• Brumado: Polícia Militar apreende motocicleta com placa falsa e chassi suprimido

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    A Polícia Militar apreendeu na tarde de ontem (23), uma motocicleta adulterada. A moto HONDA/CG TITAN, cor azul, ostentava placa policial JOY-3217, no entanto, tal numeração corresponde a uma motoneta HONDA/BIZ, cor preta. Por essa razão, foi realizada uma verificação detalhada, constatando-se que o número referente ao chassi estava suprimido. Diante dessas circunstâncias, a motocicleta foi conduzida e apresentada na sede da Delegacia Territorial de Brumado.







  • Cipe Sudoeste passa a operar com software de georreferenciamento

    Foto: Divulgação

    A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste começou a operar em 2019 com um software de georreferenciamento de ocorrências. Os mapeamentos detalhados dos fatos permitem o emprego de viaturas e as realizações de ações preventivas e repressivas, na região.

    O comandante da Cipe Sudoeste, major Edson Mascarenhas, contou que dois soldados da PM (Michel e Giluan), lotados no Comando Regional do Norte e especialistas em tecnologia da informação, montaram o sistema. "Faremos com que o esforço seja melhor direcionado, ampliando as prisões, apreensões, além de evitar crimes”, comentou o oficial.

    O major explicou ainda que estão sendo monitorados crimes contra a vida, roubos a banco, entre outros casos. “Tivemos um 2018 de grandes flagrantes, operações conjuntas e alta produtividade. Com essa ferramenta vamos aperfeiçoar o trabalho”, acrescentou o oficial.







  • Após investigações, Polícia Civil de Brumado prende homem acusado de roubar aparelho celular

    Foto: Destaque Bahia

    A Polícia Civil de Brumado prendeu na última terça-feira (22) um indivíduo acusado de ter roubado um aparelho celular no mês de novembro de 2018. De acordo informações obtida pelo Destaque Bahia, o homem foi localizado após investigações minuciosas realizadas pela polícia, tendo o mandado de busca e apreensão expedido pelo Juiz de Direito da Comarca de Brumado e cumprido pela 20º Coorpin.







  • Gestão Bolsonaro promete liberar ensino domiciliar por medida provisória

    O governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) incluiu na lista de metas para os cem primeiros dias do governo a regulamentação do ensino domiciliar por meio de medida provisória.

    A prática havia sido considerada ilegal no final do ano passado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Na ocasião, a maioria dos ministros entendeu que, por falta de regulamentação, ela não poderia ser considerada um meio lícito para os pais garantirem o direito dos filhos à educação.

    Com a medida provisória, irá se regularizar a situação das famílias que ensinam seus filhos em casa. Segundo estimativa divulgada no ano passado pela Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned), elas somavam cerca de 7.500 na ocasião.

    Parte delas é composta por pessoas que discordam da linha educacional oferecida nas escolas por motivos religiosos.

    Já educadores contrários à medida citam a frequência a instituições educacionais como um direito da criança e enfatizam a escola como um espaço importante de socialização.

    A Aned afirmou nesta quarta-feira que ajudou a construir o texto da medida provisória junto com o governo Bolsonaro.

    A entidade diz ter procurado em dezembro o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, para a edição da MP. Posteriormente, assessores da pasta teriam afirmado que o tema teria mais relação com a área de direitos humanos e família do que com a educação formal.

    Por isso, a medida ficou a cargo da área da ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos).

    A Aned diz ter feito uma proposta de redação, que está sob análise da pasta e da Casa Civil. "Estamos trabalhando para que essa tramitação seja rápida", diz a entidade, que sugere que o texto pode ser um aval provisório enquanto o Congresso não aprova um projeto de lei.

    "Apenas para constar, a MP tem total força de lei [e] vai nos deixar tranquilos, no mínimo, durante o primeiro semestre de 2019. Enquanto isso, estaremos buscando as articulações necessárias para garantir que se torne definitivamente regulamentada a educação domiciliar, devolvendo à família brasileira a liberdade de escolher como educar seus filhos", diz o texto da organização.

    ENSINO DOMICILIAR NO SUPREMO

    A educação domiciliar ganhou adeptos a partir de 2016, quando o ministro do STF Luís Roberto Barroso suspendeu todas as decisões judiciais que impediam os pais de educar seus filhos em casa.

    Na votação do STF, motivada por um pedido de uma família do município de Canela (RS), ele foi o único a deliberar pela legalidade da prática.

    A família da cidade gaúcha gaúcha foi à Justiça após a Secretaria de Educação do município negar um pedido para que a menina, à época com 11 anos, tivesse aulas em casa.

    Barroso argumentou que crianças educadas em casa tem outras oportunidades de socialização e que, segundo pesquisas, não teriam deficiência na formação intelectual.

    O ministro Alexandre de Moraes abriu a divergência na votação e foi acompanhado por sete magistrados: Rosa Weber, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Eles consideraram que, para que a opção pelo ensino em casa fosse válida, teria de estar prevista em lei.

    Desse grupo, Fux e Lewandowski foram além: para eles, o "homeschooling" seria inconstitucional mesmo que houvesse lei para regulamentá-lo.

    Lewandowski destacou a importância da escola para a convivência com a diversidade. "Quando se formam bolhas nas quais ecoam as mesmas ideias, o que é comum nas redes sociais, o entendimento mútuo se torna cada vez mais difícil, contribuindo para a fragmentação da sociedade, para a polarização e para o extremismo", disse.

    Já Edson Fachin divergiu parcialmente, e propôs dar um ano para o Congresso legislar sobre o assunto, mas foi vencido. Celso de Mello não participou da sessão.

    CONTINUE LENDO


  • Brumado: Grande quantidade de droga é encontrada pela polícia no bairro Olhos D'Água

    Por volta de 11h, desta terça - feira (23), uma guarnição do PETO diligenciou à Rua Francisco Gomes, no bairro Olhos d'Água, onde os policiais procederam abordagem à edificação não habitada e encontraram 6 (seis) porções grandes de  uma erva similar a maconha, 1 (uma) balança de precisão, 1 (uma) camisa de mototáxi e farto material comumente utilizado para embalar entorpecentes. 

    Por essa razão,  o material encontrado foi conduzido e apresentando na sede da Delegacia Territorial de Brumado. 



  • Incêndio de grandes proporções devasta vegetação no município de Ituaçu

    Foto: Destaquebahia

    Brigadistas voluntários tentam debelar um incêndio florestal iniciado desde ontem (22), numa serra próxima a comunidade de Boqueirão e Guigó em Ituaçu. De acordo com informações obtidas pelo Destaquebahia, seis brigadistas voluntários passaram a noite tentando apagar as chamas, mas não obtiveram êxito. Reforços foram solicitados na manhã desta quarta - feira (23), devido as proporções que o incêndio tem tomado. Corpo de Bombeiros e o Inema foram acionados.
     

    Incêndio de grandes proporções devasta vegetação no município de Ituaçu

    Segundo informações, o incêndio pode ter sido provocado por um agricultor que realizava a "limpeza" de suas terras numa localidade próxima.



  • Homicídio: Jovem é morto a tiros no Bairro do Mercado em Brumado

    Foto: Destaquebahia

    Um homicídio foi registrado na noite de ontem (22), na Travessa Bem Querer, no Bairro do Mercado em Brumado. De acordo com as informações obtidas pelo Destaque Bahia junto a Polícia, Flávio da Silva Leite, 19 anos, foi morto com diversos tiros, os quais atigiram as costas, perna e cabeça da vítima.

    Não há informações sobre as motivações e autoria do crime. A Polícia foi acionada e apesar de ter sido realizada diligência, nenhum suspeito foi preso. O corpo de Flávio foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal ), onde deverá passar por exame de necropsia na manhã de hoje (23), e, posteriormente, liberado aos familiares para o sepultamento.

    Homicídio: Jovem é morto a tiros no Bairro do Mercado em Brumado

    Flávio residia na Travessa Virgílio Ataíde, no Bairro Doutor Juracy e já tinha sido encaminhado à delegacia acusado de ter praticado furto.



  • Bella Vista Embalagens conclui com sucesso mais um curso de confeitaria para iniciantes

    Foto: Destaque Bahia

    A Bella Vista Embalagens concluiu na tarde desta terça-feira (22), mais um curso espetacular de confeitaria para iniciantes.  O curso contou com técnicas de decoração, como montar bolo de pasta americana, estrutura para bolo de andar com segurança, quinas perfeitas, blindagem com ganache sem creme de leite, produção de massas, processo de modelagem, bolo sem prensar e muito mais. 

    Bella Vista Embalagens conclui com sucesso mais um curso de confeitaria para iniciantes

    Foto: Destaque Bahia

    A renomada instrutora Madja Sotero ficou muito feliz com os resultados obtidos pelas alunas e parabenizou a todas pelo empenho. Vale ressaltar que algumas das alunas nunca haviam feito qualquer tipo de confecção e conseguiram realizar com sucesso as atividades do curso.



  • Região Sudoeste: Polícia apreende 14 quilos de maconha em Jequié

    Foto: Divulgação

    Quatorze quilos de maconha prensada e dividida em tabletes foram encontrados, nesta segunda-feira (21), por unidades da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Jequié). A droga estava no quintal de um imóvel, situado na rua do Espirito Santo, localidade Bom Sossêgo, no bairro de Jequiezinho. 

    Uma denúncia anônima levou os policiais até a casa. Após fazerem a busca, as equipes foram ao quintal e perceberam que, em um local, a terra estava fofa e com aparência mexida. Usando ferramentas encontradas no local, eles cavaram e encontraram o entorpecente enterrado. 

    “Havia poucos móveis na casa indicando que era usada como local de armazenagem de drogas”, falou o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Itamar Gondim Bandeira. O oficial revelou ainda que os traficantes mudam constantemente de modus operandi para dificultar o trabalho policial. 

    O proprietário da residência não foi encontrado. A droga foi levada para a Delegacia Territorial do município, onde o caso foi registrado e será investigado.



  • Bella Vista Embalagens continua com uma promoção incrível; confira

    A Bella Vista Embalagens continua oferecendo uma promoção incrível para você. Na compra de uma Pasta Americana Mix Branca, você ganha uma Pasta verde totalmente grátis. Isso mesmo, você compre uma e ganha outra de graça. Corra agora mesmo pra Bella Vista e participe dessa super oferta. Economize!



  • Bolsonaro diz que vai trabalhar para o Brasil ser exemplo para o mundo

    Jair Bolsonaro participa do Fórum Econômico Mundial em Davos - Reuters/Arnd Wiegmann/Direitos Reservados

    Em discurso “curto” e “objetivo” como havia anunciado, com duração de 6 minutos e 36 segundos, o presidente Jair Bolsonaro reafirmou hoje (22), no Fórum Econômico Mundial, em Davos na Suíça, os compromissos de campanha. Ele destacou a determinação de abrir a economia, atrair investidores, fazer reformas, diminuir o peso do Estado e combater a corrupção. “Representamos um ponto de inflexão.”

    Bolsonaro citou três de seus ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Paulo Guedes (Economia) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores). Após o discurso, ele respondeu a perguntas dos organizadores do fórum sobre preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico, combate à corrupção e crescimento da América Latina.

    O presidente se comprometeu a colocar o Brasil “no ranking dos 50 melhores países para se fazer negócios”, atrair capital estrangeiro, explorar recursos naturais, fazer as reformas tributária e da Previdência Social, investir em educação, incentivar turismo e manter a sustentabilidade do agronegócio. “Avançar na compatibilização entre a preservação do meio ambiente e da biodiversidade com o necessário desenvolvimento econômico.”

    CONTINUE LENDO


  • Fann Estourado tem apresentação confirmada pelo SBT no Programa Raul Gil em 2019

    Foto: Divulgação

    Está confirmada a apresentação do cantor Fann Estourado num dos programas musicais mais conceituados da televisão brasileira que é o Programa do Raul Gil. O SBT enviou comunicado ao artista confirmando a sua presença. Além da grande audiência e credibilidade, Raul Gil é conhecido por revelar grandes talentos da música brasileira, o que será de grande importância para a carreira do artista e também para a música brumadense. É um grande motivo de comemoração para o artista que não escondeu a sua felicidade pela realização deste sonho. Em breve estará sendo divulgada a data e o horário que o programa irá ao ar neste ano de 2019.

    Fann Estourado tem apresentação confirmada pelo SBT no Programa Raul Gil em 2019

    Informe Publicitário



  • Mais Médicos: profissionais têm novas datas para selecionar municípios

    Foto: Divulgação

    Brasileiros formados no exterior e estrangeiros inscritos no Programa Mais Médicos têm novas datas para selecionar os municípios que ainda têm vagas abertas. O primeiro grupo tem os dias 7 e 8 de fevereiro para escolher a localidade no site do programa. Nos dias 18 e 19 do mesmo mês, será a vez de estrangeiros terem acesso ao sistema para optar pelas vagas.

    De acordo com o Ministério da Saúde, a alteração no cronograma se deu por conta do período de carnaval, que seria durante o acolhimento dos médicos. Com a mudança, a validação dos médicos brasileiros que estão com a documentação correta está prevista para ser divulgada no dia 31 de janeiro. No dia 12 de fevereiro, será divulgado o resultado dos médicos estrangeiros, que terão a mesma oportunidade, conforme o novo cronograma.

    Após a escolha desses profissionais, o governo federal deve publicar, nos dias 13 e 21 de fevereiro, a lista com os nomes de brasileiros e estrangeiros respectivamente alocados nas cidades selecionadas. Ao todo, 10.205 profissionais brasileiros e estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior (sem registro no Brasil) completaram a inscrição no Mais Médicos.

    As inscrições para o atual edital começaram com profissionais com registro no Brasil escolhendo as cidades disponíveis. Balanço divulgado no último dia 15 pela pasta mostra que 82% das vagas já foram preenchidas. Os postos que estiverem em aberto serão disponibilizados nesta próxima etapa.



  • Brumado: Secretaria de Educação faz orientação para alunos não contemplados no sorteio eletrônico

    Foto: Divulgação

    A Secretaria Municipal de Educação lançou na manhã de segunda-feira (21) a relação dos alunos contemplados no sorteio eletrônico.

    Agora a pasta informa que as turmas em que o número de vagas foram suficientes para os inscritos, esses não precisaram participar de sorteio, tendo a vaga garantida automaticamente.

    As turmas em que não precisou de sorteio devido ao número de inscritos foram:

    ?6° ao 9° ano do Colégio Nice Publio

    ?3° ao 5° ano da Escola Armida

    ?Pré 1 e 2, 1°, 4° e 5° ano da Escola Elcio Trigueiro

    ?1°ano do Eny Mafra

    ?3° E 4° ano da Escola Sta. Rita

    ?1°, 3°, 4° e 5° da Escola Scheila Barreto

    ?3°, 4° e 5° da Escola Zilda Neves.

    Sendo assim, os alunos que fizeram inscrição nas turmas relacionadas acima, já tem sua vaga garantida na escola. Procure a escola pra efetuar a matrícula.

    Lembrando que as escolas Idalina, Caic, Oscarlina, Roberto Santos e Ayrton Viana tem número suficiente de vagas para atender os que não foram sorteados.

    CONTINUE LENDO






  • Sisu abre inscrições para mais de 235 mil vagas

    Foto: Divulgação

    Começam hoje (22) as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vão até sexta-feira (25) na internet. Ao todo, serão ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país.

    Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.

    O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

    Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

    A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

    CONTINUE LENDO