• Bahia: surto de malária registra 2ª morte; 8 crianças estão internadas

    Foto: Reprodução

    O surto de malária que atinge o município de Wenceslau Guimarães, no Sul da Bahia, registrou a segunda morte este ano. A paciente Luciene Sousa dos Santos, 31 anos, morava em Chico Lopes, área rural do município. A informação foi confirmada pelo prefeito Carlos Alberto Liotério dos Santos (PRB). “No total, foram 23 casos da doença aqui no município. Dentre eles, 21 pessoas estão internadas e duas vieram a óbito”, disse o prefeito.

    Luciene estava internada desde o último dia 17 na própria cidade, mas foi transferida no dia seguinte para Valença, no Baixo Sul, e devido ao agravamento do caso, foi encaminhada para Ilhéus, Sul do estado, no dia 20. A prefeitura foi informada do falecimento da paciente na tarde de segunda-feira (22).

    Apesar de o prefeito citar 23 registros, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou apenas 21 casos da doença, incluindo um óbito. A pasta afirmou, por meio da assessoria, que a Vigilância Epidemiológica ainda investiga se a causa da morte do homem de 33 anos, divulgada no último dia 18, foi mesmo malária. Não há previsão para a liberação do resultado do exame.

    Dentre os 13 internados, oito são crianças. Destas, cinco estão na Santa Casa de Misericórdia, em Valença, duas no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, e uma no Hospital Irmã Dulce, em Salvador, de acordo com o prefeito; os demais seguem em tratamento no hospital municipal de Wenceslau Guimarães. (Correio)