• Homem é detido em Aracatu portando arma de fogo após ameaçar companheira

    Foto: Divulgação | Polícia Militar

    Por volta de 17h de ontem (16), a guarnição do destacamento de Aracatu deteve um indivíduo que estava ameaçando a companheira com emprego de arma de fogo. Os policiais diligenciaram e encontraram o indivíduo portando um revólver e seis cartuchos intactos.
    Por essa razão, o homem, a vítima, a arma e as munições foram levadas e apresentadas ao preposto da Polícia Civil na sede da 20° COORPIN, em Brumado.







  • Núcleo de Cidadania dos Adolescentes promove ações em alusão ao Dia da Criança

    Foto: Divulgação

    O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), sob a coordenação da Equipe do CRAS Irmã Dulce, em parceria com a Escola Maria Iranildes Lobo – CAIC, realizou no dia 11 de outubro de 2018, às 14hs, a gincana recreativa, a qual contou com a participação de aproximadamente 105 crianças, na faixa etária dos 6 a 11 anos, e também com a colaboração dos profissionais da instituição.

    O evento teve por objetivos: Promover brincadeiras em alusão ao dia das crianças; estimular atividades físicas; como: correr, saltar, equilibrar, dentre outras e promover a interação geracional, onde vivenciaram momentos de muita alegria e animação. 







  • CREAS Chico Xavier realiza palestra Dia Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher

    Foto: Divulgação

    A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Chico Xavier, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, nos dias 03 e 13/10, através de palestras de sensibilização, para comunidade da Igreja Católica  do bairro São Félix e  no Centro Espirita Viveiro de Luz, respectivamente,  celebrou o dia 10 de Outubro – Dia Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher.

    A data foi instituída em 1980, quando inúmeras mulheres brasileiras reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em movimento nacional, protestando contra o índice crescente de crimes em todo o país. A violência de gênero é um problema mundial que atinge mulheres independentes de idade, cor, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual ou condição social.







  • PF deflagra Operação Hipster e prende distribuidor de ecstasy no país

    A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17), a partir de Curitiba, a Operação Hipster para prender responsáveis pela produção e distribuição de ecstasy em vários estados do Brasil. Alguns alvos foram presos e levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição da Justiça. Eles poderão ser condenados a mais de 20 anos de prisão.

    No total,  25 policiais cumprem cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária, Entre os envolvidos há um estudante universitário.

    De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou com base em informações sobre a compra de uma prensa para a produção de drogas e diversas remessas postais contendo comprimidos de ecstasy numa agência dos Correios em Curitiba.

    O DEA, órgão que combate as drogas nos Estados Unidos, apóia as investigações e a operação, segundo a polícia.

    Em dois meses, foram identificados o envio de pelo menos 80 envelopes e a movimentação de recursos financeiros na conta corrente do suspeito, que ultrapassou os R$ 500 mil num período de 10 meses.

    O nome da operação Hipster é em alusão ao alvo da operação.







  • SUS vai oferecer novo medicamento contra hepatite C

    Foto: Divulgação

    Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (16) no Diário Oficial da União incorpora o medicamento Sofosbuvir em associação ao Velpatasvir para o tratamento da hepatite Crônica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

    De acordo com o texto, o prazo máximo para efetivar a oferta na rede pública é de 180 dias. O relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) sobre o medicamento está disponível no site.

    A Conitec informou, por meio de nota, que a associação entre o Sofosbuvir (400 mg) e o Velpatasvir (100 mg) será utilizada de acordo com o protocolo clínico para o tratamento da doença e apresenta uma posologia bastante favorável e cômoda ao paciente (um comprimido ao dia).

    “Além disso, a medicação trata todos os genótipos do vírus da hepatite C e, dependendo da condição clínica dos pacientes, o tratamento pode durar 12 semanas com alta eficácia e segurança”, destacou a comissão.







  • Correios fecham 41 agências a partir de hoje em 15 estados

    Foto: Reprodução

    A partir de hoje (16), os Correios vão fechar e encerrar as atividades em 41 agências de 15 estados do país. De acordo com a estatal, as unidades que serão desativadas estão em imóveis alugados, localizadas muito próximas a outras agências (menos de dois quilômetros) e não geram lucros. A empresa informou que os funcionários que trabalham nesses locais serão realocados.

    Atualmente, os Correios têm pouco mais de 6,3 mil agências próprias em todo o país, além de 4,3 mil comunitárias, 1 mil franqueadas e 127 permissionárias. Segundo a empresa, o encerramento das atividades dessas agências faz parte do processo de remodelagem da rede de atendimento, que prevê a substituição gradativa de unidades convencionais “por soluções diferenciadas e mais adequadas às necessidades dos clientes”.

    “O processo de remodelagem prevê a ampliação dos pontos de atendimento, dos atuais 12 mil para 15 mil, em todo o país, até 2021, melhorando os serviços para a população”, informou a estatal, em nota.

    Nenhuma outra agência foi desativada dentro desse processo de remodelagem do ano passado para cá e não há previsão de mais fechamentos até o fim de 2018. De acordo com os Correios, fechamentos pontuais que ocorreram foram relacionados a questões administrativas como reformas, aluguel e mudança de imóvel.

    Serão fechadas agências nos estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, de Goiás, do Piauí, de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso, do Pará, do Piauí, do Rio de Janeiro, de Roraima, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.



  • Jornalista Gil Gomes morre aos 78 anos em São Paulo

    Foto: Arquivo pessoal

    O jornalista e radialista Cândido Gil Gomes Júnior, conhecido como Gil Gomes, morreu na madrugada de hoje (16) em São Paulo, aos 78 anos. Ele sofria há mais de dez anos de Mal de Parkinson.

    Gil Gomes deixa quatro filhos e nove netos. Ele será enterrado hoje à tarde, no Cemitério Memorial Vertical de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

    Famoso na crônica policial, Gil Gomes começou sua carreira aos 18 anos como locutor esportivo. Nos anos 90, fez parte da equipe do jornal popular “Aqui Agora”, no SBT, reforçando sua imagem de repórter policial com a entonação marcante de suspense em suas reportagens.

    Ficou afastado da TV após ter a doença diagnosticada em 2005, tendo como última participação em um programa de TV feito por uma rede de farmácias em 2016.







  • Equipe brumadense vence por 3x0 e conquista placar folgado para jogo de volta

    Foto: Divulgação

    Em um jogo muito movimentado, a Seleção Brumadense de Futebol venceu a equipe de Uruçuca pelo placar de 3x0 e conquistou uma grande vantagem para o confronto de volta, que ocorrerá no próximo domingo, 21, na cidade de Uruçuca. Apesar do amplo placar, o jogo foi muito disputado, com a equipe de Uruçuca pressionando o time de Brumado no início do jogo, onde perdeu algumas chances de gol. A Seleção Brumadense, apesar da pressão sofrida, soube administrar e logo equilibrou o jogo, se sobressaindo no Segundo Tempo. Com gols de Ian (2´ 2º Tempo), José Márcio (21´ 2º Tempo) e Nego Diu (27´ 2º Tempo), a Seleção Brumadense construiu uma grande vantagem para o jogo de volta, onde poderá perder por até 2 gols de diferença que ainda estará garantida na próxima fase do Intermunicipal 2018. A comissão organizadora agradece a presença de todos os torcedores, que apoiaram do início ao fim, sendo de fundamental importância para a construção do placar elástico.



  • SMTT de Brumado parabeniza todos os instrutores de trânsito pelo seu dia

    Foto: Divulgação

    A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, por meio da Coordenação de Educação no Trânsito, parabeniza os profissionais que muito têm contribuído para um trânsito cada vez mais seguro em nossa região, o Instrutor de Trânsito. Esses profissionais merecem os nossos aplausos por contribuir com a Educação Qualificada e capacitação de todos os condutores que se tornam motoristas.

    Parabéns ao Instrutor de Trânsito!



  • Licínio de Almeida: Cipe Sudoeste apreende armas e animais silvestres em cativeiro

    Foto: Divulgação CIPE Sudoeste

    Uma operação conjunta entre a CIPE Sudoeste, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária resultou na apreensão de grande quantidade de pássaros silvestres e duas armas em Licínio de Almeida. De acordo informações do Destaque Bahia, as equipes receberam denúncia anônima de comercialização de pássaros silvestres na Av. Monteiro Lobato, n°569, Bairro Potosí, na propriedade do indivíduo por nome J. J. S.. Ao chegar no local o fato foi confirmado, sendo encontrados no interior da residência, 01 Espingarda cartucheira, calibre .28,     10 Munições calibre .28, intactas e 58 (cinquenta e oito) pássaros silvestres de variadas espécies acondicionadas em gaiolas.

    Licínio de Almeida: Cipe Sudoeste apreende armas e animais silvestres em cativeiro

    Foto: Divulgação | Cipe Sudoeste

    Dando continuidade na operação, as equipes se deslocaram a Rua Tiradentes, n° 112, Centro, na propriedade de J. O. A., onde segundo denúncia anônima havia grande movimentação de tráfico de pássaros silvestres. Na residência citada, constataram a veracidade da informação, sendo encontrados: 01 Espingarda artesanal, 01 Garruncha artesanal, 04 Recipientes com chumbo, 02 Recipientes com espoletas, 01 Recipiente com pólvora e 22 Pássaros silvestres de variadas espécies acondicionados em gaiolas.

    O proprietário e todo material ilícito foram apresentados na DP de Licínio de Almeida para as providências cabíveis.







  • Câmara de Vereadores de Guajeru tem contas aprovadas pelo TCM

    Foto: Destaque Bahia

    O Tribunal de Contas dos Municípios, na última quarta-feira (10), aprovou na íntegra as contas de 10 Câmaras de Vereadores, sendo elas Amargosa, Aramari, Cardeal da Silva, Guajeru, Heliópolis, Jitaúna, Mundo Novo, Ribeira do Pombal e Sebastião Laranjeiras, todas referentes ao exercício de 2017.

    Com exceção dos gestores de Guajeru (Eliene Rocha Viana) e Sebastião Laranjeiras (Valmirar Pereira Morais), todos os demais foram penalizados com a imputação de multa, e alguns ainda terão que promover a devolução de valores aos cofres municipais pela utilização irregular do recurso público.

    O relator do parecer, conselheiro Mário Negromonte não encontrou quaisquer ocorrências que poderiam ser apontadas como irregularidades administrativas ou financeiras durante a análise das contas, motivo pelo qual emitiu voto pela aprovação sem qualquer ressalva.







  • Prefeito de Igaporã é multado pelo TCM por contratação de empresas para eventos festivos

    Na sessão desta quarta-feira (10/10), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Igaporã, José Suly Fagundes Netto, por irregularidades em processos de inexigibilidade para realizações de eventos festivos no município. Os contratos, firmados com seis empresas, apresentam o valor total de R$319.994,00. O conselheiro Fernando Vita, relator do parecer, multou o gestor em R$25 mil.

    Além da multa, foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que se apure eventual prática de ato ilícito ou de improbidade administrativa. O termo de ocorrência quje levou à punição do gestor foi lavrado pela Sétima Inspetoria Regional do TCM, e apresenta como agravante um decreto, de janeiro de 2017, em que o prefeito declara “situação de emergência” por 180 dias no município, por conta da seca. Por esta razão, o gasto excessivo com atrações musicais para os festejos juninos feriu, no entender os conselheiros, o princípio constitucional da razoabilidade, moralidade, legalidade e economicidade na administração dos recursos públicos.

    Segundo o conselheiro Fernando Vita, “o emprego de verbas públicas na contratação de bandas e realização de festejos em geral, demonstrou a inexistência de critérios razoáveis para a fixação de prioridades pela administração municipal”. O relator também considerou que as declarações de exclusividade das bandas contratadas não provam a legitimidade da condição dos signatários que firmaram os documentos, por estarem desacompanhadas dos respectivos contratos sociais ou estatutos, não demonstrando, desta forma, a exclusividade exigida.

    Cabe recurso da decisão.







  • Brumado: Distrito de Samambaia recebe obras de Modernização e Desenvolvimento

    Foto: Divulgação

    O Macroprojeto a Secretaria de Infraestrutura de Brumado, já em andamento, prevê um total de 136 ruas pavimentadas por todo o município. Hoje, a cidade possui 17 frentes de obras, acelerando o processo de pavimentação e modernização em diversos locais. Com o distrito de Samambaia não é diferente, diversas ruas estão sendo contempladas com a pavimentação em paralelepípedos, proporcionando uma grande melhoria na qualidade de vida de todos os moradores da região. O sofrimento, antes existente por conta do alto nível de poeira, ou de lama em dias chuvosos, ficarão para trás, e os moradores poderão usufruir de uma melhor infraestrutura, que traz mais conforto e segurança.







  • Unicesumar lança cursos inéditos e amplia portfólio em EAD com 11 novos cursos de graduação e seis de pós-graduação

    Produção Cervejeira e Segurança Alimentar são novas opções de graduação EAD no Brasil

    A Unicesumar, um dos dez maiores grupos privados de ensino superior do país, ampliou o número de cursos de graduação oferecidos em seus 400 polos de Educação a Distância no Brasil. A partir desde mês, onde inicia o processo seletivo para o ano letivo de 2019, a Unicesumar passa a oferecer 51 opções de cursos de graduação.

    São oito novos cursos de graduação, sendo um de Bacharelado (Psicopedagogia), quatro de Licenciatura (Sociologia, Filosofia, Artes Visuais e Ciências Biológicas) e três de Tecnólogo (Produção Cervejeira, Segurança Alimentar e Segurança Privada).

    “Preparamos uma seleção de cursos inovadores, que estão convergentes com o futuro das profissões no mundo. Alguns deles são inéditos”, destaca Janes Fidelis Tomelin, pró-reitor executivo de ensino da Educação a Distância da Unicesumar. Os cursos tecnólogos de Segurança Alimentar e Produção Cervejeira, são os primeiros em EAD do Brasil.

    Além das novas graduações, a Unicesumar passa a oferecer seis novos cursos de pós-graduação: Governança Corporativa e Gestão Estratégica; Coaching com Ênfase em Mentoring para Gestão de Pessoas; Inovação e Gestão de Conteúdos para a Economia Criativa; MBA em Inovação e Criatividade no Ambiente Empresarial; MBA Executivo em Economia Criativa, Cultura e Inovação; e MBA em Marketing, Criatividade e Inovação.

    Com as novidades para 2019, a EAD Unicesumar passa a oferecer mais de 150 diferentes opções de cursos em graduação e pós-graduação. Entre os diferenciais metodológicos, materiais didáticos produzidos pelos próprios professores, com recursos de realidade aumentada, games interativos, entre outros.

    Unicesumar Polo Brumado: Rua Coronel Paulino Chaves, Galeria Jurema Center, 1° andar. Contato: 77 99934-8556. Email: [email protected]

     







  • Prefeito de Brumado se reúne com bolsistas do Programa de Acesso Estudantil

    Foto: Divulgação

    Aconteceu na tarde de ontem (15), uma reunião com o prefeito, equipe do Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior – PAEES e estudantes contemplados com a Bolsa Estudantil, da segunda etapa de seleção. Na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Social apresentou os membros do Conselho e a técnica de referência do Programa, salientando os critérios para permanência no PAESS.

     Logo após, o prefeito ressaltou a importância do Programa, no tocante a ampliação de oportunidades para estudantes que cursam faculdades em outros municípios, inclusive, em outros estados. Bem como, da importância da dedicação aos estudos, haja vista que, não basta ter diploma, mas, sobretudo, é necessário adquirir conhecimentos, pois estes fazem a diferença na vida tanto profissional quanto pessoal.

     Por fim, os estudantes e pais presentes agradeceram a iniciativa do executivo e pela oportunidade de participarem do PAEES.