• Moradores de Maetinga fazem protesto em frente a Embasa por conta da má qualidade da água

    Foto: Destaque Bahia

    Moradores do município de Maetinga fazem um protesto em frente da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) da cidade, na manhã desta quinta-feira (26), por conta da péssima qualidade da água na região. De acordo com vereador da cidade Francisco Ribeiro, conhecido como Chicãozinho, alguns moradores resolveram fazer o protesto devido a má qualidade da água que é fornecida pela Embasa.

    “Sem contar que a barragem que está abastecendo nosso município e o município de presidente Jânio quadros já está quase seca. Então a água chega às torneiras em péssima qualidade com uma coloração quase igual de terra”, relata o vereador.

    Segundo Ribeiro, o principal motivo do protesto é que a Embasa mude o manancial de abastecimento para as barragens do Tabuleirinho. “Já que a barragem do Mateiro está praticamente seca”, conta.

    Chicãozinho disse ainda que o município de Presidente Jânio Quadros através da operação pipa está captando água das barragens do Tabuleirinho. “Em torno de 14 caminhões pipa por dia, sendo que, cada caminhão está fazendo no mínimo três viagens. Enquanto nós, maetinguenses, estamos recebendo água de péssima qualidade”, esclarece.

    O vereador conta que já solicitou por duas vezes, por meio de ofício, a presença da gerente da Embasa na cidade para uma audiência pública sobre a crise hídrica nos municípios de Presidente Jânio Quadros e Maetinga e para que assim, a gerente possa apresentar soluções, caso Maetinga não consiga dar conta do abastecimento das duas cidades. “Mas a gerente nunca compareceu”, finaliza.