• Vídeo: Vereador intercepta ambulância de Rio do Antônio sendo usada para transportar animadores e fantasias

    A ambulância foi flagrada pelo vereador e presidente da câmara, André Berkovitz

    O presidente da Câmara Municipal de Rio do Antônio, André Rogério Bercovitz Soares, denunciou ao Destaque Bahia que uma ambulância da cidade estava sendo utilizada indevidamente para o transporte de animadores de festa e fantasias de um evento promovido pela Secretaria de Assistência Social, na noite do último sábado (22). Além de conduzir as pessoas para após a realização do evento, o veículo levava ainda, fantasias infantis e objetos utilizados na festa.
    Segundo o vereador, a pessoa que estava dirigindo a ambulância, interceptada por ele transportando os animadores, não é vinculada ao setor de transporte da prefeitura de Rio do Antônio. André afirma que, o motorista que conduzia o veículo no momento do flagrante é contratado pela prefeitura como fotógrafo. “Existe os motoristas profissionais treinados para conduzir a ambulância e sabemos que ela é para conduzir enfermos, salvar vidas...não para fins como esse”, relatou o vereador. Além do fotógrafo, e dos profissionais responsáveis em animar a festa, se encontravam no veículo dois funcionários lotados na Secretaria de Assistência Social, Lucidalva Correia e João Paulo.

     
    Ele [André] disse que no momento que a ambulância transportava pessoas com outros objetivos que o não voltado à saúde da população local, uma gestante se encontrava no posto de saúde da cidade precisando de uma transferência urgente para outro município. A mulher, segundo o parlamentar, estava com suspeita de eclampse e havia conseguido uma vaga na UTI de um hospital em Guanambi, distante cerca de 110 km de Rio do Antônio. Porém não havia nenhuma ambulância que pudesse conduzir a gestante. Pois das três ambulâncias existentes na cidade, as outras duas que ficam na sede, estão quebradas e inclusive, uma delas sem a maca. 
    “Com a crise enorme que enfrentamos no município, onde não temos ambulância, essa situação não pode ficar impune e a população de Rio do Antônio precisa ficar ciente do que está acontecendo na cidade” contou André Bercovitz 
    “Na próxima quinta-feira (26), vamos convidar o secretario de saúde, o secretário de transporte, e a secretária de assistência social para sabermos quem foi o responsável pela liberação da ambulância para o evento ocorrido no sábado, uma vez que estava deixando de salvar vidas”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal.

    Após o ocorrido, a Secretária de Saúde compareceu ao local e se reuniu com os envolvidos e, durante sua fala, que acabou vazando, a mesma reconheceu o erro dos funcionários ao utilizar a ambulância para tal fim, ou abaixo o áudio.
     

    ">

    No fim da matéria tem o vídeo do flagrante.
    Em nota veiculada nas redes sociais a prefeitura diz que:

    Em 21 de Outubro de 2017 foram realizadas diversas atividades de entretenimento infantil, em comemoração ao mês das crianças na sede do Município.
    Fato é que por volta das 22:30hs, uma ambulância, pertencente ao Município, foi interceptada pelo Vereador André Rogério Berkovitz Soares e seu irmão Wiliam Berkovitz Malta nas mediações da Rua Manoel Francisco de Oliveira, sob argumento de que a ambulância estava sendo conduzida por motorista não vinculado à Secretaria de Saúde e para atender outras finalidades. Em verdade, a ambulância estava sendo conduzida pelo Assessor da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, pessoa vinculada ao quadro de Servidores do Município, até o responsável que realizaria o translado do veículo para Ibitira, local onde a ambulância está lotada, a fim de amparar a população em caso de urgência naquela região, já que a sede do Município estava assistida de carro do mesmo porte além de possuir Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. E, diante da realização do evento aqui noticiado inicialmente, precisou-se do encaminhamento de certos materiais até o Distrito. Sendo assim, aproveitando da ida da ambulância, já que esta não estava submetida a nenhuma emergência, seria realizado o transporte dos mesmos sem prejudicar qualquer atendimento nem o adequado deslocamento de algum enfermo que por ventura viesse a necessitar.
    O sobredito Vereador, usando de sua arbitrariedade, sem sequer procurar saber a realidade dos fatos, além de deter a ambulância no percurso, grosseiramente, reteve a chave da ignição, e vindo o seu companheiro até a danificar o veículo. E o que é pior, impedindo duas pessoas que estavam no automóvel de evadirem do local em decorrência da interceptação, por tempo suficiente para terem um mal súbito, sendo encaminhadas até a unidade de saúde por prepostos do Município.
    Na democracia é tão importante o Governo quanto a Oposição para garantir a vitalidade democrática, respeitando, notadamente, a função fiscalizatória do Vereador. No entanto, com atos políticos partidários que venham a colaborar, e não práticas oportunistas que beiram o absurdo somente na tentativa de se auto promover politicamente, chegando a confundir-se o bem público como particular.