• Escritor brumadense demonstra preocupação com o desaparecimento das Abelhas

    Rui Lôbo: Poeta, escritor e membro do movimento Abracadabra de Brumado. Foto reprodução

    Por Rui Lôbo.

    Uma reportagem na televisão me deixou deveras preocupado: As abelhas estão desaparecendo do planeta terra. Segundo cientistas que estudam o fenômeno, se continuar neste ritmo, em menos de 100 anos elas estarão extintas.
    As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas, incluindo aí quase todos os alimentos que consumimos, inclusive o mel, o mais completo de todos.
    A polinização é quando as abelhas na busca dos ingredientes para produzir o mel, espalham o pólen, contribuindo assim para o fenômeno da fecundação da flor que irá gerar o fruto, simples assim.
    De quem é a culpa pela diminuição em todo o mundo de todas espécies de abelhas existentes? Segundo os estudos até aqui realizados, são os agrotóxicos. As abelhas resistem temperaturas adversas,bactérias e pragas diversas, mas sucumbem frente aos poderosos venenos inventados pelo homem, que no caminho da evolução se esqueceu das operárias escolhidas por Deus para fazer o "trabalho limpo" para a manutenção da vida, da nossa vida na terra!.