• 2018: vereador Antônio Oliveira Novais apresenta Projeto de Indicação em Rio do Antônio

    Foto: Destaque Bahia

    O vereador Antônio Oliveira Novais propôs o Projeto de Indicação nº 58/2018 no município de Rio do Antônio.

    A Indicação é em prol da pavimentação em frente da Escola Municipal de Educação Infantil Milton Castro Amorim, localizada entre a Rua Nolasco Alves Pereira e a Travessa José Marcelino dos Santos, no Bairro da Estação.

    Para o vereador a pavimentação na localidade irá gerar qualidade de vida a população e ajudará na melhoria do tráfego dos pais, alunos e professores.



  • Guajeru: prefeitura realiza a construção do Sistema de Abastecimento de Água em Lagoa do Braço

    Foto: Divulgação

    A prefeitura de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realiza a construção do Sistema de Abastecimento de Água da Comunidade de Lagoa do Braço.

    São mais de 2.000 mil metros de tubulação, além desse sistema, outros sistemas já foram instalados no município, além de mais de 60 aguadas limpas nos últimos meses.

    A convivência com a seca na região tem sido de muita luta para toda equipe do Departamento de Abastecimento de águas.



  • Após acordo, funcionários de empresa de ônibus voltam ao trabalho em Vitória da Conquista

    Vitória da Conquista

    Na manhã desta sexta-feira (23), os funcionários da empresa Viação Vitória, que estavam com as atividades paralisadas, em Vitória da Conquista, voltaram a trabalhar normalmente, após acordo com a companhia. Segundo informou o Sindicato dos Rodoviários do município e a empresa.

    Os trabalhadores estavam parados desde o início da manhã da quinta-feira (22), em reivindicação ao pagamento de salários atrasados.

    De acordo com o sindicato, parte da categoria recebeu o dinheiro na quinta e a outra deve ser paga até o meio-dia desta sexta-feira. Caso não ocorra o pagamento, segundo a categoria, os trabalhadores devem paralisar as atividades novamente.



  • Prefeita de Malhada de Pedras atende anseio da população e realiza melhorias em estradas do município

    Foto: Destaque Bahia

    A Prefeita de Malhada de Predas, Terezinha Baleeiro realizou melhorias nas estradas da comunidade de Lagoa Comprida.

     

    Prefeita de Malhada de Pedras atende anseio da população e realiza melhorias em estradas do município

    Foto: Destaque Bahia

    Por ser um local onde muitas pessoas circulam todos os dias, porém o acesso estava difícil, a prefeitura retirou a areia do local para facilitar a passagem das pessoas e a circulação de carros e motos.



  • Trump insiste em armar professores para evitar ataques em escolas

    O presidente americano, Donald Trump, assegurou nesta quinta-feira (22) que as escolas "sem armas" são um "ímã" para os assassinos em massa, reiterando sua proposta de armar alguns professores para obter um efeito dissuasivo ante possíveis ataques.

    Em uma série de tuítes, o presidente considerou que essa medida poderia ser determinante: "uma escola 'sem armas' é um ímã para pessoas ruins", lançou, despertando o rechaço de parte da comunidade educacional e de legisladores republicanos e democratas.

    Trump já havia apoiado essa proposta durante uma reunião na quarta-feira na Casa Branca com sobreviventes do massacre em uma escola da Flórida, que deixou 17 mortos na semana passada.

    "Professores e treinadores altamente treinados e adeptos às armas solucionariam instantaneamente o problema antes da chegada da Polícia. GRANDE PODER DISSUASIVO", escreveu Trump.

    O presidente considerou que 20% dos professores, aqueles adeptos às armas e com "antecedentes militares ou treinamento especial" poderiam portar "armas escondidas", o que lhes permitiria "imediatamente responder aos disparos se um louco selvagem entrasse em uma escola com más intenções".

    "Se um 'atirador psicopata' sabe que uma escola tem um grande número de professores especialistas em armas (...) nunca 

    Trump insiste em armar professores para evitar ataques em escolas

    atacará essa escola (...) Problema resolvido", assinalou.

    Depois o presidente chegou a mencionar a possibilidade de dar um "bônus" aos que portarem armas nas salas de aula, mas sem dar mais detalhes.

    Após o ataque a tiros na Flórida, Trump disse que promoverá controles nas compras de armas e propôs proibir um dispositivo que permite converter armas semiautomáticas em automáticas.

    - Não à corrida armamentista nas escolas -

    Mas a insistência do presidente em armar os professores gerou uma onda de rejeição.

    "Pais e educadores rejeitam esmagadoramente a ideia de armar os funcionários das escolas", disse Lily Eskelsen Garcia, presidente da Associação Nacional de Educação (NEA), a maior união de profissionais dos Estados Unidos, com quase três milhões de membros.

    "Trazer mais armas para nossas escolas não faz nada para proteger nossos estudantes e educadores da violência", acrescentou.

    Randi Weingarten, chefe da Federação Americana de Professores, condenou o que chamou de "corrida armamentista" e esforços para "transformar as escolas em fortalezas militarizadas ao armar professores".

    Para a professora Melissa Falkowski, que escondeu estudantes em sua sala de aula durante o ataque a tiros na escola Stoneman Douglas, a proposta é "ridícula".

    "Por que estamos tratando nossas escolas como se devessem ser uma instalação militar com professores treinados como oficiais de Polícia e militares?" - questionou em entrevista à CNN.

    Durante um debate na noite de quarta-feira na CNN, numerosas vozes também criticaram esse possível cenário.

    "Devo me formar como uma policial ao invés de educar crianças?" - perguntou Ashley Kurth, também professora na Stoneman Douglas, de Parkland. "Devo usar um colete à prova de balas?" - acrescentou.

    O senador republicano Marco Rubio também mostrou suas diferenças com Trump, afirmando sua oposição a essa ideia. Enquanto isso, o legislador democrata Richard Blumenthal chamou de "loucura tóxica".

    - 'Vergonhosa politização' -

    Na série de tuítes, Trump também disse que apoiaria causas como aumentar a idade mínima para comprar um fuzil de 18 para 21 anos, e reforçaria os controles de antecedentes criminais e de saúde mental dos compradores em potencial.

    Várias pessoas destacaram o fato de que o atirador de Parkland, Nikolas Cruz, de 19 anos, conseguiu comprar legalmente um fuzil semiautomático, enquanto precisava esperar completar 21 anos para beber nos Estados Unidos.

    A Associação Nacional do Rifle (NRA), o poderoso lobby pró-armas que pagou 30 milhões de dólares na campanha presidencial de Trump, expressou sua oposição a qualquer aumento da idade legal para comprar uma arma, estimando que tal medida "pune cidadãos obedientes da lei para os atos malignos dos criminosos".

    O chefe da NRA, Wayne LaPierre, denunciou "a vergonhosa politização" do ataque a tiros na Flórida e chamou de "movimentos venenosos" de supostos "socialistas" da esquerda americana e dos meios de comunicação que criticam o poderoso lobby.

    "Para eles, não é uma questão de segurança, é um tema político", acrescentou LaPierre durante uma conferência anual de conservadores, em seu primeiro pronunciamento público após o ataque da Flórida.

    LaPierre também parecia concordar com Trump em promover a fortificação das escolas para evitar mais ataques a tiros.

    As escolas em áreas desarmadas são "alvos abertos para qualquer homem louco", afirmou, repetindo a posição de longa data da NRA: "Para deter um homem mau com uma arma, você precisa de um homem bom com uma arma".

    Após o ataque na Flórida, os alunos sobreviventes lideraram o movimento #NeverAgain e convocaram marchas para exigir maior controle sobre o acesso às armas.(AFP)



  • Chefe do PCC na Baixada é morto a tiros em SP

    Suposto líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) na Baixada Santista, Wagner Ferreira da Silva, de 32 anos, foi morto a tiros na noite de ontem em frente a um hotel no Jardim Anália Franco, zona leste de São Paulo. Silva, conhecido como Waguininho ou Cabelo Duro, informou aos demais membros da facção criminosa que a morte de Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, e Fabiano Alves de Souza, o Paca, no Ceará, na sexta-feira passada, havia sido uma ordem dada por Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, apontado pela inteligência da polícia como sócio de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC.

    Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta de 19h40 de ontem. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento dos disparos. Cabelo Duro é abordado na rua e corre na direção da entrada do Hotel Blue Tree Towers, tentando escapar. Ele cai ao lado de um Corolla preto. Um dos assassinos se aproxima e dispara com um fuzil na vítima deitada.

    As imagens mostram que os criminosos estavam com colete à prova de balas e usavam balaclava. No momento dos disparos, três carros com clientes do hotel estavam parados na baia na frente do saguão de entrada do prédio. Os tiros atingiram ainda duas mulheres que saíam do Corolla. Elas foram levadas aos hospitais Vitória e São Luiz. A polícia não sabia, até as 23h30 de ontem, a identidade das mulheres nem se elas eram clientes do hotel.

    A área próxima do crime foi isolada pela PM. A perícia técnica foi chamada e examinava o local no início da madrugada de hoje. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que cuida do caso, apreendeu cartuchos de calibre 5,56 mm, disparados pelos criminosos. (Estadão)



  • BRUMADO: Polícia Civil recaptura foragido

    Investigadores da Polícia Civil (20ª COORPIN) conseguiram, na manhã de hoje 22/02/2018, na Fazenda Curralinho, zona rural de Brumado-BA,  efetuar a recaptura do nacional MANUEL LEANDRO PEREIRA VIEIRA, vulgo "Tita", natural de Brumado-BA, de 36 anos de idade.

    Manuel Leandro havia fugido da delegacia de Brumado em 12 de outubro de 2008, quando juntamente com outros detentos, escaparam por um túnel que havia sido escavado no banheiro de uma das celas. 

    Leandro havia sido preso no dia 18 de setembro de 2007, na época com 25 anos de idade, por ter participado de um roubo majorado pelo emprego de arma de fogo, fato ocorrido na zona rural de Várzea da Pedra, no município de Brumado e fora posteriormente condenado a cumprir 5 anos e 6 meses de prisão.

    O preso permanecerá custodiado na carceragem da Delegacia de Polícia de Brumado até ulterior remoção para uma unidade da SEAP.







  • Outdoor homenageia deputado Jair Bolsonaro em Brumado

    Pré-candidato à presidência da República, o deputado Jair Bolsonaro (PSL), recebeu do Grupo “Direita Brumado”, em Brumado, um outdoor em homeangem ao movimento em defesa da ideologia "Sem Ordem não há Progresso".

    Com o slogan "Brasil Acima de Tudo, Deus acima de Todos", o deputado teve o outdoor instalado no estacionamento da Cesta do Povo, num dos locais mais movimentados da cidade.

    Guanambi e Livramento, também aderiram ao movimento com instalação de outdoors nas cidades.



  • Chove forte em Livramento; pode chover a qualquer momento amanhã na cidade

    Foto: Destaque Bahia

    Chove forte em Livramento nesta quinta-feira (22). Muitas ruas ficaram alagadas e em alguns pontos da cidade foram registrados até chuva de granizo.

     

     

    Chove forte em Livramento; pode chover a qualquer momento amanhã na cidade

    Foto: Destaque Bahia

    A previsão do tempo para amanhã (sexta-feira) na cidade é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.



  • Barra da Estiva: prefeito cumpre agenda em Salvador em prol de benefícios para o município

    Foto: Destaque Bahia

    O prefeito de Barra da Estiva, João Machado cumpre agenda em Salvador durante essa semana.

    Em busca benefícios para o município o gestor entregou as documentações para viabilizar a pavimentação do Centro da cidade e solicitou a iluminação da entrada do Distrito de São Jorge.

    Ontem (21) o gestor público esteve em reunião com o vice-governador, João Leão buscando melhorias para o município.

    Já hoje (22), pela manhã, o prefeito esteve na Cerb com o presidente, Marcus Bulhões, solicitando as instalações dos poços artesianos das comunidades: Pé do Morro de Filinto, Buraco D’Água, Alto México, São Domingos, Rio Preto, Mata do Paraguaçu, Baixa Grande e Serra do Jacú.

     



  • Deputado e comitiva de Mirante buscam melhorias na capital

    Comitiva do município de Mirante, capitaneada pelo prefeito Lúcio Meira, cumpriu agenda de visitas aos órgãos estaduais em Salvador, na quarta-feira (21), na companhia do deputado estadual Zé Raimundo, que reforçou os principais pleitos apresentados para ampliação da oferta de água e energia elétrica na zona rural. Além de Meira, integraram o grupo mirantense: o vice-prefeito, Moisés Seles, o secretário municipal de Finanças, André Jean, e o Controlador Interno da Prefeitura, Leandro Gonçalves.

     

    Deputado e comitiva de Mirante buscam melhorias na capital

    Na Secretaria da Infraestrutura, o coordenador do Comitê do  Luz para Todos, Celso Rodrigues, foi solicitada a instalação de energia elétrica para beneficiar 56 famílias dos povoados de Canto Rico e Tabua, além de outra dezena de famílias da comunidade de Serrinha. Na Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder/Sedur) foi apresentado o pleito para a urbanização da praça do centro da sede, enquanto na Companhia de Ação Regional (CAR/SDR), o grupo de Mirante acompanhou projeto para a construção de barragens e barreiros. Outro órgão visitado foi a Bahiatursa, visando à inclusão do município no programa de apoio às manifestações culturais  juninas.



  • Mulher é presa por tráfico de drogas em Guanambi

    Foto: Divulgação | Polícia Civil

    Jucilene do Carmo de Jesus, conhecida como Negona, foi presa por tráfico de drogas no município de Guanambi, após investigações realizadas pelo Serviço de Investigações (SI) da Polícia Civil. A ocorrência foi divulgada na noite desta quarta-feira (21) pela 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). 

    Segundo informações, em um bar que servia como ponto de distribuição dos entorpecentes, foram apreendidos 134 pedras de crack, 02 cadernos com a contabilidade do tráfico, um aparelho celular, dois cachimbos e R$ 41,05.

    A mulher foi encaminhada para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi autuada e ficou à disposição da Justiça.







  • Curso de medicina será implantado em Irecê

    Foto: Reprodução

    O Ministério da Educação (MEC) aprovou para o município de Irecê o curso de medicina. A informação é do site Líder Notícias, que ainda aponta que o edital foi publicado na última terça-feira (21), na versão eletrônica do Diário Oficial da União.

    “Com a instalação do curso, a previsão é que o Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, deve se transformar em hospital universitário”, aponta trecho da nota publicada pelo site.

    Ainda conforme informações, o MEC lançou um edital de chamamento para que 22 cidades em todo o país recebam cursos particulares de medicina, entre elas está Irecê que acabou cumprindo as etapas estabelecidas e atingiu um nível considerado satisfatório.



  • Antônio Lima fala sobre os avanços pela água que abastece Rio do Antônio

    Antônio Lima e o presidente da Câmara de Rio do Antônio André Berkovitz

    O morador de Rio do Antônio, Antônio Lima, é um dos maiores engajadores na luta em defesa da água para abastecer o município. Uma luta que vem de muitos anos e tem sido árdua, pois, segundo ele, ao longo destes anos enfrentam gigantes no município de Caculé, por meio da classe empresarial e da classe política, o que gera conflito para liberação do açude federal Truvisco para abastecer as populações dos municípios de Rio do Antônio e Guajeru.

    Antônio Lima faz uma ressalva que os municípios de Rio do Antônio e Guajeru também possuem o direito de distribuição da água de forma igualitária, assim como Caculé. “Mas também temos parceiros, como Gabriel Romano, membro da comissão de monitoramento do açude federal Truvisco e Lagoa da Horta. Ele tem sido um grande parceiro nesta luta na distribuição de forma igualitária para todos os municípios que precisa da água do Truvisco”, conta o morador rio-antoniense.

    Entre os avanços conseguidos, Antônio Lima cita como o principal o serviço de recuperação hidromecânico da válvula de fundo de descarga do açude Truvisco.

     

    Antônio Lima fala sobre os avanços pela água que abastece Rio do Antônio

    Barragem do Comocochico

    “Na semana passada estive averiguando o açude e houve até um ganho significativo no volume de água no açude, e registrei o Comocochico quase que vazando, quase que sangrando, se não fosse um barramento de concreto que fizeram no sangradouro do Comocochico estaria sangrando e a situação de Rio do Antônio estaria melhor hoje, motivo pelo qual eu já denunciei na coordenadoria do Inema de Vitória da Conquista e na Rede Ferroviária Federal.”

    “Mas a minha satisfação estar em saber que a obra de recuperação hidromecânica da válvula de fundo de descarga do açude já está bem iniciada pela empresa contratada. O valor da obra é de quase um milhão, com uma vigência de sete meses para conclusão da obra a partir de janeiro, mas pelo que conversei com a empresa eles querem executar muito antes do prazo da vigência constate na placa, em 30 ou 60 dias.”

    De acordo Antônio Lima, o serviço visa facilitar o fluxo da água pela válvula do fundo de descarga com volume de aproximadamente de 800 litros de água por segundo que é o suficiente para encher a barragem de Lagoa da Horta em poucos dias.

    “Esse serviço foi necessário, pois durante esses anos apareceram vândalos que danificaram as válvulas que impediu a vazão na sua normalidade. Com os registros danificados Truvisco tem hoje a capacidade de aproximadamente 260 litros por segundo. Quando abrir no volume máximo (800 litros de água por segundo) enche totalmente o leito do rio e em poucos dias a barragem está completa”, esclarece Antônio.

    Sobre a fiscalização

    “No dia 4 de maio de 2016 falei com representantes dos órgãos responsáveis pelo gerenciamento de recursos hídricos a nível nacional sobre a fiscalização. Disse que eles têm grande responsabilidade pela crise hídrica que nós atravessamos em Rio do Antônio porque não exerceram o seu papel”.

    Licitação

    O morador rio-antoniense disse que a licitação da adutora do açude do Truvisco até Rio do Antônio já existe e está marcada para o dia 27 de fevereiro de 2018. Ele espera que a licitação seja concretizada para ter a adutora como opção no período de escassez, pois o município vive este período desde 2010.

    “O que queremos com tudo isso é que a água de Comocochico sangrando, tendo chuva suficiente ela chegue a Rio do Antônio, abastecendo a barragem de Lagoa da Horta. Espero providência do Inema e da Rede Ferroviária Federal que entendendo que aquele barramento de concreto no sangradouro do açude Comocochico é ilegal e exijo providências e até peço que seja feita demolição caso eles considerem ilegal o barramento”, completa Antônio Lima.



  • Aposentados do INSS têm até o dia 28 para provar que estão vivos

    Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 28 deste mês para provar que estão vivos. O procedimento é obrigatório e quem não fizer a comprovação terá o pagamento suspenso.

    O prazo para comprovação de vida se encerraria no dia 31 de dezembro, mas foi prorrogado devido à quantidade de pessoas que ainda não regularizaram seu cadastro. Pelos cálculos do INSS, cerca de 3,2 milhões de beneficiários ainda não fizeram a prova de vida.

    Não é necessário ir até uma agência da Previdência Social para fazer a comprovação de vida. O procedimento é realizado no banco em que o benefício é pago mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).

    Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS. Segurados que moram no exterior podem fazer a prova de vida por procurador, documento emitido por consulado ou formulário específico – disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.(VEJA.com )

    Aposentados do INSS têm até o dia 28 para provar que estão vivos