publicidade
 
publicidade
 
publicidade
 
comentários
ELISEU AURELIANO DA ROCHA em:
Um morre e outro fica gravemente ferido durante briga no município de Tanhaçu
 
 
Iana Lopes em:
Açougueiro vítima de acidente quando bandido empreendia fuga em Brumado, morre no hospital
 
 
Bernabe neto em:
Homem é morto pelo próprio sobrinho na zona rural de Aracatu; autor foi preso
 
 
José Silveira da Rocha em:
Governo do Estado publica edital de licitação para implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Piabanha em Aracatu
 
 
 
curta nossa fanpage
01.11.2017 - PUBLICIDADE
 
Taisan Auto, a sua melhor opção na hora de comprar um veículo novo ou seminovo
 
Taisan Auto, a sua melhor opção na hora de comprar um veículo novo ou seminovo
 

Passe na Taisan Auto e confira outros modelos e ofertas. Taisan Auto, Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551. Acesse o site e saiba mais WWW.TAISANAUTO.COM.BR

 
 
   
   
 
01.11.2017 - CULTURA
 
Capoeiristas de Aracatu, Maetinga e Jânio Quadros conquistam medalhas em campeonato realizado em São Paulo
 
Capoeiristas de Aracatu, Maetinga e Jânio Quadros conquistam medalhas em campeonato realizado em São Paulo
Foto: Destaquebahia
 

Aconteceu no último fim de semana em São Paulo um evento do grupo Guerreiros do Brasil Capoeira, onde capoeiristas da Bahia ganharam medalhas em um campeonato que tinha competidores de Minas, Bahia, Paraná e São Paulo.

       

Os atletas premiados foram: Taise  Maria Pereira (graduada Tata), Darlan Meira Leite (aluno Jason), Ivan Silva Pinheiro (aluno Lagarto) e Kaian Henrique Silveira leite (aluno Alemão) de Aracatu. Aluna Ivete Carolina Pereira, Silvana Farias Dias (professora Céu) e Dorisete de Lima Farias (professor Bahia) de Jânio Quadros e Gilberto Ribeiro Gomes (professor Tyger) de Maetinga.

     

O desempenho dos capoeiristas do interior baiano foi muito elogiado durante a competição.

      

       

O professor Tyger  (Gilberto Ribeiro) que realiza um trabalho através do Centro de Referência e Assistência Social com crianças e jovens em Maetinga, acabou de se formar como professor especializado pelo Grupo Guerreiros do Brasil Capoeira.

    

"Essa graduação é fruto de uma caminhada de 14 anos na capoeira" disse o professor. 

 
 
   
   
 
publicidade
 
01.11.2017 - BAHIA
 
Bahia: quatro mil servidores estaduais têm nomes retirados da folha de pagamento por não fazer recadastramento; confira
 
Bahia: quatro mil servidores estaduais têm nomes retirados da folha de pagamento por não fazer recadastramento; confira
Foto: Ilustração
 

Os nomes de cerca de quatro mil servidores públicos da Bahia foram retirados da folha de pagamento do mês de outubro por não realizarem o recadastramento de servidores ativos, ferramenta pela qual o governo do estado valida os dados cadastrais dos funcionários públicos que ainda estão atuando.

Segundo informações da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), foram convocados todos os 150 mil servidores da ativa para o recadastramento. A Saeb disponibilizou a relação dos servidores que foram retirados da folha de pagamento.

Apesar da retirada da folha, os servidores ainda podem regularizar o cadastro. Eles devem preencher os formulários de recadastramento que estão nos sites do Portal do Servidor e no Recadastramento 2017 e entregar no setor de recursos humanos da unidade onde trabalha.

O formulário físico de recadastramento deve chegar à Saeb até o dia 6 de novembro, para que o funcionário receba o salário na folha de pagamento complementar, na segunda quinzena de novembro. O recadastramento foi iniciado em 17 de julho deste ano e os servidores tiveram dois meses para atualizar os cadastros através da internet. Para quem perdeu o prazo, o recadastramento passou a ser feito apenas presencialmente, a partir do dia 18 de setembro.

 
 
   
   
 
01.11.2017 - BRUMADO
 
Brumado: Técnicos de Radiologia participam de treinamento para utilização de equipamento no Hospital Municipal
 
Brumado: Técnicos de Radiologia participam de treinamento para utilização de equipamento no Hospital Municipal
Foto: Divulgação/PMB
 

Aconteceu nos dias 30 e 31 de Outubro um treinamento entre Técnicos de Radiologia para utilização do equipamento Arco Cirúrgico no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em Brumado, doado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ao Município. O equipamento é capaz de produzir imagens digitais em tempo real, proporcionando aos médicos mais segurança durante a realização de cirurgias ortopédicas.

Além disso, o Arco Cirúrgico proporciona aos pacientes uma recuperação mais rápida e com menor risco de infecção. Duas cirurgias foram realizadas na terça-feira (31), na unidade de saúde, com o apoio do equipamento, considerado peça fundamental na cirurgia ortopédica.

De acordo o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, sem o uso dessa tecnologia, os pacientes ainda estariam aguardando vaga para operar em Vitória da Conquista.

 
 
   
   
 
01.11.2017 - BRUMADO
 
A Matemática está em tudo - VI SECITEC será realizado no IFBA em Brumado
 
A Matemática está em tudo - VI SECITEC será realizado no IFBA em Brumado
Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia
 
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SECITEC) foi criada em 2004 pelo governo Federal, visando à aproximação da Ciência e Tecnologia com a comunidade.
Desta forma, são realizados vários eventos nacionais por instituições de ensino promovendo diversas atividades.
 
Este ano o tema central é “A Matemática está em tudo” e o IFBA - Campus Brumado também participará deste grande movimento nacional, promovendo a VI SECITEC nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2017.
Neste evento, serão ofertados para toda a comunidade (interna e externa ao Campus) diversos minicursos, oficinas, palestras, jogos matemáticos, apresentações culturais e exposições.
 
As inscrições para participar dos minicursos, oficinas e palestras poderão ser feitas até o dia 06 de novembro de 2017 ou até as vagas serem preenchidas. Para as demais atividades não é necessário se inscrever. Mais informações através do telefone (77)3441-1607.
 
 
   
   
 
publicidade
 
01.11.2017 - POLÍTICA
 
Projeto de Zé Raimundo que define critérios para nomes de ruas e escolas é aprovado na CCJ
 
 Projeto de Zé Raimundo que define critérios para nomes de ruas e escolas é aprovado na CCJ
 

A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou hoje (31),por unanimidade, o projeto de lei  de autoria do deputado Zé Raimundo para normatizar a denominação de ruas, escolas, prédios e bens públicos na Bahia. Ele propõe critérios para essa prática de homenagear fatos históricos, personalidades e os bens culturais e naturais.

Na sessão que aprovou o PL 20.650/2013, o autor lembrou que teve o maior cuidado de examinar e estudar a matéria, tendo enviado cópias para os colegas que quisessem tirar dúvidas. O projeto de Zé Raimundo, que é professor e doutor em História, é recheado de dados pesquisados, reveladores das distorções, excessos e ilegalidades, que segundo ele ferem a legislação federal (Lei nº. 6.454/77). Revela, por exemplo, que entre as 10 maiores cidades baianas, ruas e avenidas levam nomes de pessoas vivas, como do ex-governador Paulo Souto.

De acordo com a justificativa do deputado para o PL, dar nome de pessoa viva a um patrimônio público atenta contra a administração pública e pratica a propaganda ostensiva e permanente. “A utilização de nomes de pessoas vivas nos bens pertencentes ao patrimônio público, móveis ou imóveis, tem sido uma preocupação das autoridades que zelam pelo que é de todos, certamente para impedir a privatização do patrimônio público, ou com outras palavras, a sua patrimonialização”, argumenta.

 Zé Raimundo defende a preservação da memória coletiva nos bens públicos, mas estabelece no seu projeto critérios mais objetivos para essa prática, como o que atribui a cada um dos poderes a definição de suas homenagens. Ou seja, móveis e imóveis do Poder Judiciário serão denominados por lei de iniciativa do Tribunal de Justiça, e a mesma regra será aplicada nos poderes executivo e legislativo. O projeto também exige justificativa a respeito do nome indicado, com a biografia e a relação das obras e ações do homenageado, especialmente com a correlação entre a sua trajetória e a denominação a ser atribuída.

 
 
   
   
 
publicidade
 
01.11.2017 - MUNDO
 
Depois de atentado em NY, Trump quer mais controle na entrada de estrangeiros
 
Depois de atentado em NY, Trump quer mais controle na entrada de estrangeiros
 

O presidente Donald Trump anunciou nesta terça-feira (31) um reforço do programa de verificação de estrangeiros que desejam se instalar no país. A declaração foi dada poucas horas depois do atentado terrorista que deixou oito mortos e 11 feridos em Nova York.

 
Depois de atentado em NY, Trump quer mais controle na entrada de estrangeiros
 
   
   
 
01.11.2017 - POLÍTICA
 
Paraná Pesquisas: 87,4% dos eleitores não se sentem representados por Temer
 
Paraná Pesquisas: 87,4% dos eleitores não se sentem representados por Temer
 

O presidente Michel Temer é rejeitado em seu cargo por 87,4% dos eleitores, que disseram não se sentir representados pelo peemedebista, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (1º). O sentimento é semelhante entre mulheres e homens (87,2% e 87,5% respectivamente), mas aumenta na faixa etária entre 16 e 24 anos (90,3%), reduzindo ligeiramente entre os eleitores de 60 anos ou mais (82,3%). Apenas 9,2% dos entrevistados disseram se sentir representados pelo presidente, enquanto 3,5% não souberam ou não opinaram. A percepção de não se sentir representado é um pouco maior entre os eleitores que têm até o Ensino Fundamental (87,3%) e reduz brevemente entre os entrevistados que têm Ensino Superior (85,9%). Os votantes das regiões Norte e Centro-Oeste são os que se sentem menos representadas (89,1%), índice quase igual a do Nordeste (89%). No Sudeste, a rejeição é de 86,9%, e no Sul há a menor taxa (84,5%). Foram entrevistados 2.718 pessoas em 168 municípios, em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 23 e 26 de outubro. A margem de erro para resultados gerais é de 2%, com grau de confiança de 95%, variando nos resultados por região: 3% no Sudeste, onde foram realizadas 1.169 entrevistas; 3,5% no Nordeste (734 entrevistas); 5% no Norte e Centro –Oeste (408); 5% no Sul (407). 

 
 
   
   
 
31.10.2017 - MALHADA DE PEDRAS
 
Prefeitura de Malhada de Pedras, através da Assistência Social, proporciona Dia de Lazer para os idosos
 
Prefeitura de Malhada de Pedras, através da Assistência Social, proporciona Dia de Lazer para os idosos
Foto: Destaque Bahia
 

A Prefeitura de Malhada de Pedras, através da Assistência Social, proporcionou um dia de lazer para os idosos.

O evento aconteceu na última sexta-feira (27), mas foi em comemoração ao Dia do Idoso (1º de Outubro), pelo fato dos idosos já terem agendada uma reunião mensal no final do mês.

O dia de lazer ocorre todos os anos e por isso, a equipe da Assistência Social juntamente com o Cras, que desenvolve estas atividades dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, fizeram questão de manter a tradição.

De acordo com Neiva de Sousa Miranda, os idosos amaram a ação, pois foi um dia de bem-estar para eles.

 

 
 
   
   
 
31.10.2017 - GUAJERU
 
Sistema Simplificado de Abastecimento é entregue pelo governo de Guajeru à comunidade da Baixa Grande
 
Sistema Simplificado de Abastecimento é entregue pelo governo de Guajeru à comunidade da Baixa Grande
Foto: Divulgação
 

O governo do município de Guajeru, através do prefeito, Gil Rocha, entregou a localidade de Baixa Grande mais um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), no último sábado (28). O sistema que beneficiará mais de 30 famílias da região teve o empenho do deputado e secretário de agricultura Vitor Bonfim com demanda apresentada por vereadores do município de Guajeru.

As ações de Convivência com a Seca têm sido constantes, são diversas ações como limpeza de aguadas, perfuração de poços, instalação de sistemas simplificados realizados pela atual gestão. Desde 2013 já são mais de 30 poços artesianos perfurados, mais de 100 mil metros de tubos utilizados para sistemas simplificados de abastecimento de água.

Só em 2017 foram disponibilizadas mais de 500 horas de máquinas em limpezas de aguadas, distribuição de cisternas de polietileno, programa de universalização de cisternas, dentre outras, todas essas ações com recursos próprios, recursos do Governo do Estado da Bahia, através da CERB, SDR, tubos com emenda do deputado federal Waldenor Pereira. 

 
Sistema Simplificado de Abastecimento é entregue pelo governo de Guajeru à comunidade da Baixa Grande
Foto: Divulgação
 
   
   
 
31.10.2017 - BAHIA
 
Uneb: Inscrições para vestibular 2018 são prorrogadas até 12 de novembro
 
Uneb: Inscrições para vestibular 2018 são prorrogadas até 12 de novembro
Foto: Destaque Bahia
 

O Centro de Processos Seletivos (CPS) do órgãos confirmou que as inscrições para o vestibular 2018 da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), que seriam encerradas no último domingo (29), foram prorrogadas até as 23h59 de 12 de novembro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (30). As inscrições devem ser feitas através o endereço eletrônico http://www.vestibular2018.uneb.br. Para acessar o edital, clique aqui.

Serão oferecidas 4.069 vagas com ingresso em 2018.1 e 2018.2 através do Processo Seletivo Vestibular 2018 e 1.986 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo 2.205 vagas com ingresso em 2018.1 e 3.850 vagas com ingresso em 2018.2. No total, 6.055 vagas são disponibilizadas para os cursos de graduação na modalidade de ensino presencial.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e o pagamento deve ser feito preferencialmente no Banco do Brasil, podendo ser realizado também em qualquer outra agência bancária. Não é permitido o pagamento em nenhuma outra modalidade que não seja através de boleto bancário.

Candidatos que se enquadrem no perfil especificado no edital da Unebpodem solicitar isenção da taxa. Se ele for contemplado, a inscrição do vestibular está automaticamente inscrito no processo seletivo.

O processo seletivo reserva 40% das vagas para candidatos negros que preencham requisitos específicos que constam no edital. De acordo com a Uneb, um percentual de 5% de sobrevagas serão reservadas a candidatos indígenas.

Os resultados do Processo Seletivo Vestibular 2018 serão válidos apenas para o preenchimento das vagas oferecidas nos semestres de 2018.1 e 2018.2, para ingresso nos cursos de graduação na modalidade presencial da universidade.

O vestibular terá seis provas aplicadas em dois dias, 17 e 18 de dezembro, organizadas pelo agrupamento das oito disciplinas ministradas no Ensino Médio, em horário e local que serão divulgados posteriormente no Cartão de Informação do Candidato.

 
 
   
   
 
31.10.2017 - BRUMADO
 
Barragem de Cristalândia baixou 3 metros no município de Brumado e Malhada de Pedras
 
Barragem de Cristalândia baixou 3 metros no município de Brumado e Malhada de Pedras
Barragem de Cristalândia | Foto: Destaque Bahia
 

De acordo a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), a Barragem de Cristalândia baixou o nível em 3 metros desde o começo do ano. A Barragem abastece as cidades de Brumado, Malhada de Pedras e parte das zonas rurais destes municípios.

Segundo as informações do setor de abastecimento da unidade regional da Embasa, como as temperaturas subiram no início da primavera, houve um aumento de cerca de 50% no consumo de água nos locais abastecidos, o que provocou também um aumento na vazão de 10 milhões de litros d’água ao dia para 15 milhões de litros d’água todos os dias nas localidades abastecidas pela barragem.

A expectativa é de chuvas para os últimos meses deste ano, principalmente, para região da nascente do Rio das Contas. As chuvas devem recuperar o nível da capacidade do manancial, que é de 16 milhões de metros cúbicos de água. 

Apesar da expectativa de chuva, a população deve sempre ficar atenta para evitar o desperdício de água.

 
 
   
   
 
publicidade
 
31.10.2017 - MUNDO
 
Corte bloqueia veto de Trump a transgêneros nas Forças Armadas
 
Corte bloqueia veto de Trump a transgêneros nas Forças Armadas
 

Uma juíza federal em Washington bloqueou nesta segunda-feira a decisão do presidente Donald Trumpde proibir transgêneros de servirem nas Forças Armadas americanas.

A juíza Colleen Kollar-Kotelly ordenou um “retorno ao status quo”, isto é, a continuidade de uma medida adotada pelo ex-presidente Barack Obama, que determinava que transgêneros podiam ser aceitos em fileiras militares a partir de julho de 2017.

 
 
   
   
 
publicidade
 
31.10.2017 - BAHIA
 
Eunápolis: Teto de gesso desaba em show de Neto LX; veja vídeo
 
Eunápolis: Teto de gesso desaba em show de Neto LX; veja vídeo
 

O teto de uma casa de shows veio a baixo durante uma apresentação do cantor Neto LX em Eunápolis, na Costa do Descobrimento, sul baiano. O fato ocorreu no domingo (29). Segundo o G1, a produção do evento disse que a estrutura de gesso desabou quando o vocalista tinha saído do palco para trocar de roupa. Em nota, a casa de shows declarou que não houve feridos, “apenas danos materiais”. O espaço de eventos ainda disse que após a queda do teto, entraram em contato com os responsáveis pelo revestimento de gesso para que verifiquem o que pode ter causado o acidente. No entanto, a produção do cantor afirmou que dançarinos que acompanham LX estavam no palco e sofreram arranhões leves. Disseram também que dois teclados foram atingidos pelo gesso e estão em manutenção, mas não informaram o valor do custo do reparo. Ao site, a secretaria de Meio Ambiente de Eunápolis disse que a boate tem alvará de funcionamento e atendeu os requisitos exigidos pela secretaria e pelo Corpo de Bombeiros.

 
 
 
   
   
 
30.10.2017 - ESPORTES
 
Malhada de Pedras e Aracatu decidirão o título da Copa Sudoeste 2017
 
Malhada de Pedras e Aracatu decidirão o título da Copa Sudoeste 2017
Malhada de Pedras goleou Maetinga e grantiu uma vaga na final.
 

A Copa Sudoeste de Seleções 2017 está na reta final e, no último domingo (29), quatro equipes entraram em campo para brigarem por uma vaga na final do campeonato.
           
Barra da Estiva enfrentou a equipe de Aracatu e foi goleada por 3 x 0 pela equipe da casa e a seleção de Malhada de Pedras também aplicou uma goleada sobre a equipe de Maetinga ao vencer em casa por 6 x 2. No primeiro jogo das semifinais, Maetinga havia vencido por 3 x 1.
Com os resultados, Aracatu e Malhada de Pedras se enfrentam nas finais com jogos de ida e volta a começar no próximo domingo (05).
 

 
 
   
   
 
publicidade
 
eventos
31.07.2017
Aniversário de 55 anos de Rio do Antônio 2017
 
04.07.2017
São Pedro de Guajeru 2017
 
 
publicidade
 
publicidade
 
Entre Gospel Destaque Bahia © 2017 - Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções