• Outono começa com Índices de Radiação Ultravioleta elevados na Bahia

    Fonte: Acorda Cidade / Foto: Reprodução / Egi Santana/G1 BA

    O início do outono na Bahia registrou elevados Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) afirma que a previsão para sábado (22) e domingo (23) é variação do índice entre 11 a 13, o que é considerado “extremo”, segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS).
     
    O Inema alerta que as pessoas que vão escolher a praia como opção de lazer durante o final de semana fiquem atentas e tenham cuidado em relação a exposição prolongada a radiação solar, principalmente nos horários das 10h às 16h, intervalo de tempo em que os efeitos causam mais danos à saúde.
     
    Segundo o Inema, por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas. No início da estação, as temperaturas se mantêm elevadas e com chuvas intensas e de curta duração, que são características do verão. Já a partir do mês de maio, as temperaturas ficam mais amenas e as chuvas se tornam menos intensas e de longa duração, que já são características do inverno, informou o instituto.