• Inscrições para mais de 9 mil vagas em cursos técnicos gratuitos são prorrogadas

    Foto: Divulgação/Secretaria de Estado

    As inscrições para o processo seletivo que oferece 9.335 vagas de cursos técnicos de nível médio gratuitos, em 82 cidades da Bahia, foram prorrogadas até a quarta-feira (18), conforme divulgou a Secretaria de Educação do Estado.

    Os cursos são voltados a pessoas que concluíram o ensino médio, seja na rede pública, nos âmbitos federal, estadual ou municipal, ou que comprovem a condição de bolsista em instituições privadas. As inscrições podem ser feitas até 15 de julho pelo site da Secretaria de Educação.

    A relação de cidades onde os cursos são oferecidos também está disponível no portal da secretaria. Serão disponibilizados 42 cursos, com duração de dois a três semestres. Os candidatos devem fazer a opção por um única cidade, unidade escolar, curso e turno.

    As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais nas provas de Língua Portuguesa e Matemática no último ano do ensino médio ou resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição.

    Segundo a Secretaria de Educação, a divulgação do resultado está prevista para o dia 20 de julho. A matrícula dos selecionados será entre os dias 24, 25 e 26 de julho na unidade escolar para qual foi classificado. O início do período letivo será no dia 30 de julho.

    Alguns dos cursos ofertados são:

    Técnico em Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e, Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Processos Fotográficos, Recursos Humanos, Guia de Turismo







  • Turista de Sorocaba (SP) morre em acidente no Beach Park

    Um turista de Sorocaba (SP) morreu na tarde desta segunda-feira, 16, em um acidente no Beach Park, parque aquático em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza. Ricardo José Hilário da Silva, 43 anos, caiu da boia em uma descida no brinquedo Vainkará, que foi inaugurado no último sábado, 14.

    Segundo o Beach Park, a equipe de salva-vidas atendeu Silva “de forma imediata”, mas ele não resistiu. Conforme a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, o parque passa por uma perícia técnica.

    “Após o acidente, o parque encerrou as atividades da atração, que só voltará a abrir após a apuração pericial que será realizada pelas autoridades competentes na investigação das causas do acidente”, informa o Beach Park, que não funcionará nesta terça-feira, 17.

    Construído pelo departamento de engenharia do próprio parque com “tecnologias patenteadas para garantir diversão e segurança”, o Vainkará tem cerca de 25 metros de altura e 150 metros de comprimento, que são percorridos entre 30 e 40 segundos. Conforme o parque aquático, o brinquedo tem duas rampas que “deixam as boias praticamente em posição vertical” e dá “sensação de gravidade zero”.

    A inauguração do Vainkará teve visitas de famosos, como a atriz Larissa Manoela, o youtuber Whinderson Nunes e o humorista Wellington Muniz, o Ceará, que publicou um vídeo de sua descida no brinquedo no Instagram e depois o apagou. No YouTube, alguns vídeos mostram como funciona a atração:



  • Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

    Foto: Reprodução | Veja

    Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira parte do 13º salário junto com a remuneração de agosto. A primeira parcela do abono anual corresponderá a até 50% do valor do benefício.

    O decreto autorizando a antecipação foi assinado hoje (16) pelo presidente Michel Temer, mas ainda não foi publicado no Diário Oficial da União. A medida deve injetar R$ 21 bilhões na economia do país e movimentar o comércio e outros setores.

    Como determina a legislação, não haverá desconto de Imposto de Renda na primeira parcela paga a aposentados e pensionistas do INSS. O imposto sobre o valor somente pode ser cobrado na segunda parcela da gratificação natalina, a ser paga junto com a remuneração de novembro.

    Desde 2006, o governo antecipa a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto.

    Somente em 2015, o pagamento foi adiado para setembro, por causa do ritmo fraco da economia e da queda da arrecadação.



  • Secretaria Municipal de Educação de Brumado promove Capacitação de Robótica para professores das Escolas Municipais

    Foto: Divulgação

    Com o objetivo de transformar os alunos em seres mais aptos a encarar o futuro e incentivar o raciocínio, a lógica e a cooperação em sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação deste município adquiriu kits de robótica que serão utilizados pelos alunos das Escolas Municipais Em Tempo Integral Professora Idalina Azevedo Lobo, Professora Nice Públio da Silva Leite e Professora Clarice Morais. Os Kits farão parte das aulas, pois além de facilitar o processo ensino-aprendizagem é um instrumento que desperta a curiosidade e o interesse pelo conhecimento de conteúdos curriculares previamente estudados. Para uso desse recurso, os professores de Matemática e Ciências, às coordenadoras e alguns oficineiros das referidas escolas participaram de uma capacitação de 16 horas, nos dias 13 e 14 de julho na UAB – Universidade Aberta do Brasil com o professor de Robótica Aldery Cavalcanti. Durante o treinamento foram desenvolvidas: atividade de montagem, demonstração de finalidade e funcionamento das peças que formam o kit e aula prática utilizando o “carrinho” montado. Conforme ainda explica o professor “As crianças são incentivadas a agir em grupo, usando a criatividade tanto para criar, montar e imaginar quanto para associar o conteúdo assimilado ao dia a dia vivenciado por todos”.



  • Realizado primeiro encontro do Grupo Hiperdia na UBS Joaquim de Castro Donato - CAIC

    Foto: Divulgação

    Foi iniciado hoje, 16, o Grupo Hiperdia na UBS Joaquim de Castro Donato - CAIC,  pelas profissionais do NASF farmacêutica Irene Guimarães e nutricionista Carla Fabrícia, onde foram ressaltadas a importância da prevenção e controle da Hipertensão e Diabetes, a formação dos usuários de saúde como multiplicadores de informações e apresentadas as atividades educativas a serem realizadas incentivando o fortalecimento do grupo. Vale ressaltar o apoio das agentes de saúde Ana Paula Lopes, Edcarla Damaceno e Teresinha Lopes, além da técnica de saúde bucal Eriedna Costa.







  • Inscrições para Fies estão abertas a partir de hoje

    Estão abertas a partir de hoje (16) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, sendo 50 mil a juro zero. As inscrições são feitas pela internet, no site do programa, até o dia 22 de julho.

    Pode concorrer quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

    O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é  50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil.

    A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capitaentre 3 e 5 salários-mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

    O resultado da seleção do Fies será divulgado no dia 27 de julho, em chamada única. Os candidatos que forem pré-selecionados deverão complementar as informações da inscrição no período de 27 a 31 de julho e, depois, fechar a contratação do financiamento.

    CONTINUE LENDO


  • Catadores encontram feto dentro de caixa no lixão de Caetité

    Foto: ilustrativa

    Catadores de materiais recicláveis acionaram a Polícia Militar de Caetité após encontrarem um feto de apenas 05 meses dentro de uma caixa no lixão da cidade.

    De acordo informações obtidas pela nossa redação, o feto ainda estava placenta. O Departamento de Polícia Técnica encaminhou o feto para o IML de Guanambi, onde será realizada a necropsia e coleta de material genético para exames de DNA.

    A notícia chocou toda a população na manhã desta segunda-feira (16).







  • Prefeitura de Brumado realiza recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos vazias

    Foto: Divulgação

    A prefeitura municipal de Brumado realizou a coleta itinerante das embalagens vazias de agrotóxicos. Cada vez mais os Produtores estão conscientes em devolver os vasilhames plásticos de adubos e defensivos agrícolas. Todo ano no mês de Julho concretiza esta Parceria com o ARAS (Central de Recebimento em Vitória da Conquista), InpEV (Istituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - SP ), ADAB e Prefeitura Municipal de Brumado.

    Foram Recolhidos 10 Big Bag´s com aproximadamente 6.000 vasilhames vazios de Agrotóxicos retirados da Natureza, do alcance de Crianças, animais e contaminação do Lençol Freático.







  • Brumadenses conquistam 4º Lugar na edição do Rally Mercosul 2018

    Foto: Divulgação

    Participando pela segunda vez do Rally Mercosul, a dupla de brumadenses Alessandro Silva e Glauber Bacelar conquistaram 4º lugar na categoria TL e 2º Lugar na categoria melhor Amarok. A dupla já representa o Brasil em provas internacionais, e faz parte do Clube da Amarok da Bahia. Desta vez, os brumadenses foram em busca de um grande desafio, participando de uma grande competição e ganhando um lugar de destaque na 4º colocação.

    Brumadenses conquistam 4º Lugar na edição do Rally Mercosul 2018

    Foto: Divulgação

    A dupla agradeceu a todos que acreditaram em sua capacidade e principalmente aos patrocinadores que sempre os apoiam em todas as competições.







  • Convite: Posto de Saúde e sede de Associação de Produtores serão inaugurados em Guajeru

    Foto: Divulgação

    No dia 22 de julho, acontecerá o ato de inauguração do posto de saúde e da sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais, nas respectivas comunidades de Muriçoca e Lagoa do Canto, em Guajeru. O evento acontecerá a partir das 09:00hs da manhã, e após o ato, haverá show de viola.



  • Receita paga restituição para 3 milhões de contribuintes nesta segunda

    A Receita Federal libera nesta segunda-feira (16) a restituição do Imposto de Renda para mais de 3 milhões de contribuintes.

    Os valores serão depositados na conta indicada ao enviar a declaração. Estão neste lote de pagamentos os contribuintes que transmitiram a declaração até o dia 18 de março deste ano e os que fazem parte da lista de prioridades definidas por lei, como professores, idosos e pessoas com deficiência ou doença grave. Serão depositados R$ 5 bilhões.

    Do total, R$ 1,625 bilhão será pago a contribuintes com prioridade. Entre eles estão 3.358 idosos acima de 80 anos, 49.796 entre 60 e 79 anos, 7.159 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e outros 1.120.771 cidadãos cuja principal fonte de renda é o magistério.

     



  • Homem é encontrado morto a tiros em Barra da Estiva

    Por volta das 4hs da manhã desta segunda – feira (16), um homem foi encontrado morto, na Rua do Fórum em Barra da Estiva.
    De acordo com informações do site Informe Barra, o corpo ainda chegou a ser encaminhado ao hospital, onde os médicos constataram o óbito e várias perfurações típicas de tiros.
    Por não haver ocumento de identificação, os dados da vítima não foi divulgado.
    O corpo será encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, para exame de necropsia e identificação através das coletas de digitais. A Polícia Civil já está investigando o crime.







  • TSE pode decidir sobre inelegibilidade de Lula ainda neste mês

    O pedido feito por dois coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja declarado inelegível desde já, pode ser julgado durante o recesso da Corte, neste mês de julho.

    Na ação, Kim Kataguiri e Rubens Nunes solicitam que, em decisão liminar, seja declarada "desde já a incontroversa inelegibilidade", antes mesmo do prazo para registro das candidaturas, em 15 de agosto.

    Lula está preso na superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR), condenado a 12 anos e um mês de prisão no caso do triplex no Guarujá (SP), pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), nos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Por causa da condenação em segunda instância, ele foi enquadrado na lei da Ficha Limpa e sua candidatura dependerá da Corte Eleitoral.

    Após sorteio no TSE, o caso foi parar nas mãos do ministro Admar Gonzaga mas, devido ao recesso, que vai até o próximo dia 31, a ação pode ser analisada pelos ministros plantonistas. Até o dia 20, Rosa Weber, vice-presidente do tribunal, é quem ocupa a função, sendo substituída pelo presidente do TSE em seguida. Eles podem decidir ainda aguardar o fim do recesso, a fim de que a questão seja analisada pelo relator.

    De acordo com informações do portal G1, na ação, o MLB ainda pede a proibição do registro de candidatura, de atos de campanha e a citação do nome de Lula em pesquisas.

    Os advogados do petista se pronunciaram sobre o assunto e afirmaram se tratar de um "questionamento precoce", já que a candidatura depende ser formalizada em convenção partidária. Dizem também que a iniciativa é "meramente midiática" e que o o pedido é "um mal concebido manifesto político travestido de ação".(Notícias ao Minuto )

    CONTINUE LENDO


  • Lista de aprovados na 2ª chamada do Prouni será divulgana nesta segunda-feira: Confira

    Foto: Reprodução

    A lista de aprovados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2018 será divulgada nesta segunda-feira (16), no site do programa.

    Os selecionados devem comprovar as informações das inscrições entre esta segunda até o dia 23 de julho. A partir do dia 30 de julho, os estudantes podem aderir à lista de espera do programa.

    Neste semestre são oferecidas 174.289 bolsas de estudo totais e parciais em 1.460 instituições de ensino superior. O Ministério da Educação não informou quantas delas foram preenchidas.

    Para ter direito a uma bolsa integral, o candidato deve comprovar uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos. Segundo o MEC, quem conseguir uma bolsa parcial e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



  • Seleção francesa chega nesta manhã a Paris e será homenageada

    Foto: Reprodução

    A imprensa francesa celebra a vitória da seleção e o título de campeã da Copa do Mundo da Rússia. Os jogadores devem desfilar em um ônibus de dois andares pela Champs-Elisée, em Paris. A seleção será recebida pelo presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu.

    Os jogadores que venceram a Croácia por 4 a 2 seguem a comemoração feita pela seleção francesa, em 1998, quando também foi campeã na Copa do Mundo - cuja sede era a França e o Brasil ficou em segundo lugar.

    Na ocasião, cerca de 500 mil pessoas foram às ruas para saudar a seleção francesa.

    De acordo com o jornal Le Monde, o esquema para a recepção dos jogadores reúne 2 mil pessoas e as ruas por onde passarão vão ficar interditadas.