A refeição servida na segunda-feira após o fim do jejum – no Ramadã, o mês sagrado do Islã, os muçulmanos jejuam durante o dia – foi oferecida por uma organização não-governamental e consistia de uma porção de arroz, feijão e carne, além de iogurte e água. Pouco depois, os refugiados começaram a vomitar e sentir fortes dores de estômago.

A Organização das Nações Unidas informou que, ao todo, 752 pessoas foram afetadas pela intoxicação.

Veja também
  • Atentado em casamento deixa 26 mortos no Iraque

A ONG britânica Help the Needy Charitable Trust informou que cerca de 2.000 refeições foram distribuídas no campo de refugiados na segunda-feira. Eles responsabilizaram um restaurante local pela qualidade dos alimentos.

A Acnur, agência para refugiados da ONU, informou que está providenciando um carregamento extra de água potável e aguarda uma investigação policial para esclarecer o incidente, reportou o jornal britânico The Guardian.

Desde o início da ofensiva iraquiana contra os extremistas do Estado Islâmico, em outubro do ano passado, mais de 800.000 moradores foram forçados a abandonar suas casas. No campo de Hasansham U2, a 20 quilômetros de Mossul, vivem mais de 6.000 refugiados.(veja)

CONTINUE LENDO