• Hemoba lança campanha para garantir estoque durante festas juninas e Copa do Mundo

    Em função do período de festas juninas e do início da Copa do Mundo da FIFA 2018TM, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lança a campanha ‘Doadores Hemoba – Façam parte da nossa seleção`. O objetivo da campanha é escalar os doadores para reestabelecer os estoques de sangue da Fundação e garantir o atendimento regular das ocorrências comuns durante este período.

    O mês de junho reúne diversos fatores que aumentam a preocupação com os estoques de sangue da Hemoba. Festejos típicos de São João, cultura de fogos de artifício e, por fim, o início do Mundial de Futebol, são elementos que geram eventos e intensa movimentação nas cidades e nas rodovias do estado. Como consequência, é esperado um possível aumento de registros de acidentes automobilísticos e com queimados, endossando a necessidade de transfusões sanguíneas.

    Alinhado a isso, desde abril, a Fundação observa uma redução de 30% a 50% no número de candidatos à doação e, embora tenha adotado diversas estratégias de captação de voluntários, a instituição permanece apresentando estoques críticos. A baixa nos estoques se dá pela menor incidência de candidatos em períodos chuvosos e pelas baixas temperaturas, situação que se repete a cada ano.

    Com o lançamento da campanha a Hemoba convoca a população para vestir a camisa da solidariedade e entrar em campo doando sangue. As doações irão contribuir para fornecimento efetivo de hemocomponetes para centenas de unidades de saúde dos 417 municípios da Bahia.