• Brumado: Aluno da Escola Clarice Morais participa da semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa e conquista medalha de prata no concurso

    O município de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação de Brumado, aderiu ao Programa Escrevendo o Futuro, no início de fevereiro convidando professores para fazerem suas inscrições e aplicarem as etapas propostas pelo projeto em suas respectivas salas de aula. A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos que neste ano está em sua 6ª edição. Com ações desenvolvidas pelo Programa, contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país.

    Após a realização das oficinas, que ocorreram de fevereiro a agosto, os alunos produziram diversos gêneros textuais, como: poema, memórias literárias e crônicas. Em seguida, os textos são analisados por 5 comissões julgadoras: a Escolar, a Municipal, a Estadual, a Regional e a Nacional.

    O Aluno Gabriel Araújo e a Professora Izabel Leite Aguiar Almeida da Escola Municipal em Tempo Integral Professora Clarice Morais após passar pelas três primeiras etapas, foram selecionados e participaram nos dias 28, 29, 30 de outubro da Semifinal da olimpíada de Língua Portuguesa (Etapa Regional), categoria Memórias Literárias, em São Paulo, como semifinalistas, para receberem medalhas de bronze. Ambos participaram de atividades culturais (visita ao Museu Afro Brasil, no Parque de Ibirapuera) e de formação (oficinas de leitura e produção de textos) e receberam também um ticket de vale compras para a retirada de livros no local do evento (professora – R$170,00; aluno – R$ 400,00).

    Com o intuito de comprovar a aprendizagem adquirida pelos alunos durante as oficinas realizadas pelos professores, mais produções textuais foram realizadas por eles. Assim, no dia 30, aluno e professora, representando o município de Brumado, receberam medalha de prata e um kindle (leitor de livro digital). Eles fizeram parte de um seleto grupo de 38 finalistas que foram selecionados dentre 125 alunos semifinalistas de todos os estados do país. A participação deles na 6ª Edição da olimpíada foi uma experiência riquíssima para ambos.

    O retorno à cidade natal foi marcado pela sensação de conquista e a esperança de que, quando retornarem à Etapa Nacional, consigam a medalha de ouro. Essa vivência evidenciou o excelente trabalho realizado pelos professores da Rede Municipal de Brumado e o comprometimento com a educação integral nas escolas do município de Brumado.