• PROGRAMA “ÁGUA DOCE”: Dessalinizadores BENEFICIARÃO COMUNIDADES BRUMADENSES.

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    Encontra-se em Brumado técnicos da FH Engenharia Ambiental e, já em processo de seleção de técnicos pesquisadores para o desenvolvimento e implantação do Programa “Água Doce”. O Programa é uma proposta do Ministério do Meio Ambiente – MMA, Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA conveniado com a Prefeitura Municipal, tendo por meta na Bahia a recuperação e implantação de 385 Sistemas de Dessanilizadores oferecendo água de qualidade para consumo humano em comunidades já possuidoras de poços artesianos.

    A FH Engenharia Ambiental contratada pelo Estado da Bahia, através da Secretaria do Meio Ambiente – SEMA elaborará pesquisa em 1.155 comunidades rurais localizadas em 41 municípios do semeárido baiano e, entre esses; Brumado. Contando com 67 localidades definidas e que preenchem os critérios iniciais para serem relacionadas: Existência de poço e de energia elétrica e que abrigue 20 famílias. Essas localidades passarão por análises que confirmarão as suas condições e necessidades de instalação de dessanilizadores. E se alguma for considerada fora dos critérios, outra será indicada, mantendo o número de localidades determinado pela Secretaria de Meio Ambiente - SEMA.

     

     

    A Prefeitura de Brumado após reunião com os Senhores Jean Carlos Santos e Hercules Coura o Prefeito Aguiberto Lima Dias e o Secretário Municipal de Agricultura Fred Neves o município de Brumado oferecerá os roteiros para as visitas dos pesquisadores às comunidades e um funcionário que exercerá a função de Guia no acesso as Comunidades que serão pesquisadas.

    É mais uma ação salvaguardora de crises que poderão ocorrer em períodos de seca que sacrificam os moradores da zona rural do Município de Brumado.