• Dom Basílio implanta sala específica para tratar pé diabético

    Foto: Reprodução

    Até o final do ano serão implantadas 200 centros em toda a Bahia, a maior parte distribuída em municípios com menos de 100 mil habitantes. Para tanto, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Escola de Saúde Pública (ESPBA) e do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), iniciou nesta segunda-feira (9), um programa de treinamento com profissionais da assistência de 64 cidades, visando qualificar este cuidado, prevenindo lesões e internações associadas ao pé diabético.
    O Prefeito de Dom Basílio, Rorberval Meira, através da Secretaria de Saúde, enviou o Enfermeiro Leonardo Pinto e a Técnica de Enfermagem Regiane Pires, para participarem, em Salvador, do treinamento promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) para prevenção e tratamento do pé diabético.

    A Sala de Pé Diabético será responsável por realizar a gestão do leito de feridas; realizar a inspeção sistemática dos pés; orientar os métodos de descarga e uso de palmilha; realizar o desbastamento de calosidades e realizar pesquisa de pulso periférico.