• Trump chama ex-diretor do FBI de

    O GLOBO

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta sexta-feira o ex-diretor do FBI James Comey de "vazador", um dia depois de Comey acusar Trump de tentar anular uma investigação e de mentir sobre ele e sobre o FBI, durante depoimento ao Congresso dos EUA.

    Apesar de tantas declarações falsas e mentiras, defesa total e completa... Comey é um vazador", escreveu Trump no Twitter em seu primeiro comentário desde a audiência do Comitê de Inteligência do Senado, na quinta-feira.

    O ex-diretor do FBI James Comey disse nesta quinta-feira que ficou perturbado pelas tentativas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que encerrasse um inquérito sobre um ex-assessor de segurança nacional, mas não afirmou se acha que o presidente tentou obstruir a Justiça.

    Comey afirmou a parlamentares, na mais aguardada audiência do Congresso dos Estados Unidos nos últimos anos, que o governo Trump disse mentiras e o difamou depois que o presidente o demitiu da direção da Polícia Federal norte-americana no dia 9 de maio. 

    Em depoimento escrito divulgado na última quarta-feira, Comey disse que Trump pediu em fevereiro que ele encerrasse uma investigação do FBI sobre o ex-assessor de segurança nacional Michael Flynn como parte do inquérito sobre a alegação de intervenção russa na eleição presidencial norte-americana de 2016.

    "Eu não acho que seja para eu dizer se a conversa que tive com o presidente foi um esforço para obstruir. Eu considerei muito perturbadora, muito preocupante", disse Comey aos parlamentares.

    A audiência pode ter repercussões significativas para Trump, à medida que vários comitês do Congresso investigam os supostos esforços russos para influenciar as eleições presidenciais de 2016 e se a campanha de Trump estava envolvida.

    Trump desencadeou uma tempestade política quando demitiu Comey. O ex-diretor do FBI disse que o governo o difamou em comentários feitos depois de sua demissão.

    "Embora a lei não exija nenhum motivo para dispensar o diretor do FBI, o governo então escolheu me difamar e, mais importante, o FBI, dizendo que a organização estava foram de ordem, que a força de trabalho perdeu a confiança em seu líder", disse Comey. "É mentira".(Reuters)

     




MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais