• Conferência inicial para o Plano de Saneamento Básico é realizada e Guajeru

    Foto: Destaque Bahia

    Foi realizada em Guajeru na manhã desta sexta-feira (07), a Conferência inicial para implantação do Plano de Saneamento Básico, através do programa IFBA Saneando a Bahia. O evento contou com palestras explicativas sobre ações de realização do plano com o representante da Funasa, João Nogueira, e do Instituto Federal da Bahia, o engenheiro Hudson.

    Conferência inicial para o Plano de Saneamento Básico é realizada e Guajeru

    Foto: Destaque Bahia

    De acordo com a legislação, todo município deve elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico (PSMB), o precisa contemplar os quatro serviços básicos de abastecimento de água potável, Esgotamento Sanitário, Manejo de Resíduos Sólidos, Drenagem e Manejo das Águas  Pluviais Urbanas.

    Dessa maneira, pretende-se levantar um diagnóstico do saneamento básico do município, verificando as deficiências e necessidades. Assim, pode-se planejar objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para o estabelecimento e propagação do acesso aos serviços pela população. Desta forma, o plano atua como uma ferramenta estratégica de gestão para as prefeituras, titulares do serviço.

    Conferência inicial para o Plano de Saneamento Básico é realizada e Guajeru

    Foto: Destaque Bahia

    O Decreto nº 7.217/2010 determina que, a partir de 2018, os municípios só receberão os recursos da União, destinados ao investimento em saneamento básico, caso tenham elaborado o PMSB. Motivo pelo qual procura - se tornar um referencial para a obtenção do financiamento e valorizar o bom uso dos recursos públicos, através do planejamento e controle social.

    Além disso, a intenção também é viabilizar os recursos, por meio de diretrizes, metas e cronogramas para os investimentos e reduzir as incertezas e riscos na condução da Política Municipal.

    Não obstante, o Plano deve interagir com outros instrumentos e planos setoriais existentes. Como por exemplo, o Plano Diretor do Município, para um melhor planejamento das ações.

    Conferência inicial para o Plano de Saneamento Básico é realizada e Guajeru

    Foto: Destaque Bahia