• Bahia mantém status de zona livre de Peste Suína Clássica

    Foto: Reprodução

    No mês de dezembro a ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) foi notificada por um produtor de suínos, do município de Mata de São João, que seus animais estavam morrendo, em sua propriedade, com suspeita de PSC (Peste Suína Clássica). Imediatamente, fiscais estaduais de defesa agropecuária dirigiram-se à propriedade e tomaram todas as providências recomendadas pelo protocolo de defesa, entre elas coleta de sangue para exame no Lanagro (Laboratório Nacional Agropecuário) em Minas Gerais, onde foi descartada a ocorrência de PSC.

    A Bahia, em função dos casos de PSC nos estados de Alagoas, Piauí e Ceará, está em estado de alerta para a zoonose. O pronto atendimento da demanda demonstra a seriedade com que o tema vem sendo tratado na ADAB, bem como o preparo da equipe para agir num eventual caso de PSC.

    A Bahia é considerada pela OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal) como zona livre da PSC, status que permite a exportação de produtos agropecuários do estado, e funciona como zona de proteção para os estados do Sul e Sudeste, grandes exportadores de produtos de origem suídea.