• Campeonato brumadense de futebol terá início próximo sábado (27)

    O Campeonato Brumadense de Futebol 2024 começa neste final de semana, e 10 times estão participando da disputa que deve durar cerca de 3 meses.  A competição é organizada pela Liga Brumadense de Futebol e conta com o apoio da Prefeitura de Brumado. Muito ao contrário do que alguns blogs divulgaram, o apoio da Prefeitura com a liberação do Estádio Municipal Gilberto Cardoso e atendendo outros pedidos da Liga, se deu de maneira totalmente amistosa.  O Campeonato já começa neste sábado, às 16h, com um confronto entre os times Magnesita e Boleiros. Já no domingo, no mesmo horário, entram em campo os times Lapinha e Feirense.  Vila, Santos, Espinheiro, São José, Real São Félix e Lapinha também estão participando do Campeonato.







  • Polícia Civil apreende mais de 12 mil comprimidos de anfetamina em Conquista

    Um homem foi preso em flagrante por equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Com ele, foram apreendidos drogas sintéticas, insumos para o preparo de cocaína e embalagens para o acondicionamento de entorpecentes, em um imóvel no município de Vitória da Conquista, na segunda-feira (22). Na casa, os policiais do Denarc encontraram 12.500 comprimidos de anfetamina, frascos do anestésico “ketamina”, utilizado para a produção de drogas sintéticas e insumos para o preparo de cocaína. O homem encontrado na casa confessou o crime e foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A prisão e as apreensões fazem parte das ações do Denarc da Bahia, referentes à Operação Nacional Narke, deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), coordenada pela Diretoria de Operações de Inteligência (Diopi). O Denarc segue com outros desdobramentos da Operação Narke em diversas regiões do estado da Bahia. O cumprimento de mandados judiciais e atividades investigativas são realizados simultaneamente para repressão ao narcotráfico.







  • Equipe brumadense de artes marciais consegue boa colocação na 2ª etapa do campeonato baiano de Jiu Jitsu realizado em Mucugê

    No último domingo 21/04 a equipe de artes marciais EF. TEAM FIGTH liderada pelo professor Everaldo esteve presente na 2° etapa do Campeonato Baiano de Jiu Jitsu na cidade de Mucugê representando Brumado. O evento é de grande relevância para o Jiu Jitsu estadual. 4 atletas competiram com lutadores de diversas cidades do estado obtendo 1 colocação em 1° lugar,  3 em 2° lugar  e 1 em 3° lugar (1 atleta obteve duas colocações) alcançando excelentes resultados e acima de tudo, ainda mais experiência para os próximos eventos.







  • 35 líderes de facções e 19 fuzis são localizados em cerco fechado contra traficantes na Bahia

    O cerco fechado contra traficantes de drogas envolvidos com homicídios resultou na localização de 35 líderes de facções e 19 fuzis, em 2024. Um balanço das ações de inteligência e repressão qualificada foi apresentado na manhã desta terça-feira (23), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou em sua apresentação, a intensificação nos bairros de Periperi, Vila Verde e Lobato. Um fuzil, uma submetralhadora, pistolas, cerca de 80 carregadores e coletes balísticos foram localizados com cinco criminosos. “Importante destacarmos também as lideranças encontradas. Entre os 35 localizados em 2024, número superior a todo o ano passado quando 33 acabaram alcançados, 10 integravam o Baralho do Crime da SSP. Cinco destes foram localizados em outros estados”, acrescentou Werner. O comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, enfatizou que o Estado não permitirá que a população fique refém de criminosos. “Seguiremos atuando com firmeza e ao lado das comunidades. Não permitiremos que os mais humildes sejam oprimidos”, completou o oficial. O trabalho de inteligência foi enfatizado pela delegada-geral da PC, Heloísa Brito. “Capturamos foragidos da Justiça em outros estados. Não adianta se esconder fora da Bahia, pois nós iremos atrás de cada um”, completou a delegada.







  • Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

    A Secretaria da Saúde do Estado tem trabalhado juntamente com os municípios para que todas as 16.325 doses de vacina contra a dengue com validade até o dia 30 de abril, que ainda não foram aplicadas, sejam utilizadas. O público-alvo prioritário contempla a faixa etária de 6 a 16 anos, sendo liberada a aplicação em pessoas de 4 a 59 anos, caso não haja adesão do público-alvo. A parceria, que conta também com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, tem desenvolvido iniciativas de incentivo de vacinação com realização de campanhas e também busca ativa. Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, sendo que 120.022 deste total tem vencimento no dia 30 de abril. Ao todo, considerando todos os lotes, 122.680 já foram administradas. Em 2024, no período até o dia 20 de abril, foram notificados 153.404 casos prováveis de dengue no estado. No mesmo período de 2023, foram notificados 19.106 casos prováveis, o que representa um incremento de 702,9%. Vitória da Conquista segue liderando o número de casos, com 24.111, seguida por Salvador, com 6.796, e Feira de Santana, com 6.239 casos prováveis da doença. A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 47 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (10), Jacaraci (4), Juazeiro (4), Feira de Santana (3), Piripá (3), Barra do Choça (2), Caetité (2), Coaraci (2), Santo Antônio de Jesus (2), Bom Jesus da Lapa (1), Caculé (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Ipiaú (1), Luís Eduardo Magalhães (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estevão (1), Seabra (1) e Várzea Nova (1). Os dois últimos óbitos foram registrados em residentes de Coaraci e Luís Eduardo Magalhães. Atualmente, 256 municípios se encontram em epidemia de dengue. Outros 69 estão em risco e 43 estão em alerta.







  • Realizada a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado

    Nesta segunda-feira (22) de abril de 2024, ocorreu a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. O presidente Renato Santos, deu início aos trabalhos da Casa Legislativa, solicitando a leitura da Ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Durante a sessão, os edis debateram diversos assuntos.   Essa sessão teve a participação dos vereadores: Renato Santos, Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (Lia Teixeira), Paulo Cesar de Souza Ferreira (Cesar Bar), Amarildo Bomfim Oliveira (Amarildo Bomfim), Vanderlei Bastos Miranda (Boca), João Vasconcelos, Harley Souza Lopes (Harley Lopes), Juvêncio Rubens Araujo ( Rubens Araújo) , Tiago de Souza Amorim (Dr. Tiago), Verimar Dias da Silva (Verimar do Sindicato),José Santos (Santinho), Luís Carlos (Palito), Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão) e Alberto Elizeu de Jesus (Beto Bonelly). Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), teve sua ausência justificada. Houve aprovação por unanimidade de 18 indicações e Projeto de Lei.

    Confira todos os textos aprovados clicando no link abaixo. As decisões tomadas na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado são importantes para nossa comunidade. Acesse o link para mais detalhes.

    Link da 12ª Sessão Ordinária.docx







  • Em Vitória da Conquista, PRF recupera veículo com registro de roubo sendo transportado em caminhão cegonha

    No final de semana em Vitória da Conquista,  a Polícia Rodoviária Federal identificou um veículo com adulterações em seus elementos identificadores. O automóvel, que estava sendo transportado junto a outros carros, em um caminhão cegonha, tratava-se de um clone, seus dados originais correspondiam a um veículo com ocorrência de roubo registrada em Mairinque (SP) em 2022. Durante a fiscalização dos automóveis que estavam sendo transportados no compartimento de carga do caminhão cegonha, foram constatados sinais de remarcação nos elementos identificadores de um dos carros. O motorista do caminhão era funcionário da empresa responsável pelo transporte dos veículos, que tinham como destino o município de Euclides da Cunha. Diante do constatado, o automóvel recuperado foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local, para aplicação das medidas legais cabíveis.







  • Homem é preso em flagrante dentro de universidade na Bahia após se passar por professor

    Um homem foi preso em flagrante após se passar por professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), nesta segunda-feira (22), em Teixeira de Freitas, no extremo sul do estado. O suspeito foi liberado após prestar depoimento e vai responder a acusação por falsa identidade.  Segundo informações divulgadas pela 8ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin/Teixeira de Freita), o homem afirmava, em suas redes sociais, ser mestre e doutor em Ciência da Computação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).  Investigações revelaram que o falso professor teria cometido o mesmo crime em outra instituição de ensino. A equipe da Polícia Civil fez contato com universidades da região e constatou que todas as informações eram falsas. A motivação do crime ainda não foi esclarecida.







  • Duas mulheres morrem após acidente na BR-030 em Guanambi

    Na noite de segunda-feira (22), um acidente deixou duas vítimas fatais na BR-030 em Guanambi. As vítimas fatais foram identificadas como  Senhorinha Fiúza da Silva, 71 anos, e a filha, Marli Senhorinha da Silva, de 44 anos. As mulheres teriam sido atingidas por um caminhão-baú VW 24-250, licença de Brasília–DF, quando atravessavam a BR-030, no Trevo de acesso ao distrito de Morrinhos. Elas estavam retornando de Vitória da Conquista, e tinham acabado de descer de um ônibus TFD (Tratamento Fora de Domicílio), quando ocorreu o acidente. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e estiveram no local. Senhorinha e Marli não resistiram aos ferimentos e morreram ainda no local do acidente. A Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e Polícia Militar estiveram no local coletando informações para realização do registro. Após perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), os corpos foram removidos para o IML – Instituto Médico Legal de Guanambi. O veículo que se envolveu no acidente foi apresentado na delegacia de polícia.







  • PF investiga ataque ao sistema de pagamentos do governo

    A Polícia Federal abriu uma investigação para apurar um possível ataque ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), responsável pelos pagamentos do Governo Federal. O ataque teria ocorrido neste mês de abril e há a suspeita de que recursos da União foram transferidos ilegalmente por meio de emissão de ordens bancárias. A invasão foi noticiada nesta segunda-feira (22) pelo jornal Folha de S.Paulo. O Tesouro Nacional adotou medidas adicionais de segurança para autenticar os gestores autorizados a usar o sistema que autoriza os pagamentos. De acordo com informações divulgadas pelo jornal, o ataque teria sido ao sistema de autenticação e os envolvidos teriam utilizado dados de acesso de pessoas habilitadas a fazer as operações financeiras. Até o momento, não há informações sobre os valores transferidos pelos autores do ataque.







  • Sindicato diz que Bahia corre risco de ficar sem gasolina e gás de cozinha

    O Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro-Ba) informou que algumas unidades da Refinaria de Mataripe, administrada pela empresa Acelen, estão paradas ou apresentando problemas operacionais provocados pelas fortes chuvas que caem no estado. Segundo a entidade, por conta disso, a refinaria não está operando com plena capacidade e já apresenta baixo estoque de gasolina e gás de cozinha (GLP). O sindicado informou ainda que, na tentativa de retomar a operação das unidades, um compressor da Unidade-39 (U-39) apresentou problemas, impossibilitando o retorno do craqueamento do petróleo (um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores). A Acelen teria chamado de volta um navio que foi carregado com GLP para que devolvesse o produto. A preocupação é o impacto no abastecimento das distribuidoras, pois a previsão para a volta do craqueamento na U-39 seria de 10 dias, correndo risco de faltar os produtos no mercado baiano. Além disso, o aumento do barril do petróleo, que gerou o reajuste das gasolina na Bahia na última semana, também deve contribuir para uma nova escalada de preços. Em nota, a Acelen informou que as unidades responsáveis pela produção de gasolina e GLP da Refinaria de Mataripe, encontram-se em manutenção não-programada, o que reduziu a capacidade produtiva da refinaria. “A empresa está adotando todas as medidas possíveis com vistas a reduzir a possibilidade de impacto no fornecimento dos produtos ao mercado, o que inclui compra de carga extra de GLP para reforçar os estoques e suprir o fornecimento durante a parada não-programada”.







  • Prefeitura de Tanhaçu e Minas Stones buscam gerar empregos e renda na cidade

    A mineradora Minas Stones realizou uma importante reunião com membros da prefeitura de Tanhaçu com o objetivo de buscar investimentos que possam gerar empregos e renda para a cidade. 
    A parceria entre a Minas Stones e a prefeitura de Tanhaçu promete trazer benefícios significativos para a região, fortalecendo a economia local e melhorando a qualidade de vida dos moradores. A expectativa é que novos projetos sejam desenvolvidos em conjunto, consolidando essa importante parceria em prol do desenvolvimento sustentável de Tanhaçu.

    Prefeitura de Tanhaçu e Minas Stones buscam gerar empregos e renda na cidade






  • Duas pessoas ficam feridas após engavetamento entre carro e duas carretas em Vitória da Conquista

    Duas pessoas ficaram feridas e outras duas presas às ferragens após um engavetamento entre um carro e dois caminhões neste domingo (21), na BR-116, no trecho de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Por causa do impacto, o veículo ficou destruído. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro ficou entre os dois veículos de carga. Os ocupantes das carretas não sofreram lesões, no entanto, duas pessoas que estavam no carro tiveram ferimentos e precisaram ser levadas para uma unidade de atendimento. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas. As duas pessoas que ficaram presas às ferragens estavam no banco de trás do carro. Elas foram retiradas e não precisaram de atendimento médico. 







  • Caculé confirma primeira morte por dengue no município

    Uma idosa de 94 anos, com histórico de comorbidades, foi o primeiro óbito registrado em Caculé, em decorrência da dengue. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Caculé, através da Secretaria de Saúde. A morte foi confirmada pela Câmara Técnica do Estado como sendo causada por dengue e ocorreu durante a 15ª Semana Epidemiológica. A Secretaria de Saúde, Caculé registra 560 notificações para dengue, com 16 casos confirmados. 







  • Terra indígena em Arraial d'Ajuda é homologada pelo Governo Federal

    A terra indígena Aldeia Velha, localizada em Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, foi homologada pelo Governo Federal nesta quinta-feira (18). O decreto foi assinado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de encerramento da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília. Na ocasião, também foi assinado o decreto de homologação da terra Cacique Fontoura, no Mato Grosso. Juntas, as terras pertencentes à Aldeia Velha medem cerca de dois mil hectares, onde vivem 1.465 indígenas Pataxó. O dado é do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Desde 1998, o processo para demarcação do território da Aldeia Velha está em vigor. Após dez anos de estudo, o local foi reconhecido e delimitado em 2008. Quatro anos depois, passou pelo contrato que demarcou a terra e, agora, 12 anos depois, a demarcação foi homologada. Nesse estágio, não há mais espaço para contestação de pessoas não-indígenas que tenham interesse na área. De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, para finalizar o processo, agora cabe ao órgão proceder com o registro das terras indígenas na Secretaria do Patrimônio da União e nos cartórios de registros de imóveis, por ser uma terra pública de usufruto exclusivo dos povos indígenas.







Estamos nas redes sociais