• Independência da Bahia comemora 191 anos e faz mesmo cortejo das tropas libertadoras

    Trajeto inclui a área onde fica situado o Conjunto Arquitetônico da Soledade Adenilson Nunes/GOVBA

    Nesta quarta-feira, 2 de Julho, é comemorado os 191 anos da Independência da Bahia. Segundo a diretora geral do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), Elisabete Gándara, o cortejo realiza até hoje o mesmo trajeto que as tropas libertadoras brasileiras fizeram ao tomar a capital baiana dos portugueses em 1823.

    — Por motivos sócio-antropológicos, históricos e simbólicos, desde 2006, o cortejo se tornou oficialmente Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia através do Decreto 10.179/06 retificado no Decreto 11.632/09.

     

    O trajeto inclui a área onde fica situado o Conjunto Arquitetônico da Soledade, Patrimônio Material da Bahia desde 1981, via Decreto 28.398/81.

    — Esse conjunto foi tombado a partir do reconhecimento de sua importância no contexto do tecido urbano da cidade, por ter sido o mais importante acesso norte no século 18, ligando a zona dos Currais Velhos [Barbalho] à Estrada das Boiadas [Estrada da Liberdade], por onde entraram as tropas brasileiras que iriam consolidar o movimento libertador.

    Desfile Cívico

    As fanfarras das escolas públicas da rede estadual de ensino da Bahia, em Salvador e região metropolitana, fazem o desfile cívico do 2 de Julho