publicidade
 
publicidade
 
publicidade
 
comentários
Bell em:
Veículo passa por cima de pé de transeunte na faixa de pedestre em Brumado
 
 
joaquim barbosa em:
Tiro e confusão em Maetinga após abordagem da polícia ao vereador Chicãozinho
 
 
Jose em:
Eduardo Vasconcelos diz que não contratará políticos para cargos em sua administração
 
 
Travessuras Avessas em:
Jovem morre vítima de disparo acidental na zona rural de Maetinguense
 
 
 
curta nossa fanpage
29.11.2016 - MALHADA DE PEDRAS
 
Estudante de Malhada de Pedras é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa
 
Estudante de Malhada de Pedras é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa
Foto e fonte: Nova Esperança
 

A infância simples do avô materno numa fazenda do interior baiano é o enredo do texto que levou o estudante Nicolas Souza, de 12 anos, de Malhada de Pedras, à final da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, na categoria Memórias Literárias. “A primeira pessoa que me veio à cabeça quando a professora disse para a gente entrevistar alguém foi o meu avô, porque estou acostumado a vê-lo contar as suas histórias de infância, as aventuras de vida”, diz Nicolas. Estar na final do concurso era o sonho do estudante que cursa o 7º ano do ensino fundamental, no Centro Educacional Rui Barbosa (CERB).

      

A preparação para a Olimpíada começou no início do ano letivo, quando professores de língua portuguesa realizaram, em sala de aula, as oficinas sobre o gênero textual proposto para cada série, com o objetivo de qualificar a produção de textos dos alunos para o concurso. Até chegar à final, o texto de Nicolas passou por quatro etapas: a escolar, a municipal, a estadual e a regional.

A professora Karine Oliveira foi quem acompanhou a produção textual do estudante, intitulada “Sobre galhos, correntes e vagões”, uma referência ao rio e à ferrovia que passavam pelo quintal da casa do avô dele. “Para mim é motivo de grande alegria e sensação de plena realização profissional ter acompanhado o empenho, a participação e o merecimento de Nicolas nesse processo. Sem deixar de destacar a participação dos demais alunos que não foram selecionados, mas igualmente dedicaram-se ao concurso”, comemora a professora.

O diretor do CERB, Clemente Rodrigues, também comentou a participação do aluno na Olimpíada. “É uma imensa satisfação não só para o corpo docente da escola, mas para toda a comunidade escolar sabermos que temos alunos galgando o sucesso, pois buscamos sempre incentivá-los para dar o melhor de si, como também todos nós nos sentimos incentivados e com muita garra para darmos o nosso melhor”, destaca.

A leitura e a produção literária são atividades que fazem parte da rotina de Nicolas. Além das aulas, ele costuma frequentar a biblioteca do colégio. O incentivo vem não só da escola, mas também de casa. “Meus pais sempre me incentivaram ao estudo de todas as disciplinas da escola. Desde pequeno, eles costumam comprar livros para a gente  e criaram em nós o hábito de tirar um tempo do dia para os estudos”, conta.

Dos 13 mil alunos de todo o país que se inscreveram na categoria Memórias Literárias, 125 chegaram à semifinal, que foi realizada em Fortaleza, no último fim de semana. Lá foram escolhidos 38 estudantes que vão estar na final, em Brasília, nos dias 12 e 13 de dezembro. “Estou muito ansioso não só pelo resultado, mas também para reencontrar amigos que fiz e ainda para viver mais um pouco dessa experiência sensacional”, festeja Nicolas. “Não tenho como deixar de acreditar que já somos vencedores, com ou sem medalha de ouro”, afirma a professora Karine.

Na final, além de medalhas, os 20 alunos vencedores e seus professores vão receber notebook e impressora como premiação. As escolas desses alunos também serão premiadas com computadores, livros e outros prêmios.

Esta é a segunda vez que um aluno do CERB é classificado na Olimpíada de Língua Portuguesa. Em 2012, a estudante Viviane Miranda chegou à etapa regional da competição na categoria Memórias Literárias.

A Olimpíada de Língua Portuguesa acontece a cada dois anos e é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Neste ano, a competição recebeu mais de 170 mil inscrições de todos os estados brasileiros. Ao todo, foram 4.874 municípios participantes.

Alunos de escolas públicas de todo o país podem se inscrever em diferentes categorias: Poema (5º e 6º anos do ensino fundamental); Memórias Literárias (7º e 8º anos do ensino fundamental); Crônica (9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do ensino médio). “O lugar onde eu vivo” foi o tema escolhido para esta 5ª edição.

 
 
     
     
 
comentários
 

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

 
  Escrever comentário:
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
Voltar
 
outras notícias
 
27.Abr.2017 - Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado
27.Abr.2017 - Estudante de jornalismo brumadense retratará em TCC história da Capital do Minério
27.Abr.2017 - Brumado pode ser sobrecarregada com aumento de processos com desativação de comarcas da região
26.Abr.2017 - Funcionários dos Correios entram em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta
26.Abr.2017 - Prefeitura de Aracatu recolherá animais soltos nas ruas e proprietário só liberará o animal após pagamento de multa
26.Abr.2017 - PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e falsificação de passaportes
26.Abr.2017 - Mais de 147 mil eleitores precisam regularizar título na Bahia; prazo vai até 2 de maio
26.Abr.2017 - Servidores do Poder Judiciário baiano e do Ministério Público participarão de Greve Geral
25.Abr.2017 - Em entrevista ao Destaquebahia, Karateca agradece apoio da prefeitura, mas solicita ajuda em demais recursos
25.Abr.2017 - Agente de Proteção ao Menor é preso por tráfico de drogas em Livramento
eventos
23.01.2017
Oggi Ciclo Tour 2017
 
04.01.2017
Inauguração da sede própria da Câmara de Guajeru
 
 
publicidade
 
publicidade
 
Entre Gospel Destaque Bahia © 2017 - Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções