• Dupla é presa pela Polícia Militar com notas falsificadas em Caculé

    Foto: Divulgação/Polícia Militar

    Duas pessoas foram presas na manhã de sábado (25), em Caculé, na Praça do Mercado por estarem repassando notas falsificadas. Hélder Francisco e Zilton Roberto de Souza, estava com cerca de R$ 940,00 em notas falsas quando foram abordados pela Polícia Militar. As notas falsas tinham muita semelhança com as reais e eram facilmente aceita no comércio, caso não houvesse um teste de comprovação. Ambos foram encaminhados juntamente com o material à delegacia de Guanambi, onde foram adotadas as medidas cabíveis.



  • Luto: Após uma batalha contra um Câncer,  morre em Brumado a professora Joelma Santos

    Após cerca de dois meses lutando contra um câncer, faleceu na manhã deste domingo a educadora Joelma Santos. Ela estava lutando contra a doença que infelizmente foi mais forte e conseguiu vencer a luta pela vida da professora. Joelma lecionou na escola Ayrton Viana, Bairro Baraúnas e em Itaquaraí, na Escola Clemente Gomes. Membros da Secretaria Municipal de Educação, assim como todos aqueles que a conheciam se sentem enlutados e se solidarizam com os familiares da professora Joelma, que deixa esta vida aos 45 anos.O sepultamento está previsto para acontecer às 17h no Cemitério Jardim Santa Inês.



  • Jornada Pedagógica de Guajeru discutiu os desafios e possibilidades para o sucesso escolar

    Profissionais que atuam na área da educação, em Guajeru, participaram da Jornada Pedagógica 2017, evento que marcou o início do ano letivo no município.

    As atividades se iniciaram na Escola Municipal Antônio Andrade onde foi servido um café da manhã num momento de boas vidas aos profissionais, que, na oportunidade, fizeram seu cadastramento no evento. Logo em seguida os profissionais foram recepcionados na Câmara Municipal de Vereadores onde ocorreu a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2017 que abordou o tema: Prática Pedagógica - Desafios e possibilidades para o sucesso escolar.

     

    Jornada Pedagógica de Guajeru discutiu os desafios e possibilidades para o sucesso escolar

    Em seu discurso a Secretária de Educação, Terezinha Souza Silva Santos, que assume a pasta nesta nova gestão, destacou o grande desafio que lhe foi proposto: “É com muita responsabilidade que abraço esta missão a qual me foi confiada, revestida com a honraria de assumir a pasta, ciente que a educação é o único caminho para construir um mundo melhor e mais justo”.

    Sobre o tema da Jornada Pedagógica de 2017 a Secretária destacou que foi proposto a partir da necessidade e inquietação observadas em virtude da queda do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e tem como objetivo trabalhar com o foco na aprendizagem e na busca de soluções para os problemas existentes na educação municipal, visando, notadamente, a melhoria do ensino oferecido aos alunos. “Tal realidade nos aponta a necessidade de se ter um novo olhar para a prática pedagógica, exercida por nós educadores”, acrescentou.

              

    Num breve discurso o prefeito Gil Rocha, professor e ex-secretário de Educação, destacou o importante papel a ser desempenhado pelos educadores do município diante de tantos desafios e reforçou o apoio que é sempre dado pela atual gestão ao setor da educação. “Embora os números mostrem uma queda em nosso IDEB, o município de Guajeru está entre os 50 do estado com os melhores números na educação”, ressaltou Gil Rocha que ainda completou destacando o trabalho que tem sido feito pela gestão com as obras de reforma e ampliação das escolas.

    Na sequência, ainda pela manhã, foi dado início aos trabalhos do dia com uma palestra motivacional proferida pelo Professor Garrido, que trouxe para discussão o papel que os profissionais desempenham e a importância das suas ações individuais na concretização de objetivos coletivos.

    Na parte da tarde os profissionais voltaram a se reunir na Câmara de Vereadores onde participaram de uma mesa redonda com os seguintes temas e palestrantes: Educação inclusiva e diversidade o que a escola tem a ver com isso? - professora Etelvina de Queiroz Santos; Primeira infância: como a criança aprende nessa fase da vida? - professora Elenice de Brito Teixeira Silva; Práticas pedagógicas necessárias à efetiva Alfabetização e Letramento no ensino fundamental 01 -  professora Maria Cristina Barbosa Lima e Práticas que educam e garantem o sucesso escolar dos alunos do Ensino Fundamental 2 - professora Gina Lúcia Gomes da Silva e Silva.

    CONTINUE LENDO


  • Ibicoara oferece uma ótima opção para quem deseja um carnaval diferente

    Opção para quem deseja um carnaval de aventura, diversão e lazer.

    Para quem deseja trocar o barulho dos trios elétricos neste carnaval pela sinfonia dos pássaros, orquestrados pela natureza na Chapada Diamantina, em Ibicoara, a prefeitura municipal, através da secretaria de Meio Ambiente, preparou tudo para você.

        

    Localizada no Sudoeste da Chapada Diamantina, Ibicoara abriga duas das maiores atrações turísticas da região: a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha., entre outras atrações turísticas.
             
    A A secretaria de meio ambiente e turismo colocou o pé na trilha para atender com excelência os visitantes. No feriado de carnaval serão colocado à disposição dos visitantes toda segurança, contando com o apoio da polícia militar , salva-vidas enfermeiros, segurança e equipe da secretaria e funcionários do parque. Vista seu abada e venha no embalo do canto dos pássaros , no batuque das cachoeiras e no repertório das árvores.

    "Esperamos a visita de todos, com responsabilidade, diversão e proteção ao meio ambiente".

     



  • Jussiape: Animal na pista provoca acidente na Ba - 148

    Como diz o ditado: "Todo cuidado é pouco". Tal frase pode ser aplicada muito bem para os condutores que trafegam pelas rodovias baianas, onde, além de se atentarem aos buracos, curvas perigosas, ainda têm que contar com a sorte de não se deparar com animais na pista, o que é muito comum e têm sido a causa de diversos acidentes, alguns com vítimas fatais. Na noite de ontem (24), por volta das 20h, um condutor de um veículo F-250/Ford, colidiu com uma vaca na Ba - 148, entre Jussiape e Rio de Contas, Chapada Diamantina, o carro saiu da pista e caiu em uma ribanceira. O Condutor que não quis ter o nome divulgado, é morador de Livramento e por sorte não teve ferimentos graves, mas o carro ficou muito danificado com o impacto que acabou vitimando fatalmente o animal. Para quem vai pegar a estrada no intuito de curtir o carnaval em outros municípios, devem estar atentos.



  • Taisan Auto:garantindo a sua alegria neste carnaval


  • POLÍCIA MILITAR  RECUPERA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO FURTADO E RECUPERA CAMINHÃO ROUBADO EM BRUMADO

    Foto: Divulgação PM

    Após receber uma denúncia pelo telefone 190 de um furto que estava ocorrendo numa construção em um terreno murado localizado na rua Senegal, S/N, no Bairro Alto da Boa Vista, próximo a torre dos Olhos d'Água, a polícia chegou ao local e manteve contato com o proprietário dos materiais e do terreno, de imediato a guarnição procedeu com uma ronda em toda a região e localizou os indivíduos ANDERSON MAX COELHO RODRIGUES, 27 anos, morador do Bairro Rodoviário, WESLLEI ADRIANO COELHO RODRIGUES, 24 anos, morador bairro Novo Brumado e DANIEL SILVA SOUZA, 22 anos, residente no Bairro Novo Brumado, descarregando em um terreno da matriarca dos dois primeiros, blocos idênticos aos furtados instantes antes, além de estarem de posse de um caminhão VW/ 8. 150 E DELIVERY PLUS, P/P ETP-3508, cor Branca.
    Ao consultar a numeração do chassi do caminhão foi constatado que tratava-se do veículo VW/8. 150 E DELIVERY PLUS, P/P EMU-2809, cor Branca, com restrição de ROUBO/ FURTO. Os indivíduos, os blocos e o referido veículo foram conduzidos para à presença do delgado plantonista na delegacia de Brumado. O Fato ocorreu na tarde do dia 23, quinta - feira.



  • Goleiro Bruno consegue habeas corpus do STF e deve sair de presídio

    (Foto: AFP)

    O goleiro Bruno recebeu um habeas corpus da Justiça nesta sexta-feira (24). A decisão foi concedida pelo ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal, e permite a saída do goleiro ao presídio. A decisão foi confirmada pelo advogado do jogador, Lúcio Adolfo, ao "Globoesporte".

    "O alvará foi emitido na noite de ontem (23) e já está na Vara de Execuções Penais de Santa Luzia", disse o advogado do atleta ao "Estado de Minas". O ministro deferiu o habeas corpus nº 139612, permitindo que ele recorra em liberdade de sua condenação pelo sequestro, morte e ocultação do cadáver da modelo Eliza Samudio.  

    A decisão em caráter liminar foi tomada na terça-feira (21). "Expeçam alvará de soltura a ser cumprido com as cautelas próprias: caso o paciente não se encontre recolhido por motivo diverso da preventiva formalizada no processo nº 079.10.035.624-9, do Juízo do Tribunal do Júri da Comarca de Contagem/MG. Advirtam-no da necessidade de permanecer na residência indicada ao Juízo, atendendo aos chamamentos judiciais, de informar eventual transferência e de adotar a postura que se aguarda do cidadão integrado à sociedade", determinou Marco Aurélio.

    Ao "Estado de Minas", a assessoria do STF disse que o documento é válido apenas se o goleiro não estiver preso por outros crimes que não estejam relacionado ao caso de Eliza Samudio. Ainda de acordo com a publicação, o ministro considerou que Bruno tinha direito a aguardar a análise do seu caso em liberdade porque o seu recurso já estava sem apreciação há três anos.

    Ao conceder liberdade ao goleiro, Marco Aurélio Mello afirmou que "os fundamentos da preventiva não resistem a exame". "O Juízo, ao negar o direito de recorrer em liberdade, considerou a gravidade concreta da imputação. Reiterados são os pronunciamentos do Supremo sobre a impossibilidade de potencializar-se a infração versada no processo. O clamor social surge como elemento neutro, insuficiente a respaldar a preventiva", observou. 

    "Colocou-se em segundo plano o fato de o paciente ser primário e possuir bons antecedentes. Tem-se a insubsistência das premissas lançadas. A esta altura, sem culpa formada, o paciente está preso há 6 anos e 7 meses. Nada, absolutamente nada, justifica tal fato. A complexidade do processo pode conduzir ao atraso na apreciação da apelação, mas jamais à projeção, no tempo, de custódia que se tem com a natureza de provisória."

     

    A Vara de Execuções Penais de Santa Luzia é a responsável pelos trâmites de análise do alvará de libertação do goleiro. Bruno está preso a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Santa Luzia.  

    Em 2014, a Justiça de Minas Gerais negou o pedido da defesa do goleiro Bruno para o atleta deixar a cadeia diariamente para treinar no Montes Claros Futebol Clube, que disputava a segunda divisão do Campeonato Mineiro na época. Em sua decisão, o juiz da comarca, Famblo Santos Costa, observou que o presídio onde o goleiro está é de segurança máxima e não prevê trabalho externo de condenados porque a medida "viola o protocolo de segurança da unidade".

    Pena reduzida

    O goleiro foi condenado em 8 de março de 2013 a 22 anos e 3 meses de prisão. Os primeiros 17 anos e 6 meses de sua condenação foi a regime fechado por homicídio triplamente qualificado, com motivo considerado torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. Os demais 3 anos e 3 meses da condenação foi em regime aberto por sequestro e cárcere privado do filho Bruninho e mais 1 ano e 6 meses por ocultação de cadáver. 

    Bruno teve a pena aumentada porque a Justiça o considerou como mandante do crime. Entretanto, após sua confissão, a pena foi novamente reduzida.

    Casamento

    No ano passado, Bruno casou com a dentista Ingrid Calheiros, na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac). Houve casamento civil e religioso, este celebrado por uma pastora. Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), outro preso também se casou no sábado. Participaram da celebração voluntários da associação, parentes e amigos dos noivos. Depois da cerimônia, foi servido um almoço. A festa teve ainda uma banda de louvor.

    Ingrid já se apresentava como mulher do goleiro desde o julgamento de Bruno, em 2013. Os dois estão juntos desde pouco depois do crime e e em 2011 já cogitavam se casar. Na época que Eliza foi morta, em 2010, Bruno era casado com Dayanne Rodrigues, mãe de suas filhas, mas os dois se separaram pouco depois. 

    CONTINUE LENDO


  • Coordenador da 18ª Ciretran de Brumado fala sobre a suspensão de energia e diz que o problema já foi resolvido

    Já na tarde de ontem, funcionários da Coelba voltaram ao local para restabelecer a energia. Foto: Destaquebahia.com.br

    Após testemunharem a suspensão de Energia da 18º Ciretran ontem, quinta - feira (23), os usuários dos serviços da instituição, muitos deles de outros municípios, que não conseguiriam ser atendidos, foram embora cogitando voltar após o período de Carnaval e ter que encontrar o mesmo problema; no entanto, em contato com o Destaquebahia, o Coordenador  Cléber Tadeu Leal Cambuí, disse que a suspensão da energia foi causada devido à uma pendência de uma rede provisória;mas, foram atendida as exigências da Coelba para a instalação de uma rede fixa e a situação foi resolvida.
           
    Cléber frisou que: “As pessoas que necessitarem dos nossos serviços podem nos procurar quer estaremos atendendo normalmente já na quinta – feira (02), após o recesso de carnaval, todo o nosso pessoal estarão aqui para atender quem vier nos procurar”.



  • Polícia Militar apreende drogas e prende individuo suspeito por trafico de drogas em Brumado

    Por volta das 01h40, dessa sexta feira, dia 24/02, a guarnição da 34 CIPM/Brumado - PETO, em patrulhamento de rotina na região da BARRAGINHA flagrou o indivíduo CARLINDO HONÓRIO DOS SANTOS JÚNIOR, vulgo COCADA, 41 anos, residente do bairro Nobre que ao  perceber a aproximação da viatura, tentou evadir-se sendo frustado pela guarnição. 

    Após  buscas no local de onde o mesmo tinha partido, foi encontrado um saco plástico ainda aberto contendo 74(setenta e quatro) pequenos invólucros acondicionando uma substância similar a Erythroxy-lon (crack), 39 (trinta e nove) pinos com um pó branco semelhante a Erythroxylon coca (cocaína) e 6(seis) "trouxinhas" de uma erva análoga à CANNABIS SATIVA (maconha). 

    Todo material apreeendido e o suspeito foram apresentados na delegacia de policia de Brumado



  • Motorista é interceptado pela Polícia em Brumado após ter evadido de acidente em Caetité

    A PRE conduziu o condutor até a delegacia de Brumado, onde a ocorrência foi registrada

    O condutor de um veículo Strada / Fiat, placa de São Paulo, foi parado pela Polícia Rodoviária em Brumado, após a informação de que o mesmo teria colidido com uma moto em Caetité e não teria prestado socorro à vítima, que teve ferimentos e foi socorrido por populares.
    Após ter anotado a placa do veículo, populares acionaram a polícia que conseguiu deter o homem em Brumado. O mesmo foi encaminhado para a delegacia pelos policiais rodoviários onde, aguardou por cerca de 2 horas a chegada da vítima que veio de Caetité e a ocorrência foi registrada, para que as providências cabíveis fossem tomadas. O Fato aconteceu na tarde de ontem (23).



  • Odebrecht manifesta interesse em acordo com 8 países mediante 'trégua' de sanções

    A Odebrecht manifestou interesse em fechar acordos de delação e leniência com oito países estrangeiros, desde que haja, como contrapartida, a garantia de que a empreiteira continuará atuando nesses territórios. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, representantes do grupo fizeram uma apresentação a chefes do Ministério Público da Argentina, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela, durante uma reunião organizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Pessoas ligadas à Lava Jato afirmam que procuradores de Portugal e Chile também participaram do encontro, apesar dos dois países ainda não terem, como os outros oito, investigações ligadas ao grupo. Ainda de acordo com Folha, a Odebrecht deixou claro que o motivo dos acordos é a manutenção dos negócios. Dois advogados da companhia disseram que, para firmar os acordos, é preciso haver um "armistício" dos países em relação à companhia, como o fim de medidas hostis que estão sendo impostas a bens da empresa e a funcionários que atuaram no exterior. Entre os pontos destacados pela empresa, está não responsabilizar os compradores de ativos da empresa por atos ilícitos praticados no passado. Houve também o pedido para que os procuradores ajudem nas tratativas com outras autoridades do próprio país, como estatais com as quais a empreiteira tem contratos. O objetivo é suspender restrições cadastrais e bloqueios de bens que a Odebrecht enfrenta. A fala dos executivos foi permitida somente após o procurador-geral, Rodrigo Janot, fazer votação com os representantes estrangeiros para saber se queriam ouvi-la. Todos aceitaram assistir a apresentação.



  • MP-BA pede ao Tribunal de Justiça para atuar em processo que liberou Uber em Salvador

    Foto: Rafael Ribeiro/ Mercado Popular

    O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu nesta quinta-feira (23) autorização para participar do processo que concedeu ao motorista do Uber Adiel Marinho da Silva o direito de exercer livremente a atividade em Salvador (veja aqui). Feito pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado e o promotor Cristiano Chaves, o pedido quer auxiliar a Justiça para estender a decisão a casos semelhantes. “O objeto discutido no presente mandado de segurança e a lúcida concessão da liminar pleiteada, impedindo que a fiscalização pública municipal atue e recolha o veículo do impetrante, revela-se de extrema relevância social e jurídica, visto que demais motoristas do sistema de transporte Uber encontram-se em situação similar”, afirmam Lousado e Chaves na solicitação. No pedido, os autores relembram que a decisão no mandado de segurança interessa ao órgão por ter relação com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pela instituição no último mês de junho contra a Lei Municipal 9.066/2016, que proibiu o transporte remunerado de pessoas em veículos particulares no município de Salvador. Na ação, o MP-BA considerou que a norma municipal invadiu competência legislativa exclusiva da União e violou os princípios da livre iniciativa, da liberdade no exercício de qualquer trabalho, da livre concorrência e do livre exercício de atividade econômica, assegurados pela Constituição Federal e pela Constituição do Estado da Bahia. O secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, afirmou na quarta que o Município vai recorrer da decisão judicial. O prefeito ACM Neto também reiterou nesta quinta que vai recorrer “até a última instância” da determinação 



  • Secretário de Educação fala sobre a Jornada Pedagógica realizada em Aracatu

    Ademir Pereira, Secretário de Educação de Aracatu

    A Secretaria de Educação de Aracatu, promoveu do dia 20 a 23 de fevereiro, a Jornada Pedagógica para o planejamento do ano letivo 2017.

    Segundo o Secretário de Educação de Aracatu, Ademir Pereira, este ano, a jornada teve como Tema: "Construindo uma escola de leitores na perspectiva da aprendizagem"

    Ainda segundo o secretário, A Jornada Pedagógica do Município de Aracatu foi inciada com uma calorosa Palestra sobre Educação Inclusiva com enfoque em Libras ministrada pelo Instrutor Surdo, graduando do Curso de Letras Libras Daniel Rocha e pela professora Pedagoga e especialista em Educação de Surdos Quele Rocha e finalizou com mais palestras, abordando as dificuldades de Aprendizagem e seus Fatores, ministrada pela Neuropedagoga e Psicanalista Elisangela Cesar Gomes.

          

    A Jornada Pedagógica apresentou atividades diversificadas para o fortalecimento de práticas educativas e socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes, além disso os participantes fizeram uma avaliação do ano letivo anterior e discutiram o Projeto Político Pedagógico das escolas, planejando também as atividades interdisciplinares a serem realizadas em cada unidade escolar.



  • Em Barra da Estiva Secretário de Educação é exonerado e esposa do prefeito assume o cargo

    Carlos Antônio Pires foi exonerado do cargo.

    Após a suspensão do pregão para contratação de empresa para o transporte escolar, as manifestações de pessoas das comunidades de Matero, Babilônia e Samambaia com fechamento de escolas na zona rural, a área da educação da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva ganha mais um capítulo – a demissão do secretário de educação, Carlos Antônio Pires. Tudo isso em um momento muito importante que é a semana da Jornada Pedagógica.

    Em Barra da Estiva Secretário de Educação é exonerado e esposa do prefeito assume o cargo

    A esposa do prefeito João Machado assumiu o cargo inteirinamente

    Segundo informações obtidas pelo Informe Barra, com a exoneração do secretário de Saúde, a esposa do prefeito João Machado, Maria, que até então estava na secretaria de administração, passa a assumir interinamente a pasta. Informações extra oficias dão conta de Carlos Antônio já é funcionário concursado do estado e mesmo assim teria sido contratado para ocupar a secretaria; no entanto, o estado ao tomar conhecimento teria notificado Carlos, e o mesmo teria que escolher entre um cargo ou o outro.
    O Informe Barra tentou contato com Maria e também com a prefeitura, mas não foi atendido. O espaço está aberto para qualquer esclarecimento que a prefeitura deseje fazer sobre o assunto.

    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais