• Sem Lula, Bolsonaro lidera corrida eleitoral, diz pesquisa

    São Paulo –  A pesquisa DataPoder360 divulgada neste sábado (21) aponta que o deputado Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto para presidente da República. O candidato do PSL tem entre 20% e 22%.

    Em segundo lugar aparece Joaquim Barbosa (PSB) com 13% a 16% das intenções de voto. Já no terceiro aparecem praticamente empatados Ciro Gomes (PDT) com 8,4% e Marina Silva (Rede), com 8,2%.

    O estudo aponta ainda Fernando Haddad (PT), com 7,4% das intenções de voto e  Álvaro Dias (Podemos), com 6,3%.

    Outros 17,3% responderam que votariam branco ou nulo e 8,2% não responderam.

    A pesquisa DataPoder360 foi realizada nos dias 16 a 19 de abril, por meio de ligações telefônicas (para aparelhos celulares e fixos), e teve 2.000 entrevistas em 278 cidades brasileiras. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O estudo está registrado no TSE sob o número BR-06596/2018.

    O estudo considerou um cenário no qual fossem testados apenas os políticos cuja exposição indicasse taxas acima de 5% e também 1 nome do PT –considerando-se que a tendência é que o Partido dos Trabalhadores possa ter 1 nome próprio em substituição ao de Luiz Inácio Lula da Silva, no momento preso e cumprindo pena de 12 anos e 1 mês em Curitiba (PR).

    Cenário 2

    Em um segundo cenário testado pelo DataPoder360, considerando 12 nomes de possíveis candidatos a presidente. Os resultados indicam a liderança de Jair Bolsonaro, com 20%.

    No segundo lugar está Joaquim Barbosa, com 12,9%, seguido por Marina Silva (10,0%); Ciro Gomes (9,0%); Geraldo Alckmin (8,0%); Alvaro Dias (6,0%); Fernando Haddad (3,9%); Manuela D’Ávila (2,0%); Fernando Collor (1,0%); Guilherme Afif (1,0%); Guilherme Boulos (1,0%); João Amoêdo (0,5%).(Exame.com )

    Já 16,8% responderam branco ou nulo e 7,9% não sabe ou não respondeu (7,9%).

    CONTINUE LENDO


  • ADPEB oferece recompensa de R$ 10 mil por informações sobre a autoria da morte do delegado Marco Torres

    Foto: Divulgação

    O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (ADPEB) oferece uma recompensa de R$ 10 mil para quem fornecer informações que identifiquem os autores da morte do delegado Marco Torres, que era titular da Delegacia de Barra da Estiva.

    Segundo o presidente do sindicato, Fabio Lordello, a iniciativa visa contribuir para a elucidação do crime.

    “Nossos colegas estão focados e a Diretoria da ADPEB decidiu oferecer a recompensa por entender que este é mais um mecanismo que pode auxiliar e agilizar as investigações. Temos absoluta confiança na capacidade da equipe de policiais designada”, explica.

    O corpo do delegado Marco Torres foi encontrado carbonizado no município de Anagé, na última sexta-feira, dia 13.

    A denúncia pode ser feita anonimamente através do telefone (77) 98104-1010.



  • Aberto ao público: Começa hoje a VII ExpoBrumado


  • Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 23 de abril em Brumado

    A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início no dia 23 de abril e vai até 1° de junho em Brumado e todo o país. A informação foi dada pelo Ministério da Saúde hoje (18), em Brasília. Segundo o órgão, a imunização vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B.

    A meta é vacinar 54 milhões de pessoas no Brasil. Para tanto, foram adquiridas cerca de 60 milhões de vacinas. A campanha começou antes na região metropolitana de Goiânia. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, explicou que essa medida se deve ao fato de ter sido identificado um surto na área.

    O Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio. A projeção do governo federal é que as vacinas estejam disponíveis em 65 mil postos do país. Em 2017, a cobertura foi de 87,7%.

    O objetivo é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno. A iniciativa será voltada principalmente para idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade.

    A definição do público-alvo se baseou em critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em estudos epidemiológicos. A expectativa é chegar a mais de 20 milhões de idosos, 12,6 milhões de crianças e 4,8 milhões trabalhadores na área de saúde.

    O ministro Gilberto Occhi apontou como desafio central “mobilizar a população brasileira para que ela possa comparecer aos postos de saúde para que nós tenhamos o máximo de cobertura possível da vacinação, principalmente daquele público que é alvo”. 

     

     

     







  • Riacho de Santana: Assentamento Contendas quer regularização de lotes, água, luz e apoio técnico

    O parcelamento do assentamento Contendas, no município de Riacho de Santana, dividindo a área de 2.783 hectares para 79 famílias beneficiadas, foi reivindicado, esta semana, junto ao INCRA, por lideranças da comunidade, acompanhadas dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual).

    O assentamento já dispõe de termo de imissão de posse desde 2013, assinado pelo ex- superintendente do INCRA, Luiz Gugé Fernandes, e o ex- secretário estadual Casa Civil, Rui Costa, atual governador do Estado. Agora as famílias  assentadas precisam do parcelamento da área (divisão em lotes) regularizado para ter acesso aos programas públicos de incentivo técnico e financeiro à produção agrícola, defendem o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Contendas (ACPPRAC), Arnaldo Ferreira, e o líder Comunitário, Gilson Rodrigues da Silva, em reunião com os deputados e o atual superintendente do INCRA, Giuseppe Vieira, que assegurou imediatas providências para iniciar o devido parcelamento dos lotes, ainda no primeiro semestre de 2018.

    No encontro realizado no gabinete de assessoria da Secretaria do Planejamento (Seplan), além do superintendente do INCRA, esteve presente a coordenadora da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Nely Pereira, convidada pelos deputados para informar sobre outra reivindicação do Assentamento Contendas: a instalação de rede de abastecimento de água encanada. Segundo ela, a obra já foi licitada e aguarda agora a assinatura de ordem de serviço para começar.

    Os parlamentares e as lideranças se reuniram também com o superintendente de Energia da Seinfra, Celso Rodrigues, para solicitar para ligação de energia elétrica no assentamento Contendas, através do programa Luz Para Todos. Eles também estiveram reunidos com o presidente da Companhia de Ação Regional (CAR), Wilson Dias, que definiu a realização de outras reuniões com técnicos do órgão para prestar apoio e acesso aos programas de produção agrícola.

    CONTINUE LENDO






  • Delegado Marco Torres recebe moção de pesar da Câmara de Vereadores de Livramento

    Foto: Destaque Bahia

    Na manhã de hoje (20) a Câmara Municipal de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora fez uma moção de pesar para o Dr. Marco Antônio Torres.

    Marco Torres realizou plantão regional no município e antes já havia substituído delegados da cidade, realizando um bom trabalho, que foi reconhecido com a moção de pesar, votada por unanimidade, com condolências aos familiares do delegado.

    Após a moção, policiais e autoridades se deslocaram para a delegacia onde o profissional prestou os serviços, pois o Conselho de Segurança do Município fez uma placa que foi colocada na parede do local reconhecendo a importância de Dr. Marco para Livramento.

    Além do reconhecimento do excelente profissional que foi Dr. Torres, na ocasião foi mencionado ainda o quanto ele era um pai de família amoroso e dedicado.







  • Concurso da Polícia Federal abrirá 500 vagas para policiais federais

    Foto: Reprodução

    O diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, autorizou a realização de concurso público para 500 vagas para as cinco carreiras policiais. De acordo com o órgão, o edital de abertura das inscrições, previsto para ser publicado em até seis meses, informará que para todos os cargos será necessário diploma de curso superior.

    A portaria prevendo as novas vagas foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (20). Serão 150 vagas para o cargo de delegado; 60 para o cargo de perito criminal federal; 80 para escrivão; 30 para papiloscopista e 180 para agente de polícia federal. (Agência Brasil)







  • Prefeitura de Guajeru finaliza obras na estrada que liga o município a Condeúba

    A prefeitura municipal de Guajeru, através da Secretaria de Infraestrutura, por seu Departamento de Estradas, está finalizando as melhorias na estrada que liga Guajeru ao município de Condeuba.

    O Departamento de Estradas segue dentro do cronograma realizando as melhorias nas demais estradas do município.



  • Coreias abrem telefone vermelho para facilitar comunicação entre seus líderes

    As duas Coreias abriram nesta sexta-feira (20) o telefone vermelho entre seus líderes, anunciou Seul, a uma semana da reunião de cúpula entre o presidente sul-coreano Moon Jae-in e líder norte-coreano Kim Jong Un na zona desmilitarizada que divide a península.    

    Esta linha liga a Casa Azul (presidência sul-coreana em Seul) ao escritório da Comissão dos Assuntos de Estado, presidido pelo líder norte-coreano, em Pyongyang.    

    "A conexão histórica entre os líderes das duas Coreias acaba de ser criada", disse Yoon Kun-young, um alto funcionário da Casa Azul. Houve uma conversa de teste entre os operadores que durou quatro minutos e 19 segundos.  

    A cúpula entre Kim e presidente sul-coreano será o momento culminante de semanas de efervescência diplomática na região desde os Jogos Olímpicos em fevereiro, na Coreia do Sul. E o prelúdio para uma cúpula histórica planejada entre Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump.    

    Os líderes das duas Coreias se encontrarão no lado sul da zona desmilitarizada. Será a terceira cúpula desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício em vez de um tratado de paz, o que explica que ambos estejam tecnicamente em guerra.    

    Moon disse na quinta-feira (19) que quer uma declaração oficial de fim de guerra como um prelúdio para um tratado.    O presidente Trump deu sua "bênção" às duas partes para negociar esse tipo de acordo.(RFI )



  • Lula recebe visita de parentes, mas Nobel e teólogo são barrados

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a receber a visita de parentes na manhã desta quinta (19) na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde está preso desde o dia 7.

    Familiares do petista entraram por volta das 9h25 no prédio da carceragem. Dois homens -um deles seu filho Fábio Luís da Silva- e duas mulheres, além de uma criança, entraram pelos fundos do prédio e passaram a pé pela entrada principal da PF, até acessar o prédio.

    Esta é a segunda vez que Lula recebe familiares. O dia de visitas para o ex-presidente é diferente do dos demais presos no local, para evitar que seus parentes cruzem com familiares de seus delatores Antônio Palocci, Léo Pinheiro e Renato Duque - que podem ter visitas às quartas-feiras.

    Ganhador do Nobel da Paz, o argentino Adolfo Peréz esteve no local, mas não foi autorizado a ver Lula. Conforme justificativa de decisão do Juízo da Execução Penal, a visita não ocorreu porque o pedido deve ser apreciado em momento oportuno, inviabilizando a data estipulada por Peréz.

    O teólogo Leonardo Boff também tentou integrar a comitiva de Esquivel, mas não foi autorizado a entrar pelos policiais. Segundo ele, sua intenção era dar assistência religiosa à Lula, o que seria previsto como direito do preso. Com informações da Folhapress.



  • Campanha contra febre aftosa deve vacinar 9,8 milhões de bovinos e bubalinos

    Foto: Divulgação

    A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa será realizada de 1º a 31 de maio em toda a Bahia. Bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias deverão ser vacinados e declarados nesta etapa. A expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é que 9,8 milhões de cabeças sejam vacinadas, representando 96% de taxa de vacinação do rebanho. Depois da vacina, os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto à Adab pela internet ou nos escritórios da agência distribuídos pelo estado. 

    O produtor deve adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, devidamente cadastrada na Adab. Há 21 anos livre da febre aftosa, a Bahia busca a manutenção do status de zona livre de febre aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) pelo 17º ano consecutivo. 

    Com esse status, o objetivo agora é evoluir o estado e todo o país para zona livre de febre aftosa, sem vacinação, a partir do ano de 2021. Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha e não fizerem a declaração serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho. Por isso, a orientação é não deixar para última hora, evitando a perda dos prazos. 

    A Adab lembra ainda a necessidade da vacina contra a brucelose. O produtor deve declarar outros animais como equídeos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes. Ao manter o cadastro atualizado, ele pode ter acesso aos programas do governo, com distribuição de animais, milho e financiamentos bancários. (secom)



  • Fann Estourado chama a atenção de produtor musical com reconhecimento nacional e irá gravar seu novo sucesso com ele

    O artista brumadense se destaca sempre no cenário musical regional, participando de grandes eventos e agradando todo o público presente, sempre com animação e irreverência. Agora com uma nova cara cantando sucessos do forró e do sertanejo, o artista vai gravar seu novo sucesso “Lembrar da gente” com um importante e competente produtor musical: Bolinha. O produtor musical Bolinha conta com a experiência de já ter trabalhado com artistas nacionalmente conhecidos e até com carreira internacional, como: Alexandre Pires e Alex e Ronaldo, Além disso, O produtor já atuou como sanfoneiro nas gravações de DVD e nos shows de artistas como Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, Bruno e Marrone, Marília Mendonça, Roberta Miranda e outros. Bolinha presta serviços ainda para o Programa do Raul Gil no SBT. Então, com todo esse reconhecimento, bagagem e competência ele irá produzir a música do artista brumadense Fann Estourado. O artista brumadense viaja neste domingo (22) para São Paulo, onde irá fazer a gravação.







  • Criança supostamente espancada pelo padrasto em Barra da Estiva não resiste e morre

    Samuel teve Falência Cerebral.

    Após oito dias internado em uma UTI do Hospital Geral, em Salvador, faleceu na tarde desta quinta – feira (19), o garoto Samuel (3 anos), o qual deu entrada no Hospital Susy Zanfretta, em Barra da Estiva no dia 11 deste mês, depois de ter sido espancado, supostamente, pelo padrasto, Rafael Caires, que está foragido.

    De acordo informações obtidas pelo Destaquebahia, a criança não será sepultada em Barra da Estiva, mas no interior, onde os avós da criança residem.







  • Coelba faz reajuste com aumento de 16,95% na conta de luz, entra em vigor esse domingo

    foto: Reprodução

    A partir desse domingo (22), o consumidor baiano terá sua conta de energia elétrica mais cara. Com a média mais alta dentre todas concessionárias do Nordeste a que teve a mudança autorizada foi a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), com aprovação do reajuste da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

    Para os clientes de baixa tensão, onde estão incluídos os clientes residenciais, será de 17,27%, já os consumidores atendidos em alta tensão, caso de clientes industriais e comerciais de médio e grande porte, terão as contas reajustadas em 16,17%. A Coelba explica que passou pela quarta Revisão Tarifária da Aneel, medida que ocorre a cada cinco anos.

    Diante disso, a Coelba defende que investiu R$ 5,1 bilhões na aplicação de novas tecnologias, construção de subestações e redes, renovação de redes e equipamentos e ligação de novos consumidores.







  • Região Sudoeste: dezoito mil e armas são apreendidos com ciganos durante operação

    Equipes que participaram da operação | Foto: Divulgação SSP

    Três ciganos foram presos e seis conduzidos após serem flagrados com R$ 18 mil e duas armas durante uma operação conjunta realizada, na manhã desta quinta-feira (19), na cidade de Itagibá, Sudoeste do estado. A ação integrou equipes da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Jequié), da Delegacia Territorial do município e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central.

    Vanderlan Cardoso da Silva, 33 anos, Alan Marques Santos, 31, Pedro Aragão Pinheiro, 62, foram presos em flagrante com um revólver calibre 38 e espingarda calibre 12, e munições. Uma arma foi encontrada na picape, modelo Ranger, placa OPR 3362, de Vanderlan.

    Além deles, Jéssica Araújo Oliveira, 27, Cláudio da Silva Cardoso, 37, Warley Costa da Silva, 25, Maqueide Costa da Silva, 25, e Alan Alves da Silva, 22, foram conduzidos para a delegacia onde estão sendo ouvidos.

    Durante a operação foram apreendidos R$ 18.364, um veículo modelo Fiat Toro, placa PCS 9713, a Ranger, dois carros modelo Gol placas NYM 3757 e PKR 0776, um Uno, de placa JPR 3531, munições, armas, três aparelhos celulares, notas promissórias preenchidas, cartões bancários, joias e documentos falsificados.

    “Encontramos com eles, também, documentos falsos expedidos pelo estado de Minas Gerais e da Bahia. Eles foram encontrados em diferentes casas, mas as residências são próximas uma da outra”, revelou o titular da DT de Itagibá, delegado Nilo Siqueira Costa Neto. O policial declarou que ha indicações que os conduzidos sejam do mesmo grupo ou da mesma família.

    “O resultado desta ação mostra mais uma vez a força da união das polícias Militar e Civil. Sabemos que essa interação é necessária para o trabalho, e isso é maravilhoso”, destacou o comandante da Cipe Central, major Fábio Rodrigo de Melo Oliveira.

    Uma denúncia anônima desencadeou a operação. Os materiais localizados, assim como todos os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Itagibá, onde serão ouvidos. (ssp)

    CONTINUE LENDO