• BA: Ronda Escolar intensifica visitas e pode chegar ao interior

    Foto: Divulgação | SSP

    Durante todo ano letivo de 2017, a Operação Ronda Escolar da Polícia Militar, voltada para prevenir e combater a violência em ambiente educacional, realizou quase 12 mil visitas a colégios estaduais e municipais da capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Em breve, a população do interior deverá contar com esse serviço, dando cumprimento a um projeto que prevê sua expansão já para 2018.

    “O comando-geral da PM pretende expandir e fortalecer a atuação da unidade, ampliando, em parceria com batalhões e companhias, a sua capilaridade”, explicou o comandante da Ronda Escolar, o major Adriano Chastinet de Carvalho.

    O oficial enumerou as diversas atividades desenvolvidas, dentre elas palestras educativas, visitas, mediações de conflitos no ambiente acadêmico, distribuição de material expositivo (como a cartilha Kids da PM) e confecção de relatórios sobre condições que comprometam a segurança do público, a exemplo de vegetação alta, falta de iluminação e iluminação deficiente.

    As exposições abordam temas que incluem bullying e cyberbullying, prevenção ao uso de entorpecentes, respeito às diferenças, civismo e relações interpessoais. As escolhas dos assuntos são feitas pelos policiais militares em parceria com a coordenação pedagógica de cada escola.

    A ronda não se limita às ações de prevenção a violência e cidadania. Nos primeiros 11 meses do ano, também foram realizadas mais de 27 mil abordagens em escolas e em locais próximos dos estabelecimentos de ensino e 94 conduções (10 por agressão) para as delegacias. “Primamos por não interferir na rotina escolar e só interferimos a pedido em casos graves”, explicou o major Adriano.

    Declarou ainda que os policiais que atuam no Ronda Escolar, além de experiência anterior em termos de policiamento escolar comunitário, passam constantemente por qualificações. (ssp)