• CRAS Irmã Dulce desenvolve o projeto “Aprendendo com Arte e Cultura”

    Destaquebahia.com.br

    A Associação Comunitária de Resgate Social e Cultural da Região de Brumado - ACRESC em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SESOC, por intermédio do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Irmã Dulce, está oferecendo a 30 adolescentes de 12 a 17 anos atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Projeto “Aprendendo com Arte e Cultura”. Através deste, estão sendo ofertadas oficinas de bonecas de pano, pintura em tecido, biscuit e pintura em tela.

     

     

    Ressalta-se que o projeto em execução é financiado com recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente, que é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA.



  • Morte teria sido por disputa por ponto de tráfico de drogas; dois foram presos

    A Polícia Civil chegou até o suspeito de um homicídio em Aparecida de Goiânia, em Goiás, após um homem comemorar pelo Facebook a morte da vítima com várias postagens. Conhecido como Dudu Viana, de 23 anos, o jovem está preso e teria ordenado de dentro da cadeia a morte do rival. Dois homens suspeitos de executar o crime foram detidos e dois estão foragidos. Denival Araújo, 25 anos, foi assassinado no dia 25 de outubro. Segundo a Polícia Civil, a vítima teria tentado executar Dudu no começo deste ano. A briga seria por disputa por ponto de tráfico de drogas e Dudu teria prometido se vingar. Em uma das mensagens postadas na rede social, o suspeito diz 'pagava de pistola de 30 e isso é akilo, morreu com 7 bala de oitão...'
    O delegado que apurou o caso informou que a postagem na rede social foi determinante para chegar ao autor do homicídio. Os dois envolvidos na morte foram presos na terça-feira (3).
    A polícia informou que os envolvidos responderão por homicídio qualificado e formação de quadrilha, Delegado contou com a ajuda da direção do presídio em que Dudu está para recolher o celular usado por ele para fazer as postagens no Facebook .

     



  • Muitas Novidades nas exposições este ano no evento do ABRACADABRA

    Exposição de diversos produtos atesanais

    Neste Domingo(08), os quiosques da praça da prefeitura transformam-se em galerias de arte e Feira de adoção

     

    Em todas as edições anteriores do ABRACADABRA na Praça, um evento pluricultural e feito pelos próprios artistas do município, a arte e expressões populares tiveram ligadas à prática da cidadania e à consciência ambiental. Este ano estas atividades foram intensificadas com o fortalecimento de entidades vinculadas e surgimento de novos parceiros nestas áreas.

     

    Além dos primorosos trabalhos dos artesãos e dos artistas plásticos (com novas esculturas este ano), os quiosques apresentarão o grupo cultural Viveiro de Cantigas, com a valorização e divulgação das maravilhosas composições dos mais diversos cantadores do país, sendo um núcleo de resistência da cultura raiz. A exposição de Literatura será coordenada pela ALAB – Academia de Letras e Artes de Brumado – promovendo de forma elegante a leitura de autores locais e regionais. Também teremos este ano a aproximação da Universidade no evento com o projeto “Tessituras”, da UNEB/CAMPUS XX, com a inédita exposição no município de Fotopoemas, na qual misturam-se poesia e fotografia. No Quiosque Ambiental, a ONG de defesa dos Direitos dos animais “AUAU – Adote Um Amigo Único” fará uma feira de adoção com animais já vacinados e vermifugados e prontos para fazerem parte de uma família.

     

    SERVIÇO:

     

    O que: Evento ABRACADABRA na Praça 2013

    Quando: 08 de dezembro (domingo), às 18h00

    Onde: Praça Coronel Zeca Leite (Pça da prefeitura de Brumado)

    Quanto: Gratuito



  • Homem fica pelado em praça pública

    Destaquebahia / Informações: Blog do Anderson / Foto: Reprodução / Facebook

    O efeito do calor brumadense parace que afetou um cidadão em Conquista, o homem ficou peladão em plena Praça Nove de Novembro, uma das mais movimentadas de Vitória da Conquista. Segundo o Blog do Anderson o homem só foi contido por agentes da Polícia Administrativa da Prefeitura Municipal. Muitas pessoas até que acharam estranho, mas teve gente que acabou gostando da cena. 



  • PM encontra bebês abandonados em favela de Santo André, no ABC

    PMs resgataram crianças abandonadas em favela de Santo André, Grande SP (Foto: Edu Silva/Futura Press) / G1

    Dois bebês foram encontrados abandonados em um barraco da Favela do Cigano, em Santo André, no ABC, na madrugada desta quarta-feira (4). De acordo com a Polícia Militar, uma das crianças aparentava ter apenas seis meses e a outra, um ano e meio de idade.

     

    A polícia chegou ao local, na altura do número 5.000 da Avenida dos Estados, por volta das 2h após uma denúncia anônima. Segundo a PM, os bebês estavam com fome e apresentavam assaduras. Eles foram levados ao Conselho Tutelar da cidade. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial deSanto André, que tenta localizar a família das crianças.



  • Morro do Chapéu: Rebelião na Cadeia Pública

    Portal Ireceense Noticias / Fonte: Morro Noticias / Foto Reprodução

    Vinte e sete presos encarcerados na Cadeia Pública de M. do Chapéu organizaram uma rebelião na tarde de ontem (03), por volta das 13h50. Os presos reclamavam do serviço de alimentação que estaria sendo oferecido já que recentemente houve uma mudança no fornecedor do serviço. 

    Policiais de América Dourada, Carfarnaum, da Policia Rodoviaria Estadual foram deslocados para ajudar a conter o motim, cerca de 20 policiais participaram da ação que foi contornada por volta das 15h30. 

    Os rebelados colocaram fogo em colchões e destruíram todas as grades das celas, eles quebraram as grades da cela onde estavam os presos acusados de estupro Edinalvo Souza Brito vulgo “Peixe Frito e o outro acusado conhecido por Branco” e agrediram ambos com requintes de crueldade, com cortes de arma branca, paus, pedras e inclusive no detento Peixe Frito, acusado de ter realizado 44 estrupos os bandidos enfiaram um pedaço de madeira na região anal. 

    O líder da rebelião o detendo de pré nome Yuri foi ferido no ombro por ter entrado em confronto direto com os policiais. No saldo da operação Peixe Frito e Yuri foram atendidos no Hospital São Vicente de Paulo e encaminhados para o Hospital Regional de Irecê e o detento Branco foi atendido no Hospital São Vicente e encontra-se a disposição da justiça. Em conversa com a nossa redação o Tenente Guimarães afirmou que os outros presos deverão ser transferidos para Salvador aguardando a decisão do judiciário já que a cadeia ficou completamente destruída na rebelião. 



  • Policiais civis paralisam atividades por 24 horas a partir desta quarta

    Bahia Noticias / Foto Reprodução

    Os policiais civis da Bahia decidiram paralisar as atividades por 24 horas, a partir das 8h desta quarta-feira (4), em adesão a um movimento nacional chamado União Policial, que também envolve policiais rodoviários federais, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc). A decisão de suspender o trabalho por um dia foi tomada em assembleia realizada nesta terça (3). Durante a paralisação, somente 30% do efetivo trabalhará, para atender flagrante delito apresentado pela Polícia Militar, termo circunstanciado e levantamento cadavérico. Todos os outros serviços, como investigação criminal, registro de denúncias e ocorrências e diligência policial não funcionarão. Os policiais reivindicam a implementação da carreira única, o piso salarial nacional e a desmilitarização, além de pautas específicas. Caravanas de policiais de todas as regiões do país são esperadas em Brasília, onde deve acontecer um ato público em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), conforme o Sindpoc.



  • Guanambi é um dos cinco municípios pré- selecionados para curso de medicina

    Bahia Noticias / Foto Reprodução

    Seis municípios da Bahia estão entre os 42 pré-selecionados pelo Ministério da Educação para serem implantados novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior. Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro, fazem parte da relação divulgada no Diário Oficial da Unidão (DOU).

    Para ser selecionado, o município deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios: ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território. Segundo o MEC, São Paulo é o estado com mais municípios pré-selecionados: 16 ao todo. Segundo a portaria, os municípios pré-selecionados vão receber visita da comissão de especialista para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes nas cidades, isso na segunda etapa do processo. Na terceira etapa, será realizada análise de projeto de melhoria destes equipamentos.

    Ainda de acordo com o MEC, os municípios que não foram pré-selecionados têm até o dia 9 para entrar com recurso. A pasta da educação informou que o resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro, e dois dias depois ocorre a publicação no “Diário Oficial da União”. A determinação vem no bojo da lei do Mais Médicos que também prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017.



  •  Mesmo com alerta da SESAU prefeitura não da exemplo no combate a dengue

    O agente mostra a larva do mosquito em sua mão / Destaquebahia.com.br

    Esse foi o alerta da Sesau com relação ao combate a dengue- A Secretaria Municipal de Saúde- SESAU, vem alertar a todos os brumadenses sobre a necessidade urgente de se tomar as devidas medidas preventivas, já que a luta contra a Dengue é de todos e não somente das autoridades. Nota publicada no Destaquebahia em 22/10/2013, com o titulo, "A SESAU ALERTA, COM AS CHUVAS O PERIGO DA DENGUE ESTÁ DE VOLTA"

     

    Parece que o dever de casa não foi feito, pois na tarde desta terça-feira(03) um agente de endemias encontrou um balde na área externa da prefeitura que é supostamente usado para coletar água do sistema de refrigeração, ao realizar o trabalho de combate e prevenção contra a dengue, o agente encontrou supostas larvas do mosquito da dengue. “ Pela nossa  experiência e conhecimento, tenho quase certeza que essa larva é do mosquito transmissor da dengue. Um recipiente como este totalmente aberto, é um prato cheio para o mosquito da dengue, isso não pode acontecer, o recipiente usado para coletar a água do aparelho de refrigeração deve ser fechado, ficando apenas o buraco onde se introduz a mangueira que sai do ar condicionado, nesse balde encontrado aqui na prefeitura existe uma grande quantidade de larvas, eu as coletei e vou levar para analise em laboratório,"disse o agente.

     



  • Voto aberto será discutido na próxima sessão do legislativo

    Destaquebahia.com.br

    Na próxima semana, a câmara de vereadores de Brumado, discutirá um projeto de lei que trata da implantação do voto aberto no legislativo brumadense nas sessões de votação de projetos. O projeto é de autoria do vereador José Carlos dos Reis (PDT) e subscrito pelos vereadores, Márcio Moreira (PSB) e Castilho Viana (PSB), O pejeto já foi adotado na capital federal e segundo o vereador de situção Castilho Viana,  trará crescimento politico para Brumado. 



  • Cunhado de Varela é preso por receptação e posse de maconha

    Bahia Noticias / Foto Reprodução

    Um homem identificado como Júnior, irmão de Sheila Varela, mulher do apresentador Raimundo Varela (Record Bahia), que foi candidata a deputada estadual , foi preso. Durante apresentação, Júnior tentou agredir um repórter da TV Aratu, que o questionou sobre o parentesco com o polêmico comunicador. Júnior, preso com carro roubado, alegou ser inocente e explicou: "Um amigo disse 'está chovendo, pegue meu carro. É bom que você testa e, se gostar, a gente já acerta'". O delegado titular da DRFRV, delegado Marcos César Silva, afirmou que ele "foi indiciado por receptação, adulteração de sinal característico de veículo automotor e posse de entorpecentes". Essa não é a primeira vez que Júnior vai parar atrás das grades. De acordo com o jornal Massa, ele já tem passagem por agressão e porte de maconha. Júnior também tem problemas na justiça por falta do pagamento de pensão alimentícia.



  • Guajeru: Adutora já está em pleno funcionamento e regularizará o abastecimento no município

    Foto e informações: Guajerunoticias

    A população guajeruense comemora a ativação da adutora que abastecerá o município de Guajeru, canalizando a água da Barragem de Rio do Antônio até a ETA – Estação de Tratamento de Água, na sede do município. Com isso o abastecimento de água na cidade será regularizado, amenizando a dificuldade de acesso à água passadas pela população guajeruense. Nos últimos meses tal abastecimento vinha sendo feito de forma precária e insatisfatória por meio de carros-pipa.

    A obra de construção da adutora, orçada em aproximadamente R$1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil reais) realizada em caráter emergencial, foi mais uma das conquistas do Governo Municipal junto ao governo do estado e que contou com o apoio dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).

    Segundo o Gerente da Agência Local da Embasa (com sede em Caculé), Gileno Cardoso, a obra, executada com recursos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, seguiu todo o cronograma previsto e depois dos testes feitos na última semana já está em pleno funcionamento. “Ressaltamos que a regularização do abastecimento em Guajeru se dará gradativamente, mas nos próximos dias todos os consumidores ativos (cerca de 900) estarão com o fornecimento normalizado”, destacou Gileno.

    “Dentre tantos problemas encontrados ao assumirmos o mandato, arregaçamos as mangas e fomos à luta em busca de solução para todos eles, mas a obra da adutora representava uma ação de extrema importância e vital para o município. Foram diversas reuniões com a EMBASA, audiências com o Governador Jacques Wagner, acompanhadas pelos Deputados Waldenor e Zé Raimundo, até que conseguimos a liberação da obra e hoje comemoramos a sua conclusão. Vejo que todo o nosso empenho em retomar e normalizar o abastecimento de água em Guajeru está se concretizando e isto é motivo de alegria de muita comemoração para o povo dessa cidade”, destacou Gil Rocha, prefeito municipal.

     



  • Idoso é encontrado morto na Avenida Dr.Antônio Mourão Guimarães

    O homem sofreu um infarto fulminante enquanto fazia sua caminhada matinal / Destaquebahia.com.br

    Por volta das 05:20h da manhã desta terça-feira (03), um idoso identificado como Vanderlei Lima de 67 anos, foi encontrado morto na Avenida Antônio Mourão Guimarães, próximo ao Derba. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, o homem sofreu um infarto fulminante enquanto fazia sua caminhada matinal. O Samu 192 esteve no local mas, Sr.Vanderlei já estava sem vida.

     

    A Polícia Militar preservou o local, e controlou o trânsito até a chegada da Polícia Técnica. Ainda segundo informações, o homem era proprietário de um comércio na Praça Teófilo Alves de Lima, conhecida também como (Praça da Feira).



  • Sem avanço nas negociações salariais funcionários da Ibar Nordeste fazem paralisação de advertência

    Trabalhos parados em frente a empresa / Foto: Divulgação

    Os funcionários da empresa Ibar Nordeste pararam suas atividades nesta terça-feira (02), conforme orientação do Sindicato dos Mineradores.

     

    A paralização aconteceu das 05h às 09h, os trabalhadores protestam por não haver avanço nas negociações salariais, cuja pauta de reivindicações já foi entregue desde o início do mês setembro.

     

    Até o momento só aconteceu uma reunião com a direção da empresa, a qual apresentou uma proposta de reajuste de 5,69 %, que foi rejeitada pela categoria, que a considerou como sendo uma proposta indecorosa.

     

    “A paralização visa forçar a empresa a voltar para a mesa de negociações, fato que já aconteceu, e em virtude disso, uma nova reunião foi agendada para quarta-feira (04). Caso não saia nenhum acordo positivo da próxima reunião, os trabalhadores entrarão em greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira (06),” disse o representante do sindicato.

     

     

     



  • Quadra poliesportiva do Bairro Baraúnas é entregue à comunidade

    Quadra poliesportiva do Bairro Baraúnas / Informações Beto Bonelly

    O Esporte vem começando a ocupar uma posição de destaque na Administração Municipal de Brumado, que, gradativamente, vai realizando uma série de ações que vêm comprovar que o compromisso assumido em campanha vem sendo cumprido em etapas. Na noite da última sexta-feira (29), o prefeito Aguiberto Lima Dias, juntamente com secretários e membros da sua equipe de governo, estiveram no Bairro Baraúnas, para entregar à comunidade a quadra poliesportiva totalmente recuperada, o que deixou os moradores, muito satisfeitos, já que essa era uma antiga reivindicação dos mesmos. A obra, orçada em cerca de R$ 50 mil, compreendeu a reestruturação de 600 m2 de alambrado, bem como a colocação de uma tela protetora, evitando-se assim que as bolas venham a atingir as casas vizinhas; um novo sistema de iluminação de 8 refletores de lâmpadas de vapor metálico e a recuperação da quadra e da arquibancada. “Este é mais um compromisso cumprido pela nossa gestão, que vem atender um anseio dos moradores, oportunizando lazer e diversão para esta comunidade”, frisou o chefe do Executivo Brumadense. Ele também fez questão de ressaltar que “a próxima quadra a ser recuperada será a do Bairro Dr. Juracy, mas o nosso planejamento é atender a todas as comunidades, inclusive do meio rural, pois assim fazendo estaremos dando aos jovens, crianças e adolescentes o acesso ao esporte, o que traz grandes resultados na área social, já que por meio de práticas esportivas se constrói uma sociedade melhor”.