• Dilma dá posse a 10 ministros na tarde desta segunda

    A presidente Dilma Rousseff dará posse nesta segunda-feira (5) aos dez novos ministros anunciados na última sexta (2). A cerimônia, que ocorrerá no Palácio do Planalto, está prevista para ter início às 15h.

    Dilma anunciou, na última semana, o corte de 8 das 39 pastas por meio de fusão e eliminação de ministérios, medidas de enxugamento da máquina administrativa e redução em 10% do próprio salário, do vice e dos ministros (de R$ 30.934,70 para R$ 27.841,23). No total, nove partidos controlam 23 ministérios – nos casos dos outros oito, os ministros não têm filiação partidária.

    Confira os nomes dos dez ministros que tomarão posse nesta segunda:

    - Casa Civil: Jaques Wagner (PT)
    - Ciência e Tecnologia: Celso Pansera (PMDB)
    - Comunicações: André Figueiredo (PDT)
    - Defesa: Aldo Rebelo (PCdoB)
    - Educação: Aloizio Mercadante (PT)
    - Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: Nilma Lino Gomes (sem partido)
    - Portos: Helder Barbalho (PMDB)
    - Saúde: Marcelo Castro (PMDB)
    - Secretaria de Governo: Ricardo Berzoini (PT)
    - Trabalho e Previdência: Miguel Rossetto (PT)

    Mesmo com a redução do número de pastas, o PMDB aumentou a participação no ministério (de seis para sete). O partido com mais ministérios continua sendo o PT (nove). Ficaram com um ministério PTB, PR, PSD, PDT, PCdoB, PRB e PP. Oito ministros não são filiados a partidos.

    As cerimônias de transmissão de cargo, que ocorrem nas sedes dos ministérios, serão marcadas pelas equipes de cada pasta, de acordo com o Palácio do Planalto.

    Viagem
    Para empossar os novos ministros, Dilma Rousseff adiou nesta sexta-feira (2) a visita oficial que faria à Colômbia entre domingo e segunda-feira para a próxima quinta (8). Conforme o Ministério das Relações Exteriores, Dilma vai tentar, em Bogotá, acelerar um acordo econômico que tem por objetivo reduzir a zero as taxas de importação colombianas a produtos brasileiros.G1