• Lula convoca marqueteiro baiano para socorrer governo em meio à queda na popularidade

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silvia (PT) chamou o marqueteiro baiano Sidônio Palmeira para socorrer o governo, em meio à queda de popularidade. As informações são da CNN Brasil. Segundo a emissora, a reunião aconteceu no Palácio do Alvorada, na última quinta-feira (14), e teve como pauta possíveis estratégias de comunicação para o governo federal. O Palácio do Planalto acendeu um alerta para o tema, diante das últimas pesquisas. Lula deve usar a reunião ministerial desta segunda-feira (18) para cobrar dos integrantes do governo mais empenho na comunicação das ações do Executivo. De acordo com o jornal O Globo, dois ministros palacianos afirmam que Lula tem demonstrado cada vez mais impaciência em apresentar entregas e vai cobrar dos ministros resultados de programas que já foram anunciados. Lula quer que os ministros de todas as áreas rodem o Brasil, dando entrevistas e ocupando espaços de mídia para divulgar as ações do governo.







  • Carro adquirido à um mês é roubado em Rio do Antônio; dono do veículo busca por informações

    Vários registros de furtos de veículos tem ocorrido na cidade de Rio do Antônio, o que tem deixado a população em alerta. Na madrugada do domingo (17/03), mais um destes aconteceu, tendo sido roubado um Palio que era tido como o sustento de uma família, tendo em vista que o seu detentor utilizava o veículo para prestar serviços à prefeitura municipal. O carro placa HJB1B61, recentemente adquirido tinha passado por reforma e seu dono busca informações para encontrar o veículo. Qualquer notícia para que se chegue até que praticou o ato, e o veículo seja recuperado pode ser dada através do número 77 9 8845-2615. 







  • Acusados de furto e formação de quadrilha são presos em Livramento de Nossa Senhora

    Durante Patrulhamento Tático na tardede sexta-feira (15/03), a guarnição do PETO da 46ª CIPM recebeu denúncia de que um indivíduo estaria tentando furtar uma motocicleta na Rua Marco Aurélio de Castro, em Livramento. Este teria evadido ao perceber movimentação em residências próximas. De imediato, a Guarnição empreendeu diligências e localizou o homem de iniciais M. G. S. na Rua Manoel Matias. Ele foi abordado e, em sua posse, estava um capacete e uma chave tipo micha (usada para furtar motocicletas). Durante a abordagem o indivíduo confessou participação no furto de uma motocicleta ocorrido no dia 08 de março 2024 na mesma cidade e relatou que recebia apoio de dois comparsas que estariam em um veículo GM Montana, cor prata, Placa Policial HFF-5553, estacionado próximo a feira-livre. Os policiais continuaram em diligência até encontrar, na Avenida Deputado Leônidas Cardoso, o veículo Montana e os dois indivíduos de iniciais G. A. N. e S. A. N. Todos foram detidos e encaminhados para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora onde foi realizada consulta no veículo Montana e observada adulteração no chassi. Com eles foram apreendidos Uma chave tipo micha, Dois capacetes, um galão de gasolina, Dois bonés, um Casaco preto, uma bolsa com ferramentas, uma rede, dois aparelhos celulares; uma carteira com documentos, uma chave de outro veículo Fiat, uma corrente dourada com pingente de crucifixo, uma quantia de sete reais, uma moto Honda NXR Bros, cor preta, Placa Policial PJV-6C18.







  • Brumado: Aluno da Escola Clarice Morais morre afogado em lagoa na zona rural de Tanhaçu

    Na tarde de domingo (17), um jovem de 14 anos identificado como Vinícius Santos Silva, morreu afogado em uma lagoa na Fazenda Bernardo, zona rural de Tanhaçu. O jovem era natural de Brumado, e estudante da Escola Clarice Morais dos Santos, que nesta segunda-feira (18), teve as aulas suspensas. Segundo informações, ele se afogou por volta do meio-dia, sendo encontrado e resgatado já por volta das 15H. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. 







  • Prefeita Braulina Lima tem contas aprovadas pelo TCM-BA

    Na sessão realizada nesta quinta-feira (14), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) recomendaram a aprovação das contas da prefeitura de Aracatu referentes ao exercício de 2022, sob responsabilidade da prefeita Braulina Lima. A prefeita expressou sua satisfação com a aprovação das contas, destacando que o mérito é compartilhado com sua equipe pelo rigoroso cumprimento dos preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e pela eficiente gestão dos recursos públicos.







  • Brasil finaliza janeiro com saldo positivo de 180.395 empregos com carteira assinada

    Um balanço realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) revelou que o Brasil encerrou o mês de janeiro com um saldo positivo de 180.395 empregos com carteira assinada. O número é resultado de 2.067.817 admissões e 1.887.422 desligamentos. O número total de trabalhadores celetistas apresentou um crescimento de 0,39% comparado a dezembro de 2023, contabilizando 45.697.670 vínculos. As informações foram divulgadas pelo Ministério do Trabalho, nesta sexta-feira (15).  Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o resultado de janeiro representa o dobro de empregos gerados no mesmo mês no ano anterior, quando foram registrados 90.177 postos de trabalho.  “É um patamar importante de largada na economia desse ano. Vamos olhar fevereiro, mas creio que fevereiro também virá com números importantes; tenho certeza que será um bom ano para a economia e para os empregos e salários”, completou. Das 180.395 novas vagas, os homens representaram 134.697 e as mulheres 45.720. A faixa etária com maior saldo foi de 18 a 24 anos, com 89.523 postos de trabalho. O ensino médio completo apresentou saldo de 113.623 postos.







  • PIB do agronegócio da Bahia mantém crescimento apesar da queda nos preços

    O agronegócio baiano continua sendo um pilar fundamental para a economia do estado, apesar dos desafios enfrentados em 2023. De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o Produto Interno Bruto (PIB) do setor totalizou R$ 88,66 bilhões no ano passado, representando um crescimento de 4,2% e uma participação de 21,1% na economia baiana. Embora a participação do agronegócio na economia tenha diminuído de 23,1% em 2022 para 21,1% em 2023, essa retração foi principalmente devido à queda nos preços dos principais produtos agrícolas do estado, como soja, milho, algodão e boi gordo. Apesar dessa queda de preços, a produção agrícola continuou em alta, demonstrando a resiliência e a importância do setor para a economia baiana. A queda nos preços dos produtos agrícolas impactou principalmente o agregado II, que corresponde à produção agropecuária, e o agregado IV, que se refere à comercialização e distribuição. No entanto, os agregados I e III, que representam os insumos agropecuários e a indústria de base agrícola, respectivamente, registraram ligeiros ganhos de participação. De acordo com a SEI, esses dados destacam a importância do agronegócio para a economia baiana e a necessidade de estratégias eficazes para lidar com a volatilidade dos preços. Mesmo diante de desafios, o setor continua a desempenhar um papel crucial na economia do estado, contribuindo significativamente para o PIB e mantendo a produção em alta.







  • Prefeitura de Aracatu intensifica combate ao Aedes Aegypti com mutirão de limpeza

    Na última quinta-feira (14), a Prefeitura de Aracatu deu continuidade à sua ofensiva contra o Aedes Aegypti e as doenças por ele transmitidas, por meio de mais um Mutirão de Limpeza. A iniciativa, que contou com a participação de servidores municipais de diversos setores e equipamentos pesados, teve como objetivo principal fortalecer as medidas de combate ao mosquito vetor. Durante a ação, foram recolhidas e corretamente descartadas toneladas de entulhos, lixo, e outros materiais que serviam como potenciais criadouros do mosquito. Esses resíduos estavam presentes em terrenos baldios e também foram retirados de dentro do cemitério local. Além disso, os agentes de endemias da Zoonoses tiveram acesso a imóveis que, até então, estavam inacessíveis para inspeções, resultando na identificação e eliminação de diversos focos do mosquito transmissor. Este é o segundo Mutirão de Limpeza realizado em menos de um mês pela administração municipal, evidenciando o compromisso contínuo com a saúde pública e o bem-estar da população.







  • Mulher é mantida por três dias em cárcere privado por 3 dias em Brumado; vítima foi agredida com foice

    Um homem de 33 anos foi preso suspeito de agredir a companheira com uma foice e de mantê-la em cárcere privado por três dias em uma casa na cidade de Brumado. Segundo o delegado Fábio Lago, que investiga o caso, o homem manteve a mulher trancada no imóvel que ele mora entre sexta-feira (8) e domingo (10). O suspeito saiu do imóvel no domingo e deixou a porta da casa destrancada. A mulher, ao perceber a situação, mesmo machucada, conseguiu fugir. O suspeito foi preso na quarta-feira (13), no centro de Brumado, após ser procurado pela polícia desde domingo. Ele será transferido para o conjunto penal do município nesta sexta (15). De acordo com Fábio Lago, a mulher ficou com hematomas nas pernas, nos braços e teve um corte na cabeça. Ela pediu socorro para uma irmã e registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia da cidade. Em seguida, a vítima foi levada para um hospital, onde ficou internada e depois recebeu alta hospitalar. O delegado informou ainda que o mesmo homem foi preso em janeiro, por violência contra a companheira, mas foi solto após audiência de custódia. Fábio Lago acrescentou que a mulher não tinha medida protetiva contra o suspeito, mas que a medida já foi solicitada após essa segunda prisão.







  • PRF e SEINFRA debatem estratégias para aprimorar a segurança viária na rodovias federais na Bahia

    Na quinta-feira (14), o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Bahia, Inspetor Vagner Gomes, juntamente com a Chefe do Núcleo de Análise Técnica e Controle Interno, Inspetora Carol Soares, participaram de uma reunião estratégica com o Diretor de Operação e Tráfego da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Anselmo Calixto, e a advogada da SEINFRA, Aldalice. O principal objetivo do encontro foi discutir a revisão da cessão de trechos das rodovias federais do estado da Bahia. Durante a reunião, detalhes técnicos foram minuciosamente debatidos, com foco na cessão de trechos rodoviários, visando garantir a segurança e a eficiência na gestão dessas vias.  A reunião também abordou questões relacionadas à manutenção, infraestrutura e segurança viária dessas vias. Foram discutidos os principais desafios enfrentados pela PRF e pela SIT-BA na gestão e conservação das rodovias, bem como estratégias para otimizar os recursos disponíveis e garantir a eficiência operacional.  A troca de informações e experiências entre as duas instituições é fundamental para identificar pontos de melhoria e implementar ações que contribuam para a segurança e fluidez do tráfego nas estradas federais da Bahia.







  • STF forma maioria para inocentar réu do 8 de Janeiro pela 1ª vez

    O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta quinta-feira (14), maioria de votos para absolver um réu acusado de ter participado dos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023. Essa é a primeira acusação totalmente rejeitada pela maioria dos ministros. O réu é Geraldo Filipe da Silva, serralheiro que vivia em situação de rua em Brasília quando foi preso em flagrante no dia 8 de janeiro do ano passado, na Praça dos Três Poderes. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado contra o patrimônio da União. Depois a PGR voltou atrás em relação à denúncia, alegando não haver provas suficientes para a condenação. Silva teve liberdade provisória concedida depois que a própria PGR pediu sua absolvição por falta de provas. No voto, Moraes concordou com a manifestação da Procuradoria-Geral e foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso, que votaram da mesma forma. Os demais ministros da Corte têm até às 23h59 desta 6ª feira (15) para se manifestar. As acusações são julgadas de forma individual. Até agora, o Supremo já condenou 131 réus acusados de executarem os atos com penas que vão de três a 17 anos de prisão.



  • Homem é preso em Vitória da Conquista suspeito por estupro, roubo, extorsão e divulgação de fotos íntimas de mulheres

    A Polícia Civil, através das equipes da Coordenadoria e da DEAM de Vitória da Conquista, na manhã do quinta-feira (14/03), efetuou a prisão de um indivíduo de 48 anos de idade, pela prática dos crimes de estupro, roubo, extorsão e divulgação de cena de sexo praticados contra uma vítima de Vitória da Conquista/BA em agosto de 2023. Após registro de ocorrência pela vítima, fora iniciada uma investigação criminal tecnológica e com a análise dos dados, identificou-se o autor, representou-se pela sua Prisão Preventiva, que foi deferida pela Justiça e cumprida pela Polícia civil, nesta data. E, ainda, foi cumprido um Mandado de Prisão Preventiva decretado pelo Juiz de Teófoli Otoni/MG, onde o indivíduo também está sendo investigado pela prática de crime de estupro e de furto. No ato do cumprimento da prisão, o indivíduo se encontrava em um hotel no centro desta cidade com uma mulher, a qual negou está sendo vítima de crime naquele momento. No entanto, após ser ouvida formalmente na DEAM, identificou-se que ela havia sido vítima anteriormente do crime de estupro e de dois crimes de furto de aparelho celular, sendo instaurado novo Inquérito Policial. Com a apresentação do conduzido na DEAM, policiais da Unidade identificaram um registro de ocorrência semelhante de crimes de estupro e roubo no ano de 2022, e, após análise, constatou-se ser o mesmo autor. O indivíduo utilizava perfis falsos no Facebook com os nomes de Theo Felipe, Felipe Souza e Felipe Castro, por meio do qual mantinha conversas com as vítimas até conseguir uma imagem íntima. Depois passava a exigir dinheiro e também a prática de relações sexuais (inclusive com terceira pessoa) sob a ameaça de divulgar as imagens. Além disso, subtraia o aparelho celular das vítimas no encontro. E, ainda, divulgou a imagem íntima da vítima, cuja investigação resultou na sua prisão. Após a prisão, o autor foi encaminhado ao presídio, onde ficará custodiado à disposição da Justiça.







  • Conselho Tutelar e PM resgatam criança de 10 anos que sofria maus tratos em Caetité

    Após denúncia anônima, equipes do Conselho Tutelar e da Polícia Militar regataram uma criança de 10 anos que vinha sofrendo de maus tratos praticados pela própria mãe na zona rural de Caetité. O regate aconteceu na tarde de quinta-feira (14/03). Ao chegar ao local foi constatado os maus tratos por parte da genitora, sendo a criança encaminhada para casa de acolhimento. A mãe do menor foi apresentada na Delegacia de Caetité. 







  • Sobe para 14 número de mortes por dengue na Bahia

    O número de mortes por dengue na Bahia subiu para 14, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), nesta quinta-feira (14). Os dois últimos casos aconteceram em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, e Santo Estevão, a cerca de 150 km de Salvador. O perfil dos pacientes não foram detalhados, nem a data da morte. São 175 municípios baianos em estado de epidemia de dengue, outros 67 em risco e 18 cidades em alerta. O estado registrou 45.386 casos prováveis da doença até o dia 9 de março, marcando um aumento de 307,7% em comparação ao período homólogo, quando foram notificados 3.918 casos prováveis de chikungunya no estado. Em 2023, foram 4.747 casos prováveis da doença, o que representa uma redução de 17,5%. Os casos de zika tiveram um incremento de 38,2% em relação ao ano passado, saltando de 335 casos prováveis da doença em 2023 para 463 casos prováveis em 2024. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab. Além dos casos de Santo Antônio de Jesus e Santo Estêvão, há casos em Jacaraci (4), Vitória da Conquista (3), Barra do Choça (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Piripá (1). Em 2024, foram registrados dois óbitos por chikungunya nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por zika foi confirmado, conforme pontuou a Sesab.



  • Bancos realizam feirão nacional de renegociação de dívidas nesta sexta (15)

    A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos e as instituições financeiras de todo país realizarão uma ação nacional de renegociação de dívidas, apartir desta sexta-feira (15) até o dia 15 de abril. O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira é uma parceria entre o Banco Central, Procons e a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), cujo objetivo é oferecer melhores condições de negociação para clientes inadimplentes. Segundo a entidade, dívidas contraídas com as instituições financeiras podem ser negociadas, desde que não estejam penhoradas ou com bens em garantia, como motos, automóveis e imóveis. Não há limite de valor das contas em atraso ou delimitação de faixas de renda. No entanto, a Febraban alega que o mutirão não é indicado para resguardados pela Lei do Superendividamento, uma proteção legal a pessoa física que possue dívidas excessivas, que pode recorrer um acordo na Justiça.  Em janeiro deste ano, o número de famílias com dívidas, em atraso ou não, chegou em 78,1% de acordo com dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O número ficou acima dos 77,6% de dezembro e dos 78% de janeiro do ano passado, mas a parcela de inadimplentes recuou a 28,3%, o menor valor desde março de 2022.







Estamos nas redes sociais