publicidade
 
publicidade
 
publicidade
 
comentários
ELISEU AURELIANO DA ROCHA em:
Um morre e outro fica gravemente ferido durante briga no município de Tanhaçu
 
 
Iana Lopes em:
Açougueiro vítima de acidente quando bandido empreendia fuga em Brumado, morre no hospital
 
 
Bernabe neto em:
Homem é morto pelo próprio sobrinho na zona rural de Aracatu; autor foi preso
 
 
José Silveira da Rocha em:
Governo do Estado publica edital de licitação para implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Piabanha em Aracatu
 
 
 
curta nossa fanpage
17.08.2017 - CULTURA
 
Após reformas, Mercado Modelo dobra número de visitas em um ano
 
Após reformas, Mercado Modelo dobra número de visitas em um ano
 

Ao pé do Caboclo da Praça da Sé, subindo e descendo o Elevador Lacerda ou aproveitando a vista do Farol da Barra, o cotidiano de Salvador é marcado por um acervo significativo de monumentos públicos. São esculturas, painéis, fontes, dentre outras obras que não só embelezam a cidade, como também remontam a história daquela que foi a primeira capital do Brasil. No dia 17 de agosto, data que se comemora o dia do Patrimônio Histórico Nacional, uma boa notícia para um dos principais cartões postais da cidade: o Mercado Modelo dobrou o número de visitantes em um ano. O local é um dos principais comércios de artesanato do Brasil. Depois de 105 anos de história e cinco incêndios que destruíram sua estrutura, o lugar recebeu reformas e programação cultural própria para continuar atraindo turistas em tempos de crise econômica.

Estima-se que atualmente o Mercado receba uma demanda de 300 visitas diárias, totalizando 8 mil pessoas por mês. O número é duas vezes maior que a estimativa do último ano. Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a mudança é fruto de reformas e intervenções feitas no local. As ações incluem correções de infiltrações e da parte elétrica do prédio, algo que prejudicava a atividade comercial do lugar. A varanda do local também foi restaurada. Lâmpadas convencionais foram trocadas por modelos de LED, que gastam menos energia e iluminam mais. As obras custaram R$ 480 mil para os cofres públicos da cidade. 
 
O permissionário Adenilton Andrade celebra as melhorias feitas no local. Segundo o dono do Doces Shalom, um dos 263 boxes do Mercado Modelo, a reforma contribuiu para atrair turistas mesmo em época de crise, mas a segurança do ponto turístico ainda precisa ser aperfeiçoada. “A prefeitura tem nos dado apoio, mas ainda precisamos de uma segurança mais ostensiva”, conta o permissionário que recentemente teve uma corrente de ouro roubada na área externa do lugar. A Semop garante que a segurança do Mercado está sendo melhorada com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e incremento da fiscalização dentro e no entorno do prédio.

“A atual administração tem se reunido com os permissionários do Mercado Modelo, abrindo diálogo constante. A intenção é realizar as melhorias e qualificações necessárias para que o equipamento esteja em condições de atender baianos e turistas. Organizamos também o estacionamento externo, com a finalidade de atender exclusivamente quem chega de ônibus, micro-ônibus e vans de turismo, proporcionando mais conforto e fácil acesso ao mercado”, afirma o titular da Semop, Marcus Passos.

Contra as chamas que destruíram o Mercado Modelo em média a cada 21 anos de sua história, foram realizadas ações de prevenção para que incêndios não acometam novamente o ponto turístico. Extintores são distribuídos para os boxes e sanitários, como também na área de alimentação. Ocorreu ainda a reforma completa do telhado, evitando que o mau tempo prosseguisse como complicador das atividades do centro de compras. 

Como braço artístico da nova gestão, o Mercado Modelo passou também a oferecer apresentações musicais por meio do "Viver o Mercado". Durante um ano, o projeto contou com a apresentação de 27 grupos artísticos para um público fixo de aproximadamente 6 mil pessoas, sem contar com os passantes. O projeto teve início em setembro de 2016, concentrando ações de entretenimento, cultura, informação e lazer de forma ininterrupta até junho de 2017. O Pôr do Sol no Mercado acontece sempre às sextas-feiras, das 17h às 18h. Além da atividade, a Fundação Gregório de Matos levou ao local um espaço para happy-hour com música ao vivo no final de tarde.(Bahia Notícias)

 
 
     
     
 
comentários
 

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

 
  Escrever comentário:
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
Voltar
 
outras notícias
 
19.Nov.2017 - Dois acidentes envolvendo motocicletas deixam duas vítimas fatais em Brumado
19.Nov.2017 - Polícia apreende drogas na Urbis IV em Brumado; três pessoas foram presas
18.Nov.2017 - Aproveite o Black Friday da Taisan Auto e compre o seu veículo
18.Nov.2017 - Começou ontem (17) o pagamento do segundo lote do PIS/PASEP para idosos
17.Nov.2017 - Resultados de exames de laboratório apontam que bactérias presentes em fezes estavam em bolos servido por escola em Rio do Antônio; dezenas de crianças passaram mal
17.Nov.2017 - Adriano se oferece para jogar de graça no Flamengo em 2018
17.Nov.2017 - Preso há um ano, Cabral pode pegar pena de até três séculos em ações ajuizadas
17.Nov.2017 - Vídeo: Ourivesaria é assaltada no centro de Brumado e câmeras flagram a ação dos bandidos
17.Nov.2017 - Novo golpe no WhatsApp promete passagens aéreas para fim de ano
17.Nov.2017 - É o Tchan deixará de usar 'ordinárias' e 'inocentes' para identificar banheiros em ensaio
eventos
08.09.2017
Desfile de 7 de Setembro em Brumado 2017
 
29.08.2017
Cavalgada de Barra da Estiva - A Top da Chapada
 
 
publicidade
 
publicidade
 
Entre Gospel Destaque Bahia © 2017 - Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções