A professora Karine Oliveira foi quem acompanhou a produção textual do estudante, intitulada “Sobre galhos, correntes e vagões”, uma referência ao rio e à ferrovia que passavam pelo quintal da casa do avô dele. “Para mim é motivo de grande alegria e sensação de plena realização profissional ter acompanhado o empenho, a participação e o merecimento de Nicolas nesse processo. Sem deixar de destacar a participação dos demais alunos que não foram selecionados, mas igualmente dedicaram-se ao concurso”, comemora a professora.

O diretor do CERB, Clemente Rodrigues, também comentou a participação do aluno na Olimpíada. “É uma imensa satisfação não só para o corpo docente da escola, mas para toda a comunidade escolar sabermos que temos alunos galgando o sucesso, pois buscamos sempre incentivá-los para dar o melhor de si, como também todos nós nos sentimos incentivados e com muita garra para darmos o nosso melhor”, destaca.

A leitura e a produção literária são atividades que fazem parte da rotina de Nicolas. Além das aulas, ele costuma frequentar a biblioteca do colégio. O incentivo vem não só da escola, mas também de casa. “Meus pais sempre me incentivaram ao estudo de todas as disciplinas da escola. Desde pequeno, eles costumam comprar livros para a gente  e criaram em nós o hábito de tirar um tempo do dia para os estudos”, conta.

Dos 13 mil alunos de todo o país que se inscreveram na categoria Memórias Literárias, 125 chegaram à semifinal, que foi realizada em Fortaleza, no último fim de semana. Lá foram escolhidos 38 estudantes que vão estar na final, em Brasília, nos dias 12 e 13 de dezembro. “Estou muito ansioso não só pelo resultado, mas também para reencontrar amigos que fiz e ainda para viver mais um pouco dessa experiência sensacional”, festeja Nicolas. “Não tenho como deixar de acreditar que já somos vencedores, com ou sem medalha de ouro”, afirma a professora Karine.

Na final, além de medalhas, os 20 alunos vencedores e seus professores vão receber notebook e impressora como premiação. As escolas desses alunos também serão premiadas com computadores, livros e outros prêmios.

Esta é a segunda vez que um aluno do CERB é classificado na Olimpíada de Língua Portuguesa. Em 2012, a estudante Viviane Miranda chegou à etapa regional da competição na categoria Memórias Literárias.

A Olimpíada de Língua Portuguesa acontece a cada dois anos e é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Neste ano, a competição recebeu mais de 170 mil inscrições de todos os estados brasileiros. Ao todo, foram 4.874 municípios participantes.

Alunos de escolas públicas de todo o país podem se inscrever em diferentes categorias: Poema (5º e 6º anos do ensino fundamental); Memórias Literárias (7º e 8º anos do ensino fundamental); Crônica (9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do ensino médio). “O lugar onde eu vivo” foi o tema escolhido para esta 5ª edição.

CONTINUE LENDO