“A água que é cedida por Maetinga, trazida via Embasa, atende só uma parte alta da cidade Presidente Jânio Quadros, pois é a que possui dificuldade de água. A outra parte baixa do município está sendo bombeada com água pela barragem onde existia na cidade, mas secou, e hoje essa é captada em poços artesianos. Já a irrigação tanto da entrada da cidade quanto da Praça Central é de uma água que vem do fundo do hospital, que não é de consumo humano, é um reservatório que tem na antiga barragem da cidade de 30 anos atrás. Pois, depois que construiu o hospital, a água não pode ser mais consumida pelas pessoas e agora é usada na irrigação das praças, e para fazer o reuso na área da construção civil”, esclarece.

Alex da Silva, contou a reportagem do Destaque Bahia que jamais seria irresponsável a tal ponto de utilizar a água cedida pela barragem de Maetinga para irrigar os jardins na situação em que se encontra o município.  

“Hoje temos a dificuldade para abastecermos a zona rural de Jânio Quadros e por isso contamos com a ajuda do Exército e o caminhão pipa da Prefeitura para levar água até a região. Temos dificuldade até de onde pegar água potável, a barragem que tinha já caiu a qualidade e não dá mais para o consumo. A gente está passando por um perrengue danado para abastecer a zona rural e estamos agradecendo a Deus que estamos recebendo esta complementação que está vindo de Maetinga. Estamos passando por aperto e não queremos que Maetinga passe por isso também”, afirma o Prefeito Alex da Silva.

O Gestor de Jânio Quadros disse ainda que esteve com o Deputado Estadual Zé Raimundo e o Deputado Federal Waldenor Pereira em uma reunião da área de Agricultura Familiar onde conversou com os políticos publicamente pedindo o reforço que o Governador prometeu para a Prefeitura de Jânio Quadros e ao prefeito de Maetinga. O reforço pretende viabilizar a rede de água de Anagé a Maetinga, uma vez que de Maetinga para Jânio quadros já existe a rede.

“Estaremos essa semana com o secretário do Governo Estadual para tratar desse assunto. Um problema nosso que acontece todo ano e ao conseguirmos essa reserva de Anagé será resolvido o problema definitivamente das duas cidades”, finaliza Alex da Silva. 

CONTINUE LENDO