Como reconhecimento a sua história de mobilizações pela água e pelo Rio do Antônio, escolas da rede municipal de Brumado convidaram o MODERA, nas pessoas dos Coordenadores da Entidade, Capitão PM Henrique Moreira Rocha e o Professor Jorge Valério Rocha Gomes, para participar de suas conferências, fazendo apresentações musicais de cunho educativo ambiental e ministrando palestras, respectivamente. Os temas das palestras variaram entre generalizações sobre a água, a hidrografia do Município de Brumado e a problemática do Rio do Antônio.

Atendendo aos convites formulados, os Coordenadores do MODERA estiveram na Conferência do CMEAS no último dia 27 de março; da Escola Clarice Morais no dia 28; da Graça Assis no dia 5 de abril e da Idalina Azevedo no último dia 6.

Os projetos apresentados pelos estudantes do 6º ao 9º Ano abordaram o uso racional da água em casa; reutilização das águas de pias, bebedouros, sanitários e ar condicionado; torneira com sensor; coleta da água de chuva com calhas de garrafa pet; fossas ecológicas; Estação de Tratamento de Água – ETA e matas ciliares.

Os Coordenadores do MODERA avaliaram que a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é muito edificante para a comunidade escolar, em especial aos estudantes, uma vez que proporciona a construção de conhecimentos sobre conteúdos ambientais e estimula o engajamento pelo meio ambiente, sendo que um dos objetivos da Conferência é criar e fazer funcionar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA na escola.

CONTINUE LENDO