• Acidente entre ônibus da Águia Branca mata motorista na BR-101

    Bocão News / Fotos: Reprodução

    Um grave acidente envolvendo um ônibus da empresa Águia Branca e um carro Vectra terminou em morte na madrugada do último sábado (10), na BR-101, nas proximidades do município de Sapeaçu. Gleizer Santana Nascimento, de 23 anos, morreu no local. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista foi arremessado para fora do veículo. De acordo com o site Voz da Bahia, os outros passageiros sofreram ferimentos leves e encaminhados ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado. O corpo de Gleizer foi removido para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Santo Antônio de Jesus para necropsia.

     

    Gleizer Santana Nascimento, de 23 anos, morreu no local
     

     



  • BAHIA

    PERAINDA

    PERAINDA

    Blog do Anderson

    Por Jorge Maia

    Eu era menino, e não faz muito tempo, quando eu ouvia minha mãe usar a expressão “perainda” sempre que alguém lhe pedia pressa, ou lhe cobrava uma resposta mais imediata e a usava mesmo na sua idade mais avançada, quando naquelas circunstâncias. Perainda, pensando bem, parece uma palavra tupi guarani, mas se pronunciada muito rápido e com um som mais gutural parece japonês.

    O certo é que é uma palavra nossa, aqui do nordeste. Mas as palavras são assim, poéticas, pesadas, mansas ou agressivas. Talvez, ou certamente, o que promoveu o desenvolvimento do ser humano, em razão do poder de comunicação e aqui não vale citar o papagaio, que apesar de falar algo, não comunica criatividade.

    O que chamou a minha atenção é que duas pessoas em sua atividade diária, uma do nordeste, outra do sudeste, quando o sudestino ( isto existe?) solicitou do nordestino certa informação e este disse: perainda. O sudestino franziu a testa, sem entender do que se tratava e perguntou: o que é perainda?

    O nosso nordestino não entendeu do que se tratava, pois acostumado a dizer perainda, nunca parou para examinar a expressão e ficou sem saber o que falar e respondeu: eu não sei. Quem disse isso? Ao que o outro respondeu: Você acabou de falar perainda.
    Esta é a magia das palavras; estabelecer conceitos subjetivos e abstratos, às vezes materializando compreensões que nos remetem ao conhecimento da ciência ou da alma humana, pois denunciam as nossas certezas ou a nossa ausência do mundo que nos circundam.

    Perainda é bem nossa. É algo que todos nós sabemos,mas só quando nos chamam a atenção é que paramos para pensar em seu significado e só nos resta sorrir quando descobrimos a corruptela da expressão, que se pronunciada na sua inteireza não faz sentido usar. Mas, e Daí? É o nosso jeito de falar em uma conversa coloquial.

    São tantas as expressões que usamos no dia a dia, e que jamais usaríamos em uma apresentação pública. é como se tivéssemos um dialeto dentro do nosso idioma, sem que deixasse de ser Português. 



  • Centro de recuperação evangélico recebe doações de alimentos

    Os dependentes e a direção do centro de recuperação se sentiram satisfeitos com as doações que receberam. Foto: reprodução Facebook de Alesandro Silva.

    O centro de recuperação de pessoas dependentes em Álcool e Drogas, Metanóia, que é uma instituição liderada pela igreja evangélica Missões do Evangelho Pleno, na pessoa do Bispo Júnior, teve a alegria de receber na tarde deste sábado (10), uma variedade considerável de alimentos.
    As doações foram uma iniciativa da empresa Brumauto, nas pessoas dos seus administradores Alessandro Silva e seu Alípio.
    Os alimentos foram arrecadados em um grande evento realizado pela Brumauto - Amarok in Tour 2014.
    Além dos alimentos as pessoas que se encontram no centro de recuperação tentando se ver livre dos vícios, também receberam uma palavra amiga e de esperança.

                     

    Segundo Alessandro Silva “Hoje foi o dia de entregar as doações arrecadadas no evento da Amarok in Tour 2014 pelos participantes, onde agradecemos a doação e alegria em ajudar o Centro de Recuperação de dependentes o Metanoia , além de levar uma palavra amiga e de esperança para aqueles que tentam sair do mundo do vício” expressou em seu perfil no facebook.

     



  • Suposto estuprador da agulha se entrega a polícia

    Foto: divulgação / PC

    Depois de ser acusado de ter estuprado uma pessoa em Livramento, o famoso "Estuprador da Agulha" ganhou notoriedade mesmo foi em Brumado, onde, segundo diversos boatos, teria sido visto no Bairro Urbis IV (Morro dos Macacos), tentando fazer vítimas.

    Na ocasião os boatos repercutiram tanto, na mídia e na boca do povo, que muitas mulheres já nem estavam mais saindo de casa em determinados horários, isso em bairros diversos; o boato de que o tal estuprador carregava uma segringa com sangue infectado para infiltrar nas suas suas vítimas foi o que mais causou pânico nas pessoas.

    Devido á toda essa repercusão, o susposto estuprador se sentiu tão acuado, que aconpanhado de um advogado resolveu se entregar á polícia.

    Robson Weide Lima, acompanhado de seu Advogado,se apresentou ontem (09) na Delegacia de Rio De Contas, pois existe em seu desfavor um mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça Criminal Da Comarca de Livramento De Nossa Senhora, pela prática dos crimes de Estupro e Roubo. A apresentação ocorreu em Rio De Contas visando a preservação da sua integridade física. Há mais de dois meses que Robson era procurado pela polícia, esta procura ganhou notoriedade a nível Estadual, motivando o surgimento de inúmeros boatos relativos a sua provável localização, bem como no sentido de que o famoso estuprador de Livramento continuava praticando delitos dessa natureza em outras cidades da região. Robson encontra-se preso à disposição da justiça criminal.



  • Vereadora de Malhada se envolve em acidente e seu estado é grave

    Foto: Bonny Silva

    Aconteceu na manhã desta sexta-feira (09) no Trevo que dá acesso ao Distrito de Mutans na BR 030 um grave acidente envolvendo um Veículo Uno modelo atual placa ERY 4427 e um Saveiro com logomarca de uma empresa de Brumado Solo Sonda Ltda. O Uno era conduzido pelo comerciante Gilberto Batista de 44 anos, proprietário da Empresa Gilberto Auto Peças, localizada em Julião, que trafegava sentido Malhada – Guanambi e o Saveiro saía da Estrada que vem de Mutans conduzido por José Pereira Flores, morador em Guanambi. A vereadora do município de Malhada Ana Pereira das Neves Leão, de 57 anos vinha de carona e teve ferimentos considerados graves, inclusive Traumatismo Craniano sendo encaminhada as pressas à UTI. O comerciante Gilberto teve fratura exposta na perna e fratura de abdômen e será também encaminhado à UTI. Os demais ocupantes do UNO são Edcarlos Oliveira Magalhães, de 27 morador em Julião, Sebastião Paes 30 anos residente também em Julião e Ivanildo Rodrigues de Magalhães de 32 reside em Malhada tiveram ferimentos menos graves e estão em observação. O motorista do Saveiro José Pereira Flores e o carona José Anizio tiveram ferimentos considerados leves. Por Bonny Silva



  •  '12ª Semana de Museus', edição 2014

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    O Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM - incluiu o Município de Brumado no circuito nacional da 12ª Semana de Museus. Esta inclusão é o reconhecimento de Brumado entre os Municípios preservadores de sua história e sendo motivo de orgulho para todos nós brumadense.

    O Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM-, promove a 12ª Semana Nacional de Museus, compartilhando, incentivando e valorizando a instituições envolvidas em todos os Estado e no Distrito Federal. Nesta edição de 2014, 1.337 museus e instituições culturais de todo o Brasil estão participando e promovendo um total de 4.268 atividades culturais.

    O “Arquivo Histórico Municipal Memória de Brumado”, é uma das instituições selecionadas para participar desta 12ª Semana de Museus no período de 12 a 18 de maio de 2014. E a sua participação será com diversas atividades culturais no período e nas instalações do “Arquivo Histórico Municipal Memória de Brumado”, situado a Rua Dr. Mario Meira no centro e obedecerá a seguinte programação:

     

    * 12 a 18/05 – 08h às 20h - Exposição Iconográfica- Tema: “Fundadores da Cidade”.

    * 13 a 14/05 – 08h às 16h30 - Oficina de Teatro: Ministradas pelo Professor Aroldo Coelho.

    * 15/05 – 15h às 17hs – Apresentação do Coral Flautas dos alunos das escolas municipais.

    * 16/05 – 19h às 21h – Espetáculo Teatral: ”Torturas de um Coração” – (Grupo Arte em Cena).

    * 17/05 – 09h às 21h – Palestra com o Cordelista Profº José Walter Pires.

    * 18/05 – 09h às 11h – Show Musical com Violeiros da Região.

     

    A importância do evento é de grande validade para registrar a cultura de Brumado em um programa de caráter nacional, pois só dois Municípios da nossa região foram selecionados; Brumado e Guanambi.



  • O presente da sua Mãe está na Celline Tim, você sem fronteiras

    Na Celline Tim, o mês das mães é especial, novidades e promoções para a sua mamãe ficar ainda mais feliz.
    Celular 2 chips com entrada para cartão porapenas R$ 89,000
    Vários modelos de celulares, tabletes e modens em até 12 vezes sem juros.
    Toda linha de relógios com 20% de descontos.
    Faça o Libert Controle Express por apenas R$ 29,90 e leve grátis um lindo estojo de maquiagem para presentear a sua mãe. Compre na Celline Tim e concorra a 3 motos e 10 Tvs de Led pela Campanha da Cdl.



    Celline Tim - você sem fronteiras.
    Avenida Coronel Tibério Meira - 171 A, telefones:  (77) 9194 1501 (77) 3441 9276



  • Comunidades de Ubiraçaba serão contempladas com operação carro-pipa  após solicitação do vereador Weliton Lopes

    Foto: Fabiano Neves

    A preocupação com o abastecimento de água das localidades rurais tem sido uma constante,

    principalmente em algumas comunidades em que a necessidade é ainda mais urgente em 

    virtude da grande escassez.

    Atento a essa situação o vereador Weliton Lopes (SDD) em audiência com o prefeito 

    explanou a situação que as comunidades de Alegria, Represo, Lagoa do Isidoro, Marquinhos e 

    Passagem do Tronco estão vivenciando em razão do período de estiagem e solicitou que estas 

    localidades fossem contempladas com a operação carro-pipa. 

    Na sessão da última segunda-feira (05) o parlamentar, bastante satisfeito, informou a todos 

    que as referidas comunidades serão contempladas com o abastecimento através de carros-
    pipa, assim como será realizado um incremento na operação em todo o município. 

    “Sabemos que estas ações são emergenciais, mas ficamos muito alegres com a notícia que 

    estes moradores poderão ter um pouco mais de tranqüilidade com o abastecimento. Estamos 

    buscando junto aos órgãos responsáveis medidas mais efetivas como perfuração e instalação 

    de poços, que irão beneficiar de forma mais perene estas famílias. Agradeço a sensibilidade do 

    gestor municipal por atender nossa reivindicação”, finalizou o Weliton Lopes.



  • Médicos peritos do INSS vão parar na próxima terça-feira

    BN / Foto: Reprodução

    Os médicos peritos do INSS da Bahia pretendem fazer uma paralisação na próxima terça-feira (13). Segundo o sindicato que representa a categoria (Sindimed), uma manifestação está marcada para às 9h, em frente a sede do INSS, no Comércio, em seguida, às 10h, os profissionais, vestidos de preto, entregarão à gerência do Instituto um documento que relata os problemas enfrentados por eles nos postos de trabalho. Ainda de acordo com o Sindimed, os profissionais reivindicam por segurança e contra a violência no trabalho, melhores condições de trabalho, além de jornada e remuneração justas.  No último dia 27 de março, segundo o Sindimed, um grupo de médicas fizeram queixas graves relacionadas ao ambiente de trabalho. Elas relataram casos de agressões físicas dentro dos postos do INSS, onde segurados teriam quebrado equipamentos dentro dos consultórios e até fizeram ameaças de morte. As profissionais mulheres, que compõem 90% da equipe de médicos peritos, de acordo com o sindicato são as mais atingidas.  A paralisação marcada para próximo dia 13 já vinha sendo discutida pelos médicos em assembleia realizada no dia 8 de abril, como uma saída para que o INSS adote as medidas necessárias para garantir a segurança e as condições mínimas de trabalho aos médicos.



  • município se destaca e é o primeiro dentre os cinco que cumpre meta de vacinação

    Campanha de vacinação contra gripe (Foto: Divulgação)

    A Campanha de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 23 de maio na Bahia. O prazo anterior seria nesta sexta-feira (9). Até por volta das 9h30, 1.147.576 pessoas foram vacinadas, que representa apenas 39,17% da meta, que é de 2,9 milhões. Até o momento, apenas cinco municípios imunizaram mais de 80% do público-alvo no estado, entre eles, Maetinga (99,25%); Teodoro Sampaio (89,76%); Itiuba (82,31%); Glória (80,57%) e Anguera (80,19%). De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), devem tomar a vacina 973.023 crianças, de seis meses a cinco anos, faixa etária que foi ampliada - em 2013, era de seis meses a menores de dois anos -; além de 275.455 trabalhadores da saúde; 161.320 gestantes; 26.508 puérperas; 29.220 indígenas e 1.463.931 idosos. A meta é vacinar 80% da população até o fim da campanha. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.



  • São Paulo: Famosos relembram histórias e dão último adeus a Jair Rodrigues

    BN / Foto: AgNews

    O corpo do cantor Jair Rodrigues foi enterrado às 11h desta sexta-feira (9), no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, em São Paulo. O caixão chegou ao local em um carro aberto do Corpo dos Bombeiros, por volta das 9h15, e pôde ser visitado apenas por amigos e familiares do cantor. O filho do músico, Jairzinho, acompanhou o transporte do corpo do pai - que foi muito aplaudido ao chegar ao cemitério - e foi consolado pela irmã, Luciana Mello, assim que chegou ao local. Dentre algumas personalidades que marcaram presença no local estavam os cantores da dupla Chitãozinho e Xororó, Júnior Lima, Ary Toledo, Juca Chaves, Evandro Mesquita, Serginho Groisman e Raul Gil. A cantora Alcione, que também esteve no local, homenageou o amigo e cantou no enterro de Jair Rodrigues. 



  • Posto de combustíveis é alvo dos bandidos na Avenida Centenário

    Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Um posto de combustíveis localizado na Avenida Centenário, foi mais uma vez alvo dos bandidos. O fato ocorreu na tarde da última quinta-feira (08). Os assaltantes chegaram em uma motocicleta e apontando uma arma para os frentistas exigiram todo dinheiro do caixa, e ainda levaram o cartão de crédito de um cliente. A policia acredita ser a mesma dupla de marginais que efetuaram assaltos na cidade na tarde da última quarta-feira (07). As investigações estão em andamento no sentido de colocar esses elementos atrás das grades. 



  • Maracás: Mãe e filha são presas com mais de 550 pedras de crack

    Mais de 550 pedras de crack foram apreendidas. CN / Foto: Polícia Civil

    Mais de 550 pedras de crack foram apreendidas na manhã da última quinta-feira (8), durante operação policial em Maracás, distante 356 km de Salvador. A droga pertencia às traficantes Isauri Santos Xavier, conhecida como “Pretinha”, de 42 anos, e sua filha, Fernanda Xavier Mota, 25, que moram na Rua Osvaldo Portela e já estão presas. Com Isauri estavam 465 pedras de crack, 200 trouxinhas de maconha, 600 gramas de maconha prensada, 17 petecas de cocaína e 100 gramas da mesma droga em petecas maiores, além de um revólver calibre 22 com sete cartuchos, uma cápsula calibre 32, dois canivetes e 13 celulares. Na casa de Fernanda, na localidade de Casas Populares, a alguns metros da casa da mãe, os policiais encontraram 86 pedras de crack, oito trouxinhas de maconha, uma pedra de crack de 40 gramas, um cartucho para revólver calibre 38, um Fiat Uno, placa JNH-0266 e uma motocicleta Honda Twister, placa JOP-3157. Comandada pela delegada Viviane Rosa, titular da DT/Maracás, em conjunto com a 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e de policias do 19ª Batalhão da Polícia Militar (BPM), a operação foi deflagrada para cumprir seis mandados de busca e apreensão em diversos pontos da cidade.



  • Irecê: Cadeirante é flagrado pela PM com arma de fogo e drogas

    Fotos / Fonte: Ascom PM

    Policiais militares lotados na Companhia de Emprego Tático Operacional do 7º BPM/Irecê, realizaram a prisão de Danilo Miranda Vieira, 25 anos, que é paraplégico e portava um revólver da marca Taurus, calibre .32 com três cartuchos intactos, 604 gramas de maconha, quatro papelotes de cocaína e 48 gramas de crack. 

    A prisão, que aconteceu na última quinta-feira, dia 08, às 14h30, só foi possível após recebimento de uma denúncia anônima que apontava o endereço do traficante, no bairro da Boa Vista. Por apresentar algumas feridas profundas pelo corpo, os PMs solicitaram a presença do SAMU, que encaminhou o acusado até a UPA para que recebesse atendimento médico.
    A droga e a arma apreendida foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia Civil de Irecê, onde foi lavrado o flagrante.
     
     
     



  • PM baleado na cabeça tem quadro de insuficiência renal

    G1 BA / Foto: Reprodução

    Continua grave o estado de saúde do policial militar baleado em um assalto no último sábado (5), no bairro Guarani, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. De acordo com informações do IBR Hospital, a vítima de 32 anos apresentou quadro de insuficiência renal na tarde da última quinta-feira (08), sendo necessário procedimento de hemodiálise. O PM ainda passa por exames para ser confirmada a morte cerebral.

    De acordo com a PM, o policial estava de folga quando foi abordado e atingido na cabeça por tiros disparados por um homem.

    "Ele estava dirigindo e, no momento que parou o veículo para atender a uma ligação, o indivíduo chegou e anunciou o assalto. Quando o indivíduo percebeu que ele estava armado e seria PM, de imediato deflagrou o disparo", relatou o soldado Carvalho. Na fuga, o criminoso levou a arma do policial. "Ele não teve nem tempo de reagir. Quando parou e o indivíduo percebeu que era policial, já foi atirando. Foi por pura maldade mesmo", acrescentou o colega.