• VII Conferência Municipal da Assistência Social foi realizada em Malhada de Pedras

    Fotos: Malhada Online

    A Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta quinta-feira, 27 de julho, a VII Conferência Municipal da Assistência Social com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

         

    O evento teve por finalidade avaliar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em âmbito municipal e promover o aprofundamento do debate acerca do tema.Foi composta a mesa de autoridades para início da conferência pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Sra. Silvanda Ferreira de Souza Lobo; a Secretária Municipal da Assistência Social, Sra. Neiva de Souza Miranda; a Secretária Municipal de Educação, Sra. Edna Pereira; a Secretária Municipal de Finanças, Sra. Maria Zélia Farias; a Coordenadora Municipal da Atenção Básica, Sra. Renata Luísa; os Vereadores Municipais, Sr. Adriano Pereira e Sr. Miguel Correia; o Representante dos Usuários da Assistência Social, Sr. Ivan Cruz; e a Palestrante da conferência, a Assistente Social Sra. Gladys Aparecida Dias. Após o hino nacional, a Secretária Municipal da Assistência Social, Sra. Neiva, deu boas vindas ao público presente. Em seguida, a Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Sra. Silvanda, fez a abertura oficial da VII Conferência Municipal da Assistência Social. Por fim, a leitura do regimento da conferencia pela Sra. Rafaela Caetano. Houve ainda uma apresentação do coral do Grupo da Melhor Idade do CRAS.

           

    Durante o evento foram tratadas as diretrizes que tem por atribuição a avaliação da Política de Assistência Social para aprimoramento do SUAS. O tema da VII Conferencia é composta por quatro eixos norteadores “A proteção social não atributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”,  “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS”, “Acesso  às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda  como garantias de direitos socioassistenciais” e  “A legislação como instrumento para uma gestão  de compromissos ecorresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.Para conduzir o debate sobre as diretrizes fora convidada a Assistente Social, Sra. Gladys Aparecida Dias. Em sua palestra explicou sobre os quatro eixos, em seguida dividiu em grupos para debate. A partir das ideias discutidas na conferência, algumas são colocadas em prática e repassadas ao governo. Por fim, a VII Conferência Municipal da Assistência Social foi encerrada com a entrega dos certificados e um delicioso almoço desfrutado pelos presentes. Os organizadores do evento destacaram o apoio recebido da prefeitura, através da Prefeita Terezinha Baleeiro,que proporcionou todas as condições para que tudo ocorresse com sucesso.