Reprodução

    Na madrugada deste domingo (01), por volta das 02h40, bandidos armados explodiram um caixa eletrônico da agência Bradesco, no centro da cidade de Itororó, no interior da Bahia, de acordo com informações do Blog Itororó Já. A Polícia Militar de Itororó foi acionada e funcionários do banco chamados para que fosse avaliado quais danos ocorreram nos equipamentos atingidos pelos explosivos. A ação dos bandidos de nada serviu, pois, segundo os trabalhadores, o caixa explodido não possuía dinheiro.



  • SUS vai oferecer remédios contra aids a todos os infectados a partir de 2014

    Fonte:Estadão / Foto: Reprodução

    Adultos com teste positivo para HIV receberão medicamentos antirretrovirais do Sistema Único de Saúde (SUS) antes mesmo de apresentarem sintomas da doença ou comprometimento do sistema imunológico, a partir de 2014. A medida, oficializada ontem, Dia Mundial de Combate à Aids, foi adiantada pelo Estado em outubro. Está prevista para hoje a publicação de uma portaria com as regras que serão aplicadas no tratamento.

     

    O novo protocolo clínico permitirá que pessoas infectadas iniciem o tratamento logo após o diagnóstico. Antes, o paciente era encaminhado a novos exames e só recebia a medicação se houvesse sinais de vulnerabilidade no sistema imunológico - quando a contagem de linfócitos CD4 fica abaixo de 500 células por milímetro cúbico. Com a expansão da oferta do tratamento, 100 mil pessoas a mais deverão receber os remédios em 2014 -um acréscimo de 32%.

     

    A mudança de indicação faz parte de um pacote de medidas contra a doença anunciado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em um evento no Parque de Madureira, na zona oeste do Rio. "Aprendemos que o ideal é oferecer a possibilidade de a pessoa se tratar logo, antes de saber se a imunidade está reduzida", disse Padilha.

     

    Hoje, apenas Estados Unidos e França adotam esse tipo de procedimento. O Brasil, segundo o ministro, será o primeiro a oferecê-lo de forma gratuita. Além disso, antecipar o tratamento diminui o risco de transmissão em 96%, destacou Padilha. O País tem 700 mil novas pessoas infectadas pelo HIV por ano - destas, cerca de 150 mil desconhecem que têm o vírus. "Estão perdendo a chance de se tratar", disse Padilha.

     

    O ministério também lançou ontem a nova campanha nacional para o combate à aids. Com o slogan "Para viver melhor, é preciso saber", um dos objetivos é dialogar com os jovens, geração que, segundo Padilha, tem se mostrado menos sensível aos riscos do HIV.

     

    Teste rápido. Para tentar antecipar os diagnósticos, o ministério entregou à Secretaria de Estado de Saúde do Rio a primeira Unidade de Testagem Móvel, na qual serão feitos testes rápidos, cujo resultado sai em até 30 minutos. A ideia é efetuar 1,7 mil testes por mês. "Nada disso funciona se a gente deixar prevalecer o preconceito", ressaltou Padilha. "Às vezes, a pessoa demora para fazer o teste por preconceito ou vergonha", disse.

     

    No Brasil, os investimentos para o combate à aids devem chegar a R$ 1,2 bilhão em 2013, sendo R$ 770 milhões só em medicamentos. No ano que vem, Padilha espera ampliar esses investimentos para R$ 1,3 bilhão.

     

    Antes de anunciar as medidas, Padilha pediu um minuto de silêncio em memória do produtor musical João Araújo, pai de Cazuza, que faleceu anteontem. O ministro lembrou que o cantor foi uma das primeiras celebridades a declarar publicamente ser portador do HIV.

     

    Focos. Segundo o governo, dois Estados do País chamam a atenção em relação ao HIV, segundo estatísticas de 2012. No Amazonas, o problema é a elevada taxa de mortalidade. Já entre os gaúchos, a taxa de detecção é a mais elevada. Por lá, são feitos 41,4 diagnósticos a cada 100 mil habitantes, ante 20,2 na média do Brasil. Só em Porto Alegre, essa proporção é de 93,7 casos. Para a coordenadora da Unaids (órgão das Nações Unidas para o combate à aids) no Brasil, Georgiana Braga, o Rio Grande do Sul vive uma epidemia.

     

    No mundo, desde 2001, o número de novas infecções caiu 33%, enquanto as mortes em decorrência da aids tiveram queda de 29%. Em relação à transmissão vertical (de mãe para filho), a queda é de 51%. Os dados foram apresentados por Georgiana. Ainda assim, 35,3 milhões de pessoas têm aids no planeta e apenas 9,7 milhões têm acesso a algum tipo de tratamento.

     



  • Maioria dos partidos diz não haver espaço para candidatura de Barbosa

    Foto: Agência Estado/ Reprodução / Fonte: Estadão / Politica

    A fama de justiceiro que Joaquim Barbosa adquiriu com o julgamento do mensalão empolga pouco os partidos políticos. Dezesseis das 32 legendas do Brasil dizem que não filiariam o presidente do Supremo Tribunal Federal para a disputa do Planalto em 2014. Oito siglas afirmam que precisariam discutir bastante o assunto antes da decisão e apenas sete, todas elas nanicas, dizem que abririam as portas para ele, segundo enquete feita pelo Estado. Fustigado pelo escândalo julgado por Barbosa e crítico ferroz do magistrado, o PT foi o único partido que não quis responder ao levantamento.

     

    Por ser magistrado, o prazo de Barbosa para entrar em uma legenda não foi encerrado em 5 de outubro. Ele poderá se filiar a um partido político até seis meses antes da eleição, no dia 5 de abril do ano que vem.

     

    Em outubro, durante um evento no Rio, Barbosa afirmou que não pensa em se candidatar agora, mas deixou as portas abertas: disse que não descarta antecipar sua aposentadoria - aos 59 anos, ele teria de deixar o tribunal compulsoriamente apenas aos 70 - para uma eventual disputa "no futuro". "Terei tempo para pensar nisso", disse na ocasião (mais informações no texto ao lado).

     

    O nome de Barbosa havia deixado de figurar nos cenários da disputa presidencial aferidos pela maior parte dos institutos de pesquisa. Anteontem, o Datafolha divulgou levantamento que testa de novo o desempenho do presidente do Supremo.

     

    No cenário proposto, Barbosa aparece numericamente em 2º lugar, com 15% das intenções de voto. Fica atrás da presidente Dilma Rousseff, que tem 44%, e tecnicamente empatado com o senador Aécio Neves (PSDB), que tem 14%. Ainda nesse cenário, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tem 9% da preferência dos entrevistados.

     

    Segundo a assessoria de imprensa do presidente do Supremo, ele não foi procurado oficialmente por nenhum partido até agora. Em recorrentes declarações, Barbosa costuma fazer duras críticas ao atual quadro político brasileiro e já demonstrou ser um defensor de candidaturas avulsas, em que não é necessária filiação, algo proibido no Brasil.

     

    Integrantes da cúpula do PMDB, principal aliado do PT, afirmam que o partido já tem problemas demais para resolver e que a presença de Barbosa poderia ampliá-los. O presidente interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), diz que no partido ele seria apenas mais um na sigla. "Primeiro, ele precisa procurar o partido no Rio (seu domicílio eleitoral) e se filiar. Só depois é que pode apresentar a postulação de uma eventual candidatura na convenção. O PMDB tem 2,5 milhões de filiados. Se o ministro se filiar, será mais um", afirma.

     

    O líder do PSD e primeiro secretário do partido, deputado Eduardo Sciarra (PR), diz que seria necessária uma longa discussão em caso de filiação. "Se o ministro quiser entrar no partido, teremos de reunir a Executiva para tomar uma decisão".

     

    No PDT, o presidente do partido, Carlos Lupi, diz que ninguém nunca falou na possibilidade de filiação de Barbosa. "Esse é um ato de vontade pessoal. Como o Joaquim Barbosa não se manifestou, não dá para ficar falando sobre isso", afirma.

     

    Partidos diretamente envolvidos no escândalo do mensalão são mais enfáticos em rejeitá-lo. "No PR não. Deus me livre", diz o presidente da sigla, senador Alfredo Nascimento (AM).

     

    "No PP, não", diz o presidente do partido, senador Ciro Nogueira (PI). A sigla também tem condenados no mensalão.

     

    Para Benito Gama (BA), presidente interino do PTB, partido também envolvido, as siglas precisam fugir das filiações "oportunistas" que envolvem gente famosa: "Não queremos isso".

     

    "O PT não faz comentários sobre esse assunto", diz o presidente da sigla, Rui Falcão. O partido é o maior crítico de como Barbosa conduziu o julgamento e a prisão de sua antiga cúpula.

     

    "Não me parece que o Joaquim Barbosa tenha alguma afinidade com os comunistas", afirma a vice-presidente do governista PC do B, deputada Luciana Santos (PE), futura presidente nacional da legenda.

     

    "Não". Foi a única resposta de Marcos Pereira, presidente do PRB, partido é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.

     

    Mesmo a oposição ao governo avalia não haver espaços para Barbosa. Presidente do PSDB, Aécio afirma que ele contribui mais para o País no STF. "O ministro cumpre um papel como presidente do STF que honra os brasileiros. Nosso respeito pelo ministro é tão grande que nem sequer aventamos essa hipótese."

     

    O deputado Roberto Freire, presidente do PPS, que já ofereceu legenda para o tucano José Serra e para a ex-ministra Marina Silva disputarem a Presidência, diz que negaria a filiação de Barbosa. "Essa filiação para uma candidatura não nos interessa."



     
     



  • UPB pede recursos para municípios e defende teto salarial, mesmo sem ter como pagar

    Bahia Noticias / Foto Divulgação

    A União dos Municípios da Bahia (UPB) se reunirá com parlamentares nesta segunda-feira (2) para discutir a pauta municipalista em trâmite no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa da Bahia e cobrar mais investimentos para as cidades. A reunião foi uma das deliberações retiradas do 2º Encontro de Prefeitos, encerrado no último dia 20. Entre as propostas a serem discutidas, está o aumento de 2% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013. A pauta é formada por diversos projetos de interesse municipalista que tramitam no Congresso, em especial os que ampliam a arrecadação, a exemplo do projeto de Lei 386/2012, que propõe a atualização do rol de atividades do Imposto Sobre Serviço (ISS), para a retenção do tributo no local da prestação do serviço, diferente do que é feito atualmente com os cartões de crédito, que têm o imposto retido em São Paulo, sede das empresas. A questão dos pisos salariais de diversas categorias também será abordada. Um exemplo é o piso dos agentes comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, que está prestes a ser votado na Câmara dos Deputados. A UPB argumenta que, apesar de defender a definição de pisos, as prefeituras não têm condições de arcar com mais essa despesa sem a devida fonte de financiamento. Outros pontos a serem abordados com os deputados estaduais incluem a Política Estadual de Resíduos Sólidos, a regulamentação da participação de municípios novos no produto de arrecadação do ICMS e a isenção deste tributo na aquisição de medicamentos pelas prefeituras.



  • Mossoró: Prefeita já teve mandato cassado dez vezes em 2013

    Bahia Noticias / Foto Reprodução

    A prefeita de Mossoró (RN), Cláudia Regina (DEM), teve o seu mandato cassado dez vezes pela Justiça Eleitoral somente neste ano, mas ainda se mantén no no cargo. Segundo a Folha, a última decisão contra a gestora apontou prática de caixa dois na campanha de 2012. A exemplo do que ocorre nos demais processos, ela sempre recorre da decisão. As outras nove cassações se deram por abuso de poder econômico e político. As acusações incluem o uso de servidores da prefeitura na campanha e o suposto benefício obtido com as 85 visitas a Mossoró da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) durante o período eleitoral, feitas em avião do governo. Cláudia e seu vice, Wellington de Carvalho (PMDB), chegaram a ser afastados dos cargos por três vezes, mas conseguiram recuperar os respectivos mandatos por meio de liminares. A maior parte das acusações contra a prefeita partiu da coligação que a enfrentou em 2012 e reúne siglas como PSB e PT. De acordo com o advogado da gestora, Sanderson Mafra, várias ações contra ela partem de acusações semelhantes; o que causa tantas condenações. Mafra diz que a prefeita é inocente em todas elas.



  • Corpo de mulher é encontrado com a cabeça esmagada

    Por: Bonny Silva / Farol da Cidade

    Mais um homicídio registrado pela policia. No final da tarde deste domingo (01), foi encontrado o corpo de uma mulher no banheiro de uma construção abandonada localizada na Rua Pará no Bairro Brasilia. O corpo foi identificado como de Marilene Silva Magalhães, 35 anos de idade.

     

    A vítima foi morta por esganadura e teve a cabeça esmagada por um pedaço de muro formado por quatro blocos cerâmicos. Sua irmã Rita com quem a vítima morava, a viu a última vez no sábado a noite. As investigações estão a cargo do Delegado Rhudson Barcelos que comandou pessoalmente as primeiras diligencias que culminaram com o levantamento das informações que praticamente deixam elucidado o crime.

     

    Leninha como era conhecida era usuária de drogas e sua morte estaria relacionada a um desentendimento com o suposto autor que agora é procurado pela polícia. O corpo foi encontrado na tarde deste domingo quando uma criança ao adentrar o local que não tem portas, deparou com o quadro macabro.



  • Obra do estádio do Corinthians é retomada com homenagem a mortos

    Operários participam de celebração antes da retomada dos trabalhos (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Padre rezou com operários pelas vítimas de acidente.
    Guincho caiu na quarta (27) e matou dois operários.

    Os operários retomaram suas atividades na Arena Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, no início da manhã desta segunda-feira (2). De folga por luto desde a tarde de quarta-feira (27), depois do desabamento de um guincho, que deixou dois mortos, eles voltaram ao trabalho bastante abatidos. Por volta das 8h, os funcionários aproveitaram para fazer uma homenagem aos companheiros mortos e fizeram uma oração. O ex-presidente alvinegro Andrés Sanchez e um padre participaram do ato antes do início dos trabalhos.

    O ajudante-geral Edimilson Souza da Silva, de 26 anos, disse que a lembrança do acidente está muito presente. “Eu estava próximo do local do acidente. Penso que eu podia ter perdido a vida também. Saber que dois companheiros que trabalhavam com a gente não vão estar mais aí é muito doído”, afirmou. 

    Os marmoristas Pedro Barbosa Lima, de 43 anos, e Geraldo dos Reis, de 49 anos, que trabalham na construção há 6 meses, também estavam cabisbaixos. “Eu volto com o coração amarrado por causa dos colegas. A gente estava descansando a uns 40 metros do acidente. Ouvi o barulho e ainda vi o guindaste despencando em câmera lenta”, disse Lima. “Na hora, eu só pensei nos colegas”, lembrou Reis.
     

    O operário José Viana da Silva, de 40 anos, demonstrava um certo desânimo. “É bom voltar ao trabalho, mas fica bem difícil por causa da morte dos colegas. É bem triste. Estou aí há 1 ano e 4 meses e nunca tinha visto nenhum acidente grave, só coisa pequena mesmo. Vamos ver como as coisas vão ficar agora”, desabafou.

    Na quinta-feira (28), o Ministério do Trabalho interditou operações com guindastes até que a construtora Odebrecht mostre que não há riscos para os trabalhadores de um novo acidente. Por isso, eles devem retomar atividades como revestimento de piso e as instalações elétrica e hidráulica.

    Interdição
    A Defesa Civil municipal interditou neste domingo (1º), por tempo indeterminado, o auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, de acordo com informações da assessoria da Secretaria da Segurança Urbana. A interdição ocorre para evitar acidentes no local depois do incêndio atingir o prédio.

    A Defesa Civil esteve no auditório neste domingo para auxiliar na retirada de obras de arte. Os técnicos fizeram, então, uma análise preliminar e decidiram interditar os cerca de 8 mil metros do auditório porque os vidros da fachada foram bastante danificados com o incêndio.

    Neste domingo, o presidente da fundação Memorial, João Batista de Andrade, disse que ainda não foi notificado sobre a interdição. Ele afirmou, no entanto, que será contratada uma empresa especializada para fazer uma perícia na estrutura do prédio. “A partir desse laudo é que vamos definir o que vamos fazer. A gente espera que seja favorável a uma reforma. A partir disso, o Memorial vai elaborar um plano de obras”, afirmou Andrade. O trabalho continua nesta segunda-feira (2).

    Uma reunião nesta segunda irá definir o que será feito com a programação prevista para o auditório. O presidente da fundação adiantou que alguns eventos podem ser transferidos para outras áreas dentro do próprio Memorial, alguns para outros equipamentos públicos e os demais poderão ser cancelados.

    Feridos
    Quatro dos 25 bombeiros feridos no incêndio continuavam internados em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na manhã desta segunda-feira (2), informou a assessoria do Hospital das Clínicas. Segundo o hospital, outro bombeiro que também participou da ação de socorro e estava em observação recebeu alta no domingo (1º).

    Os profissionais que estão em estado grave, segundo os bombeiros, foram vítimas do chamado “flashover”, ou combustão súbita. Isso acontece em ambientes fechados, quando o material que está queimando libera gases. Quando os bombeiros abriram a porta do auditório, esses gases entraram em combustão em contato com o oxigênio. Os dois bombeiros que estão em estado mais grave tiveram queimaduras nas vias aéreas, mas não correm risco de morte.