• ARTIGO: CURSO DE CIDADANIA

    ARTIGO: CURSO DE CIDADANIA

    Advogado Dr.Cléio Diniz colunista do Destaquebahia.com.br

    Neste domingo passado tivemos mais uma aula do curso de cidadania. Como estas aulas acontecem somente em período de eleições certo é que o aprendizado vem a longo, longuíssimo prazo, mas o importante é que a cada aula avancemos um pouco. Como dizem, um passo de cada vez. O período pós eleição é de reflexão, é para analisarmos nosso aprendizado.

     

    Independente do resultado, o grande vitorioso foi aquele que exerceu sua cidadania com dignidade, foi aquele que aprendeu e aplicou a formula básica para escolher seu representante, ou seja, não optou pelo candidato mais bonito, ou por aquele que te presenteou, mas sim por aquele que demonstra ter condições de caráter e competência para receber sua procuração.

     

    Durante o período de campanha, confesso que ainda me deparei com uma enorme fatia do eleitorado que não votava em alguém porque pediu algo para si e não foi atendido, ou iriam votar no candidato com promessas mirabolantes, iriam vota por esta ou aquela razão distinta de qualquer avaliação correta. Estes são os eleitores que não prestaram atenção nas aulas passadas.

     

    Mas por outro lado, também foi grande o número de eleitores que decidiram por reflexão, discutiram, mesmo que consigo mesmo os requisitos e condições de cada candidato, a existência de projetos concretos, seu comprometimento com sua região assim como sua vida pública e privada.

     

    Independente se o candidato escolhido saiu vitorioso, o principal compromisso de cada eleitor é sua consciência, sua convicção e é neste ponto que temos que crescer a cada eleição para um dia alcançarmos nosso objetivo. Pode ser que trabalhemos para nossos descendentes colherem os frutos, mas é assim que caminha a humanidade, é assim que se faz história.