Edvaldo de Oliveira, 53 anos, há oito morando à margem da BA-611, conta que a estrada facilitou a vida para quem vive na região. “Antes era muito buraco, atolava muito carro. Hoje nós estamos de parabéns, porque uma pista dessa a gente só tem que agradecer, é tudo de bom. Aqui nós temos a mineração onde o pessoal trabalha, passa caminhão, melhorou para todo mundo”.

Um dos trabalhadores da mineração, o motociclista Reginaldo Ramos, 38 anos, aprovou a obra. “Ficou uma beleza, porque era um sacrifício, muita buraqueira e poeira. Com essa pista, qualquer carro pode vir. Dá para prestar socorro com rapidez. Ficou também mais econômico, a gente gasta menos gasolina”

Parceria com a iniciativa privada

A ampliação da estrutura física da Companhia da Policia Militar foi feita em parceria com a iniciativa privada, que também investiu em equipamentos para videomonitoramento. “Hoje são 11 câmeras em Caetité. A participação dos empresários, dos comerciantes, é muito importante para a instalação e manutenção dos equipamentos, porque contribui com a segurança. O monitoramento com câmera nos dá racionalidade e economia. Ao invés da viatura ficar rodando, tentando adivinhar onde há algum delito, as câmeras fazem esse serviço e orientam a ação dos policiais”, disse Rui.

Para Valdirene de Carvalho, da empresa BW, que atua na área de energia eólica na região, colaborar com a segurança pública é fundamental. “Tornou-se prioritário abraçamos a causa de interagir com a segurança do município porque essa é uma necessidade da população”.

Detran

A coordenadora da Divisão do Interior do Departamento de Trânsito da Bahia, Mônica Castro, disse que a unidade vai regular uma frota de aproximadamente 10 mil veículos. “Vamos atender não somente a Caetité, mas Lagoa Real, Igaporã e outros municípios, trazendo acessibilidade deste serviço para o cidadão. Estamos informatizando a unidade e as pessoas não vão mais ficar na dependência de Guanambi. Agora vamos também oferecer carteira de habilitação. Temos clínicas implantadas na região, por irsso somos capazes de realizar todo o serviço pertinente à habilitação e veículo”.

Tratores e motocicletas

O presidente da Associação de Produtores Rurais de Caetité, Paulo Sérgio Vieira, afirma que são 18 mil associados beneficiados pelo trator e pelas motocicletas. “A máquina vem para apoiar uma parceria casada da associação com a Cooperativa de Assistência Técnica. Assim vamos desempenhar um bom trabalho para um grande número de agricultores, que vão ter a renda aumentada em até 100%”.

Outras ações

Ainda em Caetité, o governador afirmou que tem outras visitas programadas para a região. “Vamos inaugurar a segunda etapa da Adutora do Algodão, que está com 95% das obras concluídas, em um investimento de R$ 33 milhões. Também estamos investindo em calçamento, iluminação do estádio e procurando parceria para a implantação da unidade de oncologia, que vai atender o sudoeste inteiro”.

Repórter: Raul Rodrigues

CONTINUE LENDO