• USFs de Brumado realizaram mais de 61 mil atendimentos em 2018

    Foto: Divulgação

    As Unidades de Saúde da Família de Brumado alcançaram uma marca expressiva de 61 mil atendimentos em 2018. Se for feito um comparativo a partir de 2005, onde o município tinha apenas 2 unidades em funcionamento, o salto é muito significativo. Elencada naquele momento como a prioridade das prioridades, a Saúde Pública passou por uma grande transformação que teve o Hospital Magalhães Neto como um marco, já que os atendimentos eram praticamente inexistentes, onde os pacientes tinham que buscar atendimento médico em Vitória da Conquista e Salvador.

    Hoje com Centro Cirúrgico em constante evolução e a implantação da UTI, o HMPMN é uma referência regional, onde são realizados procedimentos de alta complexidade, o que, era inimaginável há anos atrás. As 18 equipes que atuam nas unidades de saúde da família são uma forte extensão da rede, mas vale ressaltar que o atendimento foi descentralizado, ficando somente as urgências e emergências para o hospital.

    USFs de Brumado realizaram mais de 61 mil atendimentos em 2018

    Foto: Divulgação

    Com uma média de 4 mil atendimentos por unidade, as USFs hoje estão bem aparelhadas contando todos com uma equipe especializada que é composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e uma série de auxiliares, sendo que, cada unidade é responsável pelo atendimento de mil famílias, então, no caso de Brumado, as 18 unidades fazem a devida cobertura da população que hoje está na casa de 70 mil habitantes. E a projeção é muito positiva, já que o município irá receber a Faculdade de Medicina, que proporcionará outro grande salto para o setor, fazendo com que Brumado se consolide como um grande polo de serviços na área de saúde pública.