publicidade
 
publicidade
 
publicidade
 
comentários
Nicolas em:
Prefeitura de Brumado emite comunicado de fechamento da casa estudantil em Conquista e universitários recorrem à câmara; veja o vídeo
 
 
Armindo José Nardes em:
Prefeito de Barra da Estiva reduz o próprio salário, os dos secretários e dos cargos comissionado para conter gastos
 
 
Pedro Miguel em:
Jovem guajeruense de 18 anos morre após colidir moto contra trem em Malhada de Pedras
 
 
Carlos em:
Grave acidente deixa uma vítima fatal em estrada vicinal de Malhada de Pedras
 
 
 
curta nossa fanpage
09.01.2017 - VITÓRIA DA CONQUISTA
 
Após mais de 2 meses, campus da Uesb em Conquista é desocupado
 
Após mais de 2 meses, campus da Uesb em Conquista é desocupado
Uesb de Vitória da Conquista foi desocupada nesta segunda-feira (Foto: Carol Pimenta/TV Sudoeste)
 

O campus da Universidade Estadual do Sudoeste Bahia (Uesb) de Vitória da Conquista foi desocupado na tarde desta segunda-feira (9), após mais de dois meses. O local estava ocupado por estudantes que protestavam contra a PEC 55. A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria da instituição.

Conforme a Uesb, uma vistoria foi feita nas instalações do campus antes da saída dos manifestantes. Não foi encontrado nenhum dano nas estruturas da instituição. Segundo a universidade, funcionários da limpeza realizam uma faxina no local logo após a saída dos estudantes.

As atividades administrativas serão retomadas a partir da terça-feira (10), segundo informou a assessoria da Uesb. No dia 1º de fevereiro, as atividades acadêmicas serão reiniciadas, no entanto, apenas no dia 8 de fevereiro será definido um novo calendário de aulas que contemple a reposição das atividades do período da ocupação e os dois semestres de 2017.

O cronograma será definido em reunião feita com os integrantes do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Concep), do qual fazem parte alunos, professores e servidores da instiuição.

Ocupação


O grupo estudantil batizado de "Ocupa Uesb" começou a manifestação dentro da universidade no dia 21 de outubro de 2016, em protesto contra a PEC-55, antiga 241, que limita os gastos públicos pelas próximas duas décadas. Na época, os campi de Jequié e Itapetinga também foram tomados. Desde então, as aulas estavam suspensas na instituição e o vestibular, que deveria ter sido realizado em dezembro e 2016, foi adiado para os dias 15 e 16 de janeiro de 2017.

Várias instituições públicas do país também foram ocupadas no mesmo período.

Após a aprovação da PEC pelo senado, no dia 13 de dezembro, os campi de Jequié e Itapetinga foram desocupados, mas em Vitória da Conquista o movimento continuou por conta de reivindicações internas.

No dia 19 de dezembro, a Uesb pediu reintegração de posse à Justiça, para que os estudantes deixassem o local, e chegou a negociar a liberação com os manifestantes, mas não houve acordo.

Por conta da ocupação, as provas do vestibular que seriam realizadas no campus foram transferidas para escolas de Vitória da Conquista. O processo seletivo irá oferecer 1.186 vagas para 47 cursos, sendo 727 vagas para o primeiro semestre letivo e 459 para o segundo período. As vagas são distribuídas entre os três campi da instituição, Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

 
 
     
     
 
comentários
 

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

 
  Escrever comentário:
 
Nome:
 
E-mail (não será divulgado):
 
 Mensagem:
 
Voltar
 
outras notícias
 
18.Ago.2017 - Brumado: Polícias Civil e Militar agem rápido e recuperam motocicleta roubada
18.Ago.2017 - ​ Show do Rappa está confirmado no FIB 2017. Banda se apresenta mais cedo
18.Ago.2017 - Banco do Brasil atende solicitação do prefeito de Barra da Estiva e do presidente da Câmara e volta a ampliar o atendimento
18.Ago.2017 - Quatro suspeitos são presos com drogas em motel na cidade de Vitória da Conquista
18.Ago.2017 - Ao cumprir mandado de busca e apreensão, polícia de Brumado e Conquista acabam recuperando veículo e tv tomados de assalto em Tanhaçu
18.Ago.2017 - AGORA FICOU MUITO MAIS FÁCIL COMPRAR A SUA CHURRASQUEIRA, VASOS ORNAMENTAIS OU FOGÃO A LENHA COM FORNO
18.Ago.2017 - ‘Comida pouca, água de má qualidade e até sexo deve tá rolando’ dizem pais de alunos da escola de tempo integral do Idalina em Brumado
18.Ago.2017 - Polícia Federal cumpre 46 mandados em duas novas fases da Operação Lava Jato
18.Ago.2017 - Polícia espanhola procura suspeitos após atentados que deixaram 14 mortos
17.Ago.2017 - Petrobras reduzirá preço da gasolina em 0,4% e do diesel em 2,3% a partir desta sexta
eventos
31.07.2017
Aniversário de 55 anos de Rio do Antônio 2017
 
04.07.2017
São Pedro de Guajeru 2017
 
 
publicidade
 
publicidade
 
Entre Gospel Destaque Bahia © 2017 - Todos os direitos reservados. Hospedagem e Desenvolvimento: HD Soluções