• Ao contrário da grande maioria dos municípios brasileiros, Brumado está em posição privilegiada na prevenção do Câncer de Mama

    Uma recente auditoria realizada pela TCU (Tribunal de Contas da União) em Secretarias de Saúde de 14 estados, no INC – Instituto Nacional do Câncer e no Ministério da Saúde revelou números muito preocupantes na área de prevenção ao Câncer de Mama, que é o que mais atinge as mulheres brasileiras. Segundo os dados apresentados somente 22% dos municípios possuem mamógrafos, tanto pelo SUS ou pelo setor privado. Outra informação que causa muita apreensão é que 54% das pacientes obtêm o diagnóstico com a doença em estágio muito avançado, justamente, devido ao baixo número de aparelhos de mamografia, o que acaba inviabilizando um tratamento eficaz. Segundo o levantamento, a região sudeste é que mais apresenta acesso aos exames com 47,44%; a nordeste 22,2%; a sul apresenta índice de 15,7%; o Centro-Oeste 8,51%; e a norte 6%.

    Neste contexto ainda negativo, Brumado está na contramão, estando numa posição privilegiada já que o município possui 2 aparelhos de mamografia, os quais estão conveniados ao SUS, o que juntamente com o atendimento prestado nas UBSs, coloca o município numa posição de destaque na prevenção ao Câncer de Mama, inclusive com a realização de campanhas de conscientização sobre os graves riscos da doença.

    Por mês são ofertadas mais de 500 mamografias, uma quantidade que supera a demanda, comprovando um planejamento muito eficaz feito pela Secretaria Municipal de Saúde.

    A prevenção é o meio mais eficaz de se obter um tratamento de sucesso, então, quanto antes for feito o exame, maiores as chances de cura.