• Israel: Morreu Ariel Sharon

    Israel: Morreu Ariel Sharon

    Fonte: Noticias ao Minuto / Reprodução

    Em coma desde 2006 – altura em que sofreu um Acidente Vascular Cerebral - a saúde de Ariel Sharon degradou-se violentamente a partir do primeiro dia deste ano, com vários órgãos vitais a começarem a falhar.  

     

    O respeitado líder israelita, que completaria os 86 anos no próximo mês, acabou mesmo por não resistir e morreu durante a madrugada no hospital Sheba Medical Center em Tel Hashomer, Israel. De acordo com o Jerusalem Post, os dois filhos de Ariel Sharon estiveram com ele nos seus últimos momentos de vida.

     

    A mesma fonte adianta que o antigo governante israelita terá um funeral de Estado que se realizará no rancho da família, em Negev, onde está enterrada a mulher de Ariel Sharon que morreu em 2000.

     

    Ariel Sharon ficou conhecido por ter levado a cabo, quando era ministro da Defesa, a invasão do Líbano em 1982, tendo-lhe sido imputada a responsabilidade dos massacres ocorridos nos campos de refugiados de Sabra e Chatila, em Beirute, no mesmo ano.

     

    Em fevereiro de 2001 foi eleito primeiro-ministro, tendo sido reconduzido para um segundo mandato em 2003.

     

    Grande defensor da colonização dos territórios palestinianos, este líder da direita israelita organizou, em 2005, a retirada de israel da Faixa de Gaza e o desmantelamento das colónias instaladas na região.

     

    Em dezembro de 2005, já depois de ter abandonado o Likud e formado um novo partido, sofre um pequeno derrame que o obriga a ser hospitalizado. Recupera. mas a 4 de janeiro do ano seguinte teve um acidente vascular cerebral que o atira para coma durante oito anos.

     

    No final de 2013 os médicos chegaram a registar alguma melhoria no seu estado, notando que a atitividade cerebral intensifica-se quando lhe são mostradas fotografias da família, mas nos últimos dias o seu estado de saúde tinha piorado consideravelmente. Faleceu hoje num hospital perto de Telavive, aos 85 anos.