• Domingo (27) acontece a grande final do Campeonato Aracatuense e logo após show com Robertinha

    Foto: Divulgação

    Vem ai a grande final do Campeonato Aracatuense de Futebol, que acontecerá no próximo dia (27), no estádio Municipal.

    Você que é fã de esportes, compareça e leve sua família para prestigiar as equipes finalistas. Portuguesa e Gameleira disputarão a taça de campeão municipal e logo após haverá show com Robertinha, na praça a partir das 19:00 horas.
    Esta é mais uma realização da Prefeitura Municipal de Aracatu e Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.



  • Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem termina hoje (23)

    Foto: Reprodução

    Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até hoje (23) para pagar a taxa de inscrição de R$ 82. O pagamento deve ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), que é gerada ao fim da inscrição.

    A guia pode ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, respeitados os horários de compensação bancária.

    A inscrição só será confirmada após o processamento do pagamento. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a inscrição cujo pagamento não tenha sido feito até esta quarta-feira não será confirmada. É responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição e a divulgação do local de prova no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

    O prazo de inscrição terminou às 23h59 de sexta-feira (18). O último balanço divulgado pelo Inep foi na manhã desse dia, quando o número de inscritos tinha chegado a 6 milhões. No ano passado, 6,7 milhões de pessoas se inscreveram para participar do Enem.

    Ao todo, 3.361.468 pessoas foram beneficiadas com a gratuidade por se enquadrarem em um dos quatro perfis que davam direito à isenção.

    As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. Os resultados serão divulgados em janeiro.

    Além de avaliar o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do ensino médio, o Enem é uma ferramenta que ajuda na seleção de candidatos a ingressar no ensino superior e a ter acesso a programas do governo federal como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    CONTINUE LENDO


  • Prefeito de Guajeru viabiliza convênios, realização dos festejos de São Pedro e Campeonato Society

    Foto: Ascom

    O Prefeito de Guajeru, Gil Rocha, em viagem a capital baiana, está buscando mais por mais convênios para Guajeru. Em suas ações, o gestor protocolou junto a BAHIATURSA, a documentação para a realização dos festejos de São Pedro 2018 e na SUDESB a documentação para a realização do Campeonato de Futebol Society 2018.  Ao longo dos compromissos, Gil participou de uma audiência com o Deputado Estadual Zé Raimundo e o Deputado Estadual Vitor Bonfim buscando apoio com suas respectivas emendas para a realização dos Festejos de São Pedro e Campeonato.

    Prefeito de Guajeru viabiliza convênios, realização dos festejos de São Pedro e Campeonato Society

    Foto: Ascom

    “Fizemos os projetos de solicitação, apresentamos toda a documentação necessária graças à situação de adimplência da nossa prefeitura de Guajeru, conquistada mediante muito esforço para manter a situação fiscal do município em ordem. O apoio financeiro do Governo do Estado é fundamental para a realização destes importantes eventos Guajeruenses, o São Pedro valoriza nossa cultura e tradição onde também acontece a nossa cavalgada e se tornou um importante festejo em nossa região, o Campeonato de Futebol Society é um evento esportivo que já virou tradição em nosso município onde participam mais de 450 atletas, além desses benefícios esses importantes eventos aquecem a economia do nosso município reunindo mais de 10.000 pessoas durante o período dos festejos e realização dos jogos”, Disse o prefeito.



  • Com risco de escassez de combustíveis, brumadenses formam fila nos postos da cidade

    Foto: Destaque Bahia

    Com o grande risco de faltar combustíveis nos postos da cidade, como já está acontecendo com alguns, brumadenses formaram fila nos postos para abastecerem seus veículos na noite de terça-feira (22). 

    A greve dos caminhoneiros que já dura dois dias seguidos começa a afetar a população local e criar certos tumultos na cidade. 

    A reportagem do Destaque Bahia conversou com um dos motoristas que esperava na fila para abastecer. “É uma questão de emergência, não podemos ficar sem combustível totalmente, temos família e em casos graves precisamos do veículo para atende-los”, disse o condutor. 

    O risco de que que o recurso acabe já se estende a vários municípios e a depender da quantidade de dias que durar a greve pode afetar outros materiais necessários no dia-a-dia.







  • Encontro entre Trump e Kim Jong-Un depende

    O governo americano afirmou nesta terça-feira (22) que irá prosseguir com os preparativos para o encontro com o líder norte-coreano. Mais cedo, Donald Trump admitiu que existe uma possibilidade real de que a aguardada cúpula  não ocorra em 12 de junho, conforme previsto, porém "mais tarde".

    "Francamente, seria uma possibilidade de fazer grandes coisas para a Coreia do Norte e para o mundo. Se não ocorrer agora, talvez possa acontecer mais tarde. Talvez ocorra em outro momento", disse Trump no Salão Oval da Casa Branca, ao receber o presidente sul-coreano, Moon Jae-in.

    Trump e Kim têm agendado um encontro em Singapura, no dia 12 de junho, para discutir a eliminação de armas nucleares por parte de Pyongyang e da península coreana, mas nas últimas semanas esta reunião ficou envolta em incertezas.

    O encontro foi posto em xeque pela primeira vez na semana passada, quando o governo norte-coreano fez críticas aos EUA, relacionadas à exigência de Washington de que Pyongyang abandone unilateralmente seu arsenal nuclear.

    Segundo Trump, Kim parece ter mudado de postura com relação a essa aproximação depois de uma visita surpresa à China, onde encontrou o presidente Xi Jinping. "Devo dizer que fiquei um pouco decepcionado porque depois que Kim Jong-Un teve um encontro com o presidente Xi (...), houve certa mudança de atitude", disse o presidente americano.

    Kim "estará seguro"

    No entanto, Trump reiterou que, caso seja possível alcançar um acordo com a Coreia do Norte, Washington garantirá a continuidade 

    de seu governo. "Vamos garantir sua segurança. E temos falado sobre isso desde o começo. Ele (Kim) estará seguro. Estará feliz. Seu país será rico, muito próspero", destacou.

    Moon Jae-in disse, por sua vez, sentir-se confiante de que Trump será capaz de "alcançar uma mudança drástica", que inclua o fim da guerra da Coreia, que dura 65 anos, a completa desnuclearização da Coreia do Norte e normalizar as relações.

    O súbito esfriamento no processo de aproximação acabou por afetar também as relações entre Pyongyang e Seul, que até então tinham se beneficiado claramente com a situação. Kim e Moon se encontraram em abril em uma reunião histórica na zona desmilitarizada que divide o país. Agora, com o novo cenário, um novo encontro entre os dois líderes coreanos pareça ter ficado em suspenso.

    Moon chegou à Casa Branca nesta terça em uma tentativa desesperada de manter em andamento o encontro entre Trump e Kim e salvar o processo de aproximação iniciado no fim de março. Esta nova relação incluiu passos que meses atrás teriam sido impensáveis, como a viagem sigilosa do então diretor da CIA, Mike Pompeo, a Pyongyang. Uma viagem que ele repetiu em maio já como secretário de Estado para reuniões pessoais com Kim. Como gesto de boa vontade, o governo norte-coreano pôs em liberdade três cidadãos americanos que estavam detidos em Pyongyang.

    Ruídos na comunicação

    No entanto, os dois países pareciam falar de coisas sutilmente diferentes. Washington antecipou que o objetivo é convencer a Coreia do Norte a renunciar imediatamente a seu arsenal nuclear. Pyongyang, por sua vez, insistiu em que a questão de fundo é a desnuclearização da península coreana, fazendo referência também à presença de 30 mil soldados americanos na Coreia do Sul.

    De repente, todo esse delicado processo de aproximação pareceu prestes a desandar, disparando os sinais de alerta no governo sul-coreano para a gravidade de um fracasso. Após gigantescos exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, Kim Jong-Un decidiu cancelar uma importante reunião de alto nível prevista com representantes de Seul, um gesto que caiu literalmente como um balde d'água fria no entusiasmo dominante.

    Washington decidiu elevar o tom, a ponto de Trump sugerir à imprensa que a reunião tanto poderia ocorrer como poderia ser cancelada, sem mostrar preocupação para um eventual fracasso do processo. O ruído na comunicação tornou-se ensurdecedor quando o assessor de segurança da Casa Branca, o agressivo John Bolton, sugeriu uma solução que seguisse o "modelo líbio" para forçar uma desnuclearização da Coreia do Norte.

    Imediatamente, Pyongyang ameaçou cancelar a reunião se Washington insistisse em considerar um "modelo líbio", isto é, um cenário que incluísse a destruição total do país. Na Casa Branca, Trump afirmou que o chamado "modelo líbio" "não está nos planos", embora tenha apontado que a ideia de Bolton se referia a um cenário no qual Washington e Pyongyang não chegassem a um acordo.(RFI )

    CONTINUE LENDO


  • Taxa de inscrição no Enem deve ser paga até hoje

    Os candidatos que se inscreveram no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) têm até esta quarta-feira (23) para fazer o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 82, para quem não for isento. O pagamento deve ser feito por meio da GRU Cobrança (Guia de Recolhimento da União), que é gerada ao fim da inscrição. A guia pode ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, respeitados os horários de compensação bancária. As informações são da Agência Brasil.

    A inscrição só será confirmada após o processamento do pagamento. Segundo o Inep, a inscrição cujo pagamento não tenha sido efetuado até 23 de maio não será confirmada. É responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição e a divulgação do seu local de prova no site (http://enem.inep.gov.br/participante).

    "Não haverá prorrogação do prazo para pagamento da taxa de inscrição, ainda que o último dia do prazo, 23 de maio de 2018, seja feriado estadual, distrital ou municipal no local escolhido pelo participante para o pagamento da taxa", diz o edital do Enem.

    O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) orienta os participantes a selecionar a data de pagamento, porque alguns bancos agendam automaticamente o débito para a data de vencimento da GRU, no caso, 23 de maio. Todos os inscritos devem retornar à Página do Participante para conferir a situação de sua inscrição.

    O prazo de inscrição terminou às 23h59 de sexta-feira (18). O último balanço divulgado pelo Inep foi na manhã de sexta, quando o número de inscritos tinha chegado a 6 milhões. No ano passado, 6,7 milhões de pessoas se inscreveram para participar do Enem. Ao todo, 3.361.468 pessoas foram beneficiadas com a gratuidade por se enquadrarem em um dos quatro perfis que davam direito à isenção. Com informações da Folhapress.

    CONTINUE LENDO


  • À frente do Cicom de Brumado, Capitã Leila é promovida a Major; primeira mulher da região sudoeste a receber tal patente

    Ser reconhecido pelo fruto do seu trabalhado é o objetivo de todos; e quando esse reconhecimento chega com uma “quebra de tabu”, isso se torna ainda mais gratificante.
    Tal sentimento, pode ser expressado pela militar Leila Souza Gonçalves Silva.
    À frente do Cicom (Centro Integrado de Comunicação) de Brumado, a pm que já galgava de uma patente de Capitã, teve o seu nome veiculado no Diário Oficial Do Estado da Bahia nesta quarta – feira (23), com a notícia de mais uma promoção, desta vez a Major: “promover ao posto de Major do QOPM, pelo critério de merecimento, a Capitã LEILA SOUZA GONÇALVES SILVA [...].”
    Residente em Brumado e onde constituiu família, Leila é natural de Salvador e se torna a primeira mulher da Região Sudoeste a ser promovida ao posto de Major. Um verdadeiro orgulho para a PM BA e principalmente para a 34ª CIPM, onde a mesma é lotada e assim que a publicação saiu recebeu os parabéns de todos.
     



  • Tremedal e Jânio Quadros: publicada licitação para a construção do Centro de Comercialização de Animais

    Foto: Divulgação

    O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do último sábado (19) a publicação do edital para a licitação que resultará na construção dos Centros de Comercialização de Animais dos municípios de Tremedal e Presidente Jânio Quadros. As obras são resultantes de emendas parlamentares dos deputados *Waldenor Pereira* (federal) e *Zé Raimundo* (estadual), com valores somados em R$ 730 mil. 

    “Os centros vêm atender às reivindicações das lideranças políticas destes municípios, oferecendo aos pequenos produtores rurais espaço adequado para a comercialização de animais e realizações de feiras agropecuárias. A destinação de emendas dos nossos mandatos para a construção destes equipamentos visa fortalecer ainda mais a agricultura familiar e a economia da região, gerando renda para os municípios beneficiados”, comentou Waldenor. 

    A licitação das obras está marcada para o próximo dia 7 de junho e será realizada pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia – SAEB.



  • CAPS de Rio do Antônio realiza comemoração ao Dia Internacional da Luta Antimanicomial

    Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Rio do Antônio, através do CAPS realizou no ultimo dia 21 de maio evento em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

    O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro, o qual se refere a um processo organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais.

    CAPS de Rio do Antônio realiza comemoração ao Dia Internacional da Luta Antimanicomial

    Foto: Divulgação

    No dia 21 (segunda-feira), aconteceu na Câmara Municipal de Rio do Antônio, Palestra sobre: “A Loucura e o Tratamento Psicossocial” – “A reabilitação e cuidado do doente mental nos dias atuais, destaque para as apresentações de teatro, música, poesia e mostra de trabalhos realizados e ou confeccionados pelos próprios usuários do CAPS, além de exposições de artesanato.

    O evento tem por objetivo a conscientização pela vida e pelo cuidado humanizado, a atual Política Nacional de Saúde Mental visa principalmente à inserção e reinserção do paciente com algum sofrimento mental, levando em consideração sua autonomia e liberdade. A política garante ainda que o tratamento desses pacientes seja realizado em meio aberto, próximo de sua família e comunidade.

    CAPS de Rio do Antônio realiza comemoração ao Dia Internacional da Luta Antimanicomial

    Foto: Divulgação







  • Taisan Auto tem sempre as melhores condições para você, agora com novidade a S10 LT

    A Taisan Auto está com uma novidade incrível esperando por você. É a S10 LT, que acabou de chegar na loja.

    Passe agora mesmo na Taisan Auto e confira outros modelos e ofertas e compre o seu carro novo ou seminovo. Taisan Auto, Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551. Acesse o site e saiba mais WWW.TAISANAUTO.COM.BR



  • Presidente da Petrobrás diz que  governo não considera mudar política de preços dos combustíveis

    Foto José Cruz

    O governo nunca considerou mudar a política da Petrobras de reajuste de preços dos combustíveis, afirmou hoje (22) o presidente da Petrobras, Pedro Parente, ao sair de reunião com os ministros da Fazenda, Eduardo Guardia, e de Minas e Energia, Moreira Franco, hoje (22), em Brasília, no Ministério da Fazenda.

    “Fui convidado para a reunião. Na abertura da reunião, foi logo esclarecido que de maneira nenhuma o objetivo seria o governo pedir qualquer mudança na política de preços da Petrobras”, disse, informando que os reajustes estão relacionados aos preços internacionais e ao câmbio.

    Segundo Parente, a reunião teve o objetivo de dar informações sobre a dinâmica de mercado. Perguntado se a redução dos preços da gasolina e do diesel, anunciada hoje pela empresa, foi feita por pressão política, Parente explicou que a decisão foi tomada em função da queda do dólar ontem (21).

    “A redução de hoje é simples de entender: houve uma redução importante de câmbio. É a prova de que essa política tanto funciona na direção de subir os preços quanto de cair os preços. O Banco Central interveio com mais intensidade no mercado ontem, houve uma redução de câmbio e isso foi refletido no preço de hoje”, disse.

    Com reforço da intervenção do Banco Central no mercado, o dólar comercial encerrou o pregão de ontem em queda de 1,35%, cotado a R$ 3,689. O resultado ocorre após seis altas consecutivas da moeda norte-americana frente ao real. Ao longo da semana passada, o dólar se valorizou 3,85% e chegou a valer mais de R$ 3,74 na sexta-feira (18).

    Segundo a Agência Brasil, Parente evitou falar sobre eventuais medidas que o governo possa adotar para reduzir os preços dos combustíveis, como mudanças na tributação. “O governo está preocupado com os preços e está procurando ver o que, no nível deles, pode ser feito”, disse. Ele acrescentou que o assunto é de responsabilidade do governo. “Sobre esses temas da alçada do governo, só as autoridades do governo têm que falar”, afirmou, ao deixar o Ministério da Fazenda.







  • Brumado: Caminhoneiros mantêm trevo da BR – 030 com a BA – 262 bloqueado; álcool e gasolina já começam a faltar em alguns postos

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    Continuam as paralisações dos caminhoneiros que protestam contra o aumento dos combustíveis, principalmente o Diesel, que afeta diretamente a categoria. Em vários estados do país os caminhoneiros mantêm as rodovias fechadas, liberando apenas a passagem de carros pequenos, ônibus e veículos de emergência.

    Brumado: Caminhoneiros mantêm trevo da BR – 030 com a BA – 262 bloqueado; álcool e gasolina já começam a faltar em alguns postos

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    Em contato com os manifestantes, um deles relatou que enquanto não houver a redução no preço dos combustíveis os protestos continuarão e a restrição as passagens de veículos podem se estenderem também a caminhonetes e outros veículos. “Nem que pra isso seja necessário faltar tudo tudo; alimentos nos supermercados, combustíveis nos postos...mas a nossa intenção é que o nosso objetivo seja alcançado. Não vamos trabalhar para pagar as contas dos corruptos e tampar o rombo da Petrobrás” disse um dos manifestantes.

    Em Brumado, o bloqueio no trevo, restringe o acesso a Vitória da Conquista, Guanambi e Tanhaçu.

    Brumado: Caminhoneiros mantêm trevo da BR – 030 com a BA – 262 bloqueado; álcool e gasolina já começam a faltar em alguns postos

    A pouco menos de dois dias de protestos, os reflexos já estão sendo vistos, alguns produtos já começam a faltar nos comércios de muitos municípios. Em Brumado por exemplo, em alguns postos a gasolina e o álcool já estão em falta.







  • Começa a faltar combustível nos postos de Brumado devido a paralisação

    Foto: Destaque Bahia

    Na manhã desta terça-feira (22) , alguns postos de combustíveis já começam a faltar alguns dos recursos.

    De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, alguns postos já não tem mais estoque de álcool e é provável que a gasolina também falte em breve.

    Começa a faltar combustível nos postos de Brumado devido a paralisação

    Foto: Destaque Bahia

    Os protestos dos caminhoneiros contra o aumento dos combustíveis continuam em todo Brasil e em Brumado, as principais vias de acesso, como a BR-030 e. BA-262, continuam interditadas.  reportagem do Destaque Bahia conversou com alguns caminhoneiros que participam da paralisação, e os trabalhadores disseram que não há previsão para retorno das atividades. Até que o governo se posicione a respeito dos preços dos combustíveis a classe continuará interditando as principais vias dos municípios.



  • Condenado na Lava Jato, Genu se entrega

    O ex-assessor do Partido Progressista, João Cláudio Genu, condenado a 9 anos e 4 meses de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no âmbito da Operação Lava Jato, se entregou à Polícia Federal em Brasília.

    'expeça-se'

    Após o último apelo negado a Genu em segunda instância, a juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal do Paraná, expediu mandado de prisão na sexta-feira, 18. A defesa, no entanto, teve pedido acolhido, posteriormente, pela magistrada, para que ele pudesse se entregar em Brasília, até segunda-feira, 14h.

    ATÉ DIA 21

    Nesta ação, o Ministério Público Federal denunciou Genu, que foi assessor do deputado federal José Mohamad Janene (morto em 2010) e do Partido Progressista, por participação nos crimes de corrupção em contratos da Petrobrás, 'sendo beneficiário de parte da propina dirigida à Diretoria de Abastecimento da estatal que, em parte, repassava aos agentes do Partido Progressista'.

    "Em síntese, João Claudio de Carvalho Genu, na qualidade de auxiliar do ex-Deputado Federal José Mohamad Janene e depois de Paulo Roberto Costa, teria intermediado o recebimento de propinas e recebido ele próprio cerca de três milhões e cento e vinte 

    mil reais, decorrentes do esquema de corrupção em contratos da Petrobras. Já Rafael Ângulo Lopez teria intermediado o pagamento de propinas a João Cláudio de Carvalho Genu no referido esquema criminoso no valor aproximado de R$ 463.000,00", resume a juíza.

    A Operação Lava Jato sustenta que Janene foi o mentor do incrível esquema de propinas e cartel instalado na Petrobrás entre 2004 e 2014, a partir do domínio da Diretoria de Abastecimento com a indicação do engenheiro Paulo Roberto Costa para o cargo.

    Segundo a denúncia, quando Janene era vivo, Genu ficava com 5% da propina e, após a morte do então deputado, o valor passou para 30%, que era dividido com Youssef.

    Entre 2007 e 2013, a força-tarefa da Operação Lava Jato identificou repasses de R$ 4,3 milhões, 125 mil euros e US$ 390 mil em propinas para Genu.

    Genu também foi condenado a reparar o dano causado à Petrobras e terá que pagar R$ 3.12 milhões.(Estadão)



  • Caminhoneiros brumadenses aderem a protestos contra aumento do preço dos combustíveis

    Caminhoneiros brumadense aderiram à paralisação em protesto contra o aumento dos preços dos combustíveis. Na tarde desta segunda-feira (21), diversos motoristas bloquearam o trevo que liga a BR-030 a BA-262. 
    A paralização já está sendo realizada em quase todos o país por motoristas que pedem a redução imediata dos preços dos combustíveis.