• Prefeito de Barra da Estiva participa de assinatura de contrato para instalação de 401 cisternas nesta segunda, 5

    Foto: Destaque Bahia

    Nesta segunda-feira (5) o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, assina às 10h, a ordem de serviço para execução de 401 cisternas de 16 mil litros no município de Barra da Estiva. A assinatura acontece em cerimônia no município, com a presença do prefeito João Machado e autoridade locais. A construção ocorrerá por meio de contrato emergencial com a Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (ASFA).

    Mais de R$ 1 milhão será investido no contrato, que atenderá famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), residentes na zona rural e que se encontram em situação de vulnerabilidade social e afetados pela seca. “O Programa Cisternas é uma grande iniciativa de convivência com a seca que atinge o território baiano. Com água armazenada em quantidade e qualidade, a cisterna viabiliza uma condição de vida humana mais digna para as famílias”, afirma o secretário.

    Além do Programa Cisternas, executado pela SJDHDS em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e entidades sociais, outras ações são desenvolvidas para capacitação, formação e acompanhamento técnico para a convivência com o semiárido e para o estabelecimento da segurança alimentar e nutricional das famílias selecionadas, que devem ser co-responsáveis pela implementação do projeto.



  • Aproveite as vantagens que a Taisan Auto oferece e compre o seu veículo


  • Estudantes têm até quarta-feira para pedir vaga em lista de espera do Sisu

    Foto: Reprodução

    Termina na próxima quarta-feira (7) o prazo para os candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que pretendem concorrer a uma vaga em instituições de educação superior na lista de espera manifestarem seu interesse. A convocação desses candidatos pelas instituições será feita a partir de 9 de fevereiro.

    Para manifestar o interesse na lista de espera, o estudante deve consultar o boletim do candidato na página do Sisu. Os candidatos também podem acompanhar sua inscrição pelo aplicativo para celulares, onde podem ser acessadas as classificações parciais e notas de corte, além do resultado final e a lista de aprovados.

    Também termina na quarta-feira o prazo para matrículas na chamada regular do Sisu. Este ano são ofertadas 239.716 vagas em 130 instituições, sendo 30 instituições públicas estaduais e 100 públicas federais.

    O Sisu é o ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação para selecionar estudantes para vagas em instituições de educação superior com base nas notas registradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer todos os que fizeram as provas do Enem em 2017 e obtiveram nota acima de zero na redação. (Agência Brasil)

     



  • Gravação de 2014 mostra Cristiane Brasil ameaçando servidores em troca de voto

    Reportagem do programa Fantástico da TV Globo veiculada na noite deste domingo, 4, exibiu um áudio da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), então secretária do Envelhecimento e Qualidade de Vida do Rio de Janeiro, em 2014, supostamente coagindo funcionários a conseguirem votos para ela nas eleições.

    “Eu só tenho um jeito de manter o emprego de vocês. Me elegendo”, disse a então candidata a deputada federal. Cristiane acabou eleita com pouco mais de 80 mil votos. Segundo a reportagem, o áudio é de uma reunião na pasta com cerca de 50 servidores.

     

    A gravação mostra ainda a deputada indicando como os funcionários poderiam conseguir votos. “Eu preciso de uma coisa que está na mão de vocês, que é a credibilidade junto ao idoso”, disse a deputada em determinado trecho do áudio. “Se cada um no âmbito familiar me trouxer 30 fidelizados..’Pô, tu é minha mãe. Se tu não votar nela, eu perco o emprego’”, completou.

    Em nota ao Fantástico, a deputada disse que desconhece o áudio e que “jamais infringiu qualquer norma ética ou jurídica relacionada às eleições”.

    Na reunião de 2014 na secretaria, ao lado de Cristiane, esteve presente o então candidato a deputado estadual, Marcus Vinícius (PTB), que também pediu que os servidores conseguissem-lhe votos. Em nota, a assessoria do deputado disse que que ele “desconhece tal áudio e que, consequentemente, não pode se manifestar sobre o suposto material”.(Estadão )



  • Prefeitura de Brumado abre vaga para cuidadora de creche; inscrições nesta segunda e terça

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SEMEC, no uso de suas atribuições legais, com base no inciso IX do art. 37 da CF/88 e a Lei Municipal 1.410/2006, visando realizar contratação por tempo determinado objetivando atender, em caráter emergencial, a necessidade de excepcional interesse público para atuação em Creches da Rede Municipal de Educação de Brumado, TORNA PÚBLICO, A ABERTURA de inscrições do Processo Seletivo Simplificado 01/2018 - SEMEC, para a seguinte função: Cuidador de creche. Clique aqui e confira a publicação.







  • Após manobra perigosa veículo cai em ‘Canal da Feira’ em Guanambi

    Um condutor de um veículo Gol, que não teve o nome divulgado, sofreu um grave acidente na tarde de ontem (04), em Guanambi. De acordo com informações obtidas pelo Destaquebahia, ele teria tentado fazer uma manobra perigosa quando perdeu o controle da direção, resultando na queda do veículo no “Canal da Feira”. 

    Após manobra perigosa veículo cai em ‘Canal da Feira’ em Guanambi

    Apesar da gravidade, o condutor conseguiu sair ileso; o carro, no entanto, teve a parte frontal totalmente danificada.
    O fato aconteceu na Avenida Senador Nilo Coelho em frente ao Hiper Stella, o departamento de transito esteve no local registrando a ocorrência.



  • Aos 87 anos: falece Elzita Augusta de Brito, mãe do ex-prefeito de Ituaçu Albercinho

    Uma notícia triste pegou de surpresa os ituaçuenses, neste sábado (03), quando, por volta do meio dia, chegou a informação de que Elzita Augusta de Brito – Dona Elzita – havia falecido no hospital de Vitória da Conquista, onde a cerca de 18 dias estava hospitalizada. Com quase um século de vida, Dona Elzita como era conhecida, teve sua trajetória marcada pela bondade, carisma e amor ao próximo; motivo pelo qual era um grande exemplo de mulher, rodeada de admiradores (as).

    Aos 87 anos: falece Elzita Augusta de Brito, mãe do ex-prefeito de Ituaçu Albercinho

    Elzita e seu esposo Albércio Brito, também falecido.

    Mãe de 14 filhos, entre eles, Albércio da Costa Brito Filho, que por 3 mandatos foi prefeito de Ituaçu, Dona Elzita tinha uma fé inabalável, o que a fazia permanecer firme independente das circunstâncias. Mesmo diante da morte do seu esposo, Albércio Brito, que também foi grande político ao exercer mandato de vereador e foi espelho para que os demais membros da família se tornassem, posteriormente, grandes lideranças no município, Dona Elzita continuou de cabeça erguida, até o dia de hoje quando Deus a chamou para a eternidade.

    Os familiares, convidam a todos a participarem de uma missa na Igreja Matriz em sua homenagem, neste domingo às 14h (quatro horas da tarde), e logo após sepultamento no cemitério São Judas Tadeu. O velório será realizado em sua residência na Avenida José Carlos Brito, n° 310. Na cidade, é grande a comoção entre os ituaçuenses.



  • Concurso para professores e coordenadores pedagógicos registrou 103,5 mil inscritos

    Foto: Reprodução

    Um total de 103,5 mil candidatos se inscreveu no concurso público para preenchimento de vagas de professores e coordenadores pedagógicos do magistério público do ensino fundamental e médio da Bahia. Realizado conjuntamente pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Educação (SEC), o certame vai ofertar 3.760 oportunidades, sendo 3.096 vagas para professor e outras 664 para coordenador.

    Para provimento das vagas de professores foram inscritos 69.558 candidatos, enquanto que para coordenador pedagógico foram 33.995. As inscrições foram abertas no dia 14 de novembro de 2017 e encerraram em 15 de dezembro do mesmo ano. O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e terá validade de um ano, prorrogável por igual período.

    As vagas para professor são nas áreas de arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua Inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia, sendo exigida formação específica e diploma concedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para coordenador pedagógico é exigida formação em pedagogia, também com reconhecimento do MEC. Em todos os casos, a carga horária semanal é de 40 horas.

    As vagas para professor serão distribuídas por cargo, disciplina e por um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). No caso de coordenador pedagógico, as vagas serão distribuídas apenas por NTE, atingindo também 27 núcleos territoriais. Podem concorrer candidatos de nacionalidade brasileira ou portuguesa, com idade mínima de 18 anos e possuir a formação profissional prevista em edital, entre outras exigências. Serão reservadas 5% das vagas para candidatos com deficiência e 30% para negros. (Secom)



  • Ônibus pega fogo após batida com carreta e deixa feridos na BR-116

    Foto: Reprodução

    Na noite de ontem (quinta-feira) um ônibus pegou fogo após bater em uma carreta no km-559 da BR-116, na altura da cidade de Milagres, a cerca de 230 quilômetros de Salvador. Quatro pessoas ficaram feridas, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

    A PRF não tem detalhes do que provocou o acidente, nem qual era a origem do ônibus envolvido na batida. Entretanto, informou que, após a colisão, os veículos foram parar em uma área de matagal do acostamento e o ônibus pegou fogo.

    A polícia também não detalhou quantas pessoas seguiam no ônibus, disse apenas que os ocupantes conseguiram deixar o veículo antes que as chamas se espalhassem.

    As vítimas foram levadas para o Hospital Regional de Jequié, a cerca de 130 quilômetros de Milagres. Não há detalhes do estado de saúde deles.



  • Prefeitura de Aracatu realiza palestra com motoristas e monitores do transporte escolar

    Foto: Divulgação

    A prefeitura municipal de Aracatu, por meio da Secretária Municipal de Educação, realizou uma palestra com os motoristas e monitores do transporte escolar na terça-feira (30).

    Dando início aos trabalhos do ano letivo 2018, a Secretaria de Educação de promoveu em seu auditório a palestra com o Capitão da 34ª CIPM de Brumado, José Claudio Delmondes. O tema da palestra: As regras que regem o transporte escolar e a conscientização quanto aos direitos e deveres da função, foi amplamente discutida entre o capitão e os motoristas e monitores que aproveitaram o momento para tirar dúvidas quanto ao trabalho realizado por eles no município.

    Ao termino o Secretário Municipal de Educação Ademir Pereira Santos colocou a Secretaria de Educação à disposição a fim de firmar uma parceria com a classe uma vez que a clientela que ambos atendem são as mesmas, ou seja, os alunos. Em seguida agradeceu ao Capitão Delmondes, que mais uma vez atendeu prontamente um pedido da Secretaria de Educação e se colocou à disposição do município para futuras palestras orientações.



  • Obras finais da Cicom são supervisionadas pela capitã Leila Silva

    Fabiano Neves / Destaquebahia

    A capitã Leila Silva, nomeada coordenadora do Centro Integrado de Comunicações (CICOM) de Brumado, vem supervisionado as obras de conclusão do prédio que deverá ser inaugurado ainda no primeiro trimestre deste ano.

    A coordenadora intermediará entre a Secretaria de Segurança Publica da Bahia (SSP-BA), e as Policias Civil e Militar. Além da Polícia Técnica e o Corpo de Bombeiros. E no caso da unidade brumadense, o equipamento interligará todas as viaturas dos 23 municípios que compõem a microrregião de Brumado na área de abrangência da 34ª e 46ª Companhias Independentes da Polícia Militar, e da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Todas as chamadas do 190 e 197 e do DPT serão atendidas no Cicom onde haverá cerca de 40 policiais, divididos em turnos de operação, passando todas as informações para as viaturas de prontidão em toda a região. 

    As instituições diretamente ligadas a SSP-BA serão as primeiras a serem inseridas, e segundo as informações, por Brumado ainda não contar com um corpo de bombeiros, está se estudando a possibilidade de inserir também a corporação de Vitoria da Conquista. Ainda de acordo as informações, o Cicom objetiva também agregar gradativamente a Guarda Civil Municipal (GCM), a superintendência municipal de trânsito e transportes (SMTT) e o SAMU 192, para tanto, a coordenação já iniciou contatos com a prefeitura a fim de viabilizar o processo de inserção de tais órgãos ao setor interligado.



  • Filho mais velho de Fidel Castro comete suicídio

    Fidel Castro Díaz-Balart, o "Fidelito", filho mais velho do falecido presidente cubano Fidel Castro, se matou na quinta-feira aos 68 anos, depois de sofrer de depressão. A morte comoveu o país, onde era muito conhecido, apesar de nunca ter ocupado cargos políticos.

    "O doutor em Ciências Fidel Castro Díaz-Balart, que vinha sendo atendido por um grupo de médicos há vários meses por um estado depressivo profundo, atentou contra sua vida na manhã de hoje, primeiro de fevereiro", comunicou o jornal oficial Granma.

    Muitos lembram dele ainda menino, vestido com o uniforme verde oliva, quando entrou em Havana ao lado de seu pai em 8 de janeiro de 1959 como parte da Caravana da Vitória, que levou Fidel do leste ao oeste da ilha.

    O filho mais velho de Fidel sempre foi um fiel adepto da revolução de seu pai.

    A notícia do suicídio, também divulgada no telejornal nacional durante a noite, pegou de surpresa os cubanos e acontece apenas 15 meses após a morte de seu pai, que faleceu em 25 de novembro de 2016 aos 90 anos.

    De acordo com a imprensa oficial cubana, como parte de seu tratamento por depressão, "Fidelito" - como era conhecido no país - "pediu inicialmente um regime de hospitalização e depois se manteve em acompanhamento ambulatorial durante sua reintegração social".

    "No momento de seu falecimento ele era Assessor Científico do Conselho de Estado e vice-presidente da Academia de Ciências de Cuba", segundo a imprensa.

    Muito parecido com o pai, inclusive na altura e barba, "Fidelito" foi filho do casamento do líder da revolução cubana com Mirtha Díaz-Balart, sua primeira mulher, da qual se 

    separou após o triunfo de 1959. Mirtha Díaz-Balart mora na Espanha.

    Nascido em 1 de setembro de 1949, formado em Física na ex-União Soviética, "Fidelito" ocupou o cargo de Secretário Executivo da Comissão de Assuntos Nucleares de 1983 até 1992.

    Em seu primeiro casamento, com Olga Smirnov, teve dois filhos: Fidel Antonio, de 37 anos, doutor em Ciências e Tecnologia nuclear, e Mirta María, de 34, doutora em Matemática.

    No enterro do pai foi visto ao lado dos cinco meio-irmãos - Antonio, Angel, Alex, Alexis e Alejandro - que Fidel Castro teve em seu casamento com Dalia Soto del Valle, a viúva oficial.

    Outra filha de Fidel Castro, Alina Fernández, mora nos Estados Unidos, de onde criticava as políticas e o governo de seu pai. Alina é filha de uma relação extraconjugal de Fidel com Natalia Revuelta.

    Por parte de mãe, "Fidelito" era primo dos políticos republicanos americanos Lincoln e Mario Díaz-Balart, de longa trajetória política anticastrista.

    Em suas últimas aparições públicas, "Fidelito" discursou sobre a nanociência, tema que estudava pelo interesse demonstrado na questão pelo governo de seu tio Raúl Castro.

    O funeral será organizado pela família, ou seja, sem um tratamento oficial, em uma data que ainda será definida.(AFP) 



  • Irã prende 29 mulheres por protesto contra véu islâmico

    A polícia iraniana anunciou nesta sexta-feira (02/02) a prisão de 29 mulheres que protestavam em Teerã contra a lei que obriga o uso do véu islâmico em público, em vigor desde a revolução de 1979. Segundo as autoridades, elas foram presas sob acusação de "perturbar a ordem social".

    O procurador-geral da República do Irã, Mohammad Jafar Montazeri, tentou minimizar os protestos contra o uso do véu islâmico, o hijab, classificando-os como "fúteis" e "infantis" e possivelmente incentivados por estrangeiros.

    Montazeri diz se tratar de um fenômeno relacionado às redes sociais e garante que no país há mais de 80 milhões de mulheres não veem qualquer problema em usar o véu islâmico.

    Nos últimos dias, várias fotografias postadas nas redes sociais mostraram mulheres com a cabeça descoberta. Muitas seguravam o hijab na ponta de um galho e o agitavam como uma bandeira, em sinal de desafio.

    A jovem Vida Movahed foi presa em 27 de dezembro passado ao manifestar publicamente sua rejeição ao uso compulsório da vestimenta islâmica. Ela acabou se tornando um símbolo dos protestos que se alastraram recentemente pelo país.

    As manifestações, que tiveram inicialmente como alvo a inflação e o desemprego, logo se voltaram contra o presidente Hassan Rohani e o regime como um todo. Confrontos violentos durante os dez dias de protestos deixaram cerca de 25 mortos. Movahed foi libertada no início desta semana.

    A lei em vigor desde a Revolução Islâmica de 1979 impõe às mulheres o uso do véu e de vestimentas que escondam as formas do corpo. O rigor da polícia ao cumprir a lei parece diminuir à medida que aumentam os protestos contra o hijab.

    A chamada polícia da moralidade costumava ser bastante rígida no cumprimento da lei, mas a as ações repressivas se tornaram mais escassas desde que Rohani assumiu o poder, em 2013, prometendo maiores liberdades civis.

    Até mesmo alguns iranianos adeptos do conservadorismo religioso expressaram apoio aos protestos das mulheres contra o véu islâmico. Muitos defendem que as regras religiosas devem ser uma escolha pessoal.

    A ativista Azar Mansouri, membro do partido político reformista União do Povo Islâmico Iraniano, ressalta que as tentativas de controlar as vestimentas femininas fracassaram repetidas vezes nas últimas décadas.

    "As mulheres demonstram sua oposição a essas imposições forçadas através de suas próprias roupas, não cobrindo suas cabeças ou usando botas longas ou leggings", exemplificou a ativista no Twitter.(dw.com )



  • Chuva derruba muro e destelha casa em Livramento

    Foto: Reprodução

    O município de Livramento de Nossa Senhora foi atingido por uma chuva forte, que causou estragos na região, na tarde de quarta-feira (30). Ruas ficaram alagadas, parte do calçamento de um local foi destruído e o telhado e o muro de uma casa desabaram com a força da chuva e dos ventos. Não houve feridos.

    A chuva durou cerca de uma hora, mas segundo a Defesa Civil, foram registrados 86 mm de chuva. Cinquenta milímetros já é considerado chuva volumosa.



  • Concurso do Hemoba tem vagas para Brumado e Guanambi

    Foto: Divulgação

    Netsa sexta-feira (2) a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) abre as inscrições para processo seletivo que visa preencher 66 vagas de níveis médio e superior. As oportunidades oferecidas são para as cidades de Brumado, Guanambi, Salvador, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

    Os aprovados irão atuar em jornadas de 30h semanais e receberão remunerações entre R$ 1.520,44 a R$ 3.016,68. A contratação, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), é válida por dois anos, podendo ser prorrogada uma vez por igual período.

    Os interessados podem fazer as inscrições até 1ºo de março através do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação. A taxa de inscrição é de R$ 40 (médio) e R$ 60 (superior).

    Entre os cargos estão analista de sistemas (2 vagas), assistente social (6), contador (1), enfermeiro (7), farmacêutico bioquímico (16), fisioterapeuta (1), médico clínico (6), técnico de enfermagem (8) e técnico em patologia clínica (19).

    O processo seletivo consiste em uma prova objetiva, prevista para acontecer no dia 25 de março, e avaliação de títulos.