• Eliene declara apoio e será vice na chapa de Gil Rocha em Guajeru

    Na cidade de Guajeru, as eleições municipais já tráz muitas surpresas para o eleitorado. Eliene Rodrigues Viana (PP), anunciou a desistência da sua pré-candidatura à prefeitura municipal , declarando apoio a Gilmar Rocha Cangussu (PSB). Em vídeo publicado nas redes sociais, Gil agradeceu ao apoio enaltecendo o trabalho de Eliene, e destacando a expressiva votação obtida nas últimas eleições municipais. Ela foi vereadora por três mandatos, ocupou ainda a presidência da Câmara de Vereadores, e por fim disputou as eleições de 2020 como candidata a prefeita. Gil  falou ainda que esse era um dia histórico para a política de Guajeru. Eliene disse ter dialogado bastante com a base, tomando a decisão de se juntar  à pré-candidatura de Gil como vice.   “Estou aqui firme e forte com uma vontade enorme de trabalhar pelo nosso município ao seu lado”, destacou. Com a pré-candidatura de Gil, ficou evidente o rompimento com o atual prefeito Jilvan Teixeira Ribeiro, o Galego. A união dos dois durava oito anos. 







  • Coordenador de Endemias confirma primeira morte por dengue em Brumado

    O coordenador de Endemias da Vigilância Epidemiológica Municipal de Brumado, Fábio Azevedo, confirmou a primeira morte por dengue foi registrada na cidade. Ele disse que Brumado atualmente registra 1365 casos notificados, sendo 323 casos confirmados de dengue clássica, 26 de dengue com sinais de alerta e 1 de dengue grave. Além disso, um óbito confirmado e um segundo sendo investigado. O coordenador explicou que 244 casos já foram descartados e 771 ainda estão aguardando o resultado da análise laboratorial. “A dengue está generalizada”, pontuou. Ele destacou que a Vigep tem realizado um intenso trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, tanto na sede como na zona rural. No campo, em praticamente todas as áreas, a Vigep fez o bloqueio costal. Já na zona urbana, poucas áreas estão descobertas. Para o coordenador, o trabalho de conscientização feito nas escolas, nas empresas e nas comunidades tem ajudado a aumentar a adesão da população para evitar a formação de possíveis focos dos mosquitos nas residências, através do descarte correto do lixo e da vedação das caixas e reservatórios de água. 







  •  Governo do Estado lança editais do São João da Bahia 2024

    O Governo do Estado da Bahia publicou, na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (17), editais para a seleção e contratação de grupos de samba junino, trios/quartetos nordestinos e quadrilhas juninas. O edital de bandas e artistas foi publicado no dia 16 de abril. Os habilitados participarão do São João da Bahia 2024 e demais festejos juninos que se realizarão em Salvador. O São João da Bahia 2024 é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur). Cada edital tem suas particularidades. No entanto, todos têm inscrições abertas em 18 de abril até 7 de junho. A divulgação dos selecionados acontece no dia 14 de junho. A seleção tem o objetivo de compor a grade da programação artística e decoração dos eventos realizados e patrocinados pelo Estado da Bahia em junho, em Salvador. Podem participar das seleções, conforme os editais, pessoas jurídicas e físicas que atendam às exigências contidas no texto publicado. Somente serão aceitas inscrições feitas presencialmente e mediante apresentação dos documentos requisitados. Podem ser feitas com preenchimento de formulário disponibilizado no endereço eletrônico http://www.sufotur.ba.gov.br, acompanhado da documentação de regularidade jurídico-fiscal e do material artístico e entregues no protocolo geral da Sufotur (3ª Avenida, nº 390, Térreo, CAB), das 8h30 às 18h.







  • Conselho recomenda tornozeleira eletrônica em caso de violência contra mulher

    O conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomendou o uso de tornozeleira eletrônica nos agressores denunciados por violência doméstica e familiar contra mulher. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (17).  Segundo o Conselho, a meta é garantir que as medidas protetivas de urgências sejam efetivas, além de auxiliar a autoridade judiciária a monitorar o perímetro, horários de circulação e recolhimento do monitorado. Outro fator de destaque da recomendação, é a possibilidade de definir prazos para a reavaliação da decisão, que pode ser modificada ou revogada, em casos de mudança na situação de ameaça. Para as vítimas, foi recomendado a disponibilização, sempre que possível, de uma Unidade Portátil de Rastreamento (UPR), conhecido como botão do pânico, para proteção e prevenção de novas violências. A orientação teve como base os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que apontaram um aumento de 20% no total de medidas protetivas de urgência concedidas após denúncias de violência doméstica e familiar, entre os anos de 2022 e 2023.







  • Sesab intensifica ações após confirmação de 80 casos da Febre Oropouche

    Com a confirmação de 80 casos da Febre Oropouche na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado intensificou as ações de investigação epidemiológica nas regiões em que houve registros da doença. Técnicos da Vigilância Epidemiológica do Estado estão fazendo a captura do vetor, o mosquito Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, para identificar se os animais estão infectados. Esse trabalho busca compreender melhor o cenário dessa doença na Bahia. A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, aponta que desde o primeiro caso confirmado, a Sesab ficou em alerta. “Toda vez que falamos em agravo de interesse a saúde pública, um caso já é um sinal de alerta para a vigilância epidemiológica, mesmo que não haja um cenário de ameaça iminente”, afirma. Ainda segundo Márcia São Pedro, é importante que as pessoas usem roupas compridas e façam uso de repelentes. “Ressaltamos também que não se deve deixar lixo e folhas acumulados, pois a existência destes materiais facilita a reprodução do vetor”, afirma. Ela ainda destaca que ao aparecer qualquer sintoma, a pessoa deve buscar uma unidade de saúde. Ao todo foram confirmados 80 casos de Febre Oropouche na Bahia em residentes dos municípios de Amargosa (3), Camamu (1), Gandu (3), Ibirapitanga (1), Ituberá (1), Jaguaripe (1), Laje (14), Maragogipe (1), Mutuípe (2), Piraí do Norte (1), Presidente Tancredo Neves (9), Salvador (2), Santo Antônio de Jesus (4), Taperoá (4), Teolandia (23) e Valença (10).







  • Polícia identifica autores de vários homicídios em Vitória da Conquista

    A Polícia Civil através da Equipe de Investigadores da Delegacia de Homicídios /Vitória da Conquista, desenvolveu na terça-feira (16/04), uma operação visando elucidar os homicídios ocorridos em datas de 13,18, 24 de março/ 2024 e em , 03, 12, 13 de abril /2024 que teve como VÍTIMAS: PAULO ROBERTO VIANA SANDES ,que foi morto mediante disparos de arma de fogo a Rua. Jaildo Lima , loteamento Conveima 1 , Bairro Patagônia , LEANDRO SANTOS BRITO, que foi assassinado a Rua Ribeira do Pombal, Bairro Patagônia, JEFERSON ROCHA, v Jefinho assassinado a Rua Itororo, Bairro Kadija, EDVANE SILVA LESBAO que desapareceu em janeiro/2024 e teve sua ossada encontrada em um matagal no Loteamento Jardim Copacabana, Bairro Jatoba ,CAIO FELIPE SILVA DOS SANTOS, encontrado sem vida com ferimentos produzidos por disparos de arma de fogo no Loteamento Conveima 2, Bairro Campinhos , e LUCIANO AMERICO DE JESUS que sofreu várias perfurações no tórax supostamente por arma branca, fato ocorrido a Rua Cajazeiras, Bairro Zabele, todos no município de Vitoria da Conquista. Após incessante trabalho investigativo identificou – se os AUTORES, constatando que as VÍTIMAS PAULO, LEANDRO e JEFERSON foram mortos motivados mortos por um executor da faccao criminosa PCC , que lidera os bairros Patagônia e Kadija , foragido da Cidade de São Paulo -SP, possuindo em seu desfavor mandados de prisão preventiva em aberto, enquanto EDVANE e CAÍQUE foram assassinados pelo indivíduo que lidera o tráfico no Condomínio Lagoa Azul , Bairro Campinhos, integrante da facção criminosa PCC, que tem mandado de prisão decretada contra si , sendo empreendidas diligencias pela captura em diversos endereços apontados, contudo, encontram-se os indivíduos foragidos. Que o autor do crime que vitimou LUCIANO foi localizado o qual se apresentou acompanhado de defensor, cuja motivação ocorreu em razão de briga familiar após discussão durante retomada de imóvel residencial. Destaca se que a Polícia Civil continuará com as investigações pela localização dos homicidas e prisões , bem como, para identificação dos mandantes dos crimes, e prováveis comparsas que participaram da ações criminosas. Ressaltando ainda , que a Delegacia de Homicídios recebeu reforço policial sendo designados pela Delegada Geral 07 novos Investigadores e 01 Delegado que estão desenvolvendo ações de campo e de inteligência para o combate ao crime e prisões dos autores.







  • Brumado: Empresa inicia extração de Magnesita na região de Arrecife

    Sandro Viana, Engenheiro de Minas. Foto: Fabiano Neves

    Brumado segue a passos largos se consolidando como referência na extração de minérios em toda a Bahia, tanto que teve ínicio com a empresa Magnefertil, a extração de Magnezita na comunidade de Piabanha, localizada no distrito de Arrecife. De acordo  com o engenheiro de minas, Sandro Viana, o minério extraído é de auto teor de magnezita e de boa qualidade. O inicio da extração demonstrava avanços para a cidade, pois além da geração de empregos que será enorme, recursos financeiros também serão destinados ao município. Vale ressaltar, que estão sendo seguidas todas as normas ambientais e técnicas para garantir uma extração que não cause impactos a localidade. 







  • Realizada a 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado

    Nesta segunda-feira (15) de abril de 2024, ocorreu a 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado. O presidente Renato Santos, deu início aos trabalhos da Casa Legislativa, solicitando a leitura da Ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Durante a sessão, os edis debateram diversos assuntos.   Essa sessão teve a participação dos vereadores: Renato Santos, Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (Lia Teixeira), Paulo Cesar de Souza Ferreira (Cesar Bar), Amarildo Bomfim Oliveira (Amarildo Bomfim), Vanderlei Bastos Miranda (Boca), João Vasconcelos, Harley Souza Lopes (Harley Lopes),  Wanderley Amorim da Silva (Wanderley Nem), Juvêncio Rubens Araujo ( Rubens Araújo) , Tiago de Souza Amorim (Dr. Tiago), Verimar Dias da Silva (Verimar do Sindicato),José Santos (Santinho) e Luís Carlos (Palito)  Reinaldo de Almeida Brito (Rey de Domingão) e Alberto Elizeu de Jesus (Beto Bonelly) tiveram suas ausências justificadas. Houve aprovação por unanimidade de 12 indicações.

     Link da 11ª Sessão Ordinária.docx







  • Sobe para 40 o número de mortes por dengue na Bahia

    Com a confirmação de mais três mortes nesta terça-feira (16), sobe para 40 o número de vítimas da dengue na Bahia. Os novos casos foram registrados em Vitória da Conquista, que lidera as ocorrências, Barra do Choça e Várzea Nova, município do norte do estado que confirmou seu primeiro óbito.  Na segunda (15), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) já havia indicado um aumento de 667% nos casos da doença em 2024. Até o dia 13 de abril, 134.953 casos prováveis foram notificados no estado. No mesmo período de 2023, o registro foi de 17.595 casos. No atual cenário, a região sudoeste concentra 44% das ocorrências e 65% dos óbitos. Mas a doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti se manifesta em todo o território. No total, 269 municípios enfrentam a epidemia, dois a mais do que na última atualização da Secretaria de Saúde do estado (Sesab). Apesar disso, a Sesab ressalta que a Bahia possui taxa de letalidade de 2,9%, menor do que a média nacional. A situação mais preocupante é em Vitória da Conquista, analisa a Sesab. A cidade lidera o número de casos prováveis e de mortes.







  • Polícia Civil desarticula esquema fraudulento em órgãos públicos estaduais

    A Operação SAC, deflagrada pela Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), nesta terça-feira (15), desarticulou um esquema fraudulento e identificou uma suspeita de estelionato que se passava por servida pública e vendia ilegalmente postos de trabalho em órgãos estaduais. Na casa da suspeita, no bairro de Patamares, onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão, os policiais localizaram cartões bancários e celulares, que serão encaminhados à perícia. Contumaz na prática criminosa, a mulher declarou que já foi funcionária terceirizada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), e que teria o vínculo com o órgão, depois de ter sido aprovada no Processo Seletivo Simplificado do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Também informou que utilizava uma camisa preta com a identificação de perito técnico para ter acesso aos órgãos públicos. As investigações apontaram que a estelionatária já lesou mais de dez pessoas, cujas vítimas informaram que viram a investigada usando a camisa do órgão. “As contas bancárias da investigada foram bloqueadas. Também representamos pelas quebras dos sigilos bancários e fiscal da suspeita. As investigações seguem em curso, visando identificar a participação de servidores e de terceiros na fraude, bem como na identificação do destino dos valores angariados no delito”, explicou a titular da Deccor, delegada Larissa Laje.







  • Prefeitura de Tanhaçu segue avançando em melhorias no Bairro Jurema

    A Prefeitura de Tanhaçu está realizando o serviço de Patrolamento das ruas do bairro Jurema, garantindo melhorias na acessibilidade e mobilidade dos moradores. Essa ação contribui para a manutenção da infraestrutura urbana, garantindo mais segurança para todos. 







  • saiba quem são os novos criminosos incluídos em catálogo dos foragidos mais perigosos da Bahia

    A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atualizou, nesta terça-feira (16), o Baralho do Crime com três novos criminosos. Com atuação em Salvador e na região metropolitana, os foragidos são procurados por homicídio, organização criminosa, tráfico de drogas e roubo. o Baralho do Crime é um catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia, como nome, apelido, área de atuação, além da foto. A divulgação tem o objetivo de contar com a ajuda de denúncias anônimas que possam colaborar na localização dos criminosos. Segundo a SSP-BA, a atualização da ferramenta aconteceu após a localização de oito integrantes. Todos eles foram colocados no naipe de "Paus". Na carta "Dama de Paus" foi inserido Angelo Martins de Cerqueira Neto, o "Tio Chico", que tem três mandados de prisão pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas e roubo. De acordo com investigações da Polícia Civil, ele é suspeito de determinar as ações de um grupo criminoso, além de ordenar ataques para enfraquecer uma facção rival na Ilha de Itaparica. O novo representante da carta "Seis de Paus" é Elismar Santana da Paixão, conhecido como "Thubi" ou "Tinho". Com atuação em Salvador e Simões Filho, o foragido da Justiça foi indiciado por integrar uma organização criminosa, envolvimento com tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Segundo a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Elismar Santana age na região de Simões Filho como gerente do tráfico, responsável por fazer a distribuição de drogas e armas nas localidades de Góes Calmon, Santo Antônio, Rio das Pedras e Galo.  Uelquer Silva de Araújo, conhecido como "Porquinho", passa a ilustrar a carta "Cinco de Paus". Suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, ele atua nos bairros de Pero Vaz e Santa Mônica, em Salvador. O suspeito tem condenação pelos crimes de homicídio na forma tentada e consumada. De acordo com a denúncia apresentada pelo Ministério Público, no dia 28 de setembro de 2008, Uelquer juntamente com um comparsa, disparou diversos tiros contra um homem, que resistiu aos ferimentos.







  • Número de casos de dengue cresce 667% em relação ao ano passado na Bahia

    O quadro de epidemia de dengue na Bahia provocou um aumento de 667% em 2024. Desde o último sábado (13), foram notificados 134.953 casos prováveis da doença, em comparação com os 17.595 casos registrados no mesmo período de 2023. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesab), ao todo 269 municípios estão em epidemia. No entanto, o estado possui uma taxa de letalidade de 2,7%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 37 óbitos por dengue. Na segunda-feira (15), durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), o município de Vitória da Conquista foi citado como o caso mais preocupante. “Vitória da Conquista lidera o número de casos prováveis e mortes da doença na Bahia. Hoje o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. São 21.099 casos e 8 mortes confirmadas por Dengue, isso sem contar as 2.378 notificações de Chikungunya e 1.123 de Zika”, afirma o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa.







  • Bahiagás apresenta projeto de expansão do gasoduto de Itagibá até Brumado, passando por outras 10 cidades da região

    Nesta terça-feira (16/04), a Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás realiza, no município de Jequié, uma apresentação sobre os avanços do Projeto Gás Sudoeste e o início das obras urbanas na cidade. Na oportunidade, serão reforçados os benefícios do gás natural na região e esclarecidas dúvidas de agentes econômicos e institucionais, autoridades e lideranças locais. O programa Gás Sudoeste, maior duto de distribuição em construção no País, tem investimentos estimados em mais de R$ 680 milhões, contabilizando as três etapas da obra, e extensão prevista de 306 km, interligando 12 municípios, de Itagibá a Brumado, passando por outras 10 cidades da região. O duto atravessará cinco Territórios de Identidade (Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá, Chapada Diamantina, Sertão Produtivo e Sudoeste Baiano), gerando impacto direto em 15 cidades e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de toda a sua área de abrangência. “Jequié é um dos municípios âncora deste que é o maior empreendimento da história da Bahiagás. O Projeto Gás Sudoeste viabilizará, num primeiro momento, o atendimento ao distrito industrial e a segmentos importantes de consumo de gás natural, como o automotivo. Mas prevê, também, para logo em seguida, o fornecimento para os equipamentos sociais da cidade e os setores comercial e residencial”, explica o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza. Atualmente, a Bahiagás está presente em 22 municípios, atingindo 52% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial baiano. As obras realizadas pela Companhia na região de Jequié fazem parte do projeto de interiorização da distribuição de gás na Bahia. 







  • Operação Força Total intensifica policiamento na Bahia

    Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (16), as equipes da Polícia Militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo, inclusive do administrativo, durante a 23ª edição da Operação Força Total, nos 417 municípios baianos. O reforço conta com a utilização de toda a frota e os recursos disponíveis da corporação, a exemplo de viaturas, motocicletas, bases móveis, aeronaves e drones. Ao longo do dia serão realizadas abordagens preventivas com o objetivo de ampliar o policiamento no estado, apreender drogas e armas de fogo, além do cumprimento de mandados de prisão expedidos pela justiça. Nas últimas 22 edições da Força Total, a operação realizou apreensão de um total de 485 armas de fogo, 782 prisões em flagrante e cumprimento de 335 mandados de prisão em todo o estado.







Estamos nas redes sociais