•  França vence Peru e está classificada para as oitavas de finais da copa

    Foto: Reprodução

     França venceu o Peru por 1 a 0 e é mais uma seleção classificada antecipadamente para as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. A vitória dá tranquilidade ao time comandado por Didier Deschamps que, se ainda não mostrou um futebol empolgante, tem feito seus resultados. Hoje, contra o Peru, soube se defender na hora que precisou.

    O Peru, de Guerrero e Cueva, mostrou vontade, garra e valentia. Mas criou poucas chances de tirar o zero do placar e está eliminada sem ter marcado nenhum gol. Em um campeonato de “tiro curto” como é a Copa do Mundo, o pênalti perdido por Cueva na primeira partida contra a Dinamarca, quando o placar ainda estava 0 x 0, pesou.







  • Justiça proíbe matar cachorros para consumo da carne na Coreia do Sul

    Matar cachorros para obter sua carne é ilegal, decidiu um tribunal na Coreia do Sul, onde os defensores dos animais acreditam que a decisão pode significar um primeiro passo para a proibição do consumo.

    A carne canina é parte da tradição culinária da Coreia do Sul, onde quase um milhão de cães são consumidos por ano, de acordo com estimativas.

    A tradição, no entanto, está em queda. Um número cada vez maior de sul-coreanos considera o cachorro um amigo do homem e não um animal de fazenda destinado à mesa.

    A prática é um tabu para os mais jovens, mas o tema ocupa uma zona cinzenta a nível jurídico ante a ausência de uma proibição específica.

    Antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, em fevereiro, as autoridades alegaram regras sanitárias e leis de proteção aos animais que proíbem métodos cruéis para sacrificar animais em granjas e restaurantes.

    A associação de defesa dos animais, Care, denunciou uma unidade da cidade Bucheon acusada de violar a regulamentação sanitária, as normas de construção e matar animais sem motivo.

    O tribunal declarou a culpa da granja e o pagamento de multa de três milhões de wons (2.650 dólares).

    Kim Kyung-eun, advogado da Care, celebrou a decisão de abril que foi divulgada esta semana.

    "É muito importante porque é a primeira decisão da justiça que estipula que matar cães por sua carne é ilegal por si só".

    "A decisão abre o caminho para que o consumo de carne canina seja declarado completamente ilegal", completou.

    A diretora da Care, Park So-youn, disse que pretende fazer um censo para apresentar ações similares no país.

    Um deputado apresentou esta semana um projeto de lei na Assembleia Nacional que proíbe de fato o consumo da carne de cachorro.

    Alguns sul-coreanos, no entanto, criticam a iniciativa e citam o peso cultural. A carne canina é considerada energética pelos defensores do consumo.

    Uma pesquisa de 2017 mostrou que 70% dos sul-coreanos não comem carne de cachorro, mas apenas 40% são favoráveis à proibição do consumo.

    Os números refletem as divisões em outras sociedades asiáticas. Na China começa nesta quinta-feira o festival anual de carne canina de Yulin, alvo de críticas ocidentais.

    Taiwan proibiu no ano passado o consumo de carne de cão.

    A decisão de Bucheon irritou os criadores.

    "É um escândalo. Não podemos aceitar uma decisão que afirma que matar cães por sua carne é igual a matar animais por capricho", declarou Cho Hwan-ro, representante de uma associação de criadores que deseja a legalização do consumo e a autorização de matadouros específicos. (AFP )

    CONTINUE LENDO


  • Câmara de Vereadores de Brumado decreta ponto facultativo sexta-feira (22) e transfere sessão para dia 26 de junho

    Foto: Destaque Bahia

    Em razão do jogo da seleção brasileira que ocorrera na próxima sexta-feira, 22, às nove horas, a Câmara de Vereadores de Brumado estabeleceu através da Portaria nº 29/2018, ponto facultativo, nos horários compreendidos entre 08:00 (oito horas) e 12:00 (doze horas) do turno matutino, ficando ressalvados os serviços essenciais da Casa Legislativa. 

    Da mesma forma, através da Portaria nº 30/2018, antecipou a sessão ordinária que deveria ocorrer na sexta-feira, 29 de junho, para a terça-feira, 26. O fato se deu em comum acordo entre os parlamentares, devendo ser preservado o horário regimental de 8h00 (oito horas da manhã).



  • XI Cavalgada de Guajeru acontece dia 01 de julho, na programação dos festejos de São Pedro

    Foto: Divulgação

    Cavaleiros e Amazonas estão convidados a participar da XI edição da grande Cavalgada de Guajeru. O evento acontece no dia 01 de julho e faz parte da programação dos festejos de São Pedro no município.

    A Cavalgada contará com a presença do locutor Jesus Nascimento e promete receber admiradores de toda a região.

    XI Cavalgada de Guajeru acontece dia 01 de julho, na programação dos festejos de São Pedro

    Decoração

    A decoração para os festejos de São Pedro já está quase pronta, e Guajeru deverá realizar uma grande festa, com belíssimas atrações e grande presença de público, não só do município, mas de toda a região.







  • 34ª CIPM promove parada militar e palestras ao efetivo da unidade

    Foto: Divulgação | Polícia Militar

    A 34ª Companhia de Polícia Militar/Brumado promoveu, durante a manhã de terça-feira (19), uma Parada Militar aos policiais da unidade. Esse evento, que foi realizado no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), contou com a presença de militares que atuam nos doze municípios abrangidos, quando foram ofertadas duas palestras e tratados outros temas imprescindíveis ao serviço policial militar.

    A primeira palestra, ministrada pela senhora Major PM Leila Gonçalves, Coordenadora do Centro integrado de Comunicação (CICOM), tratou de procedimentos administrativos e operacionais específicos deste Centro. Já a segunda, conduzida pelo Perito Médico-legal do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Dr. Marcondes da Silva Abreu, mencionou as rotinas do órgão e os exames de lesões corporais da Medicina Legal.

    O Major PM Souza Dias, comandante da unidade, fez as suas considerações acerca de temas de segurança pública, incluindo o planejamento do policiamento das próximas festas populares e, ao final, parabenizou e agradeceu aos palestrantes, ressaltando a importância dos ensinamentos técnicos ofertados, da instrução e capacitação contínua aos policiais militares, uma das diretrizes constantes no Plano de Ação do Comando.







  • Agora é oficial: Divulgadas as atrações para o Arraiá do Gererê, no São Pedro de Aracatu

    Banner Divulgação

    As atrações que farão parte de um dos melhores festejos da região, o São Pedro de Aracatu, foram divulgadas oficialmente. O Arraiá do Gererê, que acontece entre os dias 06 e 08 de julho, contará com grandes atrações, promete ser um ponto de encontro para foliões de toda região.

    A festa contará com apresentações de Calcinha Preta, Cacau com Leite, Rony Barbosa, Swing de Menina e Adivaldo Teles no primeiro dia, sexta-feira (06).

    No sábado, dia (07), o subirão no palco; Eline Martins, Edgar Mão Branca, Cris Pimenta, Tchô Mathias, Aline e Vilmar e Swing de Prata.

    Para encerrar a festa em grande estilo, o último dia de atrações terá apresentações de Lyon Amorin, Darlan Jason, Thales Aires, Lennon Fernandes, Wagner Mathias, Robertinha, Magníficos e Tayrone.

    Não perca essa grande festa, participe do Arraiá do Gererê você também, dias 06,07 e 08 de julho em Aracatu.



  • Professores de escolas e creches municipais paralisam atividades em Vitória da Conquista

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste

    Buscando um reajuste salarial, os professores de escolas e creches de Vitória da Conquista paralisaram as atividades nesta quarta-feira (20), em forma de protesto. Segundo o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), o a prefeitura disse, em reunião com a categoria, na quarta-feira (13), que esse ano não vai ter reajuste.

    Ana Cristina Silva Novais, presidente da SIMMP, esteve presente na reunião e falou sobre a decisão dos trabalhadores pararem as atividades. "Foi decidido pela paralisação de hoje (20) nos três turnos. Primeiro para acaompanhar essa reunião que houve de manhã e para manifestar dizendo que nós não vamos aceitar o reajuste zero", afirmou.

    São cerca de 1.700 professores que trabalham em 184 escolas municipais e 28 creches em Vitória da Conquista. A categoria também reclama que não houve repasse do reajuste do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

    "Ele foi reajustado desde janeiro em 6,81%. Desde janeiro que o governo municipal já recebe o fundo com esse reajuste. Nós sempre recebemos esse repasse em maio e esse ano eles foram informados que nem esse repasse será concedidos aos profissionais de educação", disse Ana Cristina Silva Novais.

    Na manhã desta quarta-feira (20), os professores se reuniram com a prefeitura, mas não chegaram a um acordo. As escolas entram em recesso na sexta-feira (22). As aulas só retornam no início de julho. "Nós temos que retornar no dia 9 e no dia 10 temos nova assembleia e é possível que a categoria se mobilize", confirmou.







  • Polícia encontra diversos materiais ilegais em revista a presídio de Conquista

    Foto: Divulgação CIPE Sudoeste

    No dia (16) a CIPE Sudoeste em apoio Grupo Especial de Operações Prisionais - GEOP realizou revista a um dos módulos do Presídio Nilton Gonçalves. Durante a revista foram localizados aparelhos celulares, carregadores de celular, baterias de celular, fone de ouvidos. O material apreendido ficou à disposição da direção do presídio para adoção de medidas cabíveis.



  • Brumado: Escolas municipais dão show com apresentações de quadrilhas juninas na Praça da Prefeitura; hoje tem mais

    A noite da última terça-feira, 19, foi de muita animação e descontração no anfiteatro da praça Cel. Zeca Leite. As creches muicipais dos bairros Baraúnas, Brisas, São Felix e Irmã Dulce, junto com o anexo do Roberto Santos, realizaram suas apresentações de quadrilha, encantando a todos que estiveram presentes e, para encerrar com chave de ouro, houve o Show Musical da Galinha Pintadinha, entretendo e fazendo a felicidade da criançada brumadense! 

    Brumado: Escolas municipais dão show com apresentações de quadrilhas juninas na Praça da Prefeitura; hoje tem mais

    A Secretária de Educação, Ednéia esteve presente prestigiando o evento.

    É valido lembrar ainda que, hoje, 20, serão realizadas as apresentações das seguintes escolas: Escola Roberto Santos, Escola Ayrton Viana, CAIC, Escola Oscarlina e Escola Graça Assis. Não percam!







  • Prefeito de Presidente Jânio Quadros antecipa pagamento dos servidores

    O prefeito de Presidente Jânio Quadros, Alex da Silva "Léo Gambá" deu uma boa notícia aos servidores do município nesta quarta - feira (20), ele anunciou a antecipação do pagamento dos servidores. O prefeito disse que será quitado 100% da folha de pagamento deste mês de junho e aproveitou para convidar a todos para curtir os festejos juninos do município. Confira abaixo o vídeo com fala do prefeito.







  • É nesta sexta e sábado o São João de Malhada de Pedras; não fique de fora

    A Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras estará realizando nesta sexta (22) e sábado (23), o São João do município "Arraiá da Alegria". Os dois dias de festas contará com sete atrações musicais; entre elas a Banda Rasta Chinela e Bota Rasgada, consagradas nos festejos juninos da Bahia. Compareça!







  • Calendário PIS-Pasep 2017-2018: 2,2 milhões ainda não sacaram; prazo termina dia 29

    Os trabalhadores têm até o dia 29 de junho para sacar o Abono Salarial PIS-Pasep calendário 2017-2018, ano-base 2016. Mais de 2,2 milhões de pessoas ainda não resgataram o recurso - elas representam cerca de 9% do total e a quantia disponível chega a R$ 1,6 bilhão, segundo o Ministério do Trabalho.

    O Abono Salarial PIS-Pasep ano-base 2016 começou a ser pago em 27 de julho de 2017. Desde então, já foram pagos 22,2 milhões de trabalhadores. Os valores sacados até 31 de maio somam R$ 16,4 bilhões.

    Quase metade do valor ainda disponível está na região Sudeste do país, onde mais de 1 milhão de trabalhadores não sacaram o recurso, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A segunda região com maior número de pessoas com valores a receber é o Nordeste (veja abaixo).

    Se não for sacado, o valor retornará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para pagamento de seguro-desemprego e do abono salarial do próximo ano.

    Quem tem direito

    Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2016. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016.

    CONTINUE LENDO


  • Brumado receberá caravana BIM do Crea juntamente com outras 16 cidades da Bahia

    Foto: Divulgação

    Levar informação e conhecimento sobre a tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) aos profissionais da área tecnológica. Esta é a proposta da Caravana BIM 2018, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, que pretende visitar 17 municípios do interior e região metropolitana de Salvador. A ideia é formar profissionais de engenharia, arquitetura e construção, além de estudantes universitários. A primeira cidade que recebeu o projeto foi Feira de Santana e Lauro de Freitas será a próxima a receber a Caravana, nesta terça-feira (19). 
    Este é o segundo ano da Caravana BIM. Em 2017 o projeto atingiu cerca de 5 mil pessoas, entre profissionais e estudantes. A iniciativa é coordenada pela arquiteta Laura Matos. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo link:  https://doity.com.br/caravana-bim
    O BIM representa uma ferramenta revolucionária, trazendo importantes mudanças na área tecnológica. Desde a utilização de novos métodos de trabalho, até novas posturas de relacionamento entre os profissionais envolvidos (arquitetos, projetistas, consultores, incorporadores e construtores).
    Além de Feira de Santana e Lauro de Freitas, estão inseridas na Carava BIM as cidades de Juazeiro, Paulo Afonso, Jacobina, Alagoinhas, Camaçari, Jequié, Vitória da Conquista, Brumado, Guanambi, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis e Teixeira de Freitas. 







  • Bella vista Embalagens realiza mais um curso de culinária, desta vez de Licores e Sequilhos

    Foto: Destaque Bahia

    A Bella Vista Embalagens e festas realizou ontem (18), mais um curso de culinária, com a Culinarista Viviane Heini. Desta vez, as aulas foram sobre Licores e Sequilhos, onde as inscritas aprenderam a fazer diversos sabores e tipos de licores para festas juninas e ocasiões especiais. 

    Bella vista Embalagens realiza mais um curso de culinária, desta vez de Licores e Sequilhos

    Foto: Destaque Bahia

    O curso foi aprovado pelas alunas que poderão preparar comidas típicas deliciosas no São João, além da oportunidade proporcionar uma renda extra para aquelas que fazem os cursos da Bella Vista com intenção de montar seu próprio negócio.

    Bella vista Embalagens realiza mais um curso de culinária, desta vez de Licores e Sequilhos

    Foto: Destaque Bahia



  • STF começa julgamento de ação penal contra Gleisi e Paulo Bernardo

    Foto: Reprodução

    A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar há pouco ação penal proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo. No início da sessão, o presidente do colegiado, Ricardo Lewandowski, disse que o julgamento deverá ser encerrado hoje. 

    No processo, os cinco ministros do colegiado vão decidir se condenam ou absolvem os acusados dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, na Operação Lava Jato. De acordo com a denúncia, Gleisi teria recebido R$ 1 milhão para sua campanha ao Senado em 2010. O valor teria sido negociado por intermédio de Paulo Bernardo e do empresário Ernesto Kluger Rodrigues, que também é réu. 

    No entendimento da PGR, o valor da suposta propina paga a Gleisi é oriundo de recursos desviados de contratos da Petrobras, conforme citações feitas pelo doleiro Alberto Youssef, um dos delatores das investigações.

    Em documento encaminhado ao Supremo durante a fase de defesa, os advogados do casal afirmaram que as acusações são “meras conjecturas feitas às pressas”, em função de acordos de delação premiada.

    “A requerida [senadora] jamais praticou qualquer ato que pudesse ser caracterizado como ilícito, especialmente no bojo do pleito eleitoral ao Senado no ano de 2010, na medida em que todas as suas contas de campanha foram declaradas e integralmente aprovadas pela Justiça Eleitoral”, afirmou a defesa, na ocasião.

    A Segunda Turma é composta pelos ministros Edson Fachin, relator da ação, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

    CONTINUE LENDO