• Homem morre vítima de acidente na Ba-142, trecho entre Barra da Estiva e Ibicoara

    Um grave acidente ocorrido neste sábado (25), na Ba-142, próximo ao Ponto da Pedra, trecho entre Barra da Estiva e Ibicoara, deixou como vítima fatal um homem identificado como Renato Luz.
    Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, ele conduzia uma motocicleta quando colidiu com um caminhão.
    Renato Luz tinha 41 anos e o seu corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado para exame de necropsia. A Perícia realizada no local apontará as circunstancias do acidente.



  • PM  faz participação no projeto Família na Escola realizada em comunidade de Caetité

    Na manhã deste sábado (25), soldados da Polícia Militar (PM) estiveram atendendo o convite da diretora do Grupo Escolar Manoel Soares Cruz, Eliete Novais Junqueira, na comunidade Tanquinho de Aroeira, município de Caetité. A diretora convidou a POLÍCIA MILITAR para participar do Projeto Família na Escola, e para realizar o desejo de um aluno que sonha em ser policial. Na ocasião foi realizada palestra e dinâmica sobre "Competição e sociedade". A diretora destacou o importante papel que a 94° CIPM vem desenvolvendo, no Comando do Major Moreira na cidade de Caetité, através de ações de prevenção, orientação e formação.



  • Audiência Pública: Minuta de Contrato é apresentada pela Embasa à população de Rio do Antônio

    A Audiência Pública realizada na manhã de sexta-feira (24), teve o objetivo de possibilitar a comunicação direta entre o Município, a Embasa e os cidadãos; além de possibilitar a efetiva participação do cidadão e de segmentos da sociedade na discussão sobre o Contrato de Programa para a prestação de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Rio do Antônio.
    A integralidade das colocações e contribuições, juntamente com a Ata da Audiência Pública, serão anexadas ao processo do Programa, e dentro em breve estará disponível para consulta.
     

     

    Audiência Pública: Minuta de Contrato é apresentada pela Embasa à população de Rio do Antônio

    Além de representantes  da Embasa, participaram da Audiência o prefeito José de Souza Alves (Deca), vereadores e representantes de outros segmentos da sociedade rioantoniense.



  • Garantia Safra: Prefeitura Municipal de Brumado emite Nota Informativa

    Devido a leituras e posicionamentos dos assistidos pelo Programa Garantia Safra, as quais apontavam no sentido de que a Administração Municipal seria a responsável pelo atraso no pagamento do benefício, a Prefeitura de Brumado vem esclarecer o equívoco. Primeiramente vale ressaltar que o programa é tripartite, ou seja, tem a participação dos governos federal, estadual e municipal, cabendo ao município algumas etapas, as quais já foram todas cumpridas conforme documentação em anexo. Em comunicado recente da SETAF - Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, foi nos passado que o pagamento sairia no final de abril, o que acabou não acontecendo, apesar de todos os relatórios e visitas terem sido feitas. Em contato feito hoje (24) com a Superintendência de Agricultura Familiar – SUAF, foi nos informado que o Estado ainda não repassou as verbas. Então, diante desses esclarecimentos, o município de Brumado espera que os impasses sejam resolvidos e o pagamento seja reestabelecido o mais rápido possível, pois, como já foi afirmado, todas as etapas já foram cumpridas pela administração municipal. 

     

    Danilo Viana

    Secretário Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente



  • Proteção ao Adolescente: Sesoc de Brumado dimensiona Campanha “Todos juntos contra o Trabalho Infantil”

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, por intermédio das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI, está realizando uma série de ações voltadas para o Combate ao Trabalho Infantil e proteção ao adolescente trabalhador, com “Rodas de Conversas” informativas abordando às campanhas temáticas “Criança não deve trabalhar, Infância é para sonhar” e “Proteção ao Adolescente Trabalhador”, as quais estão sendo disseminas nas Escolas em Tempo Integral e também no CRAS Irmã Dulce.  O objetivo das ações visa sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento e ao adolescente trabalhador os direitos de exercer uma função conforme as normativas vigentes. As ações contam com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, Conselho Tutelar de Brumado- CTB, Centros de Referência de Assistência Social – CRAS Esther Trindade Serra, CRAS Irmã Dulce, CRAS Yolanda Pires e Centro de Referência Especializado de Assistência Social.



  • Futebol: Jogador caculeense defenderá o Mirassol no Campeonato Paulista Sub-15

    O jogador caculeense Maykon Matos Ramos, de apenas 14 anos, é uma das promessas do time do Mirassol de São Paulo e irá defender a equipe no Campeonato Paulista Sub-15 realizado no estado.

    Com 1,91 metros de altura e pesando 70 kg, Maykon joga como zagueiro. O jovem se apresentou ao time paulista há aproximadamente dois meses, após passagem pelo Juazeirense, onde disputou o Campeonato Baiano Sub-15.

    Vindo de família humilde, o jogador tem recebido o apoio da família na busca pela realização do sonho de se tornar um atleta profissional. Maykon é irmão de Helder Matos Ramos, hoje com 23 anos, que já passou por vários clubes profissionais, inclusive o Vitória da Conquista, onde permaneceu por 3 anos nas categorias de base.

    Maykon foi descoberto pela Escolinha Associação Desportiva Ajax, de Brumado, aos 12 anos. No Mirassol o garoto tem recebido elogios dos dirigentes e também da equipe técnica que apostam no bom desenvolvimento durante o Sub-15.



  • Justiça Eleitoral deve chegar mais próximo do eleitor, afirma presidente do TRE-BA

    Foto: Destaque Bahia

    Facilitar o acesso do eleitor ao serviço do recadastramento é umas das prioridades do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) nessa nova fase da biometria na Bahia. O assunto foi debatido, na manhã desta sexta-feira (24/5), durante audiência pública no município de Livramento de Nossa Senhora.

    De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, a preocupação da Justiça Eleitoral baiana é alcançar o eleitor. “Esse é o nosso desafio. Para isso, vamos colocar posto onde está precisando, principalmente nos distritos mais distantes da sede. Podemos fazer convênio com qualquer órgão, entidade ou com a ajuda de quem tiver a boa vontade, contanto que a Justiça Eleitoral chegue mais perto do eleitor”.

    A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o atendimento por hora marcada. O agendamento pode ser feito na internet, na página agendamento.tre-ba.jus.br ou pela central telefônica. Na ocasião, o presidente anunciou o número gratuito para agendar o serviço (0800 071 6505), que estará disponível na próxima segunda-feira (27/5).







  • Brumado: Projeto de Lei que doa ao Estado terreno para a construção da Policlínica é aprovado pela Câmara

    Foto: Destaque Bahia

    Mais um momento histórico para o Poder Legislativo de Brumado, essa foi a definição do presidente Léo Vasconcelos, sobre a aprovação do Projeto de Lei 09/2019, de procedência do Poder Executivo, que dispões sobre a doação de imóvel urbano, de domínio municipal, ao Estado da Bahia, no qual será construída a unidade da Policlínica Regional. Os vereadores aprovaram o projeto de caráter de urgência urgentíssima por unanimidade, comprovando o seu compromisso com as grandes causas de Brumado. “Foi mais uma comprovação de que o Poder Legislativo está totalmente sintonizado com os grandes anseios de nosso município”, destacou Léo Vasconcelos que ainda observou que “todos nós sabemos da importância da implantação da Policlínica, que proporcionará avanços significativos para o setor de saúde pública de toda a microrregião”. E finalizou dizendo que “agora é o governo do estado fazer a sua parte e construir a tão sonhada policlínica, pois Brumado é uma grande referência regional em saúde, então a meritocracia é indiscutível. Parabéns a todos os vereadores por mais essa ação em prol do desenvolvimento de nossa cidade”.







  • Malhada de Pedras: realizadas ações de Saúde Bucal na comunidade Tabuleirinho e Feira de Saúde na USF Poço Dantas

    Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Malhada de Pedras em parceria com a Secretaria de Saúde vem realizando diversas ações para melhorara ainda mais a vida da população. Nesta semana, foi realizada uma atividade em Saúde Bucal na escola da comunidade Tabuleirinho. A ação foi realizada pela equipe da USF José Fernandes Guimarães e Equipe de Saúde Bucal do Centro de Saúde. Na oportunidade foram entregues kits de saúde bucal.

    Malhada de Pedras: realizadas ações de Saúde Bucal na comunidade Tabuleirinho e Feira de Saúde na USF Poço Dantas

    Foto: Divulgação

    Outra atividade importante da área da saúde foi a Feira de Saúde realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) da comunidade de Poço Dantas, na manhã desta sexta-feira (24). Na ocasião foram ofertados: verificação de pressão arterial e glicemia capilar, serviço de eletrocardiograma, vacinação, dispensação de medicamentos, realização de testes rápidos, agendamento de preventivo ginecológico e atendimento de enfermagem.

    A Secretaria de Saúde, em nome do Secretário Felipe Gadeia, vem cada vez mais buscando soluções para proporcionar a população da sede e zona rural, momentos de saúde frequentes, melhorando a vida de quem usufrui desses benefícios.



  • Abril tem a maior criação de emprego formal para o mês desde 2013

    Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

    Beneficiada pelos serviços e pela indústria, a criação de empregos com carteira assinada atingiu, em abril, o maior nível para o mês em seis anos. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, 129.601 postos formais de trabalho foram criados no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.

    A última vez em que a criação de empregos tinha superado esse nível foi em abril de 2013, quando as admissões superaram as dispensas em 196.913. A criação de empregos totaliza 313.835 de janeiro a abril e 477.896 nos últimos 12 meses.

    Na divisão por ramos de atividade, todos os oito setores pesquisados criaram empregos formais em abril. O campeão foi o setor de serviços, com a abertura de 66.290 postos, seguido pela indústria de transformação (20.470 postos). Em terceiro lugar, vem a construção civil (14.067 postos).

    O nível de emprego aumentou na agropecuária (13.907 postos); no comércio (12.291 postos), na administração pública (1.241 postos); nos serviços industriais de utilidade pública, categoria que engloba energia e saneamento (867 postos) e extrativismo mineral (454 postos).

    Tradicionalmente, a geração de emprego no comércio e nos serviços é alta em abril, por causa do início das safras e do aquecimento da indústria.

    CONTINUE LENDO






  • Bella Vista Embalagens promoverá curso de bolos caseiros com a instrutora Madja Sotero

    No dia 06 de junho a Bella Vista Embalagens e Festas promoverá mais um de seus famosos cursos com a instrutora Madja Sotero. Desta vez, será ministrada técnicas de receitas caseiras, para ampliar ainda mais sua capacidade de renda. O curso acontecerá das 09h00 às 12h00 e de 13h30 às 17h00 e todos os bolos serão degustados pelos próprios alunos.

    Faça já sua inscrição e garanta sua vaga, pois são limitadas. Tel. (77) 9 9993-1260.



  • Técnicos e analistas de universidades estaduais fazem acordo com o Governo do Estado

    Foto: Divulgação

    O Fórum dos Sindicatos dos Servidores Técnico Administrativos das Universidades Estaduais e o Governo do Estado assinaram um acordo, na tarde desta quinta-feira (23), após reunião com o governador Rui Costa na sede da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Ficou definida a reestruturação da tabela de vencimentos dos técnicos administrativos das quatro universidades estaduais que têm vencimentos abaixo do salário mínimo. 

    No acordo, aceito hoje pelos servidores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), também ficou estabelecido o ajuste do quadro de vagas para permitir a promoção na carreira de 244 servidores destas duas instituições, sendo 184 da Uneb e 60 da Uesc, entre técnicos administrativos e analistas.
     
    Representantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) ainda não assinaram o acordo com o Governo do Estado, mas também terão direito ao ganho salarial por decisão do governador. No entanto, as promoções e progressões de carreira ainda não estão asseguradas até que um acordo entre as duas universidades e o Estado seja efetivado.







  • Tanhaçu: Menor natural de Brumado morre após troca de tiros com a Rondesp

    Foto: Divulgação 34ª CIPM

    Na noite de ontem (23) um indivíduo identificado como Patrik de Brito Munis de 17 anos, morreu após troca de tiros com a polícia em Tanhaçu. De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, a polícia recebeu informações que havia tráfico de drogas e pessoas armadas, nas proximidades da Linha Férrea. Ao chegar no local, a PM foi recebida a tiros, tendo dois indivíduos empreendido fuga. Dando continuidade a ocorrência, os policiais realizaram encalço de um dos meliantes que supostamente teria se se escondido em uma casa aparentemente abandonada. Ainda segundo informações, ao adentrar no local a equipe foi novamente recebida a tiros, e ao revidar a injusta agressão acabou atingindo o autor dos disparos. Com ele foram encontrados um revólver marca Calibe .38 niquelado, com 4 cartuchos deflagrados e 2 picotados. Na residência a polícia encontrou também substâncias semelhantes a maconha e cocaína e uma balança de precisão.

    O menor era suspeito de participação no tráfico de drogas e em um homicídio praticado em Brumado.







  • Polícia detém homem após acusação de agressão a filho e ex-mulher no bairro Novo Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    A Polícia Militar prendeu na última quarta-feira (22) um homem acusado de ameaçar e agredir a ex-companheira e seu filho no bairro Novo Brumado. De acordo informações da polícia, ao chegar no local a guarnição se deparou com o indivíduo batendo de forma agressiva no portão da residência e fazendo ameaças. Após deter o acusado, a vítima informou aos militares que já havia sido agredida pelo homem e que já havia ocorrências registradas neste sentido. O indivíduo foi conduzido para a Delegacia Territorial para que as medidas cabíveis fossem adotadas.







  • STF tem maioria a favor da criminalização da homofobia

    Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

    O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (23) maioria de seis votos a favor da criminalização da homofobia como forma de racismo. Apesar do placar da votação, o julgamento foi suspenso e será retomado no dia 5 de junho. 

    Até o momento, a Corte está declarando a omissão do Congresso em aprovar a matéria e determinado que o crime de racismo seja enquadrado nos casos de agressões contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis) até que a norma seja aprovada pelo Parlamento. 

    O julgamento começou em fevereiro e foi retomado nesta tarde com as manifestações da ministra Rosa Weber e do ministro Luiz Fux, também favoráveis à criminalização. Com os votos de Weber e Fux, ficou formada a maioria com os votos de Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, além do relator, Celso de Mello. 

    Em seu voto, Rosa Weber entendeu que a Constituição obrigou o Congresso a aprovar medidas para punir comportamentos discriminatórios, que inclui as condutas direcionadas à comunidade LGBT. Segundo a ministra, o comando constitucional não é cumprido desde a promulgação da Carta Magna, em 1988. 

    "A mora do Poder Legislativo em cumprir a determinação que lhe foi imposta está devidamente demonstrada. A existência de projetos de lei não afasta a mora inconstitucional, que somente se dá com a efetiva conclusão do processo legislativo", disse. 

    Em seguida Fux também concordou com a tese de morosidade do Congresso e afirmou que as agressões contra homossexuais não são fatos isolados. "A homofobia se generalizou, muito embora, quando o STF julgou a união homoafetiva, as cenas de violência explícita homofóbicas diminuíram", disse.

    O caso é discutido na Ação a Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) nº 26 e no Mandado de Injunção nº 4.733, ações protocoladas  pelo PPS e pela Associação Brasileiras de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT) e das quais são relatores os ministros Celso de Mello e Edson Fachin.

    As entidades defendem que a minoria LGBT deve ser incluída no conceito de "raça social", e os agressores, punidos na forma do crime de racismo, cuja conduta é inafiançável e imprescritível. A pena varia entre um e cinco anos de reclusão, de acordo com a conduta.

    Na abertura da sessão de hoje, por maioria de votos, a Corte decidiu continuar o julgamento mesmo diante da deliberação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, que aprovou ontem (22) a mesma matéria, tipificando condutas preconceituosas contra pessoas LGBT. 

    CONTINUE LENDO