• Saúde: Mãe aciona Ministério Público para poder conseguir cirurgia ortopédica para o filho

    Dona Geny com os exames que comprovam a necessidade de que seu filho precisa da cirurgia / Destaquebahia.com.br

    Mauricio Santos da Silva de 40 anos, residente na Rua Geni Miranda Amorim no Bairro Das Flores, sofre de uma doença que o leva a fazer uso de medicamentos que contém corticóides. Segundo pesquisadores, os corticoesteróides quando usados por períodos prolongados, causam a osteoporose secundária, que é uma doença óssea sistémica que se caracteriza por alterações da quantidade e da qualidade do osso, as quais condicionam diminuição da resistência e aumento da fragilidade óssea. Por conta de ter que realizar corticoterapia, Mauricio sofre hoje de “Desgaste do Fêmur de Alta Complexidade,” nesta situação o osso do fêmur começa a raspar no osso da bacia em vez de estar separado pela cartilagem articular, esse contato dos ossos produz dor e torna os movimentos limitados causando dificuldades para andar e realizar as atividades do dia a dia.

     

     

    Dona Geny Santos da Silva de 72 anos mãe de Mauricio, por não aguentar mais vê-lo sofrer sentindo tanta dor, pesquisou e descobriu que existe uma cirurgia que pode fazer com que seu filho volte andar sem a ajuda das muletas e também da cadeira de rodas. Imediatamente ela procurou a Secretaria de Saúde do Munícipio na esperança de conseguir a cirurgia que consiste na colocação das próteses que aliviariam o sofrimento e devolveria o sorriso no rosto de seu filho. Porém depois de conversar com o Secretário de Saúde do Munícipio o Sr. Claúdio Feres, ela obteve a resposta que não foi muita animadora. Segundo dona Geny, o secretário disse que o município só poderia cobrir os custos da cirurgia se fosse colocadas próteses de idoso, “eu procurei o secretário por que já havíamos averiguado o preço da cirurgia particular e fica muito alto o custo, não temos dinheiro para pagar, e ele também se inteirou sobre o preço e me disse que o município só poderia pagar se eu aceitasse colocar prótese de idoso no meu filho, ele ainda pediu para que eu pensasse sobre o assunto, “disse.

     

     

    Ainda segundo dona Geny, para se informar sobre a possibilidade de colocar em um homem de 40 anos próteses de idoso, ela deslocou-se até a capital do Estado. Seguindo orientações, esteve em alguns hospitais e nenhum médico aceitou fazer a cirurgia tendo em vista que se fosse realizado o procedimento com as próteses oferecidas pelo município, o paciente teria que no período de cinco anos submeter-se a outra intervenção cirurgica para substituição das próteses, “eu voltei de Salvador e não procurei mais o Secretário, por que ele me disse que o Município só poderia pagar as próteses de idoso, e os médicos com quem conversei não concordaram. A  única solução que me restou foi acionar o Ministério Público, para conseguir a cirurgia para meu filho e enquanto aguardamos o resultado desta batalha judicial, o meu filho só vai piorando o estado de saúde, se ele não for submetido logo a uma cirurgia, vai ficar paralisado em cima de uma cama pelo resto da vida,”  concluiu triste dona Geny.

     

     

     

    O Destaquebahia foi até a Secretaria de Saúde para falar sobre o assunto com secretário  o Sr. Claúdio Feres, mais ele não se encontrava no momento e fomos atendidos na recepção do órgão pelo funcionário Leonardo Santana Aguiar Queiroz, (Coordenador de Atenção Especializada), que não quis gravar entrevista, mais disse ter conhecimento do fato e nos informou que por se tratar de um procedimento de alta complexidade não é de competência do Município e sim do Estado, ao ser interrogado se algum órgão do Estado teria conhecimento do assunto ele disse que a 19ª Dires já havia sido notificada, com relação o Municipio ter oferecido as próteses para idoso ele disse não ter conhecimento. Mantivemos contato por telefone com o diretor da 19ª Dires Dr. Dantes e fomos informados que o órgão do estado não recebeu nenhum comunicado oficial sobre o caso Mauricio.