• Feira: Ato pela paz espalha cruzes em centro da cidade e pede redução de violência

    Moradores de Feira de Santana realizaram um ato pela paz no centro da cidade na tarde desta quarta-feira (15). Segundo o Acorda Cidade, a manifestação ocorreu no cruzamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Castro Alves. Cruzes foram colocadas onde vão permanecer até esta quinta (16). Segundo o organizador do protesto, Jameson Araújo do Instituto Sustentabilidade, o objetivo é chamar a atenção da população e dos representantes políticos para o alto número de homicídios ocorridos no município.

    O número de assassinatos da cidade chegou a 254 no ano, com a morte de dois irmãos na última terça-feira (14). Conforme Jameson Araújo, são necessárias ações urgentes para a redução da violência em Feira de Santana. Entre as ações sugeridas ele citou reforço do policiamento, elucidação dos homicídios, prisão dos culpados, além da criação de políticas públicas com mais ONGs e mais projetos. (BahiaNoticias)



  • Dodge pede que Justiça proíba Lula de concorrer horas depois de petista virar candidato

    Tudo como esperado. Poucas horas depois da inscrição da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a primeira flecha do mundo legal contra ela foi lançada. A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, apresentou no início da noite desta quarta-feira com o pedido de impugnação do registro de Lula, que concorre pelo PT. A petição foi encaminhada ao relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso. Dodge repetiu o que já tinha dito: o petista não é elegível. Em janeiro de 2018, o ex-presidente foi condenado criminalmente em segunda instância, no âmbito da  Operação Lava Jato, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do triplex no Guarujá. Segundo a Lei da Ficha Limpa, esse fato retirou dele sua prerrogativa de concorrer.

    Dodge — ou até mesmo qualquer cidadão — tinha cinco dias corridos para apresentar sua Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, mas ela preferiu se manifestar ainda na noite desta quarta-feira. A partir de agora, os advogados de defesa do ex-presidente terão sete dias para se manifestar. Com as alegações finais, o julgamento no TSE poderia acontecer por volta de 7 de setembro. Com a possibilidade de se convocar testemunhas, o julgamento poderia ocorrer no dia 17 de setembro, prazo final para que a Justiça eleitoral julgue todos os pedidos de candidaturas.

    O cenário descrito acima é, ao menos publicamente, o preferido do PT, que aposta por manter a candidatura de Lula até o último momento - isso sem falar na possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal, num cenário que, se levado adiante, poderia deixar o partido com uma candidatura sub judice.

    Diante da impossibilidade de lançar o ex-presidente, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que atualmente ocupa o posto de vice na chapa, deve assumir seu lugar. Mas ele é pouco conhecido fora de São Paulo, principalmente no Nordeste, o que levanta dúvidas sobre se será capaz de receber a maior parte dos votos de Lula. Nesse sentido, a estratégia do partido passa por desde já colocar Haddad como uma espécie de porta-voz do ex-presidente, vinculando os dois, para que no último momento essa transferência de votos massiva ocorra.

    Publicamente, os advogados de Lula prometem que apelarão a todas as instâncias possíveis para que sua candidatura seja possível. "Com meu nome aprovado na convenção, a Lei Eleitoral garante que só não serei candidato se eu morrer, renunciar ou for arrancado pelo Justiça Eleitoral. Não pretendo morrer, não cogito renunciar e vou brigar pelo meu registro até o final", disse o ex-presidente nesta quarta em nova Carta aos Brasileiros.

    A questão agora é se todo esse percurso no TSE de fato vai acontecer. Isso porque, segundo avaliam especialistas, existe a possibilidade de que o ministro Barroso, responsável por analisar a candidatura petista, pode também decidir de forma monocrática que Lula não será candidato. Seria uma decisão administrativa baseada condenação pela 8ª turma do TRF-4.

    Ao registrar a candidatura de Lula nesta quarta,o PT aproveitou uma brecha na própria legislação eleitoral, que requer a apresentação de certidões criminais emitidas pela 1ª e 2ª instâncias de onde "o candidato tenha o seu domicílio eleitoral". Lula tem seu domicílio eleitoral em São Bernardo do Campo (SP), mas suas condenações ocorreram em Curitiba e Porto Alegre. Não está claro se isso impediria Barroso de apresentar uma decisão monocrática, mas analistas opinam que a manobra petista pode não fazer diferença uma vez que é pública e notória a condenação do ex-presidente — como inclusive sinalizou Rosa Weber, que preside o TSE.(EL PAÍS )

    CONTINUE LENDO


  • Aracatu receberá programa de Rastreamento do Câncer de Mama

    O Câncer De Mama é uma das doenças que mais mata mulheres no Brasil e no mundo, e a única forma de prevenir é fazendo o exame de mamografia.
    O programa de Rastreamento do Câncer de Mama do governo do Estado estará atendendo o município de Aracatu de 31 de agosto a 08 de setembro e, as mulheres de 50 a 69 anos, devem procurar a unidade de saúde ou os agentes comunitários para participarem do programa e realizarem os exames.



  • Polícia Militar apreende drogas no conjunto habitacional Brisas I

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    Por volta de 19h,  uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), tomou conhecimento de que nas proximidades da quadra de esportes do conjunto Brisas I estaria havendo uma movimentação de tráfico de drogas. Ao realizar diligências ao local, perceberam que um indivíduo se evadiu e abandonou substâncias semelhantes à droga.

    Diante disso, os produtos apreendidos foram levados e apresentados ao preposto da Polícia Civil na sede da 20°COORPIN, onde o fato foi registrado.







  • GUAJERU: CONSTRUÇÃO DO SISTEMA SIMPLIFICADO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA COMUNIDADE DE POSSE SE ENCONTRA EM PLENO ANDAMENTO

    Foto: Divulgação

    Encontra-se em andamento a construção do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água da Comunidade de Posse. Ao todo são mais de 3.000 MTS de tubulação, fruto de emenda dos Deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo e indicação do Vereador Manoel de Noca. O sistema deve beneficiar varias famílias que contarão com água de maior qualidade e mais comodidade e saúde no dia-a-dia. 







  • Prefeito de Caetité se reúne com o presidente Michel Temer

    Foto: Divulgação

    Na tarde da última segunda-feira (13) o prefeitode Caetité,  Aldo Gondim participou de uma reunião com o então presidente da República Michel Temer, ministros e investidores chineses.
    O encontro foi para apresentação de propostas de  projetos de infraestruturas que poderão ser desenvolvidas na região nordeste do país. Entre os investimentos estão a conclusão do Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste.
    Estiveram também presentes no encontro representantes da Bahia Mineração (BAMIN), que desde o início da gestão do prefeito Aldo Gondim se mobilizam e movem esforços para dar viabilidade no projeto da empresa, o que aumentará o índice de empregos.
    Para o prefeito esse é um marco para o desenvolvimento regional, pois agora se espera que o Governo Federal e os investidores chineses acelerem a execução dos projetos.







  • Imposto de Renda 2018: Receita paga 3º lote de restituições nesta quarta-feira

    Receita Federal paga nesta quarta-feira (15) o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) de 2018. O lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2017. Ao todo, serão pagos R$ 3,6 bilhões para 2.852.737 contribuintes. A correção para quem recebe neste segundo lote do IR 2018 é de 2,58%.

    As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal. Há, ainda, o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal.

    CONTINUE LENDO


  • Termina hoje às 19h prazo para registro de candidaturas à Presidência

    Foto: Reprodução

    Os partidos e coligações políticas têm até hoje (15) as 19h  para apresentar os pedidos de registro das candidaturas. Dos 13 candidatos que tiveram os nomes aprovados em convenções partidárias, cinco não apresentaram as solicitações de registro. 

    Ainda não apresentaram os pedidos: Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB), João Vicente Goulart (PPL), José Maria Eymael (DC) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    Até o começo da manhã desta quarta-feira oito candidatos se registraram: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (Novo) e Vera Lúcia (PSTU).

    No total, foram confirmadas nas convenções 14 candidaturas. Porém, há um impasse em torno do nome de Manuela D'Ávila (PCdoB), que indicou a disposição de sair como vice em uma eventual chapa liderada pelo PT. 

    É aguardado para hoje à tarde o registro da candidatura do ex-presidente Lula. Porém, como ele está preso em Curitiba, há dúvidas se deve ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que o tornaria inelegível.

     







  • Polícia prende autores da morte de comerciante barraestivense

    A Polícia Civil prendeu na tarde de ontem (14), os autores da morte de  Agnaldo Novais Mendes, o Moquinha. De acordo confirmações obtidas pelo Destaquebahia junto a polícia, a prisão de Elias Silva Nascimento, Samuel Gonçalves Rocha e Tailan de Araújo Rocha foi possível após expedição de prisão preventiva por parte da promotoria local.
    As equipes da Delegacia de Barra da Estiva realizou incansáveis diligências, onde descobriu que Elias, Samuel e Tailan planejaram a morte de Aguinaldo, pois, desconfiavam que a vítima estava passando informações para a polícia. No dia 11/8/2018, os Acusados foram para casa de Tailan, onde testaram a arma do crime(revólver , calibre .32), ficando Elias encarregado de executar o plano. O autor então foi até a casa da vitima, pulou o muro, exigiu que a sua filha chamasse pelo pai e assim que o mesmo veio atender ao chamado da filha foi atingido por vários disparos de arma de fogo. No dia 13/8/2018, em Termo de Interrogatório, Elias confessou o crime.
    Na tarde de ontem (14), foram expedidos os Mandados de Prisão Preventiva, onde às 16h40 a equipe de Barra da Estiva deu cumprimento e os acusados estão á disposição da Jusitça. O delegado de Barra da Estiva enfatizou a cooperação entre Polícia Civil, Polícia Militar, Cipe Sudoeste, Promotor e Juiz como essencial para a resposta rápida.



  • Homens são presos por tráfico de drogas em Guanambi

    Foto: Divulgação CIPE Sudoeste

    Por volta de 01h00 da manhã de terça-feira (14) a guarnição CAESG, em deslocamento pela localidade conhecida por Ferrovia, às margens da BR 030, em Guanambi, visualizou um veículo, VW/GOL MI, Placa Plicial JMK  7939, cor verde, em atitude suspeita. Ao proceder com abordagem, constatou-se que havia seis ocupantes no citado veículo e após buscas em seu interior, foi encontrada uma porção de substância análoga a maconha, pesando aproximadamente 20 gramas. Um dos indivíduos, identificado como Y. B. N. L., assumiu a propriedade da substância. 
    Diante dos fatos, todos foram apresentados na DP de Guanambi, juntamente com o veículo, para as medidas cabíveis.







  • Bahia: Programa de Resistência às Drogas forma 430 jovens em Paulo Afonso

    Foto: Divulgação | SSP

    O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, formou 430 jovens estudantes de escolas públicas de Paulo Afonso. A solenidade de formatura aconteceu, na 'Uzina Eventos', situada no bairro de Tancredo Neves, na tarde desta terça-feira (13).

    Os certificados foram entregues a alunos do 5º ano das Escolas Municipais Casa da Criança I, Guiomar Pereira, Vinícius de Morais, São José, Vereador João Bosco Ribeiro e o Centro Educacional Alegria do Saber. As melhores redações também foram premiadas. 

    Também participaram da cerimônia oficiais e praças da PM, integrantes das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, da Rede de Proteção à Infância e à Juventude, familiares dos formandos, integrantes da comunidade e professores dos centros educacionais. 

    O Proerd busca promover a prevenção ao uso de entorpecentes para crianças e adolescentes. As ações (palestras, seminários e debates) são desenvolvidas em parceria com as escolas e apoio familiar e já instruiu mais de 200 mil pessoas.



  • Guajeru: Convênio é assinado com a SUDEC para abastecimento de água no município

    Foto: Ascom

    Nesta segunda-feira, o Prefeito Gil Rocha esteve em reunião com o superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia - SUDEC, Dr Paulo Sérgio Luz, para assinatura do convênio para abastecimento de água através de locação de carro pipa para o município de Guajeru, o convênio para abastecimento emergêncial no valor de cerca de R$ 60.000,00 ( sessenta mil reais).

    " Nosso desafio é constante na convivência com a seca que assola nossa região, não medimos esforços, agora mais um apoio importante da Defesa Civil do Estado da Bahia para amenizar a escassez de água, já realizamos perfuração e instalação de poços, limpezas de aguadas, adutoras, bebedouros... mas precisamos do fundamental que são as chuvas para abastecer nossos açudes, e neste caso, dependemos da natureza, enquanto a chuva não chega temos que continuar firmes na busca de soluções." Declarou o Prefeito Gil Rocha.

    Na reunião o Prefeito Gil Rocha, esteve acompanhado do Secretário de Finanças Bruno Souza, o Coordenador da Defesa Civil Municipal de Guajeru Edinei Coutinho.



  • Secretário de Educação visita Colégio Getúlio Vargas em Brumado e dialoga com servidores e alunos

    O diretor do colégio, Ramon (à direita) mostrou algumas carências da instituição de ensino.

    O Secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, visitou o Colégio Estadual Getúlio Vargas na última sexta-feira (10), durante sua passagem por Brumado. O motivo da visita do secretário na cidade foi à implantação do projeto Escolas Culturais no Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP). 

    Secretário de Educação visita Colégio Getúlio Vargas em Brumado e dialoga com servidores e alunos

    No Getúlio Vargas, Walter conheceu as instalações da escola e conversou com os alunos e com o diretor Ramon, que fez diversas solicitações e explanou algumas necessidades da escola.

    Secretário de Educação visita Colégio Getúlio Vargas em Brumado e dialoga com servidores e alunos

    Em entrevistas ao Destaque Bahia, ele falou sobre a visita nas escolas e dos projetos implantados, além de avaliação de estruturas para uma possível adoção de um novo modelo pedagógico de ensino que é o Ensino Médio Regular, batizado pelo estado como educação integral, método que está sendo utilizado em toda rede de educação do estado na intenção de oferecer novas oportunidades aos estudantes.

    “Estamos olhando também a parte da infraestrutura das escolas como no CEEP na parte interna, cobertura da quadra, e nos outros colégios estamos vendo quais são as intervenções nas estruturas físicas que serão necessárias para, inclusive, suportar esse novo modelo pedagógico que a gente vem trabalhando na rede”, disse o secretário. (veja mais no vídeo abaixo).

    Na oportunidade, ele e sua equipe estiveram observando alguns terrenos ao entorno do colégio para possíveis ampliações na estrutura, visando oferecer maior comodidade, conforto e lazer para os estudantes.



  • Obras do estádio e do Bairro Popular II em Malhada de Pedras estão em fase final

    O setor de infraestrutura da Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras tem intensificado as obras que estão sendo realizadas no Estádio Minhocão e no Bairro Popular II. Em breve, os desportistas, assim como os moradores das casas populares estaram desfrutando dos grandes investimentos que estão sendo realizados pela gestão da prefeita Terezinha Baleeiro.

    Obras do estádio e do Bairro Popular II em Malhada de Pedras estão em fase final

    No estádio, os investimentos são na iluminação. As torres já foram erguidas e agora são os refletores que estão sendo colocados.

    Obras do estádio e do Bairro Popular II em Malhada de Pedras estão em fase final

    No Bairro Bairro Popular II, o tão sonhado calçamento está a cada dia se tornando uma realizade, várias ruas já foram calçadas e as outras estão em fase de conclusão.



  • PM de Malhada de Pedras e Guajeru apreendem armas usadas por homem para ameaçar a esposa

    Por volta de 10h40min de ontem (13), a Guarnição do DPM de Malhada de Pedras, em rondas pelo município, foi acionada por uma senhora que alegou ter sofrido uma tentativa de homicídio. Segundo ela, o autor seria o próprio companheiro, sendo que este estaria armado e teria se evadido por um beco, atravessado a linha férrea e adentrado o matagal. Em busca do suspeito, as guarnições de Malhada de Pedras e de Guajeru foram à Fazenda Bonfim, em Guajeru, quando por voltas de 12h encontraram 5 (cinco) armas na residência do casal. O indivíduo não foi capturado.

    Diante dessas circunstâncias, as armas apreendidas foram apresentadas ao preposto da Polícia Civil na Delegacia de Rio do Antônio, onde o fato foi registrado.