publicidade
 
publicidade
 
publicidade
 
comentários
Valda em:
Servidor do INSS de Vitória da Conquista é condenado por fraudes em concessão previdenciária
 
 
ELISEU AURELIANO DA ROCHA em:
Um morre e outro fica gravemente ferido durante briga no município de Tanhaçu
 
 
Iana Lopes em:
Açougueiro vítima de acidente quando bandido empreendia fuga em Brumado, morre no hospital
 
 
Bernabe neto em:
Homem é morto pelo próprio sobrinho na zona rural de Aracatu; autor foi preso
 
 
 
curta nossa fanpage
11.02.2017 - CHAPADA DIAMANTINA
 
Bahia Pesca e prefeitura de Itaetê assinam convênio para instalação de escritório e deputado solicita agilidade na implantação do polo de piscicultura
 
Bahia Pesca e prefeitura de Itaetê assinam convênio para instalação de escritório e deputado solicita agilidade  na implantação do polo de piscicultura
Foto: Divulgação
 

O deputado estadual Eduardo Salles e o prefeito de Itaetê, Valdes Brito, estiveram em audiência com o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira, para tratar sobre a instalação de um escritório, que irá auxiliar na assistência técnica da Barragem Bandeira de Melo. O parlamentar ainda solicitou agilidade na implantação do polo de piscicultura, que irá beneficiar Itaetê e Boa Vista do Tupim, com a geração de emprego e renda.

Um Convênio de Cooperação foi assinado entre a prefeitura de Itaetê e a Bahia Pesca para instalação do escritório no município.

 

Dernival Oliveira antecipou que o escritório já está instalado e em breve dará início às atividades. “Teremos uma empresa trabalhando na assistência técnica aos piscicultores, com toda a estrutura de pessoal técnico e apoio material como veículo, e outros”, explica.

A implantação do polo de piscicultura é fruto da parceria entre Bahia Pesca e Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia ) e deve beneficiar, inicialmente, cerca de 100 famílias da agricultura familiar.

Para implantação do polo é necessário que os cadastros, que se encontram em fase de análise na Desenbahia, sejam aprovados. “As primeiras famílias de Itaetê e Boa Vista do Tupim já foram cadastradas, mas somente 30 foram contempladas até o momento. Para que o projeto piloto seja iniciado, é necessário a aprovação das 100 famílias cadastradas em Itaetê e Boa Vista do Tupim.

Para o parlamentar, os avanços que a implantação da piscicultura podem promover à população são inúmeros. “A barragem Bandeira de Melo é uma preciosidade para a região e, infelizmente, ainda é subutilizada. Com a implantação deste projeto, temos a oportunidade de mudar esta realidade. A utilização da barragem pode transformar Itaetê e Boa Vista do Tupim em municípios com enorme capacidade produtiva de tilápia, com a piscicultura e irrigação. Essa é a minha meta”, ressalta Eduardo Salles.

Após a instalação e início da produção com o polo de piscicultura, em um segundo momento, conforme o deputado, projetos serão realizados, a partir de editais da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional). “Pautamos a importância dos editais, para que a Bahia Pesca, juntamente com os produtores, consigam recursos para a construção de uma fábrica de gelo, uma unidade de beneficiamento e transporte, que irá auxiliar na industrialização do pescado”, reitera.

PROJETO PESCA NO SEQUEIRO

O grupo ainda tratou o sobre o Consórcio Chapada, que visa obtenção de crédito destinado ao setor da pesca, em Itaetê, com o projeto Pesca no Sequeiro. A iniciativa propõe a instalação de tanques escavados para que seja reaproveitada a água das chuvas para criação dos alevinos.

Conforme Dernival Oliveira, a Bahia pesca vai auxiliar com a parte técnica e doação dos alevinos. “O Consórcio Chapada entra com as máquinas e a CAR vai dispor do combustível, manutenção, pranchão para transporte, tratoristas e a contratação de operadores para escavação de tanques nas comunidades rurais onde tenha água”, concluiu o presidente.

Também estiveram presentes na audiência desta quarta-feira (8), os secretários municipais de Educação e Agricultura, Bolota Damasceno e Jorge Tiodoro, respectivamente.

 
 
     
     
 
comentários
 

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

 
  Escrever comentário:
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
Voltar
 
outras notícias
 
16.Dez.2017 - Homem invade residência após roubo e é preso pela polícia em Ituaçu
16.Dez.2017 - Rio do Antônio: Waldenor e Deca buscam nova adutora, trator, desenvolvimento social e investimentos para a saúde
16.Dez.2017 - Anvisa divulga novas imagens de advertência para embalagens de cigarro
16.Dez.2017 - Homem é assaltado e agredido durante trabalho em Malhada de Pedras; caso foi registrado em Brumado
15.Dez.2017 - Operação Fim de Ano: Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em Brumado; seis pessoas foram presas
15.Dez.2017 - APROVEITE AS PROMOÇÕES DE NATAL DA BELLA VISTA EMBALAGENS E FESTAS
15.Dez.2017 - Conquista: motorista se distrai, perde controle do veículo e cai em vala
15.Dez.2017 - Última votação do projeto que regulamenta 13º salário para prefeito, vice e vereadores aconteceu hoje, 15; projeto foi aprovado pela maioria
15.Dez.2017 - Polícia realiza apreensão de armas de fogo em Livramento
15.Dez.2017 - Quase mil alunos participam da formatura do Proerd em Guanambi
eventos
31.07.2017
Aniversário de 55 anos de Rio do Antônio 2017
 
04.07.2017
São Pedro de Guajeru 2017
 
 
publicidade
 
publicidade
 
Entre Gospel Destaque Bahia © 2017 - Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções